terça-feira, 20 de agosto de 2013

Gêneros Textuais: Cartas do Leitor. Carta ao Leitor ou Editor ou Editorial. Produzindo textos

Você vai conhecer dois gêneros textuais que são muito comuns na imprensa escrita: a) a carta ao leitor ou editor ou editorial;  b) cartar do leitor.  
Cartas do Leitor 
A Coluna Cartas do Leitor é um espaço reservado em Jornais, Revistas, Emissoras de Rádio para que a opinião dos leitores e ouvintes seja publicada. É uma maneira de o leitor fazer parte da opinião pública, com perguntas, opiniões, debates, elogios, incentivos, críticas, sugestões,  reflexões  etc.,  sobre fatos do cotidiano.

Para o leitor é um meio de expor seu ponto de vista em relação ao assunto em pauta.   Para o veículo de comunicação é uma arma publicitária para saber o que está agradando, ou não, ao público. A carta do leitor é tão importante que pode servir de  fonte para uma nova notícia, porque pode acrescentar outros fatos  interessantes.

O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação, ou seja, um co-autor.  

Não há regras estabelecidas para se fazer uma carta no estilo “carta do leitor”, a não ser aquelas  recomendadas  quando  escrevemos a alguém. Veja as recomendações:  




a) Especifique o assunto e seja breve; 
b) Trace previamente o objetivo da carta (opinar, sugerir, debater, reflexão...); 
d) Escreva um  texto  curto,  preciso, objetivo em   linguagem clara; 
e) Nunca use  palavras de baixo calão, ofensas, ataques pessoais, pois sua carta não será publicada;
f)  Redija  com muito cuidado, pois  a carta será lida por muitas pessoas, em diferentes partes do mundo. Por isso, revise o texto e corrija os erros gramaticais, antes de enviar. 

Veja o segundo exemplo:


Jornal Folha de São Paulo. Carta do Leitor 

São Paulo, sábado, 1 de outubro de 2005
MURAL - FILMES
“Gostei da reportagem que vocês publicaram em julho (“Sempre em Cartaz’),
sobre filmes que as crianças não enjoam de assistir. Estou muito contente por
vocês publicarem essas matérias interessantes. Os quadrinhos estão cada dia
mais legais. Quero que continuem assim, um jornal divertido. Eu também acho
o H superfofo!”
Paula, 9 anos, de São Paulo, SP

Agora preste  bem atenção para as características da Carta ao Leitor. 

Carta ao  Leitor  ou Editor ou  Editorial


A Carta ao Leitor é um Editorial.  Cada jornal ou Revista tem seu Editorial. Quando um assunto está no centro das atenções o Jornal ou a Revista dá a opinião do Editor a seus leitores. Pode vir com um desses  nomes: Editor ou  Editorial ou Carta ao Leitor.
A Carta ao Leitor é o  texto  de um jornal ou Revista em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.
Tem por objetivo informar, mas sem  a obrigação de ser neutro, indiferente,  pois  o redator dispõe da opinião do jornal ou da Revista sobre o assunto narrado.  O  Editorial ou Carta ao Leitor  é um texto mais opinativo do que informativo. Possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.
É comum haver uma seção chamada Editorial ou Carta ao Leitor nos  grandes jornais ou revistas, que reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas, logo nas primeiras páginas internas.
Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia  diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo.

Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular. O editorial está normalmente em Jornais, revistas e artigos de internet. 

Veja alguns exemplos de Carta ao leitor ou Editorial. 

Veja a imagem  acima no tamanho original: 

Veja exemplo de um Editor


Produzindo um texto. Agora vamos praticar !   

1) Você, ou alguém da sua família, ou um conhecido  já escreveu para alguma Revista ou Jornal ? Já participou de algum programa de rádio ? Qual foi a temática abordada ? Teve algum resultado prático ? Você gostou da experiência? 

2)  O que você achou da carta acima? Qual o tema abordado? Quem enviou a carta ? Qual o nome da cidade da leitora? A cidade é  capital de qual estado brasileiro?  Em que Região brasileira fica esse estado ? 

3) Escreva uma carta para um Jornal da sua cidade ou o Boletim  Informativo do seu bairro ou da sua escola.Acesse o link abaixo. Escolha o tema e Sucesso ! 

http://www.algosobre.com.br/cartas/cartas-ao-editor.html

Acesse o link abaixo e leia as cartas publicados no Blog Oba Floripa ! Escolha a carta que você mais gostou e reescreva-a no seu caderno. 
4) Você já leu alguma Carta ao Leitor ? Folhei  revistas e jornais. Comente. 


Referências (sites pesquisados)


Cartas ao Editor


http://www.algosobre.com.br/cartas/cartas-ao-editor.html


Blog Oba Floripa - Cartas de Leitores


4 comentários:

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.