domingo, 21 de outubro de 2018

Espanhol. Halloween ou "Samhain"? Origen del Día de las Brujas. La Comida de las Brujas. Decoración y Fantasías

Imagem
Significado de All Hallows' Even.   Halloween vem do inglês "Hallow",  um termo antigo, que significa "Santo". All (todo); even ("véspera").  All Hallows' Even  era o antigo nome em inglês de  "Véspera de Todos os Santos", isto é, a véspera da festa cristã de 1 de Novembro, que antecede ao Dia de Finados (2 de Novembro). 
Halloween es el Nombre Oficial, pero  La Fiesta de las Brujas es  también conocida  como SamhainNoche de BrujasNoche de MuertosVíspera de Difuntos. El Origen de la celebración es celta y se celebra  el Día 31 de Octubre,
desde el siglo  XIX, principalmente en los Países Anglosajones, como Estados Unidos, Europa del NorteEspaña e  Iberoamérica.

Conocida = conhecida;      Siglo = século;   Anglosajones = Anglo-saxões;   
Iberoamérica = a parte da América que fala espanhol.

El Día de Los Muertos en Mexico
Samhain é celebrado em várias partes do mundo, principalmente na Europa, entre os povos de origem celta,  onde tem sua origem histórica.  Os imigrantes irlandeses levaram a tradição para os Estados Unidos, onde  recebeu o nome de Halloween, e é feriado nacional. No México, a comemoração acontece com a celebração do Dia dos Mortos. 

Nos EUA, a tradição acontece com as crianças indo de porta em porta para pedir doces, daí a expressão: Trick or Treat  (gostosuras  ou travessuras?, em Inglês);  Truco o Trato/broma o gulosina?  em Espanhol, ou seja, as crianças ameaçam fazer travessuras, se não ganharem doces.  


No Brasil a comemoração do Dia das Bruxas  está relacionada à cultura dos Estados Unidos (EUA),  por influência dos cursos de inglês,  filmes e seriados norte-americanos. Realizam-se bailes com fantasias de bruxas, fantasmas, múmias etc. 
31 de Outubro, Dia do Saci Pererê 


Algumas comunidades religiosas brasileiras  são contra a comemoração do Dia das Bruxas, por ser um festejo de origem pagã, com símbolos considerados maléficos e negativos, segundo suas crenças
Desde 2003, através do Projeto de Lei Federal  nº 2.479, na mesma data do Halloween (31 de Outubro),  celebra-se o Dia do Saci, com o objetivo de resgatar o folclore brasileiro. 
Ao invés das roupas típicas do Halloween norte-americano, fantasias que caracterizem os seres sobrenaturais do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Matinta Pereira, o Curupira, a Caipora, entre outros  personagens das lendas brasileiras.
Podemos contar histórias  ou encenar uma peça de teatro sobre a lenda do Saci-Pererê e outras. Fazer desenhos das  figuras mitológicas da nossa cultura  e do nosso folclore. 

Símbolos do Halloween

No Halloween moderno os símbolos da comemoração são: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros e personagens como Drácula e Frankenstein, sendo a tradição mais popular  usar fantasias e pregar sustos. Nas tradições medievais para as brincadeiras,  utilizava-se  repolhos. A tradição moderna de "doces ou travessuras" surgiu nos Estados Unidos. 

Inglês: Trick or Treat? 
(trato ou truque)?

Espanhol: Truco o Trato
broma o golosina? 



















Origen  del  Día de las Brujas

O Halloween nasce  de um  festival do povo celta chamado Samhain (termo que significa "fim do verão") e tem sua verdadeira origem no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales). A comemoração do Samhain tinha  início no  31 de Outubro, último dia do verão no Hemisfério Norte. Durava três dias, e fazia alusão ao "reino dos mortos". 
A Espada  Excalibur  
ou Caliburn,  do Rei Artur
Os celtas acreditavam que no último dia do verão,  os mortos vinham para o mundo dos vivos e, para afastar esses fantasmas, eles colocavam nas casas objetos e adornos para espantá-los. No festival de Samhain  faziam fogueiras e celebravam as colheitas e abundância de alimentos.
Na Idade Média, esta festa passou a ser chamada de Dia das Bruxas, devido à Igreja Católica considerar a comemoração um ato de heresia (anticristão).  Aqueles que festejassem a data, eram perseguidos e condenados à fogueira pelo Tribunal da Inquisição.

Para diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja Católica instituiu o Dia de Finados (2 de Novembro). O papa Gregório III, em meados do século VIII, mudou a data do Dia de Todos os Santos, de 13 de Maio, para 1º de Novembro. Com isso, a comemoração do Festival do Samhain, passou para o dia 31 de Outubro,  véspera do Dia de Todos os Santos, para os católicos.

Os celtas eram politeístas, adoravam a vários deuses, que representavam elementos da natureza e da vida animal.  A Civilização Celta desperta interesse em função de seus  mitos  retratados em livros e filmes. Narrativas da mitologia celta se popularizaram no Ocidente, através do cinema. Suas lendas influenciaram a cultura de vários países da Europa: as lendas de Avalon, a corte do Rei Arthur e sua lendária espada Excalibur ou Caliburn. 

                                

As luminárias de abóboras, usadas na decoração do Halloween, têm origem numa antiga lenda irlandesa sobre um ferreiro chamado STINGY JACK, que foi mais esperto que o diabo e conseguiu escapar do Inferno, passando a vagar como alma penada, segurando uma lanterna feita de carvão em brasa, dentro de um nabo, para iluminar seu caminhos na escuridão dos submundos. 
                     La Comida Típica del  Samhain

As maçãs eram utilizadas para previsão do futuro pelos britânicos. Nos EUA, 
foram transformadas em cidra, bebida servida com "doughnuts" (rosquinhas em inglês). O milho, importante produto da agricultura americana, foi adotado  como símbolo do Halloween norte-americano.

Manzanas de caramelo o acarameladas (maçãs de caramelo) con PALILLO (com palito)

Manzanas dulces con maní  (maças doces com amendoim)


La Cocina de la Bruja (a cozinha da bruxa) 

           
             Manzanas Tenebrosas (maçãs assombrosas) 
                     

Decoración y Fantasías 

Enfeitar as casas com adereços "assustadores" é comum no Halloween.  No início do século XX, os espantalhos típicos das plantações de milho eram usados como decoração do Dia das Bruxas nos EUA. Depois, veio  a abóbora entalhada como rosto, como símbolo de decoração do Halloween.  No Reino Unido, o legume esculpido era o "TURNIP", um tipo de nabo.

                            
Imagem 



                

   Vamos praticar? Pinte o Saci. 
                              
                               

                 









Cultura Hispânica. A Festa do Dia dos Mortos no México (La Fiesta del Día de los Muertos en Méjico). Origem e História de La Catrina (a caveira). Vídeos, Músicas e animação com Thriller, de Michael Jackson






Atualizado em  26/10/19
Sites consultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.