domingo, 10 de junho de 2018

Projeto Copa da Rússia 2018. Símbolos Oficiais: a Bola Feita no Brasil, o Logotipo e o Pioneirismo Russo no Espaço, Mascote, Pôster. História da FIFA

Catedral de São Basílio - Moscou, capital da Rússia 
Projeto Multidisciplinar envolvendo as Áreas de Ciências Humanas, Código  e Linguagens,  Matemática e Ciências da Natureza.        Público Alvo: Alunos da Educação Básica.Duração: a seu critério.  Culminância: de acordo com a  sua realidade

Justificativa 
A Copa da Rússia 2018 pode ser uma ferramenta  ímpar  na contextualização do ensino nas diferentes disciplinas que compõem as Áreas  do Conhecimento da Educação Básica.  
Bandeira do Brasil

As  melhores seleções do Globo disputarão o tão sonhado título de Campeão do Mundo. A motivação  dos alunos e os recursos que os meios de comunicação digitais oferecem, sobre os 32  países participantes, vindos dos cinco Continentes, são evidentes.

Temas tão atuais como Globalização, Multiculturalidade, Respeito à Diversidade Cultural, Regras de Comportamento, Valores Éticos Morais, Paz e União dos Povos através do Esporte, podem ser adaptados ao nível dos estudantes. 
Bandeira da Rússia
Leituras sobre as copas anteriores e a atual  (jornais, revistas, livros, sites, vídeos), para montar uma Revista Digital da Copa da Rússia 2018, com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.  Educação Física pode organizar um jogo de futebol com as regras,  função de cada jogador, uniforme, posição de respeito para cantar o Hino Nacional etc. 

CiênciasBiologia,  Química e Educação Física  podem  relacionar condicionamento físico, prática de atividades físicas e alimentação saudável, a qualidade de vida. 
Matemática - Estudo de Geometria, programando visita a um campo de futebol, para calcular áreas, trabalhando as formas geométricas. Situações-problemas com as quatro operações matemáticas: Soma, Subtração, Divisão, Multiplicação, usando as 682 figurinhas necessárias para completar o álbum. Cálculo de área com bandeiras dos países participantes,  tudo de acordo com o nível da turma. 

Futebol e Física, por exemplo,   são inseparáveis. Futebol é movimento, mas não um movimento qualquer, desordenado, sem leis. Facilita compreender as Leis do Movimento através de aspectos da Física presentes no Futebol, de maneira descontraída e lúdica. Mostrar aos alunos a Física que há no futebol. Trabalhar conceitos de Mecânica do currículo de Física do 1o. Ano do Ensino Médio, segundo os autores do Livro Física do Futebol - Duarte Marcos e Emic Okuno.
A Taça da FIFA:
o  troféu que todos
querem ganhar

Objetivo Geral
Contextualizar saberes prévios dos alunos com o evento Copa da Rússia 2018,  visando conhecer, valorizar e respeitar a diversidade humana e a multiculturalidade  identificadas nos 32 países participantes.   

Objetivos Específicos       
1- Valorizar atitudes de respeito às regras de convívio social, união, solidariedade, compaixão e combate a qualquer forma de discriminação e ódio;
2- Desenvolver estratégias, habilidades e competências de leitura, escrita e cálculos. Estudo e pesquisa de conceitos geográficos, históricos, sócio-filosóficos, artísticos  e científicos;
3- Desenvolver o raciocínio lógico matemático para processar dados estatísticos;  relacionados  aos números do evento; 
4- Relacionar  chutes dos jogadores na bola a  conceitos  da Física, como velocidade e movimento, além de  conceitos básicos de Mecânica; 

Temas transversais
Ética: Respeito à Cultura da Paz e união dos povos, através da prática do   FAIR PLAY, sob a ideia de que nem sempre ganhamos o jogo. Que na derrota aprendemos a traçar novas estratégias.
Pluralidade Cultural: identificar costumes que herdamos de outros povos participantes, como os europeus, os africanos e os asiáticos.           
Produto Final:   Cada série irá produzir um painel cultural para  exposição nos espaços coletivos da escola sobre os Símbolos Oficiais da Copa 2018; países participantes, cidades-sede; mapas, idiomas oficiais e outros que escolham.  


ASPECTOS GERAIS DA RÚSSIA  -  MAPA POLÍTICO ATUAL


Embora seja a 11ª economia mundial, a Rússia tem um importante papel geopolítico, pois é o segundo país mais armado do Planeta, depois dos Estados Unidos da América (EUA). Foi o centro político do Império Russo (1721 a 1917) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).  Foi um país comunista-marxista até 1991,quando ocorreu a queda da antiga União Soviética.

