- O texto sobre a História das Vogais escrito por Rosimeire de Souza Pereira, com adaptação e edição de imagens de Alice, é um bom recurso para ajudar o aluno a identificar as vogais e começar a perceber como as palavras e as frases são formadas.
- A autora apresenta um texto simples sobre as vogais, com ilustrações que facilitam sua compreensão. Cada vogal é repetida mais de uma vez, como recomendam os especialistas. Finaliza com o estudo dos Encontros Vocálicos, reforçando a compreensão de como se formam as palavras. Alfabetizar é um processo longo e difícil. Tudo que possa facilitar o professor e o aprendiz soma e deve ser agregado. Espero que seja útil.
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Fonte: Alice Lima. disponível em: https://pt.slideshare.net/Alicecris/historia-das-vogais
A História das Vogais - Vamos reler a historinha
- 1. O A ESTAVA CANSADO DE VIVER SOZINHO, ANDAVA DE UM LADO PARA OUTRO, E NADA DE ENCONTRAR UMA AMIGUINHA.
- 2. CERTO DIA, APARECEU UM LÁPIS QUE COMEÇOU A FAZER VÁRIOS RISQUINHOS. O QUE SERÁ QUE ELE ESTÁ FAZENDO? PENSAVA O A.
- DE REPENTE, APARECEU A VOGAL E. O A FICOU TÃO FELIZ QUE LOGO FOI AO ENCONTRO DO E.
- 3. MAS O E ACHOU QUE AINDA ERA POUCO, NÃO DAVA PARA FORMAR QUASE NADA. FOI ENTÃO QUE O LÁPIS VOLTOU E DEU UM RISQUINHO. VIVA !
- UMA LETRINHA COMPRIDA. VIVA ! UMA LETRINHA COMPRIDINHA !
- A VOGAL I ! MAS AINDA ERA POUCO.
- 4. AS VOGAIS A, E, I RESOLVERAM CHAMAR O LÁPIS, QUE MAIS UMA VEZ APARECEU PARA AJUDAR. ELE FEZ UMA BOLINHA.
- FOI AÍ QUE SURGIU A VOGAL O.
- 5. PARA ESPANTO DE TODOS, O O NÃO QUERIA VIR SOZINHO E FOI LOGO PEDINDO AO LÁPIS QUE TROUXESSE SEU AMIGO U.
- 6. QUANTA FELICIDADE ! O A, E, I, O, U AGORA JUNTINHOS, FORMAM O GRUPO DAS VOGAIS, QUE ESTÃO EM TODAS AS PALAVRAS.
- VEJAM SÓ QUANTA ALEGRIA.
- 7. AS VOGAIS SAÍRAM FESTEJANDO. PULAVAM, CORRIAM E BRINCAVAM DE FORMAR PALAVRINHAS.
- AS VOGAIS
Atividades - 1a. Parte
1. Você gostou da historinha ? Quem é a autora da historinha ?
2. Quem criou os desenhos (imagens) que ilustram a historinha ?
3. Leia o texto acima para melhor entender a historinha. Copie no seu caderno.
4. Escolha a parte que você mais gostou e crie um desenho bem bonito para ilustrar. Não esqueça de colocar as vogais no seu desenho.
5. Escreva as vogais em letras minúsculas cursivas.
6. Faça um círculo nas figuras abaixo que começam com vogal. Pinte todas as vogais que aparecem nos nomes das figuras. Copie as palavras. Escreva as vogais encontradas.
TOMATE UVA
ABACATE
7. Copie os nomes de duas figuras no quadro abaixo. Separe as sílabas. Escreva as letras. Conte quantas letras tem cada palavra e escreva o total.
5. Escreva as vogais em letras minúsculas cursivas.
6. Faça um círculo nas figuras abaixo que começam com vogal. Pinte todas as vogais que aparecem nos nomes das figuras. Copie as palavras. Escreva as vogais encontradas.
TOMATE UVA
ABACATE
INGÁ |
ELEFANTE |
7. Copie os nomes de duas figuras no quadro abaixo. Separe as sílabas. Escreva as letras. Conte quantas letras tem cada palavra e escreva o total.
Nomes das Figuras
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Separe as Sílabas
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Escreva as Letras
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Total de letras
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AS VOGAIS
Fonte: http://liucastelly.blogspot.com.br/2013/11/atividades-com-as-vogais-minusculas.html
Copie no quadro os encontros vocálicos da historinha.
O Que é Um Encontro Vocálico ?
A sequencia de sons vocálicos - vogais e/ou semivogais - ocorre em muitas palavras da língua portuguesa.
O encontro vocálico ocorre quando há duas ou três letras com sons vocálicos juntas em uma mesma palavra. Mesmo que a letra seja uma consoante, se ela tiver o som de vogal na palavra, forma um encontro vocálico, como é o caso das letras “ol” na palavra “farol”.
O encontro vocálico pode aparecer na mesma sílaba ou em sílabas separadas. Por isso existem três tipos de encontros vocálicos:
1. HIATO - é o encontro de duas letras com sons vocálicos, em uma mesma palavra, e em sílabas diferentes. Exemplos:
- viela - vi-e-la
- saída - sa-í-da
- poesia - po-e-si-a
2. DITONGO- é o encontro de duas letras com sons vocálicos (SONS DE VOGAIS) em uma mesma palavra e na mesma sílaba. Neste caso, uma é caracterizada como vogal (a mais forte, tônica) e a outra como semivogal (a mais fraca, átona).
Ex: PEIXE SAUDADE PAIXÃO QUADRO, PAI, MÃE.
3. TRITONGO - é a sequência de três letras com sons vocálicos pertencentes à mesma sílaba de uma determinada palavra, sendo que a primeira é uma semivogal, a segunda uma vogal e a terceira uma semivogal. Exemplo: Paraguai, Uruguai
Atividades - Parte 2
Papai e mamãe foram ao Paraguai e compraram um livro de poesias.
2. Escreva no quadro os ditongos, hiatos e tritongos encontrados na frase acima:
Hiato
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Ditongo
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Tritongo
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Todas as imagens são do Google.
muito bom e divertido meu neto adorou e ele so tem 2 anos e 2 meses,como ja le algumas palavras foi divertido (obs o e-mail eh de minha filha mamae do meu neto )
ResponderExcluirObrigada, meninas. Fico feliz com o relato da avó orgulhosa do netinho.
ExcluirQue família linda! Parabéns! Voltem sempre ! Bjs
Amei a história das vogais sou professora do maternal 2 e fiz as vogais para melhor visualização e aprendizagem para meus pequenos e eles amaram e também participaram da história. 😍😍😍
ResponderExcluirQue maravilha! Fico feliz que tenha gostado. volte sempre! Compartilhe!
ExcluirAmei a historinha das vogais. Contei para os meus alunos e eles amaram.
ResponderExcluirQue bom, colega. Fico feliz que você e seus alunos tenham gostado.
ResponderExcluirSucesso no seu trabalho! Saúde e paz! Amém!
Abraço