quarta-feira, 13 de maio de 2015

Educação Infantil. Livro Confusão no Jardim, de Ferruccio Verdolin Filho. Atividades

                                     
Fiquei encantada com a historinha do livrinho  de Ferruccio Verdolin. A linguagem é ótima e as ilustrações de Regina Rennó  excelentes, com cores lindas, que podem ser trabalhadas  para identificação pelos pequenos. É tudo muito  lindo e bem feito.  As atividades que elaborei estão ótimas, muito coloridas e variadas, envolvendo os oito bichinhos da historinha. Confira !




Texto para imprimir

Confusão no Jardim 

Uma estrelinha
Caiu no meu jardim,
Lá no meio do capim
Se caiu do céu agora,
Terá sido pouca cola?
Quem será que mora
Neste pedacinho de aurora?
O sapo gordo
Parou o seu coaxado
E foi pulando
Para ver o seu achado.
O gato preto
De susto ficou duro,
Saiu correndo,
Saltando pelo muro.
Dona Barata
Aprontou um sururu,
Saiu gritando:
- É fogo, é fogo no bambu!
O grilo manco
Calou o seu trilado,
E foi saltando,
Assim meio de lado.
Uma estrelinha
Caiu lá no canteiro,
Piscando o tempo inteiro.
Vejam como é brilhante
Este corpo celeste!
Se caiu do manto da noite,
Despregou-se da sua veste?
O caramujo
Do sono despertou,
Pensando alegre:
- O dia já raiou!
O vaga-lume
Acendendo a lanterna:
- Meu Deus do céu,
Que será essa baderna?
A mariposa
Achou muita graça:
- Ó minha gente,
Estrela com fumaça?
Mas a formiga
Desfez a confusão:
- É só a brasa
Do charuto do João!
Autor: Ferrucio Verdolin Filho
Atividades

1. Você gostou da historinha? Qual é o nome (título) ? Quem escreveu? Quem fez as ilustrações (os desenhos) ? 
2. Releia o texto. Preencha o quadro abaixo com o que se pede: 
a) Quantos bichos tem na historinha? Encontre os nomes dos bichos. 
b) Complete o quadro com as ações praticadas por  cada bicho no jardim da confusão:


Bichos (personagens)


O que cada bicho fez no Jardim da Confusão
1
Sapo Gordo

2
Gato Preto

3
Dona Barata

4
Grilo

5
Caramujo

6
Vaga-lume

7
Mariposa

8
Formiga

Escreva o número total de bichos da história


3. Quem foi o responsável pela confusão ?  O que ele fez que causou tanta confusão?   4. Qual foi o bicho que desfez a confusão ?  
5. Você acha correto jogar ponta de cigarro ou de charuto no chão ? O que você acha que  esse ato pode causar ?  
6. Observe as imagens dos bichinhos que aparecem no texto. 
a) Na primeira coluna  separe as sílabas dos seus nomes. Siga o modelo;  
b) na segunda complete os nomes dos bichos escrevendo  a  primeira  e a última letra;  c) na terceira escreva o nome completo do bicho. 
d) na última linha  escreva uma frase com o tema: o céu estrelado. 


Bichos
Separe a sílaba 
Complete o nome
Escreva  o  nome  
Sapo
Sa - po
.ap.
sapo
Gato



Barata



Grilo



Caramujo



Mariposa



Formiga





Barata 
Formiga comendo o capim 



Gato preto 
Mariposa 




Caramujo 


                                 
Sapo Gordo 

Vaga-lume 
Grilo
Céu estrelado. 
Estrela caindo do céu  
na terra 








As imagens são do Google

terça-feira, 12 de maio de 2015

Educação Infantil: Alfabeto Jogo da Memória Colorido para recorte após impressão. Atividades


Recebi esse alfabeto de uma colega e estou compartilhando  aqui, pois achei muito interessante para ajudar nossos colegas da Educação Infantil  na difícil missão  de motivar nossos  pequenos a identificar e entender o sentido das letras do alfabeto.  
O alfabeto é a base da  construção do mundo da linguagem e da fala. Com ele surgem  as palavras, que são formadas  pelas letras. Tem grande  importância na construção da escrita no início da alfabetização.  Na maioria dos casos,   os primeiros contatos da criança com as letras acontecem  nas classes da Educação Infantil.  Apresentá-lo aos pequenos de forma lúdica e inteligente, é tarefa de todos, principalmente da  família e da escola.
É importante que o o alfabeto seja fixado na sala de aula, pois ajuda muito na construção da escrita, dando maior segurança e autonomia para quem está aprendendo os primeiros traçados, pois a criança deixa de depender do professor ou dos colegas, tornando-se mais segura na hora de  reproduzir no papel,  facilitando a aprendizagem da grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto.  São os primeiros passos para a construção da palavra escrita.   

O professor deve ser criativo na proposição de atividades que  facilitem a aquisição dessa autonomia pelos pequenos aprendizes. Sugerimos: pedir para recortar as letras de revistas, jornais, folhetos de propagandas e montar o alfabeto na ordem; riscar as letras com giz ou lápis no chão, no quadro, em papel metro... até que estejam  aptos  para fazer a escrita da letra com o lápis no papel. 






                        ATIVIDADES 

1. Você já conhecia o alfabeto? Gostou desse com figurinhas? O que você achou? 
Vamos ver o que você aprendeu aqui.  
2.  Complete as lacunas:     a) descubra no alfabeto as letras que formam seu primeiro nome e escreva-as aqui .............; b) conte quantas letras tem seu primeiro nome e complete a frase: meu primeiro nome tem ....... letras. São elas:.........c) descubra nos nomes das figuras abaixo as letras do seu nome e faça um círculo em cada uma delas. 
3. Observe as figuras: a) quantas figuras você vê? ..... b) quantos animais? .... c) escreva os nomes dos animais..............
d) Procure no alfabeto acima as letras que faltam para formar os nomes das coisas  abaixo;  b) recorte de jornais,  revistas, folhetos etc., as letras que formam esses nomes. Cole em papel metro, cartolina ou no seu caderno a palavra completa: 


      1)   A...   



         2) ..N.C.
       





3) B...   

4) ..D.





5) T...    

6) .A..



8)   S...



    7)    .A..





10) L.Ã.




9) .E...              





Pinte os  objetos que aparecem ao lado de cada letra do alfabeto. Depois escreva os nomes  desses objetos ao lado da sua primeira letra:




  










As imagens são do Google