sábado, 29 de abril de 2023

A Fábula João e Maria ou Hansel e Gretal, dos Irmãos Grimm. Biografia dos Irmãos Grimm

A casa feita de bolos. Imagem


O clássico infantil João e  Maria dos irmãos Grimm é  a história mais conhecidas do público infantil.  

É um conto de fadas de tradição oral, coletado pelos irmãos Grimm.

O conto de fadas Hänsel und Gretel (João e Maria no Brasil e Hansel e Gretel em Portugal), é  de origem inglesa, contada há várias gerações, de pais para filhos. 

O conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que sem condições de criar os filhos, aceita o conselho de sua mulher, madrasta das crianças,  de abandoná-los na floresta.  

Imagem
No caminho, João e Maria espalham migalhas de pão, na esperança de deixar marcas e voltar para casa.     

Mas, as migalhas, detalhe mais conhecido e característico da história, foram comidas pelos pássaros, e com isso os dois irmãos ficam perdidos na floresta. 

Na tentativa de encontrar o caminho de volta para casa, as crianças encontram uma linda casinha feita  dos mais deliciosos doces  e, com fome, começam a comer as guloseimas.  

Mas o que acontecerá com eles quando descobrirem que a casa pertence a uma malvada bruxa?


Era uma vez  uma família que vivia numa  época  difícil e cheia de sacrifícios por serem pobres

Numa casa humilde viviam o pai, que trabalhava como lenhador,  a mulher dele e madrasta dos irmãos  João e Maria.  
Assista aos vídeos e complete a história. Bom trabalho! 

BIOGRAFIA DOS IRMÃOS GRIMM

Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em Hanau, na Alemanha, nos anos de 1785 e 1786 (século XVIII), respectivamente. Foram acadêmicos, linguistas, poetas e escritores. 

Os dois estudaram direito, mas se dedicaram à literatura, e abandonaram a advocacia. Em 1830, os dois começaram a dar aulas em uma universidade alemã.

Os irmãos Grimm

No ano de 1837, o rei da Alemanha expulsou os dois irmãos da Universidade de Göttingen com mais outros cinco professores, por defenderem ideias que desagradavam ao rei.   

Quatro anos depois, a Universidade de Berlim os convidou para dar aulas novamente. Os Grimm viveram em Berlim, capital da Alemanha, até o ano de suas mortes. Wilhelm faleceu em 1859 e Jacob em 1863.

Os irmãos Jacob e Wilhelm dedicaram suas vidas ao registro de diversas fábulas infantis, fazendo muito sucesso na época, alcançando proporções globais. Deram grandes contribuições para a língua alemã, tendo ambos trabalhado na criação e na divulgação do Dicionário Definitivo da Língua Alemã, embora tenham morrido antes de completar a obra.

Os contos de fada eram até então fábulas que faziam parte da cultura local, repassadas de boca em boca, de pais para filhos. 

Ao contrário das versões que conhecemos, as versões originais dos contos não tinham finais felizes. Um exemplo é o conto Chapeuzinho Vermelho, em que na versão original a avó é devorada pelo lobo.

Escreveram aproximadamente 200 contos, a maior parte ditados por uma camponesa idosa chamada Dorotea Viehmman. Escreviam as histórias que costumavam escutar dos camponeses, amigos e parentes.  

Entre os contos mais famosos dos irmãos Grimm estão Cinderela, Branca de Neve, João e Maria, o Ganso de Ouro etc. Muitos filmes de princesas da Disney foram inspirados em contos escritos pelos irmãos Grimm.

Os primeiros contos foram publicados no ano de 1812, com o título “Histórias das Crianças e do Lar”. Aos poucos, os 51 contos dessa obra foram se popularizando e ganhando várias versões, conquistando diferentes povos de diferentes culturas e idiomas. 

Com um gênero fantástico, as obras dos Grimm apresentavam personagens imaginários, com dragões, lobos, monstros, bruxas, entre outras criações folclóricas da população.

Como sabiam que no início da humanidade as histórias eram passadas oralmente de pai para filho, de geração a geração, e que com o surgimento da escrita muitos contos ficaram guardados em monastérios, decidiram pesquisar e recolher as histórias da Alemanha para preservar a memória e a tradição popular.

Texto adaptado de sites da Internet

Áudio: Narrado  e com legenda. Contos de Fadas com a GiGi (youtube)


Assista pelos Slides do Site  Slideshare    São 17 slides bem bonitos.  

Veja  outros exemplos de fábulas aqui no blog: 

As Fábulas: de onde elas vêm ? A galinha dos ovos de ouro. A Cigarra e a Formiga. O tigre e a raposa


Biografias de Jean de La Fontaine e Esopo. As Fábulas a lebre e a tartaruga. O leão e o mosquito. O caranguejo e sua mãe. Interpretação de texto

https://loucosportecnologias.blogspot.com/2013/09/biografias-de-jean-de-la-fontaine-e.html

Alfabetização. A Escola da Bicharada, Fábula de Esopo. O Que é uma Fábula? Leitura e Interpretação. Biografia de Esopo. Atividades





Todas as imagens são do google.