Os gêneros textuais biografia e autobiografia são importantes suportes para estudar e traçar linha do tempo, árvore genealógica e identidade (quem sou eu?).
Antes de estudar biografia e autobiografia, aconselha-se que o aluno conheça a diferença entre os tempos verbais: Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo.
Características
do pretérito perfeito e pretérito imperfeito do modo indicativo
|
O pretérito perfeito
exprime um fato passado não habitual
|
O pretérito imperfeito exprime um fato habitual, rotineiro.
|
Ex: Sempre que a encontrei
Revivi os bons tempos
|
Ex: Sempre que a encontrava
revivia os bons
tempos
|
|
O pretérito perfeito, diferenciando-se do imperfeito, indica a ação
momentânea, determinada no tempo.
|
Já o imperfeito expressa uma ação durativa, não limitada no tempo.
|
Pretérito imperfeito: (eu) estudava; (tu) estudavas; (ele) estudava; (nós) estudávamos;
(vós) estudáveis; (eles) estudavam
|
Pretérito perfeito: (eu) estudei;
(tu) estudaste; (ele) estudou; (nós) estudamos; (vós) estudastes; (eles)
estudaram.
|
Gênero Textual Biografia - O que Significa Biografia ?
BIO = vida; GRAFIA =
escrita. Biografia, portanto, significa
“registro da vida de uma pessoa”, ou seja, uma pessoa narra a vida de outra.
Na Biografia predomina o uso do pronome da 3ª pessoa (ele/ela), pois o
narrador escreve sobre outra pessoa. Colocamos em uma biografia dados importantes sobre a vida da pessoa de quem estamos falando. Exemplo: nome completo; local e data de nascimento; onde estudou; onde viveu; fatos mais importantes de sua vida; principais realizações, bem como fotografias.
As biografias podem organizar-se tanto como um texto longo - no caso de livros que relatam minuciosamente a história/trajetória de uma pessoa, como textos curtos - caso de textos autobiográficos que circulam na Internet, ou textos em que o autor quer apenas mostrar passagens de sua vida de forma mais objetiva.
Gênero Textual Autobiografia - O que Significa Autobiografia ?
AUTO
= a si mesmo. Autobiografia significa “o registro escrito da própria vida”, ou
seja, uma biografia escrita pelo próprio autor, que seleciona e narra
acontecimentos de sua própria vida.
Como fazer, o que escrever, quais informações devem constar na autobiografia?
No gênero autobiografia, o autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural (Eu/Nós)
acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar
sua personalidade.
Comece a escrever sua autobiografia pesquisando sua
própria vida. Para facilitar, escreva a linha do tempo da sua vida, para incluir
as datas e eventos mais importantes.
Escreva
tudo que lembrar, depois selecione os
fatos mais importantes. Inclua sua
história familiar também. Anote informações sobre a vida dos seus avós, seus pais, irmãos, tios, primos, vizinhos, amigos etc.
As informações
sobre sua história familiar vai ajudar os leitores a entenderem como
você se tornou a pessoa que é. Anote informações sobre sua infância. Qual a sua
lembrança mais prazerosa? Como eram seus pais? Você tem irmãos? Como eram suas brincadeiras? Você gostava de
ir para a escola? Porquê?
1.Escreva: Seu nome completo (autor/protagonista da história);
2. local e data de nascimento (cidade, estado, pais) / idade atual;
3. onde estudou/onde estuda;
4. onde viveu;/onde vive;
5. fatos mais importantes de sua vida;
6. principais realizações;
7. o que gostava / gosta de fazer / lazer (brincadeiras);
8- o que mais gosta de fazer fora da escola;
9 - esporte preferido; 10- sonhos para o futuro.
