O texto faz parte do nosso dia a dia, seja oral
ou escrito. Surgiu com o objetivo de satisfazer determinadas
necessidades de comunicação. Usamos o texto para convidar um amigo para uma festa,
solicitar ao banco um cartão de crédito, reivindicar melhorias no nosso bairro e até para descontrair, gargalhar, como no caso dos gêneros textuais do humor.
Os
gêneros textuais podem ser explorados na sala de aula para ajudar o aluno na leitura, interpretação, produção textual, estudo da
gramatica, dramatização etc.
Mas não só as questões do
discurso inerente ao gênero textual devem ser exploradas, mas também a linguagem, pois
ela diz respeito à escrita. Trazemos os gêneros do humor: piada ou anedota, adivinha, charge, tirinha e história em quadrinhos, com um roteiro de estudo e sugestões de estratégias da aula e textos com características de cada gênero, para facilitar o trabalho do professor e potencializar a aprendizagem dos alunos. Acompanhe !
O que o aluno poderá aprender com o estudo dos gêneros do humor
- Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos.
- Adquirir conhecimentos trabalhados pelo professor: ouvir com atenção; esperar a sua vez de falar.
- Identificar as características desses gêneros.
Roteiro de Estudo e Estratégias. Festival dos Gêneros do Humor
I - Público alvo: alunos da Educação Básica (da educação infantil ao ensino médio);
II - Objetivos: valorizar a leitura como fonte de prazer e
entretenimento; estimular a criatividade, a imaginação, o desempenho da memória e a capacidade de interpretação.
- Identificar a disposição gráfica dos gêneros textuais de humor e reconhecer suas características básicas. Ampliar o vocabulário.
- Possibilitar ao aluno oportunidades de se expressar oralmente, estudar sinais de pontuação; verbos; divertir-se com colegas e professores; melhorar o humor.
III – Estratégias e recursos da aula. Duração das atividades:5 aulas em uma semana.
- Identificar a disposição gráfica dos gêneros textuais de humor e reconhecer suas características básicas. Ampliar o vocabulário.
- Possibilitar ao aluno oportunidades de se expressar oralmente, estudar sinais de pontuação; verbos; divertir-se com colegas e professores; melhorar o humor.
III – Estratégias e recursos da aula.
1-Ponto de partida: o professor começa perguntando quem gosta de piada e jogos de adivinhas. Conta uma bem engraçada. Em seguida, pede aos alunos que contem algumas, mas que sejam adequadas ao ambiente escolar. Faz o mesmo com os demais gêneros,
perguntando aos alunos, por exemplo, quais as suas histórias em quadrinhos favoritas.
3- Explicar as características de cada gênero, sempre incentivando a participação dos alunos.
4- Exibir o vídeo Kauan e a lenda das águas (veja link e sinopse adiante).
5- Festival dos Gêneros do Humor. Com foco no desenvolvimento da oralidade e da escrita, possibilitando que o aluno aprenda a se expressar oralmente, proponha esse festival.
- Dividir a turma em 05 equipes. Sortear o gênero textual. Discutir como e quando cada equipe vai se apresentar e as premiações para as melhores apresentações: piadas, adivinhas, charges...
- Pode-se ainda, combinar com os alunos que durante uma semana, ou o tempo que a turma decidir, iniciarão as atividades do dia com apresentações de piadas, adivinhas, charges, tirinha, campanhas comunitárias com historinhas em quadrinhos.
6- Organizar um painel com as produções dos alunos sobre
os gêneros do humor.
IV - Recursos Complementares: computador, Internet, celular, projetor de slides, TV, revistas em quadrinhos etc.
IV - Recursos Complementares: computador, Internet, celular, projetor de slides, TV, revistas em quadrinhos etc.
V - Produto final: a turma irá produzir uma história em
quadrinho com o tema: Vamos salvar o maior recurso do
Planeta: a água.
VI – Avaliação: será continuada (processual). O professor terá como foco de avaliação dois eixos: a) o desenvolvimento da oralidade; b) capacidade de leitura, interpretação, fazer inferência, produção textual e criatividade. Registros de participação individual e coletiva.
I - O gênero textual anedota ou piada: características
A anedota também conhecida como piada é uma história curta, de final geralmente surpreendente e engraçado, com o objetivo de divertir, causar risos ao leitor ou ouvinte. É um texto humorístico com poucas personagens, que acontece em um único espaço e um tempo reduzido. A pequena narrativa que se desenvolve leva o leitor a fazer certas previsões e inferências. No desfecho, quebra-se esta previsibilidade e surpreende-se o leitor/ouvinte provocando risos.
A anedota ou piada apresenta os elementos característicos da narrativa: narrador, espaço, enredo, personagem e tempo. É um tipo específico de humor com características diferentes de outras formas de comédia.
Pratique ! Identifique os elementos da narrativa da piada nos exemplos abaixo:
A piada
mexe com o corpo, trabalha a expressão corporal, a memória. Quando bem contada,
libera o hormônio do humor, da alegria e da felicidade: a serotonina. Dependendo do conteúdo, a anedota pode ser contada em qualquer ambiente: reuniões, salas de aula, palestras, festas etc.
A anedota ou piada apresenta os elementos característicos da narrativa: narrador, espaço, enredo, personagem e tempo. É um tipo específico de humor com características diferentes de outras formas de comédia.
Pratique ! Identifique os elementos da narrativa da piada nos exemplos abaixo:
Vacas
- Muuuuu! E a segunda:
- Nossa, você tirou as palavras da minha boca!
Cobra Desconfiada
A cobrinha chega em casa e pergunta para seu pai:
- Papai, é verdade que somos venenosas ?
