terça-feira, 7 de maio de 2013

MOBILIDADE URBANA NO BRASIL E NO MUNDO: COMO AS CIDADES SE MOVEM. OS TRENS DA CHINA


Recebi  essas imagens dos trens da China através de um e-mail e resolvi postar aqui para você. Em matéria de mobilidade urbana, O Brasil tem muito  a  aprender. Enquanto a China e os países da Europa constroem estradas de ferro supermodernas, ligando o país de ponta a ponta, melhorando a infraestrutura e a mobilidade urbana, o Brasil gasta bilhões de reais construindo estádios de futebol, até mesmo  na Amazônia.  Nosso país transporta suas riquezas e seu povo por meio de  rodovias, encarecendo e dificultando as trocas de mercadorias dentro do seu território. 

As cidades brasileiras vivem engarrafadas, sem metrôs e  outros meios de transportes de massa, predominando os carros individuais e ônibus lotados. Não investir na infraestrutura do país (portos, aeroportos, ferrovias, boas rodovias) é condenar o Brasil ao atraso.   Veja nas imagens abaixo o que os chineses já alcançaram em termos de transportes ferroviários. Impressiona  a velocidade que esses modernos trens atingem: até  350 km por hora,  produzindo menos de 67  decibéis de ruído, ou seja, os trens não são barulhentos.  Conclusão: estamos MUITO, MUITO  atrasados.  


Para entender a importância de buscar alternativas de mobilidade nas grandes cidades, acesse o post intitulado: Redes urbanas: conurbação, metrópoles, e megalópoles. Região Metropolitana. Cidades planejadas e cidades espontâneas. As 12 maiores cidades do mundo. Clique no link:  http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/04/redes-urbanas-conurbacao-metropoles-e.html

Agora veja as imagens dos trens chineses. Boas reflexões !


Beijing-Shanghai high-speed rail. Beijing departure station (Estação de trem de alta
 velocidade ligando Beijin, a capital da China até Xangai, importante cidade do país). 










The crew to board the Beijing-Shanghai high-speed train  (trabalhadoras embarcando
em Beijin, rumo a Xangai, no trem  de alta velocidade).




The trains have 1st class, business and VIP cars, as well as economy class of course 
( os trens possuem, 1ª classe, classe executiva, vip e classe econõmica, claro).
There are also dedicated disabled areas, wheelchair accessible bathrooms and 

corridors (também há áreas para deficientes físicos com e acesso a banheiros e
 corredores para cadeiras de rodas). 




The train speed is 350 km/hr (a velocidade do trem é de 350 km/ hora)


Referências:
Imagem do quadro Estação Central, de Tarsila do Amaral

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5692596868859373645&cmm=69226133&hl=pt-BR