Achei
a ideia do alfabeto animal muito interessante, considerando o fascínio que os
bichos exercem sobre as crianças. É um excelente
recurso para organizar o chamado ambiente alfabetizador, através do qual promovemos
um conjunto de situações diversas de usos reais de leitura e escrita, visando favorecer
o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Para
organizarmos um ambiente alfabetizador lúdico, começamos pela sala
de aula, que deve ser atraente para despertar o interesse pela leitura, escrita e manuseio do
material didático, de forma prazerosa. São
muitas as sugestões para a organização de um ambiente alfabetizador, como por
exemplo:
- Alfabeto exposto num varal. Prefiro letras maiúsculas em preto e branco;
- Sequência numérica de 0 a 10 e respectivo numeral/ quantidade/número;
- Exposição de textos, calendários com os doze meses do ano, quadrinhos...;
- Calendário com uma folha para cada mês preso a um cabide de saia. Distribuir uma folha de calendário similar para os alunos fixarem no caderno no início de cada mês;
- Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura, que o professor guarda no seu próprio armário, para que possa usar nas suas aulas;
- Mural para exposição dos trabalhos dos alunos, sejam em grupo ou individual;
- Listagem com o primeiro nome de todos os alunos organizados em ordem alfabética. Destacar a letra inicial com maiúscula e cor viva;
- Atividades psicomotoras, de integração, interação, amizade e da fala.
Conheça o alfabeto de animais. Faça as atividades propostas. Sucesso !
ATIVIDADES COM NOMES DE ANIMAIS E COM NÚMEROS
1. Você gostou de conhecer as letras do alfabeto com nomes de animais? Escreva no quadro os nomes dos animais que você já conhecia e aqueles que você não conhecia.
Animais que já conhecia
|
Animais que não conhecia
|
2. Observe o quadro acima. Complete o quadro abaixo com os números
de 0 a 10 e seus respectivos nomes. Pinte sua idade com uma cor viva.
0
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
||
ZERO
|
UM
|
DOIS
|
TRÊS
|
QUATRO
|
CINCO
|
SEIS
|
SETE
|
OITO
|
NOVE
|
DEZ
|
||
3. Observa as letras do alfabeto. Conte quantas letras tem o alfabeto. Escreva o total.
4. Pinte as letras do alfabeto nas cores que você quiser.
6. Escreva seu primeiro nome;
7. Escreva o primeiro nome da sua mãe;
8. Escreva os nomes da sua escola e da professora;
9. Quantos anos você tem?
11. Observe os animais ao lado e seus nomes. Quantos animais você está vendo?
12. Copie os nomes de todos eles;
13- Pinte a primeira letra dos seus nomes;
14- Escreva a letra que está faltando:
a) S_ po; b) macac__
15. Efetue as continhas abaixo:
2 + 2 = 1+ 1 =
1 + 2 = 2+ 1 =
1+ 3= 3+ 1 =
4+1 = 1+4+ =
17- Copie a palavra formiga. Escreva o total de letras;
18- Vamos escrever um dicionário com os nomes de todos os animais que você estudou aqui?
Um dicionário obedece a ordem alfabética. Observe as imagens e os nomes dos animais aqui citados. Escreva os nomes de todos eles na ordem alfabética.
19 - Escolha o animal que você mais gostou. Crie uma historinha sobre ele. Pode ser individual, em dupla, trio ou em quatro alunos. Conte para os coleguinhas numa roda de conversa. Sucesso!
20-Observe as figuras no quadro ao lado;
a) copie os nomes dos animais;
b) Divida as sílabas;
c) Escreva a palavra que não se refere a animais. Divida suas sílabas;
d) Quantos animais tem no quadrinho?
e) Você é do sexo feminino ou masculino?
f) Observe
atentamente a imagem ao lado e complete o quadro abaixo. Copie o nome do animal
no masculino (macho) e depois no feminino (fêmea). Separe as sílabas das palavras.
Siga o exemplo:
Animais
machos
|
Animais
fêmeas
|
Animais
machos
|
Animais
fêmeas
|
GATO
|
GATA
|
LEÃO
|
LEOA
|
GA
-TO
|
GA-TA
|
||
Todas as imagens são do Google.