Os diferentes gêneros textuais são
utilizados nas diversas circunstâncias sóciocomunicativas do
nosso cotidiano. O
russo Mikhail Bakhtin foi o primeiro a empregar a palavra gênero com um sentido
mais amplo, referindo-se também aos tipos textuais que empregamos nas situações
cotidianas de comunicação.
Os
gêneros textuais podem ser identificados por três aspectos básicos: o assunto,
a estrutura e o estilo.
A escolha do texto
que iremos produzir leva em conta: a) quem está falando; b) para quem está falando;
c) qual o assunto; d) qual a finalidade.
Os Gêneros Textuais Argumentativos e Persuasivos
Para contar uma história usamos um texto narrativo; para instruir alguém sobre como fazer alguma coisa usamos um texto instrucional (fazer um bolo, tomar um remédio, montar um brinquedo etc); para convencer alguém de nossas ideias, usamos textos argumentativos e persuasivos.
Portanto, na hora de escrever observamos as características de cada gênero e como adequar o
texto à estrutura exigida por cada um deles.
Conheça os gêneros textuais argumentativos e persuasivos mais usados no nosso cotidiano:
a) Cartas de
reclamação e de solicitação; b)carta aberta;
c) abaixo-assinado;
d) manifesto; e) artigo de opinião; f) carta do
leitor.
São todos pertencentes
às modalidades argumentativa e persuasiva, onde nos posicionamos criticamente, endereçando nossos argumentos a uma pessoa competente e com autoridade para resolver um problema de interesse coletivo. Vamos
analisar cada um deles e aprender:
a) como escreve; b) para quem; c) para quê (com qual objetivo).
I- Cartas de reclamação e de
solicitação - São utilizadas quando o remetente descreve um problema ocorrido a um
destinatário que pode resolvê-lo, pois se trata de alguém com plenos
poderes para tal.
São gêneros textuais pertencentes às modalidades argumentativa e persuasiva , cuja
finalidade é buscar soluções para um problema já instaurado, e que precisa
de solução.
É argumentativo porquê permite expressarmos nossos posicionamentos sobre qualquer problema
que nos aflija ou à comunidade que representamos. É persuasivo porquê o interlocutor
tenta convencer o receptor da mensagem a encontrar uma solução para o problema
apontado na carta.
Quem reclama deve utilizar um discurso argumentativo e persuasivo descrevendo de maneira clara o problema, suas causas e as consequências, caso não seja resolvido.
A exposição dos fatos deve comprovar que o remetente é quem tem razão, o qual pode ainda, apontar as possíveis soluções para que haja entendimento entre as partes.
a) Local e data; b) Identificação do remetente e do destinatário com os nomes completos e endereços.
Para o destinatário da carta observe:
a) o pronome de tratamento adequado (formal); b) vocativo;
a) o pronome de tratamento adequado (formal); b) vocativo;
c) corpo do texto, seguido de argumentos que justifiquem a descrição dos fatos; d) documentos em anexo (caso necessário);
e) expressão de despedida; f) nome legível do remetente, seguido da assinatura manual (escrita a mão).
e) expressão de despedida; f) nome legível do remetente, seguido da assinatura manual (escrita a mão).
Modelo de Carta de Reclamação e de Solicitação
Salvador, 27 de Setembro de 2014
Sr. Secretário da Saúde de Salvador
Prezado Senhor,
Eu, João de Deus Santos Brasil, residente à Rua dos Cidadãos de Bem, No. 52, bairro Pernambués, venho reclamar do mal atendimento no Posto de Saúde do bairro.
As pessoas que trabalham lá chegam sempre atrasadas e demoram muito para
atender. Não há médicos e enfermeiros suficientes, remédios para os pacientes, principalmente para idosos e crianças, que muitas vezes nem sequer são atendidos.
Peço que o Senhor tome as providências, imediatamente, para que as
pessoas não fiquem sem atendimento médico, sem remédios, doentes e insatisfeitas.
Espero que esses problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, com as suas rápidas providências.
Atenciosamente,
João de Deus Santos Brasil
Vamos praticar ? Siga o modelo da carta acima e faça uma solicitação à diretora da sua escola, pedindo para ela aumentar a quantidade de frutas e verduras na merenda escolar. Bom trabalho !
