sábado, 25 de janeiro de 2014

Volta às Aulas: Poemas dedicados ao livro: Feliz Livro Novo e Caixa Mágica de Surpresa. Mensagem de Boas - Vindas aos Alunos . Reflexão - Madre Tereza de Calcutá: O dia mais belo ? Hoje ! Atividades

Poema Feliz Livro Novo

Todos os anos milhões de livros são distribuídos nas escolas de Educação Básica do Brasil, a cada início do ano letivo. Nem todos os alunos cuidam desses livros.  Esse post pretende ajudar os professores a trabalhar essa importante temática com os alunos, logo que os livros são entregues.
 Trazemos dois poemas sobre o livro, ilustrações e atividades para dar suporte a esse trabalho, que deve envolver  toda comunidade escolar.  
Bom início de ano letivo ! 


Quando 2014 começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...


Você podia fazer dele o que quisesse...
Era como um livro em branco, e nele você podia colocar um poema, um


pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.

Podia...

Hoje não pode mais; já não é seu.


É um livro já escrito... Quase concluído.

Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e você não poderá corrigi-lo.

Estará fora de seu alcance.


Portanto, antes que 2014 termine, reflita, tome seu velho livro e o folheie com cuidado.

Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo...


Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo.


Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.

Não, não tente arrancá-las.
Seria inútil.
Já estão escritas.

Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue.


Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.

Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu


mundo.



Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije-o.

Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.

Não importa como esteja...


Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: *Obrigado e Perdão*
*Obrigado e Perdão*
E, quando 2015 chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco.


Todo seu, no qual você irá escrever o que desejar...


*FELIZ LIVRO NOVO* 
Autor desconhecido
   

Praticando. Entenda o que você acabou de ler


O belo poema que você acabou de ler nos ajuda a refletir sobre como os estudantes brasileiros tratam os livros que recebem gratuitamente, todos os anos, nas nossas escolas públicas.  


1. Leia todo o poema com atenção.  Escreva um texto relatando o tratamento que você costuma dar aos  seus livros.  Inclua fatos  positivos e negativos que você  tenha presenciado sobre o tratamento que seus colegas dão aos livros. Ilustre  com desenhos e com as últimas frases dos versos 10 e 11 do poema.
2.  No oitavo verso lemos a expressão: livre arbítrio. Pesquise seu significado e escreva  sobre  o  sentido desse verso  do poema. 

Poema  dedicado ao livro -   Caixa Mágica de Surpresa 

Um livro
é uma beleza,
é caixa mágica
só de surpresa.

Um livro
parece mudo,
mas nele a gente
descobre tudo.

Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.
Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.

Um livro
é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.
É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo e companheiro.
Caixa mágica de surpresa.
Autor: JOSÉ, Elias. Caixa Mágica de Surpresa. Paulus, S.d.

Atividades de Interpretação do Poema - Escreva no seu caderno o que se pede: 


1) Que livros você leu nos  últimos meses ? 
2. Escreva bilhetes para seus amigos, familiares e colegas  indicando a leitura do seu  livro predileto.
3. Faça uma propaganda do último livro que  você leu. Ilustre o texto com belos  desenhos.
4) Por que o autor desse poema diz que o livro é uma caixa mágica?
5) Quando se diz que um livro é uma festa, estamos afirmando que:
a) ( ) é igual a festa de aniversário;  b) ( ) tem coisas bonitas e agradáveis que  podem  nos proporcionar conhecimento,  prazer e alegria.
6) No quarto verso do poema, o autor diz que um livro é um parque de diversões. Você concorda ? Escolha uma alternativa, para explicar o  porquê: a) ( ) nos proporciona lazer e prazer;  b) ( ) tem roda gigante e outros brinquedos.
7) A  produção de um livro envolve as seguintes fases : a) escrita  b) ilustração  c) revisão do texto  d)  diagramação gráfica   e)  impressão   f)  publicação  g)  venda e consumo. 
8.Leia o livro Princesa Arabela, mimada que só ela.  Click no link para  acessar o livro e responder o que se pede:, abaixo: 
1) Diga com suas palavras o que mais gostou na historinha do livro. Ilustre o texto  com  desenhos adequados à sua historinha.
2) Escreva bilhetes  para os colegas, amigos e vizinhos, indicando a leitura do livro Princesa Arabella, mimada que só ela.  Faça um cartaz de propaganda do mesmo.


