sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Educação Infantil e Alfabetização. Alfabeto de Animais. O que é um Ambiente Alfabetizador? Atividades com Nomes de Animais e com Números



Achei a ideia do alfabeto animal muito interessante, considerando o fascínio que os bichos exercem sobre as crianças.  É um excelente recurso para organizar o chamado ambiente alfabetizador, através do qual promovemos um conjunto de situações diversas de usos reais de leitura e escrita, visando favorecer o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Para organizarmos um  ambiente alfabetizador lúdico, começamos pela sala de aula, que deve ser atraente para  despertar o interesse pela leitura, escrita e manuseio do material didático, de forma prazerosa. São muitas as sugestões para a organização de um ambiente alfabetizador, como por exemplo:

  • Alfabeto exposto num varal. Prefiro  letras maiúsculas em  preto e branco;
  • Sequência numérica de 0 a 10 e respectivo   numeral/ quantidade/número;
  • Exposição de textos, calendários com os doze meses do ano, quadrinhos...;
  • Calendário com uma folha para cada mês preso a um cabide de saia. Distribuir uma folha de calendário similar para os alunos fixarem no caderno no início de cada mês;
  • Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura, que o professor guarda no seu próprio armário, para que possa usar nas suas aulas;
  • Mural para exposição dos trabalhos dos alunos, sejam em grupo ou individual;
  • Listagem com o primeiro nome de todos os alunos organizados em ordem alfabética. Destacar a letra inicial com maiúscula e cor viva;
  • Atividades psicomotoras, de integração, interação, amizade e da fala.
Conheça o alfabeto de animais. Faça as atividades propostas. Sucesso ! 




ATIVIDADES COM NOMES DE ANIMAIS  E  COM NÚMEROS 



1. Você gostou de conhecer as letras do alfabeto com  nomes de animais? Escreva no quadro  os nomes dos animais que você já conhecia e aqueles que você não conhecia. 

Animais que já conhecia
Animais que não conhecia



2. Observe o quadro acima. Complete o quadro abaixo com os números 
de 0 a 10 e  seus respectivos nomes.  Pinte sua idade com uma cor viva.

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10











ZERO
UM
DOIS
TRÊS
QUATRO
CINCO
SEIS
SETE
OITO
NOVE
DEZ












3. Observa as letras do alfabeto. Conte quantas letras tem o alfabeto. Escreva o total. 



4. Pinte as letras do alfabeto nas cores que você quiser. 

        5. Copie as letras do alfabeto; 
        6. Escreva seu  primeiro nome; 
        7. Escreva o primeiro nome da sua mãe; 
        8. Escreva os nomes da sua escola e da professora; 
        9. Quantos anos você tem?
        10. Quantos alunos tem na sua classe?



11. Observe os animais ao lado e seus nomes. Quantos animais você está vendo?
12. Copie os nomes de todos eles; 
13- Pinte a primeira letra dos seus nomes;
14- Escreva a letra que está faltando:
      a) S_ po;       b) macac__ 

15. Efetue as continhas abaixo:

2 + 2 =             1+ 1 =              
1 + 2 =             2+ 1 =            
1+ 3=               3+ 1 = 
4+1 =               1+4+ =

16. Cubra  os números  com lápis preto. Depois pinte cada um com uma cor diferente. Pinte as frutinhas de vermelho. Cubra e pinte as letras do alfabeto. 





  17- Copie a palavra formiga. Escreva o total de letras;
  18- Vamos escrever um dicionário com os nomes de todos os animais que você estudou aqui

Um dicionário obedece a ordem alfabética.  Observe  as imagens e os nomes dos animais aqui citados. Escreva os nomes   de todos eles na  ordem alfabética. 

19 - Escolha o animal que você mais gostou. Crie uma historinha sobre ele. Pode ser  individual, em  dupla, trio ou em quatro alunos. Conte para os coleguinhas numa roda de conversa. Sucesso! 


20-Observe as figuras no quadro ao lado;

a) copie os nomes dos animais; 

b) Divida as sílabas;

c) Escreva a palavra que não se refere a animais. Divida suas sílabas;

d) Quantos animais tem no quadrinho?

e) Você é do sexo feminino ou masculino?


f) Observe atentamente a imagem ao lado e complete o quadro abaixo. Copie o nome do animal no masculino (macho) e depois no feminino (fêmea). Separe as sílabas das palavras. Siga o exemplo:





Animais machos
Animais fêmeas
Animais machos
Animais fêmeas
GATO
GATA
LEÃO
LEOA
GA -TO
GA-TA















Todas as imagens  são do Google.