II - Carta Aberta - é um gênero textual argumentativo e persuasivo, que expõe geralmente um assunto polêmico, mas de interesse coletivo, que o autor pretende levar a público. Pode tratar de um ponto de vista particular, mas que envolva o interesse coletivo ou o ponto de vista de uma instituição, grupo de pessoas, entidades etc.
Tem um forte grau de apelo, sendo escrita com o intuito claro de sensibilizar e persuadir o destinatário. É portanto, persuasivo pois a intenção de quem escreve é convencer o destinatário sobre suas ideias, opiniões ou reivindicações, que são expostas em público. O remetente deve argumentar da maneira mais clara possível.
A carta aberta é diferente da carta pessoal, a qual trata de assuntos de interesse dos interlocutores nela envolvidos, enquanto a carta aberta faz referência a temas de interesse coletivo, normalmente um problema de consenso geral.
Pode ser utilizada como forma de protesto contra um problema ou como alerta, e até mesmo como meio de conscientização da população ou de alguém influente, como um representante do governo. Pode ser enviada para uma instituição, para a população ou para autoridades públicas, como o Presidente da República, o Governador, o Prefeito, o Diretor da escola, o Síndico etc. Como a carta aberta não é uma correspondência particular, qualquer um pode ler. Pode ser publicada nos meios de comunicação impressos, meios televisivos ou pelo rádio.
Uma carta aberta tem os seguintes elementos (parte estrutural):
1.Título – no qual se evidencia o destinatário: autoridades, população, grupos políticos, representantes de entidades. Por isso, o título deve conter as palavras: “Carta aberta à/ao, ou seja, uma referência a quem você está enviando a carta. Exemplo: “Carta Aberta à Comunidade Escolar”.
2. Introdução e remetente: grupos de pessoas, entidades - parte em que você apresenta o problema que motivou a escrita da carta, para ser resolvido pelo destinatário.
3. Desenvolvimento – diz respeito à análise do problema, no qual há a apresentação dos argumentos, fundamentando o ponto de vista de quem está enviando a carta (o remetente). Exponha as causas do problema, e diga de que forma o destinatário da carta pode ajudar a solucionar.
4. Conclusão – geralmente finaliza-se solicitando que o problema seja resolvido.
Meios de divulgação: rádio, TV, internet, reuniões, distribuição de folhetos etc.
Resumindo:
· a) escreva o título com as palavras
" Carta Aberta à/ao + o nome do destinatário". Ex: "Carta Aberta ao Governador da
Bahia"
· b) Desenvolva um texto argumentativo e
persuasivo, apresentando o problema e opinando sobre soluções.
· c) Use a linguagem padrão (formal), sem gírias nem ofensas. O texto não deve ser muito longo para não ficar cansativo e enfadonho.
· d) Para finalizar a sua carta escreva um parágrafo que
funcione como uma conclusão, enfatizando as reivindicações e os apelos.
e) Agradeça ao destinatário como se tivesse a certeza de que ele atenderá seu pedido. Isto reforça o teor persuasivo do seu texto.
f) Escreva seu nome completo no final da carta. Na última linha local e data.
Veja o modelo abaixo e escreva uma carta aberta ao Prefeito da sua cidade, reclamando da falta da coleta regular do lixo e os prejuízos para a saúde.
III - Abaixo Assinado - é um texto argumentativo no qual um grupo de pessoas faz uma solicitação a uma autoridade competente, com o objetivo de resolver um problema de interesse coletivo.
A solicitação é feita por muitas pessoas em forma
de um documento coletivo. É muito comum o uso do abaixo assinado como forma de
protesto ou manifesto de apoio a alguém ou a alguma causa. Possui
diversas finalidades como por exemplo: reivindicações por melhorias em benefício da comunidade; demonstrar descontentamento e outros
protestos. Contudo, não pode ser feito de qualquer jeito. Há regras a serem
obedecidas, para que o documento seja válido.
