O livrinho "Dia e Noite", de Giselle Vargas, é um excelente recurso para o professor trabalhar na educação infantil noções de astronomia, apresentando para seus pequenos os movimentos de rotação e de translação e as Quatro Estações do Ano. Suas frases curtas e simples, bem como as
ilustrações facilitam essa tarefa.
Por que existe o dia e a noite?
Para expor esse tema para os alunos, o professor inicia a aula numa Roda de Conversa, escrevendo a pergunta acima na lousa (quadro de giz) ou num cartaz ilustrado com a temática, acompanhado do Globo Terrestre, e dialogando com a turma, para que exponham suas ideias sobre como surgem os dias e as noites. Em seguida, exibe o excelente vídeo de 4 minutos da TV Escola, que irá facilitar e enriquecer a discussão:
Tv Cultura - De onde vem o dia e a noite - KIKA
https://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74
Tv Cultura - De onde vem o dia e a noite - KIKA
https://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74
A
Terra não está parada no espaço. Ela
gira a uma velocidade tal que nós nem percebemos. Observe um ventilador girando, para ter uma ideia. A terra
gira por meio de dois movimentos,
simultaneamente,
ou seja, ao mesmo tempo:
a)
o movimento de rotação, que
a Terra realiza ao redor dela mesma, que dá origem ao dia e a noite. Esse movimento dura 24 horas, ou seja, um dia para
completar a sua volta ao redor da Terra.
b) o movimento de translação, que a Terra realiza ao redor do Sol. Este movimento dura 365 dias, ou seja, um ano. Chamamos de Ano a volta completa que a Terra dá ao redor do Sol.
Quantos anos você tem? Quando a terra completar o seu movimento de translação ao redor do Sol,
você estará completando mais um ano de vida. Vai ter bolo? Obá ! Também quero !
O sol ilumina a Terra, mas como ela está girando sem parar, os raios solares não atingem com a mesma
intensidade toda a sua superfície, ao mesmo tempo. Na parte da Terra que se encontra virada
para o Sol e que está totalmente iluminada, é dia. Na outra metade que não está iluminada pelo
luz do Sol é noite, pois os raios
solares não conseguem atingir toda a superfície terrestre ao mesmo tempo, pelo fato
dela ser redonda.
Durante o movimento de rotação a Terra gira em torno dela mesma no sentido
oeste para leste, dando-nos a impressão de que o Sol se movimenta. Na verdade, a Terra é que se move. Você já
teve a impresso de ver o sol se movimentando ?
AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO
A Terra não é totalmente redonda, nem tão pouco totalmente reta. Ela é inclinada cerca de 23º,
e disso resultam as quatro estações do ano. Como? Por causa da
inclinação, certas áreas do planeta recebem menos raios solares do que outras, e algumas estão quentes, e outras frias. Portanto, em razão do movimento de translação e da
posição de inclinação do eixo da Terra, cada hemisfério fica, alternadamente,
mais exposto aos raios solares durante um período do ano, resultando nas quatro estações. Quais são elas?
Os paralelos e os hemisférios norte e sul |
Depois de seis meses, nos meses de
junho a setembro, a Terra já percorreu metade da sua órbita. O Hemisfério Norte
- localizado ao norte da linha do Equador - fica mais exposto ao Sol e, assim,
os raios solares incidem perpendicularmente sobre pelo menos alguns pontos do
Hemisfério Norte. É verão no Hemisfério Norte. Os Estados Unidos e Portugal ficam no Hemisfério Norte. Por isso,
quando no Brasil é inverno, para eles é
verão. Quando aqui é verão para eles é inverno...
As Cinco Zonas Climáticas da Terra, também chamadas Zonas Térmicas |
Vamos saber mais sobre o Dia e a Noite, através do livrinho da autora Giselle Vargas. Leia com muita atenção !
Fonte: Professora Alexandra Santana. Blog Educação: a arte de ensinar.
http://educacaoartedeensinar.blogspot.com.br/2010/09/livro-dia-e-noite.html
ATIVIDADES
Você gostou desse post? Qual é o tema que estamos discutindo aqui? Releia tudo para responder as questões.
1. A Terra não está parada. Ela se move sem parar, através de dois movimentos. Quais são eles? Por que existe o dia e a noite? Qual é o movimento da terra que gera esse fenômeno?
2. O sol não ilumina toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. A Terra demora um ano para completar seu movimento ao redor do Sol, fazendo com que existam quatro estacões no ano, com várias temperaturas. Faça um cartaz com as quatro estações do ano.
3. Vamos entender o significado do que chamamos ano: a) um ano tem 12 meses; b) quantos dias tem a maioria dos meses do ano? c) destaque os meses do ano que têm 30 dias, 31 dias e o mês que tem 28 ou 29 dias. d) portanto, somando os doze meses, quantos dias tem um ano?
e) Releia o texto e descubra: o que chamamos de Ano ?
e) Releia o texto e descubra: o que chamamos de Ano ?
4. Observe a figura ao lado. Identifique as quatro estações do ano.
5. Agora se localize nas quatro estações do ano. Em que mês do ano você nasceu? Em qual estação do ano você nasceu? Produza um cartaz bem bonito para ilustrar a estação do ano que você nasceu. Escolha um título bem bonito. Não esqueça de colocar a sua foto.
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/atividades-para-trabalhar-o-tema-dia-e.html