Mensagem de Boas-Vindas aos Alunos 


Querido Aluno !

As férias chegaram ao fim, 
Já é hora de voltar
Nossa escola se alegra em ti encontrar !
Aqui tem sonhos, emoções, fantasias, novas descobertas,
Enfim, aprendizado...
Teremos muita alegria 
Em estar ao teu lado
Nesta busca do conhecimento,                                           
Sempre auxiliando, incentivando 
E orientando os teus caminhos.                        
Tu nos trazes muitas alegrias,                                                 
Por isso, conte conosco, sempre!
Sejas Bem-Vindo !
Autor: desconhecido


Reflexão -    Madre Tereza de Calcutá: O dia mais belo ?  Hoje !

O dia mais belo ? Hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR

Autora: Madre Teresa de Calcutá
Fonte:  http://pensador.uol.com.br/frase/NjQ2NDI/

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Zona rural e zona urbana. Meios de transportes e Meios de Comunicação. Atividades

Apartamentos e casas na zona urbana


Qual  a diferença entre zona urbana e zona rural?

Há pessoas que moram na cidade, outras que moram no campo.

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

     
Zona Rural  - o que é

A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. Na zona rural as pessoas moram em casas situadas em  sítios, chácaras, fazendas etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras, havendo espaço entre elas. 
 
Casa na zona rural 
A maioria das pessoas que vive na zona rural trabalha  cuidando da plantação   e criação de  animais.  

Aquelas que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores ou camponeses. 

Elas trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas, ou seja, se dedicam à  pecuária.

Casal plantando alimentos na zona rural



Zona Urbana - o que é 


Na zona urbana, também chamada cidade, as  pessoas moram em casas ou apartamentos muito próximos uns dos outros. 
Diversão variada, serviços de água e esgoto tratados, transporte coletivo,  rede de bancos e um comércio muito variado e movimentado, são comuns nas cidades.

Nas cidades  ou zona urbana, as pessoas se distraem indo a cinemas, teatro, zoológico, parques etc.  No campo, onde a vida é mais simples e não existe muitas escolhas para diversão,  as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, frequentando rodeios, bailes etc. Tanto na cidade como no campo as pessoas podem se distrair  lendo bons  livros, fazendo passeios a pé, conversando.

Um Conjunto de  Bairros  Forma a Zona Urbana ou Cidades 

Bairro  Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Nas cidades vivem muitas pessoas, por isto são divididas em bairros. O bairro é uma parte da cidade. O conjunto dos bairros forma a cidade ou zona urbana. 

Várias cidades juntas formam um estado ou província. Os estados brasileiros, suas cidades e suas populações formam o   Brasil, nosso país. 

Os bairros são diferentes. Cada um tem um nome e cada uma de suas casas têm um  número para facilitar sua localização, entrega de cartas  e encomendas pelos correios e lojas. 

De acordo com a lei, os bairros devem ter água tratada e encanada, rede de esgoto, luz e asfalto. Este conjunto de serviços é chamado de  saneamento básico. Mas isso não ocorre em muitos lugares. Por isto é importante que os moradores tenham a sua associação para lutar por seus direitos. 
  
Vamos praticar ?  Você mora na zona urbana ou na zona rural ? Qual o nome do seu bairro ? Escreva seu endereço completo:  nome da rua, o número da sua casa, o bairro, a cidade, o estado.  

Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo:


Diferenças entre cidade e município, zona rural e zona urbana. Bairro, Subúrbio e Centro da Cidade. Atividades

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2016/05/diferencas-entre-cidade-e-municipio.html

Meios de Transportes 

Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.Existem quatro modalidades de transporte:  1)  terrestre; 2) aquático ou  aquaviário, 3) aéreo 4)  dutoviário. 