- Não, minha filha! Mas por que perguntou ?
E a cobrinha:
E a cobrinha:
- É que acabei de morder a língua!
Fonte das piadas: Uol. Criancas. Piadas http://criancas.uol.com.br/piadas/
Vamos praticar ? 1) Os dois textos acima são:
Vamos praticar ? 1) Os dois textos acima são:
A- ( ) piadas; B- ( ) poesias; C- ( ) notícias;
D- ( ) charges.
D- ( ) charges.
2) Sinal de pontuação usado no texto da piada para marcar a fala da personagem :
A- ( ) ponto final; B- ( ) vírgula; C- ( ) travessão; D- ( ) ponto de exclamação.
3. A palavra personagem é um substantivo masculino e feminino. Certo ou errado ?......
3. A palavra personagem é um substantivo masculino e feminino. Certo ou errado ?......
II - Jogos de adivinhas ou adivinhação - O que é o que é?
O gênero textual jogos de adivinhas ou adivinhação ajudam a desenvolver a inteligência,
a imaginação, a criatividade, a capacidade de concentração, a associar ideias e palavras. Aumentam o
vocabulário e fazem rir. Vamos brincar com algumas adivinhações:
A-Qual é o mês mais curto? R- Maio, que só tem quatro letras.
A-Qual é o mês mais curto? R- Maio, que só tem quatro letras.
B-O que é que fala mas não é gente? R - O telefone.
C- O que é, o que é, sempre cai, mas nunca se machuca?
R- chuva.
D- O que é que tem capa mas não é super-homem, tem folha mas não é árvore, tem orelha mas não é gente, e é surdo mas conta tudo? R - o livro.
C- O que é, o que é, sempre cai, mas nunca se machuca?
R- chuva.
D- O que é que tem capa mas não é super-homem, tem folha mas não é árvore, tem orelha mas não é gente, e é surdo mas conta tudo? R - o livro.
E- Qual é o casal que nunca se encontrou ? R - O dia e a noite.
Fonte: http://educamais.com/adivinhas-com-respostas/
Vamos Praticar ? 4) Cite 3 anedotas e 3 piadas que você conhece. 5) Qual o sinal de pontuação que se destaca nos jogos de adivinhas ?
6) Qual a origem do termo charge? O que significa? 7) Qual o objetivo da charge?
Fonte: http://educamais.com/adivinhas-com-respostas/
Vamos Praticar ? 4) Cite 3 anedotas e 3 piadas que você conhece. 5) Qual o sinal de pontuação que se destaca nos jogos de adivinhas ?
6) Qual a origem do termo charge? O que significa? 7) Qual o objetivo da charge?
III - O gênero textual charge: características
O termo “charge” vem do francês charger, que significa carregar, exagerar. Tem como objetivo criticar um fato polêmico do momento, retratando o ponto de vista do autor.
O termo “charge” vem do francês charger, que significa carregar, exagerar. Tem como objetivo criticar um fato polêmico do momento, retratando o ponto de vista do autor.
O gênero textual charge tem as seguintes características: bom
humor, ironia, linguagem verbal e não verbal (imagem). Observe o exemplo abaixo.
Charge política |
É cada vez mais presente nas provas de concursos e vestibulares. O candidato deve mostrar habilidade de interpretação de texto.
O
principal objetivo da charge é transmitir uma visão crítica sobre um assunto atual, e por isso são datadas.
Normalmente são publicadas nas seções de artigos de opinião e cartas do leitor, em jornais e revistas. Esse gênero textual junta humor, desenho e opiniões.
IV - O Gênero Textual Tira Humorística ou Tirinhas: características
As tiras humorísticas são do mesmo ramo da história em quadrinhos, na qual há a fusão da linguagem verbal e não verbal (imagem), onde as falas dos personagens são representadas através de legendas ou dentro de balões.
VI - O gênero textual História em Quadrinhos: características
História
em quadrinhos - É um
texto narrativo, em que a história ocorre em determinado lugar e
tempo, com diferentes tipos de personagens, geralmente, com o objetivo de divertir com humor. Também pode transmitir uma informação, uma alerta à
população, como é o caso das campanhas relacionadas a riscos de doenças, desperdício
de água etc.
Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e
indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria,
tristeza. Associa linguagem não verbal (imagens) e verbal (palavras),
para facilitar o entendimento.
Pratique !
7) Qual o gênero do humor que é muito usado nas campanhas de utilidade pública ?
8) Assista ao vídeo Kauan e a lenda das águas. Em equipe, elabore um roteiro para criar uma história em quadrinhos sobre a mensagem transmitida pelo vídeo.
A série tem como objetivo discutir problemas ambientais, com o objetivo de salvar o maior recurso do Planeta: a água. Ao longo da animação, os personagens conhecem a fauna (os animais), a flora (as plantas) da região e a vida dos povos ribeirinhos. Aprendem lições que podem ajudar na proteção do meio ambiente. O personagem Kauan é uma criança ingênua e brincalhona, que conhece Piau, que salva sua vida e se torna seu melhor amigo.
Acesse no link aqui
Amplie seus conhecimentos. Clique nos links abaixo:
Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista.
POESIA Pontos de interrogação. Atividades
https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/05/da-alfabetizacao-ao-ensino-medio-sinais.html
Gêneros e Produção Textuais: convite, rimas, charges, poemas
Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual
Mundo Educacao. Generos Textuais
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/genero-textual.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm
http://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm
Dicas de Portugues
http://dicasdeportugues.com/o-que-e-anedota/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9572
Adivinhas http://educamais.com/adivinhas-com-respostas/
Todas as imagens são do Google