segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Telefone Celular e as Gerações Baby Boomers , X, Y e Z. Quem escapa da nova droga do século XXI?


 

Dos animais domésticos, aos bebês,  às crianças,  aos jovens, aos idosos, o Pajé,  e até o Presidente da Nação mais poderosa do Planeta: quem escapa ao novo modelo de comunicação entre os humanos do século XXI ?  

Será  que estamos fazendo o melhor uso da tecnologia incorporando-a com tanto frisson ao nosso cotidiano?  Veja as imagens a seguir, faça a sua leitura de cada uma delas  e reflita.

O uso do telefone celular no mundo inteiro, por pessoas de diferentes idades, nacionalidades  e classes sociais, são impressionantes e  chamam atenção para um fenômeno da atualidade: a unanimidade de comportamento  diante de uma tecnologia por quatro gerações de usuários. Vamos conhecê-las:  

AS GERAÇÕES: BABY BOOMER, X, Y, Z


Imagem

Ok Boomer, a expressão de uma nova geração

A expressão em inglês  boomer indica a  forma irônica  de demarcar um gap geracional (espaço) entre as gerações  da Era Digital e  confrontar os mais velhos. É uma espécie de piada,  muito usada nas Redes Sociais. 

Nós professores somos os profissionais que mais  contato têm com essa diversidade geracional tecnológica, daí a importância de conhecermos suas características para melhor desempenho no nosso trabalho. 

Vamos  conhecer  algumas características que identificam as chamadas gerações Baby Boomers ,
X, Y Z  pelo critério do uso das Tecnologias Digitais.  As imagens que veremos  a seguir, nos dão a perfeita  ideia  de como se processam as relações sociais no século XXI, configuradas inexoravelmente pelas tecnologias digitais, notadamente os telefones celulares de última geração. Quem escapa da nova  droga do século XXI? 


Os Baby Boomers, a geração do rádio e da TV: 1946-1964

Os Beatles 

Os chamados Baby Boomers formam a geração nascida entre 1946 e 1964A expressão Baby Boomers nasceu nos Estados Unidos, quando em 1945, após a Segunda Guerra Mundial (1939-145), os  soldados americanos voltaram para casa. 

Entre 1946 e 1964, houve  um grande aumento na taxa de natalidade, um verdadeiro “boom” de filhos.

A Era do rádio e do toca disco
A geração denominada pelos sociólogos de Baby Boomers,  foi muito contestadora.  Eles foram os precursores de importantes conquistas sociais do século XX. 

Lideraram grandes transformações, a começar pelo debate do papel da mulher, quebrando barreiras políticas, sociais, comportamento, 
como por exemplo, sair  de casa para morar sozinhos.  

Eles são a geração  do rádio e da TV, uma grande revolução na época da chamada "aldeia global",termo criado pelo filósofo canadense   McLuhan, para  indicar como as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias,  reduzindo  o planeta a uma aldeia, onde todos estariam interligados. 
Geração X:  1964-1980

Entre 1964 e 1980, surgiu uma nova geração, formada   pelos filhos dos Baby Boomers, denominada Geração X. Entre as características desse novo grupo, estão a busca por seus direitos. 

 Geração “Y ou Net”: Os nascidos entre os anos 1980 e 1995

Na década de 90, com  o advento da internet e das novas tecnologias ,  nasce uma  geração, que presenciou de perto as novidades do mundo digital:  a Geração Y ou Millennials,  formada por  jovens nascidos entre 1980 e 2000, geração  batizada pelos sociólogos de “Y”.  Foram os únicos que acompanharam a revolução tecnológica desde pequenos. 

Durante os anos 90, as tecnologias criadas na década de 80 foram aperfeiçoadas e popularizadas, como o computador, a internet e o telefone celular. 

É uma geração  caracterizada por ser mais autocentrada e egoísta, mas que gosta de compartilhar informações pelas redes sociais. Além disso, essa geração é adepta da rapidez e da instantaneidade. 

