Leopardo |
Os contos, pela simplicidade de sua narrativa, são excelentes recursos para serem trabalhados em sala de aula,
considerando o nível atual de leitura de nossos alunos. Escolhi quatro contos africanos, bem curtinhos, na esperança de contemplar a linha de trabalho dos colegas. Tomara que gostem !
O que é um conto?
Toda
história pertence a uma modalidade de texto chamada texto narrativo, que
significa narrar, relatar um determinado assunto. O texto narrativo
é baseado na ação que envolve:
a) personagens; b)
tempo; c) espaço; d) conflito.
O
texto narrativo apresenta a seguinte estrutura:
1- Introdução ou
apresentação - é o início da história a ser narrada, onde o narrador
apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e
o espaço;
2-
Complicação ou desenvolvimento - parte em que se desenvolve o
conflito. O conflito é o momento em que algo começa a acontecer, e nós, como
leitores, ficamos surpresos à espera do que está por vir;
3-
Clímax - É o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer,
podendo ser aquilo que esperávamos ou não.
4-
Desfecho ou conclusão – Revela o final da história, a solução para o
conflito, sendo que este fim poderá ser de vários modos: triste, alegre,
surpreendente, engraçado, e até mesmo trágico.
Os Elementos da Narrativa
- Os elementos que compõem a narrativa são:
- Foco narrativo (1a. e 3a. pessoa);
- Foco narrativo (1a. e 3a. pessoa);
- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
- Narrador (narrador-personagem, narrador-observador).
- Tempo (cronológico e psicológico);
- Espaço.
Adaptado de Marina Cabral, Especialista em
Língua Portuguesa e Lit. Site Brasil Escola.
Características do Conto
O
conto é um exemplo de texto narrativo,
e tem as seguintes características:
1. É uma
narrativa curta, ou seja, o texto é
pequeno;
2. Tem
poucos personagens. Exemplo:
a) Vítima;
b) herói/ heroína; c) vilão/vilã/bruxa;
* d) adjuvantes (os que ajudam o herói); e) *
oponentes (os que ajudam o vilão);
3. Concentração
do tempo e do espaço, que são apresentados logo no início;
4. Ausência
de tempo cronológico;
5. O tempo é expresso por meio
de expressões que indicam o passado.
Exemplo: “Era uma vez” ... “Há muito tempo atrás” ...
Significados: *Adjuvantes
- são os personagens secundários que ajudam o herói.
*Oponentes
- são os personagens secundários que ajudam o vilão a fazer oposição
ao herói.
Fonte: Blog Loucos por Tecnologias. Disponível em:
O Texto Narrativo. Características do Conto. O Diabo e o Granjeiro - um conto popular alemão, por Tatiana Belinky. Atividades
O Texto Narrativo. Características do Conto. O Diabo e o Granjeiro - um conto popular alemão, por Tatiana Belinky. Atividades
O Melro é um pássaro da família dos Turdídeos. O macho é também conhecido como melro-preto, ave inteiramente negra, com o bico e o anel ocular de cor amarelo-alaranjado.
Conto Africano - Como Surgiu a Galinha d’Angola
Galinha d'Angola |
Nessa
ocasião, quase todos os pássaros passaram a invejar a família do Melro, que era muito bonito. O macho, com sua plumagem negra e seu bico amarelo-alaranjado,
despertava em todos a vontade de ser igual a ele.
As fêmeas tinham o dorso preto, o peito pardo-escuro, malhado de pardo-claro, e a garganta com manchas esbranquiçadas. Elas causavam inveja maior ainda.
O
Melro, vaidoso, certo de sua beleza, prometeu que se todas as aves o
obedecessem usaria seus poderes mágicos e os tornaria negros com plumagem
brilhante.
Entretanto,
os pássaros logo começaram a desobedecê-lo. Então ele, furioso, jurou vingança,
rogou-lhes uma praga e deu-lhes cores e aspectos diferentes.
Para
a Galinha D'Angola, disse que seria magra e sentiria fraqueza constante. Fez
com que seu corpo se tornasse pintado assim como o de um leopardo.
Leopardo, animal que vive na África e na Ásia |
Desde
esse dia a Galinha D”Angola, embora seja muito esperta e voe para fugir dos
caçadores, vive reclamando:
tô fraca, tô fraca...
tô fraca, tô fraca...
Com
suas perninhas magras, foge com seu bando assim que surge algum perigo e é
muito difícil alcançá-la. Suas penas, cinzas, brancas ou azuladas, são sempre
manchadinhas de escuro tornando as galinhas d’Angola belas e cobiçadas.