I. O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.

II. O transporte aquaviário  ou aquático  ou transporte marítimo é feito  pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, barcos, navios, etc.  O navio  é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes. 

III.  O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado aos outros meios de transporte.  Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.

IV. A outra modalidade de transporte é o dutoviário, realizado em tubos ou dutos que transportam substâncias gasosas (gasodutos), líquidas (oleodutos) ou sólidas (minerodutos). 

O Brasil, juntamente com a Bolívia, possui um gasoduto responsável pelo transporte de gás natural da Bolívia (fonte produtora) para alguns estados brasileiros (consumidores).
Adaptação do texto de  Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids 

Fonte: http://www.escolakids.com/meios-de-transporte.htm 
Praticando: 1. Observe  as imagens que mostram vários meios de transportes usados por diferentes pessoas, em diferentes partes do mundo, em diferentes épocas. Escreva no seu caderno os que você conhece.  Depois faça um círculo naqueles que você já utilizou.   Escreva um texto falando sobre os meios de transportes que você nunca utilizou, mas que gostaria. 
2. Leia o poema abaixo, intitulado a bicicleta, de autoria de Sandra Lopes. Você tem uma bicicleta? qual a cor ? Você gosta dela ? Conte-nos  uma historinha que você tenha vivido com sua bicicleta. Escreva no caderno. 

Poema  A Bicicleta


Minha bicicleta  é  vermelha,
Da cor do morango,
Da cor  do  perigo.

Quem quiser  emoção,
Pule na  garupa,
Venha comigo!

Minha bicicleta  combina
Com meus  joelhos  ralados,
Com meu  rosto  suado.

Pedalo a  toda  velocidade, 
Ladeira abaixo,  meu  avião!
Ladeira acima,  que  caminhão!
Autora: Sandra Lopes



Meios de Comunicação Antigos e Atuais 

Os meios de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo  para o processo de transmissão de informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas de se comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos  etc.


Eles sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo essenciais para a difusão das informações (jornais, revistas, televisão, rádio, etc.) e para as atividades econômicas.

Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação foram se tornando mais eficazes. O telégrafo revolucionou a forma de se comunicar à distância, sendo considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação. 

Em seguida, outros meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, celular e  a Internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta.

A Internet, por exemplo, permite que informações sejam obtidas com extrema rapidez e facilidade. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. 


Adaptado do texto de  Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia

Equipe Escola Kids 

Imagens de meios antigos e atuais de comunicação

Telégrafo,  rádio, carta, telefone público (orelhão), 
telefone sem fio, pombo correio. 


                                              rádio antigo 
computador, celulares
Praticando

1. Observe as imagens com os meios de transportes antigos e atuais. 
Escreva um pequeno texto sobre o tema. Boa sorte ! 

2. Entrevista 
    

 Aluno                                                                    Turma                                                                                

 Entrevista        Tema – Meu Município                         Data   

Entreviste três moradores do seu município e faca uma enquete sobre o grau de satisfação deles com os serviços públicos prestados no município onde vivem.
Preencha a tabela com a resposta correspondente ao grau de satisfação do entrevistado. Faça um gráfico demonstrando essas opiniões.
    Pergunte se estão:
            a) Satisfeitos (Sat);    b) Pouco Satisfeitos (Pouco Sat);  
            c)  Insatisfeitos (Insat).
Serviços públicos
Ofertados  
Entrevistado 1
Entrevistado 2
Entrevistado 3

Sat
Pouco
Sat
Insat

Sat
Pouco
 Sat
Insat
Sat
Pouco
Sat
Insat
Água tratada









Rede de esgoto









Coleta de lixo









Iluminação pública









Postos de saúde









Escolas públicas









Creches Públicas









Segurança










Calçamento










Praças Públicas  









Lazer e Cultura









Transporte Coletivo









Metrô