É a juventude  global, formada por pessoas ligadas a outras não  pela geografia, mas por interesses comuns. Eles  são   multifacetados,   ficam o tempo todo ligados ao celular  onde  realizam várias atividades  ao mesmo tempo. 

          Geração Z: os nascidos após os anos 1990

Da geração Y vem a nova geração conhecida por Z, ou 
“nativos digitais”, formada pelos  jovens nascidos depois dos anos 1990, sob o signo da  da internet e do boom tecnológico. 
Cresceram cercados por   eletrônicos,  "informação" por todos os lados, sendo  extremamente familiarizados com  games, TV, smartphones, tablets  e computação em geral.  
A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. 
São mais inclinados para o mundo virtual. Realizam  constante troca dos canais  da Internet e TV, zapeando (ato de mudar rapidamente de canal de TV ou frequência de rádio). 
Dão  pouca importância aos valores familiares e são muito individualistas.  
Para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, tablets, vídeo games, TV e vídeos em alta definição. 

Sofrem de  síndromes, como a FOMO, sigla em inglês para Fear of Missing Out, que, em português, pode ser entendido como a ansiedade sentida por estar desconectado da internet, ou por fora do que está acontecendo. 
Phantom Phone Vibrations, que é a sensação de sentir o telefone vibrando, ou a de que ele pode vibrar a qualquer momento, gerando também um sentimento de ansiedade de estar sempre atento
Como estão acostumados a computador e internet, tendem a ver seus erros como algo não muito importante, exatamente como acontece no vídeo game, onde se pode reverter facilmente as ações. 

           O Telefone Celular: Quem escapa  da nova  droga do século XXI?






O Amor entre os jovens, futuros pais de família
 Profissionais da Saúde nos dias atuais  
A  comunicação entre os jovens  nos dias atuais



Nem os idosos escapam 
O Pajé e o Hippie. Saudades  dos Anos 60
O Presidente dos Estados Unidos da América EUA), Barack Obama,  o pais mais influente do  Planeta, antes da febre do celular, com sua família - a mulher e as duas filhas. Uma delas está de cabeça baixa. Faça a sua leitura desta imagem. 

Veja também:

Tablets dificultam aprendizado das crianças. Alfabetização de crianças na Era das Tecnologias Digitais. O alfabeto para crianças de hoje. Os 21 anos da World Wide Web (www)

Sites consultados
http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/10/veja-caracteristicas-que-marcam-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z.html
https://shifter.sapo.pt/2019/10/ok-boomer/
B;pg Prof. Lindomar
http://professorlindomar.blogspot.com.br/2011/06/geracoes-definidas-xyz.html
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/conheca-as-caracteristicas-das-quatro-geracoes-que-convivem-no-trabalho/32529/
http://www.meuplanoa.com.br/index.php/blog/63-geracaozchegou
http://www.brasilpost.com.br/2015/03/02/morte-humberto-fonseca-unesp_n_6783680.html

Todas as imagens são do Google. 

domingo, 17 de maio de 2015

O Texto Narrativo. Características do Conto. O Diabo e o Granjeiro - um conto popular alemão, por Tatiana Belinky. Atividades

O diabo (de vermelho)
e o lavrador
Toda história pertence a uma modalidade de texto chamada texto narrativo, que significa narrar, relatar  um determinado assunto.   O texto narrativo é baseado na ação que envolve: a)  personagens;  b) tempo; c)  espaço; 
d)  conflito.
O texto narrativo apresenta  a seguinte  estrutura:

1- Introdução ou apresentação - é o início da história a ser narrada, onde o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e o espaço;

2- Complicação ou desenvolvimento - parte em que se desenvolve o conflito. O conflito é o momento em que algo começa a acontecer, e nós, como leitores, ficamos surpresos à espera do que está por vir; 
3- Clímax - É o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, podendo ser aquilo que esperávamos ou não.
4- Desfecho  ou conclusão – Revela o final da história, a solução para o conflito, sendo que este fim poderá ser de vários modos: triste, alegre, surpreendente, engraçado, e até mesmo trágico.