O primeiro cuidado ao fazer um
baixo-assinado é sobre a linguagem, que deve ser formal, usando o pronome adequado, a depender do cargo da autoridade. Pode ser o prefeito, o reitor de uma universidade, o síndico de um condomínio, o diretor da escola etc. O tratamento é específico, por isso, além da modalidade padrão a ser seguida, o documento tem algumas partes indispensáveis, como por exemplo:
1.Vocativo – nome do destinatário e/ou o cargo, seguido do pronome de tratamento adequado, de acordo com o cargo do destinatário. Exemplo: Ao Excelentíssimo Sr Prefeito/Governador/Presidente da República/Ministro da Educação/Secretário da Saúde; Ao Ilustríssimo Senhor Diretor da Escola/ Síndico do Condomínio...; localidade.
2.Corpo do texto/Introdução – nesta parte deve conter a exposição dos argumentos propriamente ditos, acompanhados das respectivas solicitações que os justifiquem. Exemplo: Os abaixo-assinados, (descrição das nacionalidades), residentes e domiciliados na (cidade, bairro, rua), vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência ou V. Sa. solicitar (descrever a solicitação), a fim de (descrever a finalidade do pedido).
3. Conclusão. Finalizar assim: Confiantes de que o nosso pedido será atendido, juntamos duas vias do presente abaixo-assinado em três folhas numeradas e assinadas por todos os moradores. Indicamos o morador..., fone.., como nosso representante, caso V.Exª necessite de outras informações complementares.
4.Local, data e lista com as assinaturas de todos os interessados solicitantes. Junto das assinaturas os dados pessoais: o número da identidade ou CPF, e rubrica.
Modelo de abaixo-assinado:
Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade de Salvador/Bahia
Nós, abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados à Rua dos Cidadãos de Bem, Bairro de Pernambués, nesta cidade de Salvador,
solicitamos de V.Exª. a instalação de coletores seletivos de
lixo, a fim de atender ao projeto comunitário de reciclagem de plásticos,
alumínio, vidros e papel na nossa comunidade.
Certos de sermos atendidos, encaminhamos este documento em duas
vias e em três folhas numeradas e assinadas por todos os moradores, que
serão protocoladas no Gabinete de V.Exª. Nomeamos o morador João de Deus Santos Brasil, fone 71 3200-0101, como nosso representante, caso V.Exª necessite de
outras informações complementares.
Salvador,
Bahia, 28 de Setembro de 2014
|
|||
Nome
Completo
|
N. do CPF
ou
Identidade
|
Assinatura
ou Rubrica
|
|
1
|
|||
2
|
|||
3
|
A maneira mais tradicional de fazer um abaixo-assinado ainda é por escrito, mas com o avanço da tecnologia é possível aumentar
o número de participantes utilizando a internet, e-mails e as redes sociais.
Existem sites especializados em recolher assinaturas virtuais e expressar o
inconformismo com algumas situações que acontecem ao redor do mundo, reunindo milhões de assinaturas em apenas alguns dias. Exemplos:
1. Acesse Petição Pública e crie o seu abaixo-assinado. Preencha os dados, diga qual é a causa, seu endereço, telefone para contato, e você poderá iniciar rapidamente
um abaixo assinado via web. http://www.peticaopublica.com.br/
2. Acesse o site Abaixo-assinado , que funciona da mesma maneira. Você encontrará outros abaixo-assinados e se concordar preencherá com a sua assinatura. http://www.abaixoassinado.org/
IV - Manifesto: argumentação pública - o manifesto é um gênero textual essencialmente argumentativo, onde o autor expõe, publicamente, em caráter de denúncia, um
problema do interesse de um determinado grupo de pessoas.
O objetivo é alertar a sociedade sobre
um problema ou fazer uma denúncia pública, chamando-a para uma ação conjunta, a fim de
encontrar a solução. Deve haver, ainda, cobrança às autoridades públicas
competentes, mostrando as causas e
conseqüências do problema.
