terça-feira, 7 de maio de 2019

Educação Infantil. Livro Mães de Todos os Tipos. Origem do Dia das Mães. Dia das Mães no Brasil. Cravo: Símbolo da Maternidade



Achei o livrinho Mães de Todos os Tipos, da autora Chris Bueno, ilustrado por Cath Perez,  bem interessante para  trabalhar na Educação Infantil. 

Sua linguagem é simples e atual, facilitando a compreensão dos pequenos, além dos desenhos e designers muito bons. Suas jovens mães podem ser por eles identificadas em algum dos perfis apresentados, pois se enquadram em muitas realidades das nossas mamães.  

Origem do Dia das Mães

“Deus não podia estar em todo  lado, por isso criou as mães.” 
(Rudyard Kipling)

A celebração tem origem mitológica nas festas primaveris na Grécia e Roma Antiga, nos cultos de adoração às divindades que representavam as mães. Na Grécia antiga, a chegada da Primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses e Cibele, deusa-mãe romana.
Cibele,  a Deusa-Mãe
 (Magna Mater)

Com o passar do tempo, a celebração se estendeu pelo mundo. No início do século XVII, a Inglaterra dedicou o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com suas mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães,  tornando o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, a celebração  ganhou destaque com Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, onde teve inicio a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa.  
Ana quis que fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito aos pais.

A primeira celebração oficial nos EUA  foi em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado, e outros estados norte-americanos aderiram à festa.  Em 1914, o  presidente Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado  no Segundo Domingo de Maio. 

A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data, que se popularizou pelo mundo. Para Anna Jarvis, o caráter comercial da festa, distorceu os reais objetivos, e ela lutou por sua eliminação, sem sucesso. Anna morreu em 1948, aos 84 anos, sem ter sido  mãe.
Cravo branco

O Cravo:  Símbolo 
da Maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Por anos, ela enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo objetivo.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no Segundo Domingo do Mês de Maio, tal qual nos Estados Unidos, Japão e Itália.

Aqui, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então Presidente Getúlio Vargas oficializou a data  do Segundo Domingo de Maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fosse incorporada ao Calendário Oficial da Igreja Católica.

Agora que você já sabe como tudo começou, leia o livrinho e identifique a personagem que mais se parece com sua mãezinha. Feliz Dia das Mães! 

Fonte: Professora Josianne Lacerda. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Josy3011/me-de-todos-os-tipos      Acesso em 07/05/2019

Pratique: Qual dessas mães se parece com a sua? Por que? 

Escreva uma linda mensagem para sua mãezinha. Não esqueça de desenhar a foto dela. Sucesso!

Veja também: 

Amor de mãe: 12 encantadoras fotos de animais com seus filhotes

https://loucosportecnologias.blogspot.com/2014/05/amor-de-mae-12-encantadoras-fotos-de.html

Sites Pesquisados
Portal da Família
https://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto026.shtml
Site Toda Matéria

 https://www.todamateria.com.br/historia-do-dia-das-maes/
Site Rota Espiritual. O deusa Cibele
https://rotaespiritual.com.br/2017/04/04/dia-em-honra-da-deusa-cibele/

Todas as Imagens são do Google