Os Elementos da Narrativa - Os elementos que compõem a narrativa são:

- Foco narrativo (1º e 3º pessoa);
- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
- Narrador (narrador-personagem, narrador-observador).
- Tempo (cronológico e psicológico);           - Espaço.


Adaptado de Marina Cabral. Especialista em Língua Portuguesa e Lit. Site Brasil Escola. 

 Características do Conto

O conto é um exemplo de texto narrativo, e  tem as seguintes características:
 1.  é  uma narrativa curta (o texto é  pequeno);
 2. tem poucos  personagens. Exemplo:   
a) Vítima;  b)  herói/ heroína; c) vilão/ bruxa;    *d) adjuvantes (os que ajudam o herói); 
e)* oponentes (os que ajudam o vilão);
 3. concentração do tempo e do espaço, que são  apresentados logo no início;
      4.  ausência de tempo cronológico;
      5. o tempo é expresso por meio de expressões que indicam  o passado. Exemplo: “Era uma vez...”; “Há muito tempo atrás ...”.
*Adjuvantes - são os personagens secundários que ajudam o herói;  
*Oponentes - são os personagens secundários que ajudam o vilão a fazer oposição ao herói.                                   
Conto de fadas:Branca de Neve
e os  Sete Anões
 

Contos Maravilhosos:  conto popular e conto de fadas 


Os contos populares e os contos de fadas fazem parte do chamado  conto maravilhoso, um gênero literário da tradição oral. 

1- Conto popular - é um gênero narrativo de histórias geralmente anônimas, que giram em torno de situações criadas pelo imaginário.  É comum na tradição do conto popular a modificação da história e mesmo a introdução de personagens típicos da região de origem em que ele é contado.
O conto popular, portanto, é um gênero textual da oralidade. Por isso, tem muitas versões,  por ser  transmitido  de boca em boca, de geração a geração, fazendo jus ao provérbio popular que diz: "quem conta um conto aumenta um ponto".Traduzindo quer dizer:   a cada vez que uma história é contada por alguém, ela é modificada pela pessoa que a está  recontando. Os escritores tornam a história conhecida  reinventando-a ou criando  a sua própria versão. 

2- Contos de fadas - todo conto popular revela uma tendência muito grande para o encantamento: aquelas situações em que ocorrem transformações provocadas por algum tipo de magia, que não são explicadas de modo natural. É isso que define o conto de fadas, tornando-o distinto do conto popular. 
              
Agora que você conhece um pouco sobre o  gênero conto popular, vamos conhecer  um conto alemão na versão narrada pela escritora  de literatura infanto-juvenil Tatiana Belinky. Identifique na narrativa, o que acabamos de estudar. 
                                    
 Início 

O Diabo e o Granjeiro - um conto popular  alemão, por Tatiana Belinky

Um pobre lavrador precisava construir a casa de sua pequena granja, mas não conseguia realizar esse sonho, pois o que ganhava mal dava para alimentá-lo, junto com sua mulher. Por mais economia que fizesse, não conseguia juntar o necessário para começar a construção.  


Um dia, estando a caminhar pelo seu pedaço de chão, mergulhado em tristes pensamentos, deu com um velho esquisito que lhe disse com voz desagradável:

 – Para de preocupar-te, homem. Eu posso resolver o teu problema antes do primeiro canto do galo, amanhã cedo. 
– Como assim? – espantou-se o lavrador. 
Pequena granja


– Tu precisas construir a casa da granja, certo? Pois eu me encarrego de construir e entregar-te essa obra, antes do canto do galo, em troca de uma pequena promessa tua. 
– Que promessa? Não tenho nada para te oferecer em troca de tal serviço. 

– Não importa: o que quero  que me prometas é um bem que tu tens, mas ainda não sabes. É topar ou largar. 