Vamos Praticar ? Releia o texto com atenção para responder o que se pede.
1- Qual o nome do conto que você acabou de ler ? Você gostou ? De qual continente vem esse conto ?
2- Segundo
o texto, como viviam as aves antigamente: alegres ou tristes?
3-
Em que parte do mundo viviam as aves ?
4-
Que tipo de sentimento negativo se apoderou das
aves?
5- O que aconteceu a partir desse
fato triste ?
6- Sobre a ave chamada melro-preto, responda o que se pede
a- O Melro e sua família eram muito invejados por serem bonitos. Que promessa o melro fez para resolver o problema dos pássaros que não eram tão bonitos quanto ele?
b- Os pássaros começaram a desobedecer melro, que ficou furioso. O que fez Melro?
c- Qual foi o castigo dado por Melro à Galinha d'Angola?
d) Cite os personagens desse primeiro conto africano.
e- Complete o quadro com as características do melro-preto macho e a fêmea:
b- Os pássaros começaram a desobedecer melro, que ficou furioso. O que fez Melro?
c- Qual foi o castigo dado por Melro à Galinha d'Angola?
d) Cite os personagens desse primeiro conto africano.
e- Complete o quadro com as características do melro-preto macho e a fêmea:
Descrição do macho melro-preto
|
Descrição da fêmea
|
A plumagem
| |
O bico
|
O
jabuti distraído como sempre, estava
voltando apressado para casa. A noite começava a cobrir a floresta com seu
manto escuro e o melhor era apertar o passo.
De repente... Caiu numa armadilha!
Um
buraco profundo coberto por folhas de palmeiras que havia sido cavado na
trilha no meio da floresta pelos caçadores da aldeia, para aprisionar os animais.
Leopardo africano |
Estava
ainda perdido em seus pensamentos quando um leopardo caiu também na mesma armadilha.
O jabuti deu um pulo, fingindo ter sido
incomodado em seu refúgio, e berrou para o leopardo:
-
Que é isto? O que está fazendo aqui? Isto são modos de entrar em minha casa ?
Não sabe pedir licença ?!
E
quanto mais gritava. E continuou...
- Não
vê por onde anda? Não sabe que não gosto de receber visitas a estas horas da
noite? Saia já daqui ! Seu pintado mal-educado!
O
leopardo bufando de raiva com tal atrevimento agarrou o jabuti... E com toda a
força jogou-o para fora do buraco!
O
jabuti, feliz da vida, foi andando para sua casa tranquilamente!
Há!
Espantado ficou o leopardo...
Vamos Praticar ? 1- Escreva o nome do segundo conto africano que você acabou de ler. Você gostou ? Por que? Quantos personagens tem o conto ? Cite-os.
2- O jabuti estava voltando para casa. A que horas? (pela manhã, á tarde ou à noite)?
3- O jabuti caiu numa armadilha. Comente.
4- Por que o jabuti não se machucou na queda ?
5- Como o jabuti conseguiu escapar da difícil situação em que se encontrava ? Copie o texto que aponta a solução do problema.
Vamos Praticar ? 1- Escreva o nome do segundo conto africano que você acabou de ler. Você gostou ? Por que? Quantos personagens tem o conto ? Cite-os.
2- O jabuti estava voltando para casa. A que horas? (pela manhã, á tarde ou à noite)?
3- O jabuti caiu numa armadilha. Comente.
4- Por que o jabuti não se machucou na queda ?
5- Como o jabuti conseguiu escapar da difícil situação em que se encontrava ? Copie o texto que aponta a solução do problema.
Uma gazela encontrou um
caracol e disse-lhe:
__ Tu, caracol, és incapaz
de correr, só te arrastas pelo chão.
O caracol respondeu:
__ Vem cá no Domingo e
verás!
O caracol arranjou cem
papéis e em cada folha escreveu:
“Quando vier a gazela e disser:
caracol, tu respondes com estas palavras: "Eu sou o caracol". Dividiu
os papéis pelos seus amigos caracóis dizendo-lhes:
__ Leiam estes papéis para
que saibam o que fazer quando a gazela vier.
No Domingo a gazela chegou à
povoação e encontrou o caracol. Entretanto, este pedira aos seus amigos que se
escondessem em todos os caminhos por onde ela passasse, e eles assim
fizeram.
Caracol |
Quando a gazela chegou,
disse:
__ Vamos correr, tu e eu, e
tu vais ficar para trás!
O caracol meteu-se num
arbusto, deixando a gazela correr.
Enquanto esta corria ia chamando:
Enquanto esta corria ia chamando:
__ Caracol!
__ Eu sou o caracol !
Mas nunca era o mesmo por
causa das folhas de papel que foram distribuídas.