Observe as características
mais comuns da Autobiografia
a) o protagonista da história, ou seja, o principal
personagem é, obrigatoriamente, o próprio
autor; b) o texto mostra os principais fatos da vida do autor, de forma cronológica, ou seja, com as
datas dos acontecimentos; c) Quanto a análise do plano discursivo, a autobiografia
é um texto com marcas de implicação, ou
seja, o autor se mostra na historia.
d) Quanto ao tipo de discurso, predomina o relato, uma
vez que discorre sobre fatos reais expostos ao leitor. Por isso predominam as narrativas.
e) Uso abundante de pronomes pessoais e possessivos na primeira pessoa, tanto do singular quanto do plural;
f) Predomínio de verbos no Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito, e algumas poucas vezes no Tempo Presente. A palavra pretérito significa passado.
g) Uso de marcadores temporais: uso de palavras ou expressões com valor temporal: “há dez anos”, “naquele tempo”, “naquela época”, “tempo em que”, “um tempo depois”, etc.
h) Uso de marcadores espaciais / marcadores de lugar: “era uma região/ era uma cidade/era um bairro ...”, “naquele lugar...”, “foi o lugar onde...”, etc.;
i) Expressões que funcionam como modalizadores do discurso, principalmente advérbios modalizadores: provavelmente, certamente, etc. e, operadores argumentativos: um pouco, apenas, mesmo, etc.
j) Uso de palavras/vocabulário utilizado para identificar objetos da época citada.
l) O relato dos fatos no texto autobiográfico aparece frequentemente pontuado de lembranças, de um colorido emocional que não é visto em outros gêneros textuais, porém com o compromisso de dizer a verdade.
Texto 01 - Veja o modelo de autobiografia abaixo e identifique os elementos aqui apontados.
Autobiografia - Minha
História
Sou João Luis Santos Amorim, nascido no dia 15 de Setembro de 2005, na cidade de Salvador, estado da Bahia,
Brasil. Mudei-me com minha família para a cidade de São Paulo aos seis meses
de idade, em 15 de março de 2006.
Nosso
início naquela cidade desconhecida não
foi fácil, mas com o passar do tempo fomos nos adaptando e construindo nossa história. Meus pais tiveram três filhos: eu , o mais velho, Paulo, o do meio, e Lili, a caçula. Gosto muito dos meus pais, irmãos, avós, tios, primos e de toda a minha família. Somos felizes e unidos.
Atualmente estudo na Escola D. Pedro II, na Zona Leste da capital paulista. Gosto de me divertir brincando
e jogando bola com os amigos da escola
e os vizinhos.
Gosto de aprender coisas novas, estudar, fazer
os deveres de casa, e tirar boas notas. No futuro quero ser Professor de Educação Física, e treinador de basquetebol.
Esta é a minha história. Coisas muito boas estão a caminho. Está escrito nas estrelas !
Texto de autoria da Profa. Claudia Martins. Salvador, Ba, 20/09/2015
|
Texto 02 - Leia a Autobiografia do escritor mineiro Rubem Alves.
Identifique as diferenças entre biografia e autobiografia.
Brinquedoteca
- Rubem Alves
"Vocês,
crianças que leem as minhas estórias, frequentemente ficam curiosas sobre a
minha vida. Eu conto. Eu nasci, faz muito tempo, no dia 15 de setembro de
1933, numa cidade do Sul de Minas Gerais, Boa Esperança (procurem no mapa). Façam as
contas para saber quantos anos tenho agora. Meu pai foi muito rico, perdeu
tudo, ficamos pobres, morei numa fazenda velha.
Não
tinha nem água, nem luz e nem privada dentro de casa. A água, a gente tinha
de pegar na mina. A luz era de lamparina a querosene. A privada era uma
casinha fora da casa. Casinha do lado de fora. Não precisava de brinquedos.
Havia os cavalos, as vacas, as galinhas, os riachinhos, as pescarias. E eu
gostava de ficar vendo o monjolo. Depois mudei para cidades: Lambari, Três
Corações, Varginha.
Me
divertia fazendo meus brinquedos. Brinquedo que a gente compra pronto não tem
graça. Enjoa logo. Quantos brinquedos há no seu armário, esquecidos? Fazer o
brinquedo é parte da brincadeira. Foi fazendo brinquedos que aprendi a usar
as ferramentas, martelo, serrote, alicate. Gostava de andar de carrinho de
rolimã.