O pobre granjeiro pensou com seus botões: “o que é que eu tenho a perder?” E, sem hesitar mais, respondeu ao velho que aceitava o trato e fez a seguinte observação

– Só que quero ver a casa da granja construída, amanhã, antes do canto do galo – observou, ainda meio incrédulo. 

E voltou correndo para casa, para comunicar à esposa o bom negócio que acabara de fechar. A pobre mulher ficou horrorizada, e disse: 

– Tu és um louco, marido! Acabas de prometer àquele velho, que só pode ser o próprio diabo, o nosso primeiro filho, que vai nascer daqui a alguns meses! 


O homem, que não sabia da gravidez, pôs as mãos na cabeça, mas não havia mais nada a fazer: o pacto estava selado. A mulher, porém, que não estava disposta a aceitá-lo, ficou pensando num jeito de frustrar o plano do diabo. E naquela noite, sem conseguir dormir, ficou o tempo todo escutando, apavorada, o barulho que o demônio e seus auxiliares infernais faziam, ao construírem a tal obra, com espantosa rapidez. 

A noite ia passando, aproximava-se a madrugada. Mas, pouco antes de o céu clarear, quando faltavam só umas poucas telhas para a conclusão da obra, a atenta mulher do granjeiro pulou da cama e, rápida e ágil, correu até o galinheiro, onde o galo ainda não despertara. 

O galo canta:
co-co-ri-có ! 
Tomando fôlego, imitou o canto do galo, com tal perfeição que todos os galos da vizinhança, junto com o seu próprio, lhe responderam com um coro sonoro de cocoricós matinais, momentos antes do romper da aurora. 

Como um trato com o diabo tem de ser estritamente observado, tanto pela vítima como por ele mesmo, a obra em final de construção teve de ser parada naquele mesmo instante, por quebra de contrato “antes do primeiro canto do galo”. 

E o diabo, espumando de raiva por se ver assim ludibriado e espoliado, se mandou de volta para o inferno, junto com seus acólitos, para nunca mais voltar àquele lugar. 
Mas a casa da granja permaneceu construída, para alegria do granjeiro, faltando apenas umas poucas telhas que jamais puderam ser colocadas. 
Autora: BELINKY, Tatiana. “O diabo e o granjeiro”. In: Revista Nova Escola, 
São Paulo, n.º 84, Mar 1995. Disponível em:
 http://aquitemboasideias.spaceblog.com.br/1481939/O-diabo-e-o-granjeiro-lenda-alema/

FIM 
Assista ao vídeo para ouvir o canto do galo:  https://www.youtube.com/watch?v=aS_j0tAD99Q

Vocabulário 
1.incrédulo – que não acredita facilmente em alguma coisa; 
2. frustrar – fracassar;                 3.ludibriado – enganado; 
4. espoliado – roubado, fraudado; 5. acólitos – seguidores, acompanhantes;
6. ágil - rápido, ligeiro, ativo; 7.esquisito - estranho, de mau aspecto, feio;
8. galinheiro cercado onde se guardam galos e galinhas;vendedor de galinha.

ATIVIDADES 


Galinheiro
1. Você já conhecia essa historinha? Gostou? Quem escreveu? 
2. O que mais lhe chamou atenção? Acredita que isso possa acontecer  na vida real ?  Qual foi a  parte  que você achou mais interessante? E a mais engraçada?   
3. Responda sim ou não:  trata-se de  um gênero textual  da oralidade chamado conto popular. Sim/Não.
4. 
4. Preencha o quadro abaixo: 
a) na primeira coluna  escreva os nomes dos personagens da história, começando pelos três principais; depois o personagem secundário oponente; em seguida o personagem  secundário adjuvante;
b) na segunda coluna  indique  os lugares onde acontecem  as ações  
protagonizadas  pelos personagens; 
c) na terceira escreva palavras ou expressões  do texto que indiquem as características dos personagens e dos lugares das ações



Personagens principais 
 Lugares
(cenários)

características
1.



2.



3.



4.
Personagem  secundário  oponente






5.
Personagem  secundário  adjuvante







Sites consultados
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