Matriôshka, Boneca da Rússia, que representa as camponesas do país

NOME OFICIAL: Federação Russa. É o maior país do mundo em extensão territorial. Fica entre dois continentes (Eurásia): Europa Oriental (Leste Europeu) e Ásia  Setentrional  (norte da Ásia);  CapitalMoscou (português brasileiro) ou Moscovo (português europeu);  em russo: МОСКВА.  Área (tamanho): 17,075,200 km2;  População: 144 milhões (2017);   
Densidade demográfica8 habitantes por km2.    Cidades Principais: Moscou (a capital), São Petersburgo, Volgogrado, Yekaterinburg, Vladivostok;     
Idioma: russo (oficial) e mais 31 línguas co-oficiais. A Rússia apresenta mais de 100 nacionalidades, entre as quais 81,5% são russos, 3,9% tártaros, 1,4% ucranianos, 0,8% bielorussos, 0,6% alemães, tchetchenos, judeus etc.   Moeda: rublo russo; 
Regime de Governo: República semi-presidencialista. Presidente atual: Vladimir Putin. 
OCEANOS: é  banhada pelos oceanos Ártico, a norte;  Pacífico, a leste, e pelos mares Negro e Cáspio, na sua parte meridional (Sul). Tem ainda um pequeno enclave entre a Polônia e a Lituânia que abre para o mar Báltic
O Kremlin e a  Praça Vermelha, dois símbolos históricos  do comunismo na Rússia

FRONTEIRAS TERRESTRES e FUSOS HORÁRIOS. Atualmente, a Federação Russa faz fronteira com 14 países e possui 11 fusos horários diferentes.

A) Fronteiras com 8  países da Europa, a oeste: Noruega, Finlândia, Polónia, Estónia, Letónia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia  +  a Geórgia (país euroasiático);
B) fronteiras com países da Ásia: Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e a Coreia do Norte. 
 

A Rússia separa-se dos  Estados Unidos pelo Estreito de Bering,  através do  atual estado do Alasca, no extremo norte da América,  área que os russos venderam aos americanos em 1867 (século XIX), por  US$ 7,2 milhões (dólares americanos), pagos ao  Czar  Alexandre II, que hoje  equivalem a cerca de US$ 100 milhões de dólares. Além de tudo, a  compra do Alasca adicionou mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados aos EUA.
São Petersburgo, 2ª. cidade mais importante da Rússia,  situada   às margens do Rio Neva, no  Mar Báltico. É uma cidade federal autônoma. Foi chamada de  Petrograd de 1914 a 1924;  Leningrado, de 1924 a 1991.

CLIMAS da Rússia – São quatro:  ártico, subártico, temperado e subtropical.  A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Por isso tem vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 graus centígrados.
A Sibéria situada ao Norte, é a  região mais fria, com temperaturas de -40°C a -60°C ou menos (negativos). No Sul, o clima é mais quente, e chega aos 8 graus negativos. O Verão na Rússia varia de uma região a outra, com médias de 25 °C.  O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia, como  por quase toda Europa e grande parte da Ásia.


BRASIL  X  RÚSSIA   X  BRICS 
 
Brasil e Rússia são grandes parceiros e formam o BRICS, 
sigla formada com a primeira letra de seus cinco componentes:  Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O termo BRIC  foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China. 

Em abril de 2011, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul (em inglês South Africa). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. A cada ano ocorre uma reunião (cúpula) entre os representantes destes países, que buscam formalizar acordos e medidas com claros objetivos de compor um bloco econômico.

Símbolos Oficiais 
O Pioneirismo Russo na  Conquista do Espaço 

I - Emblema é também chamado logologotipo ou logomarca. Simboliza a identidade visual do Mundial de Futebol. Une magia e sonhos.  O Emblema  da Copa é o ponto de partida para toda a comunicação visual da promoção do evento Copa do Mundo  e será seu  núcleo visual. 
Emblema ou logotipo...
A FIFA  adotou a imagem no perfil de suas contas oficiais nas principais Redes Sociais e na Mídia em geral.  Segundo a Fifa, o emblema  da Copa é responsável por captar tanto a essência do torneio quanto do país-sede do campeonato. Será o núcleo visual da Copa do Mundo de 2018, 

O logo de 2018 destaca as cores da bandeira russa e elementos da cultura local. Combina atributos exclusivos da Copa da FIFA e da Rússia como país anfitrião.  O tema de 2018 foca  o pioneirismo russo na  conquista do espaço. Os organizadores  russos  produziram um infográfico explicando a simbologia dos seis elementos que compõem o desenho.  
O tema de 2018 foca  o pioneirismo russo na  conquista do espaço. Os organizadores  
Infográfico. Entenda o Logotipo 2018 

