sexta-feira, 3 de março de 2023

Cultura de Paz na Escola. Significado e Importância para a Sociedade. “Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

                           Imagem da Internet Revista Senso
                  “Seja a mudança que você quer ver no mundo.”     
                                Mahatma Gandhi  (1869-1948, India)

Inicio do ano letivo e fiquei a pensar um tema para discutir com os alunos, aquecendo-os para o inicio do cotidiano da sala de aula.  Cenas de conflitos  e desamor  nos noticiários, redes sociais...  fizeram-me pensar em trabalhar o tema PAZ, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO.

Apresento sugestão de atividade. Espero que seja útil aos colegas. Um Abençoado Ano Letivo para todos nós! Amém!

"Para que a paz ocorra é necessário que os Estados invistam em uma educação voltada para o diálogo e para a tolerância" (UNESCO). 


Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)- é uma agência especializada das Nações Unidas  (ONU) com sede em Paris,  fundada em  16 de Novembro de 1945 (depois da Segunda Guerra Mundiasl) com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas e comunicações/informaçao. 

Cultura de Paz. O Que Significa?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos.

Qual  a importância da Cultura de Paz?

Para  a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.


O movimento Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO  em 1999, para "prevenir situações de ameaças à paz e a segurança, a exemplos do desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando como principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção". (Site InfoJovem).

Sede da ONU em Nova York Imagem da Internet

Em resumo:   cultura de paz significa:

  1.  RESPEITAR A VIDA e a dignidade de qualquer pessoa sem discriminar ou prejudicar; 
  1. REJEITAR A VIOLÊNCIA. Condenar a violência em todas as suas formas: física, social, psicológica, econômica, particularmente diante das pessoas mais vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.
  1. SER GENEROSO (A)                  Compartilhar tempo e recursos materiais cultivando a generosidade, para acabar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica.
  1. OUVIR PARA COMPREENDER

Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem a maledicência e ao rechaço ao próximo.

  1. PRESERVAR O PLANETA - Promover o consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que leve em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
  1. REDESCOBRIR A SOLIDARIEDADE - A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) advogam que cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo  e na negociação para prevenir e solucionar conflitos.

Sugestão  de Atividade

Dividir a turma em quatro equipes, que irão discutir sobre o mesmo tema, cada uma acrescentando suas opiniões e novos elemnetos. 

SITES PESQUISADOS 

Nações Unidas Brasil. UNESCO reúne especialistas para discutir caminhos para a construção de uma cultura de paz mundial, tolerância e inclusão

Info Escola. Objetivos da UNESCO    https://www.infoescola.com/geografia/unesco/

SEMSA Manaus.   Cultura da Paz   https://semsa.manaus.am.gov.br/saude-para-voce/cultura-da-paz/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,para%20prevenir%20e%20solucionar%20conflitos%2C


Info Jovem. Cultura da Paz.      


  https://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/cultura-de-paz/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20UNESCO,direitos%20individuais%20e%20ao%20pluralismo.


Revista Senso.     Sim para a cultura da paz: ame a vida.              https://revistasenso.com.br/zrs-edicao-20/sequencia-didatica-sim-para-a-cultura-da-paz-ame-a-vida/
Todas as Imagens são do Google