A gazela, por fim, acabou por se deitar, esgotada, morrendo com falta de ar.
O caracol venceu, devido à esperteza de ter escrito cem papéis.
Vamos praticar ?
1- Escreva o nome do terceiro conto africano que você acabou de ler. Você gostou? Por que ?
2- Quantos personagens tem o conto ? Quem são eles ?
3- a gazela encontrou o caracol. O que disse para ele ?
4- O que o caracol respondeu? 5- Copie as estratégias do caracol para vencer a gazela.
Conto Africano - Todos Dependem da Boca
Certo dia, a boca, com ar vaidoso, perguntou:
__Embora o corpo seja um só, qual é o órgão
mais importante?
Os olhos responderam:
__O
órgão mais importante somos nós: observamos o que se passa e vemos as coisas.
__ Somos nós, porque ouvimos - disseram os
ouvidos.
__Estão enganados. Nós é que somos mais
importantes, porque agarramos as coisas
Mas o coração também tomou a palavra:
__Então e eu? Eu é que sou importante: faço
funcionar todo o corpo!
__ E eu trago em mim os alimentos! - interveio a barriga.
__Olha! Importante é aguentar todo o corpo como
nós, as pernas, fazemos.
Estavam nisto quando a mulher trouxe a massa,
chamando-os para comer. Então os olhos viram a massa, o coração emocionou-se, a
barriga esperou ficar farta, os ouvidos escutavam, as mãos podiam tirar
bocados, as pernas andaram... mas a boca recusou comer. E continuou a recusar.
Por isso, todos os outros órgãos começaram a
ficar sem forças...
Então a boca voltou a perguntar:
Então a boca voltou a perguntar:
__Afinal qual é o órgão mais importante no
corpo?
__És tu
boca - responderam todos em coro. Tu és o nosso Rei !
Fonte: Erica Veccil. https://pt.slideshare.net/erikavecci1/contos-africanos
Vamos Praticar ?
1- Cite o nome do quarto conto africano que você acabou de ler. Você gostou ? Por que ?
2- Qual o tema abordado nesse conto? É o mesmo dos três anteriores ? Sim ou Não ?
3- Quantos personagens tem esse conto ? Cite todos os personagens desse conto. Fale sobre cada um deles, ou seja, a função de cada um no corpo humano.
4- O que aconteceu quando os personagens foram chamados para comer? Copie o texto com o desfecho final da história.
5- Comente esse desfecho final. Você concorda ou não? Por que ?
Amplie seus conhecimentos. Veja também:
Fonte: Erica Veccil. https://pt.slideshare.net/erikavecci1/contos-africanos
Vamos Praticar ?
1- Cite o nome do quarto conto africano que você acabou de ler. Você gostou ? Por que ?
2- Qual o tema abordado nesse conto? É o mesmo dos três anteriores ? Sim ou Não ?
3- Quantos personagens tem esse conto ? Cite todos os personagens desse conto. Fale sobre cada um deles, ou seja, a função de cada um no corpo humano.
4- O que aconteceu quando os personagens foram chamados para comer? Copie o texto com o desfecho final da história.
5- Comente esse desfecho final. Você concorda ou não? Por que ?
As Três Partes do Corpo Humano |
Amplie seus conhecimentos. Veja também:
O Texto Narrativo. Características do Conto. O Diabo e o Granjeiro - um conto popular alemão, por Tatiana Belinky. Atividades
Conto para Crianças: A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen, o Pai do Conto de Fadas Moderno. Encenação natalina. Atividades
https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2015/04/conto-para-criancas-pequena-vendedora.html
Hans Christian Andersen, o pai do conto de fadas moderno
https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2015/04/hans-christian-andersen-o-pai-do-conto.html
Séries Iniciais. Conto cumulativo ou parlenda longa: O Macaco e o Rabo em duas versões. Atividades
https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2015/03/series-iniciais-conto-cumulativo-ou.html
Educação Infantil: Conto Popular A Casa que Pedro Fez. O que é um texto cumulativo? O valor do texto cumulativo na Educação Infantil. Atividades
https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2015/03/educacao-infantil-conto-popular-casa.html
Conto africano: O Casamento da Princesa, de Celso Sisto. Biografia do autor. Interpretação de texto
África e Herança Cultural: histórias, contos e lendas africanas. Lendas dos Orixás, deuses da África. Instrumentos musicais de origem africana
https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/04/heranca-cultural-africana-historias.html
Todas as Imagens são do Google
Todas as Imagens são do Google