II - “Telstar 18" é o NOME DA BOLA OFICIAL
 Tecnologia Brasileira  na Bola Oficial da Copa da Rússia




“Telstar 18” - a bola oficial da Copa do Mundial de 2018  contém borracha ecologicamente correta, fabricada no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, a partir de etileno de base biológica extraído da cana de açúcar. Saiba mais. Clique aqui

Telstar é uma redução de “estrela da televisão”, maneira como a bola da copa de 1970 ficou conhecida para os fãs do futebol (Tel = televisão; Star= estrela - Television Star - estrela da televisão, em inglês)

A  edição marcou a primeira transmissão em cores, evoluindo das imagens apenas em preto e branco.  Evoca memórias inesquecíveis da Copa do Mundo de 1970 no México, quando o Brasil foi Tricampeão. Lendas como:  Pelé, Gerd Muller, Giacinto   Facchetti, Pedro Rocha e   Bobby Moore eternizaram-se. 

III - O MASCOTE DA COPA DA RÚSSIA 

SAI FULECO, ENTRA ZABIVAKA, O SIMPÁTICO LOBINHO SIBERIANO

Fuleco, o tatu-bola-da-cating brasileira, uma espécie de tatu que se encontra em extinção,  fez sucesso no último Mundial no Brasil,  mas agora a mascote que promete divertir o público na Rússia é o simpático lobo Zabivaka. 

O bicho de pelúcia tem cerca de 30 centímetros e usa trajes mais apropriados para o verão europeu.  Segundo a Fifa, Zabivaka significa, em russo, algo como “aquele que marca gols”. 

figura das mascotes foi adotada  oficialmente a partir de 1966, na Copa do Mundo da Inglaterra.  A mascote ou o mascote (ambas formas são corretas)  da Copa da Rússia  é o Lobinho siberiano  Zabivaka, que ganhou a eleição contra o tigre e o gato, com 52,8% dos votos e representará a competição. Simboliza a agilidade e a  velocidade que  esse  animal possui. As crianças  e os adolescentes adoram esses bichinhos de pelúcia

O Pôster Oficial da Copa 2018
IV - Pôster Oficial da Copa da Rússia 2018.  Pós-construtivismo

A Fifa apresentou  o  pôster oficial da Copa do Mundo 2018.  O cartaz traz  em destaque a imagem do lendário goleiro Lev Yashin (1929-1990), um símbolo do futebol russo, que disputou quatro Mundiais (1958, 1962, 1966 e 1970) e continua a ser o único goleiro da história a ganhar uma "Bola de Ouro" (1963), como o melhor do mundo. É o principal nome da história da seleção russa, e mereceu a homenagem.

O desenho  foi criado pelo   artista russo Igor Gurovich, que disse ter se inspirado no  "estilo soviético  nas propagandas do  pós-construtivismo
 das décadas de 1920 e 1930,  que tem uma linguagem única" e que se tornou "um dos mais importantes e reverenciados elementos da cultura da Rússia". 
  
Em comunicado, a Fifa detalhou que "os raios de luz que emanam da bola simbolizam a energia do torneio;  e o círculo verde representa os gramados dos 12 estádios das 11 cidades-sede".  Foi apresentado com muita pompa, para personalidades do esporte, da música e das artes, no  tradicional Teatro Bolshoi,   importante  espaço de arte, como a dança (o famoso balé russo se apresenta aí), e  ponto turístico de Moscou.

                             BREVE HISTÓRIA DA FIFA 

O  campeonato  é organizado pela FIFA,   sigla que significa originalmente Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol), em francês; FIFA (Federation International of Football Association), em inglês.

Fundada em 21 de maio de 1904, em Paris, capital da França,  por iniciativa da Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda e Suécia, todos situados na Europa. Supervisiona diversas federações, confederações e associações relacionadas ao futebol no mundo. A sede  fica em Zurique, na Suíça, e é submetida às leis daquele país.  

A FIFA  tem mais membros do que a  ONU. Possui  Federações   afiliadas em  23 territórios não reconhecidos pela  Organização das Nações Unidas (ONU),  como a Federação de Futebol da Palestina.  Apenas oito nações soberanas não possuem organizações filiadas à FIFA: Mônaco, Vaticano, Micronésia, Ilhas Marshall,   Kiribati,   Tuvalu, Palau e Nauru.


Em conjunto com a FIFA  trabalham seis Confederações Continentais, que organizam competições, seguindo as especificações da FIFA,  que  reconhece um total de 209 Federações Nacionais Masculinas e 129 Federações Femininas. Veja no mapa acima.  