Sua
estrutura é relativamente livre, mas exige o uso da linguagem no padrão culto
formal, verbos predominantemente no presente do indicativo, e alguns elementos indispensáveis, a saber:
1.Título - normalmente sintetiza o assunto, a ideia;
2.Corpo do texto – identificação e análise do problema; esclarece os posicionamentos e argumentos que fundamentam os pontos de vista do(s) autor (es) do manifesto;
3. Local, data e assinatura dos manifestantes.
Modelo de Manifesto que criamos para ajudar o seu entendimento
Manifesto
Público de Pedido de Maior Atenção à Obesidade Infantil na Cidade de Salvador, Estado
da Bahia
Nós, alunos da Escola Municipal Brasil Forte, situada na Rua dos Cidadãos de Bem,
No. 56, Bairro Pernambués, Salvador, Bahia, vimos por meio deste Manifesto Público denunciar a falta de atenção das autoridades e da sociedade
baiana, para o grave problema de saúde pública na nossa cidade: a obesidade
infantil.
A obesidade traz
graves prejuízos para a saúde e o bem-estar das pessoas, por estar associada à diabetes, doenças vasculares, cardiológicas, dermatológicas, hipertensão e
mobilidade, agravando a saúde e comprometendo o futuro do país. Além
disso, traz problemas socioeconômicos, pois a obesidade dificulta o convívio
social, arrumar trabalho etc., dando lugar ao bullying e à exclusão social.
Queremos que as autoridades e a
sociedade baiana juntem-se para combater
esse mal que cresce de maneira assustadora em Salvador, na Bahia e no
Brasil. Queremos que sejam contratadas equipes multidisciplinares para atuarem nos postos de saúde em conjunto com as escolas, ensinando os alunos sobre a alimentação correta e a prática de atividades físicas, além de treinar, orientar as merendeiras; promover palestras para os pais, professores e alunos.
Representamos aqui, milhões de
brasileiros de todas as idades e classes sociais, ricos e pobres, todos
condenados a uma vida de sofrimento, caso as providências não sejam tomadas.
Queremos que as Secretarias da Saúde do
Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador, tomem medidas urgentes de combate e de prevenção
à obesidade infantil, garantindo a todas as crianças saúde e cidadania.
Diante desta realidade dura, cruel e
repleta de desafios,nós os alunos e toda a comunidade escolar, assinamos
este Manifesto, que será publicado na Internet e protocolado nas citadas
secretarias de governos municipal e estadual.
Salvador, Bahia, 01 de Outubro de 2014
José Joáo Silva Santos, Antonio Castro,
Maria José Lima, Pedro Valadares, ...
V - Carta do Leitor – é um gênero textual jornalístico,
no qual o leitor expressa opinião sobre textos publicados em jornal ou revista,
impressos ou expostos na Internet. O
texto tem as mesmas características de uma carta comum,
no qual os leitores têm a oportunidade de fazer elogios ou críticas sobre uma determinada
matéria publicada, expressando sua opinião ou sugestão ou mesmo
criticas, sugerindo algum tipo de melhoria.
Quanto à sua estrutura, a carta do leitor contém os mesmo elementos da carta pessoal, com os seguintes elementos:
a) local e data; b) vocativo- coloca-se o nome do jornal ou da revista, pois revela a quem ela é dirigida; c) corpo do texto – contem as informações do que se pretende dizer, de forma objetiva e resumida;
d) despedida cordial - por último vem a despedida cordial, juntamente com a assinatura de quem a escreveu (em prova de vestibular, o candidato não deve assinar).
Modelo de Carta do Leitor
Salvador, 01 de Outubro de 2014
À
Revista Época:
Fiquei
decepcionado ao não encontrar esta semana a coluna do jornalista Olavo de Carvalho. Espero
que tenha sido um problema temporário e que a coluna volte a ser semanal, pois
a leitura dessa coluna é uma das raras oportunidades que ainda temos de tomar
contato com reflexões e análises elaboradas por um intelectual que realmente
tem um pensamento independente, em vez de se limitar a repetir os slogans
pretensamente corretos politicamente.
Jose Paulo Carneiro
Fonte (adaptação): http://www.olavodecarvalho.org/textos/cartasleitoresepoca.htm
VI - Artigo de opinião: é um texto opinativo,
de cunho argumentativo e persuasivo, muito
comum em jornais e revistas, onde o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema
atual e que desperta muito interesse.
É um gênero textual persuasivo, onde o autor tenta convencer o leitor a aderir ao seu ponto de vista. A opinião do autor sobre um assunto de
relevância é defendida através de recursos argumentativos, a saber:
comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
É comum as descrições detalhadas,
apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações
precisas. Sua
linguagem é objetiva e aparece repleta de sinais de exclamação e
interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável à opinião do autor.