Brincava
de soltar papagaio, bolinhas de gude, pião. Fiz um sinuquinha. Como a gente
era pobre nunca tive velocípede ou bicicleta. Ainda hoje não sei andar de
bicicleta. Depois nos mudamos para o Rio de Janeiro onde sofri muito. Os
meninos cariocas caçoavam de mim por causa do meu sotaque de mineiro da roça.
Adoro
escrever. Especialmente estórias para crianças. Já escrevi mais de trinta.
Todas com ilustrações. Meus dois últimos livros para crianças são: - O gato que
gostava de cenouras e A história dos três porquinhos (A estória que
normalmente se conta não é a verdadeira. Eu escrevi a verdadeira...) . Para
mim cada livro é um brinquedo.
Coisas
que me dão alegria: ouvir música, ler, conversar com os amigos, andar nas
matas, olhar a natureza, tomar banho de cachoeira, brincar com as minhas
netas, armar quebra-cabeças, empinar pipas, cachorros. Fazer os próprios
brinquedos e armar quebra-cabeças ajuda a desenvolver a inteligência.
Cuidado com os brinquedos comprados prontos: eles podem emburrecer!"
|
Biografia
de Rubem Alves
Rubem
Alves é um dos intelectuais mais respeitados do Brasil. Nasceu no
dia 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, uma pequena cidade do
sul do estado de Minas Gerais. Pedagogo, poeta, contador de estórias, teólogo, autor de livros para crianças, Rubem Alves foi educado no seio de uma
família protestante (evangélica), e muito cedo teve de se confrontar com a
sua diferença.
Casou-se em 1959 e teve três filhos: Sérgio, Marcos e Raquel, sua musa inspiradora na escrita de contos
infantis. Em 1963, viaja para Nova York para fazer uma
pós-graduação, e ao concluir, retorna para o Brasil.
Rubem Alves é um dos escritores mais lidos da
língua portuguesa. Escreveu
mais de
120 livros. Destacamos alguns de seus livros Infantis:
A menina, a gaiola e a bicicleta; A boneca de pano; A
loja de brinquedos;
A menina e a pantera negra; A menina e o pássaro
encantado;
A pipa e a flor; O gato que gostava de cenouras; Como nasceu a
alegria;
O medo da sementinha; Os Morangos; O passarinho
engaiolado;
Vuelve, Pájaro Encantado. Sansueta Ediciones SA, Madrid, España.
Texto
adaptado pela Professora Claudia Martins, a partir da leitura de vários sites.
|
Atividades
1. Quantas autobiografias você leu aqui? Quem são os
protagonistas?
2. De quem é a biografia que você leu aqui? (ele é um escritor). Escreva um resumo da
vida do personagem biografado em até 6 linhas.
3. Observe os exemplos acima. Escreva a sua
autobiografia. Socialize com os colegas.
4. Com base no que você leu e aprendeu aqui, sobre biografia
e autobiografia,
preencha o quadro abaixo, com os elemento solicitados.
I-Substantivos Próprios
|
Nomes
de Lugares:
cidade, estado, país
|
Nomes
de pessoas:
parentes, amigos...
|
|
|
|
|
|
|
|
II-Tempos verbais
|
Pretérito Perfeito
|
Pretérito Imperfeito
|
Presente
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
III-Pronomes
|
Pronomes
Pessoais
Eu, nós
|
Pronomes
Possessivos
meu(s), nosso(s)...
|
|
1ª.
pessoa do singular
eu
|
|
|
|
|
|
|
1ª.
pessoa do plural
nós
|
|
|
|
|
|
|
3ª.
pessoa do singular
ele/ela
|
|
|
|
|
|
|
3ª.
pessoa do plural
eles/elas
|
|
|
|
|
|
|
IV- Marcadores temporais
|
Datas: meses e anos
|
Expressões
de tempo naquele dia...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para ajudá-lo com o exercício, acesse o link abaixo:
Biografia de Rubem Alves