A FIFA promove várias competições entre seus membros, sendo a mais conhecida a Copa do Mundo de Futebol, completando em 2018  a vigésima (20ª.) da história. A primeira  foi realizada em 1930, no Uruguai,  país da América do Sul, vizinho ao Brasil. Só  deixou de ser realizada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).  Em 1950 o Brasil foi sede da Copa do Mundo de Futebol pela primeira vez, e em 2014, pela segunda vez. Já ganhamos cinco campeonatos. Somos Pentacampeões. E  QUE VENHA O  HEXA! 

Conheça os 32 Países Participantes do Campeonato Rússia 2018

Imagem

Dos 32 países que disputaram a Copa de 2014 no Brasil, 20 estarão na Rússia. Doze não conseguiram se classificar. Dois são estreantes no mundial: Panamá e Islândia.

I-  Europa.  14 países: Rússia, Alemanha, Portugal, Bélgica, Polônia, França, Espanha, Suíça, Inglaterra, Croácia, Dinamarca, Islândia, Suécia e Sérvia.  Dois deles são da antiga Iugoslávia: Croácia e Sérvia. Fora a Rússia, nenhum país da antiga União Soviética e nenhum da antiga Thecoslováquia conseguiu se classificar;

II- Continente Americano: 8 países, pelas três Américas (em 2014 foram 10 países). 
1) América do Sul- 5:   Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru.
2) América do Norte  (México)   Central e Caribe: Costa Rica e Panamá total: 3 países);

III - África. 5 países: Nigéria, Tunísia, Egito, Senegal e Marrocos;

IV- Ásia.     5  países: Irã, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Japão e Austrália, a qual  fica na Oceania, mas disputa os jogos pela Confederação da Ásia.


São   onze  cidades-sede: Moscou (dois estádios), São Petersburgo, Samara, Saransk, Rostov on Don,  Sochi (onde o Brasil vai se estabelecer e treinar),  Kazan,  Kaliningrado, Volgogrado, Nizhny Novgorod e   Yekaterinburg. 

Vamos praticar? 
1-   O Continente Americano divide-se em três partes.  Quais são elas?
 2-   Há oito  países da America disputando a Copa de 2018. Quais são eles
? Preencha o quadro abaixo localizando- os:
América do Norte
América Central
América do Sul

3. Escreva os demais países e respectivos  continentes no quadro  abaixo:   
África
Ásia
Europa
4. Quais são os países que irão participar da Copa pela primeira vez ? 

MAPA MÚNDI  ATUAL 



FIFA FAIR PLAY -  My Game is a Fair play  (meu jogo é limpo)


O futebol propicia vários momentos FIFA Fair Play, como o do ex-atacante Klose, ao dizer ao  árbitro que fez gol com a mão, fato que anulou o tento, provando que nem sempre o jogo "sujo" ou levar vantagem prevalece.  

- O Peru chegou às Quartas de Final da Copa do Mundo de 1970 sem receber nenhum cartão amarelo. 
- O  Brasil ganhou o FIFA Fair Play  em quatro  ocasiões diferentes.
Saiba mais. Clique aqui. 

Vocabulário da  Copa  - FIFA, Fair-play (jogo limpo), torcida,  Zabivaka,
 mascote,  bola, jogador, bandeira, juiz, bandeirinhas...

Adaptado da postagem que fiz no blog Serravalle na África do Sul: 

Interdisciplinaridade. Copa do Mundo Rússia 2018. “TelStar 18”, a Bola Oficial Feita no Brasil. O Mascote Zabivaka. Fair-play. História da FIFA. Países Participantes                  https://serravallenaafricadosul.blogspot.com/2018/06/interdisciplinaridade-copa-do-mundo.html


Amplie seus conhecimentos. Veja também: 

Projeto Copa do Mundo Brasil 2014. Mapas e Cartazes das Cidades-sede. Site da FIFA. Fair Play: vocabulário e músicas da Copa. Poesia Jogo de Bola, de Cecília Meireles. Atividades 


VAMOS PRATICAR ?     - PINTE O MASCOTE Zabivaka.  Qual o animal que ele representa? Escreva um pequeno texto sobre ZABIVAKA.   

Pinte a Bandeira do Brasil. Escreva as formas geométricas que você identifica na nossa  bandeira. 



















Pinte a  MATRIOSKA, nome  da  boneca tradicional da Rússia. 
Siga a modelo ou  a sua imaginação. 

Qual a importância do Fair Play? Você  pratica jogo limpo nas competições esportivas que participa? 


Sites Consultados
 EMBAIXADA DA RÚSSIA EM LISBOA
http://www.embrussia.ru/informacao-geral
Blog Serravalle na África do Sul.  Interdisciplinaridade. Copa do Mundo Rússia 2018...
Brasil Escola.  Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018
Russia Beyond. Infográfico do Logotipo
Universidade do Futebol. DUARTE, Marcos e OKUNO, Emic. Livro Física do Futebol. 
Todas as Imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.