Outros
aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude,
favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos
articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que,
etc.) e dão maior clareza às ideias.
Sendo um
texto com marcas pessoais, geralmente é escrito na primeira pessoa, mas também
na terceira pessoa. O texto deve ser pequeno, simples e objetivo, pois a intenção é
atingir todo tipo de leitor. Para saber mais sobre esse tipo de produção
textual, procure-o em jornais e revistas, impressos ou online.
A estrutura do artigo de opinião tem os seguintes elementos:
1.Título - parágrafo introdutório sobre o
assunto;
2.Desenvolvimento - argumentos apresentados em
bases sólidas, com vistas a conferir maior credibilidade por parte do leitor.
3.Conclusão
do artigo, na qual ocorrerá o fechamento das ideias anteriormente discutidas.
Modelo de Artigo de Opinião
Cada indivíduo é responsável por sua conduta
Cassildo Souza
Atribuir à sociedade como um todo a culpa
por certos comportamentos errôneos não
parece, em minha maneira de pensar, uma atitude sensata. Costumamos ouvir por
aí coisas do tipo “O Brasil não tem mais jeito”, “O povo brasileiro é corrupto
por natureza”, “Todas as pessoas são egoístas” e frases afins. Essa é uma visão
já cristalizada no pensamento de boa parte de nosso povo.
Entretanto, se há equívocos, se existem
erros, se modos ilícitos são verificados, eles sempre terão partido de um
indivíduo. Mesmo que depois essas práticas se propaguem, somente serão
contaminados por elas aqueles que assim o desejarem. Uma corporação que, por
exemplo, está sob investigação criminal em decorrência da ação de alguns de
seus componentes, não estará necessariamente corrompida em sua totalidade. Aliás,
a meu juízo, isso é quase impossível de acontecer.
É preciso compreender que nem todo mundo se
deixa influenciar por ações fraudulentas. De repente o que alguém acha interessante
pode ser considerado totalmente inviável por outra pessoa e não acredito que
seja justo um ser humano ser responsabilizado apenas por fazer parte de um
grupo “contaminado”, mesmo sem ele, o cidadão, ter exercido
qualquer coisa que comprometa a sua idoneidade moral.
Todos sabemos que um indivíduo é constituído
suficientemente para pagar por suas
falcatruas. Por isso, não concordo que haja julgamento geral. É preciso que saibamos separar o bom do ruim, o honesto
do corrupto, o bom-caráter do mau-caráter, o dissimulado do verdadeiro. Todos
têm consciência do que seja certo ou
errado e devem carregar sozinhos o fardo de terem sido desleais, incorretos e vulgares, sem manchar a imagem
daqueles que, por vias do destino, constituem
certas facções que não apresentam, totalitariamente, uma conduta legal.
Conheça outros modelos de cartas e outros gêneros textuais:
Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual
Veja também:
Gêneros Textuais: Cartas do Leitor. Carta ao Leitor ou Editor ou Editorial. Produzindo textos
Referências (sites pesquisados)
http://www.brasilescola.com/redacao/carta-reclamacao.htm
Mundo Educação
http://www.mundoeducacao.com/redacao/carta-reclamacao.htm
http://www.portugues.com.br/redacao/cartas-reclamacao-solicitacao.html
Blog Serravalle na África do Sul
http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/08/generos-textuais-carta-bilhete-email.html
Blog Loucos por Tecnologias
http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/08/a-coluna-cartas-do-leitor-e-um-espaco.html
Carta aberta
http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm
Brasil Escola. Carta Aberta.
http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm
Mundo Educação
http://www.mundoeducacao.com/redacao/carta-reclamacao.htm
http://www.portugues.com.br/redacao/cartas-reclamacao-solicitacao.html
Blog Serravalle na África do Sul
http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/08/generos-textuais-carta-bilhete-email.html
Blog Loucos por Tecnologias
http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/08/a-coluna-cartas-do-leitor-e-um-espaco.html
Carta aberta
http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm
Brasil Escola. Carta Aberta.
http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm