A escola representa a única oportunidade de leitura para muitas crianças do nosso país, daí a importância de criarmos situações diversificadas de leitura e interpretação, expressão oral, jogos de memória etc., na sala de aula.
Estudos apontam que os
seres humanos têm múltiplas potencialidades, além de predileções e facilidades diferentes de
aprendizagem. A escola deve
pluralizar suas estratégias didáticas para oportunizar ao aluno usar todas as suas
potencialidades.
O Livrinho Era Uma Vez um Gato Xadrez, de Bia Vilella, traz divertidos poemas de quatro versos, com rimas simples e engraçadas, ilustradas em várias cores e desenhos, que podem ajudar o professor a pluralizar suas estratégias didáticas, trabalhando de forma interdisciplinar e lúdica, ajudando seus alunos a perceber que os saberes das diferentes disciplinas dialogam entre si. Veja nossas sugestões:
Estratégias de aula e atividades
Sugerimos trabalhar o livrinho interdisciplinarmente, com o objetivo de favorecer o processo de letramento, aprimorar a leitura, a escrita, interpretação, o raciocínio lógico, valores humanos e a contextualização.
Disciplinas e Conteúdos:
1-Linguagem. Trabalhar poemas, poesias, parlendas, piadas, adivinhas e músicas com o tema gato. Superstições/Folclore: Gato Preto.
2- Matemática: os números, formas geométricas, as quatro operações.
3- Ciências: animais vertebrados, mamífero, felinos e animais domésticos. Higiene pessoal.
4- Artes: estudo das cores, pintura, desenho, teatro, dança.
5- Valores humanos: respeito ás diferenças, direitos dos animais.
6-Educação Física - cantigas de roda: as crianças fazem gestos e expressões imitando o gato; utilização de elástico para imitar o movimento do gato a pular, imaginando muro e pulos do gato. Dinâmicas em roda, movimento do corpo com elástico, jogo de xadrez.
As
crianças formam uma roda. Uma delas, o rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato, fica fora da roda.
O Gato pergunta: - "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem : - "Não"
O Gato pergunta: - "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado. As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
As crianças da roda respondem : - "Não"
O Gato pergunta: - "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado. As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
Fonte desta brincadeira: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=120
O Gato - Poema Musicado, de Vinicius de Moraes
O Gato - Poema Musicado, de Vinicius de Moraes
Veja adiante atividades com o poema musicado o Gato, de autoria do poeta brasileiro Vinicius de Moraes. Veja as sugestões de coreografias nos vídeos. Vamos ao livrinho
Releia
o texto da história. Conte os versos e as estrofes. Complete a numeração.
0
|
Nome da Poesia: Era Uma Vez um Gato Xadrez Autora: Bia Vilella
|
||
1
|
Era
uma vez
Um
gato xadrez
Caiu
da janela
E
foi só uma vez.
|
7
|
Era
uma vez
Um
gato rosa.
Comeu
uma sardinha
Deliciosa.
|
Era
uma vez
Um
gato azul.
Levou
um susto
E
fugiu pro Sul.
|
Era
uma vez
Um
gato preto.
Era
teimoso
E
brincou com um espeto.
|
||
3
|
Era
uma vez
Um
gato vermelho.
Entrou
no banheiro
E
fez careta no espelho.
|
9
|
Era
uma vez
Um
gato branco.
Era
tão sapeca
Que
pulou do barranco.
|
Era
uma vez
Um
gato amarelo.
Esqueceu
de comer
E
ficou meio magrelo.
|
Era
uma vez
Um
gato colorido.
Brincava
com os amigos
E era
muito divertido
|
||
5
|
Era
uma vez
Um
gato verde.
Ele
era preguiçoso
E
foi deitar na rede.
|
Era uma vez
Um gato marrom.
Olhou pra gata
E fez "rom rom".
|
|
6
|
Era
uma vez
Um
gato laranja.
Ficou
doente
E só
queria canja
|
12
|
Era
uma vez
Um
gato xadrez...
Quem
gostou desta história
Que
conte outra vez...
|
1. Releia o livrinho e observe as imagens para responder o que se pede. Siga os
exemplos. Atente para as cores e os seus nomes. Veja nos círculos.
a) Na 2ª. coluna escreva palavras que rimam com as palavras da 1ª. coluna; b) na 3ª. pinte a cor de acordo com o nome da 1ª.
coluna; c) Na 4ª. separe as sílabas das palavras; d) Na 5ª. escreva o número de silabas de cada palavra da 1a. coluna.
Cores
|
Rimas
|
Pintar a cor
|
Separe as sílabas
|
Número de silabas
|
|
Xadrez
|
Vez
|
Xa – drez
|
2
|
||
Azul
|
|||||
Amarelo
|
|||||
Vermelho
|
|||||
Verde
|
|||||
Branco
|
|||||
Preto
|
|||||
Rosa
|
|||||
Marrom
|
|||||
Laranja
|
|||||
Colorido
|
|||||
a) Sou um animal rápido, gosto de queijo e detesto gato. Quem sou eu ? .........
b) Não
gosto de tomar banho. Tem a letra "A" no meu nome. Tem a letra "T" também. Tenho sete vidas. Adoro subir em telhados. Posso arranhar pessoas. Meu nome começa com a letra "G". Quem sou eu ? ..........
5. Escreva no quadrinho:
a)
Seu primeiro nome ; b) as letras do seu nome; c) quantas letras
tem seu nome d) as
vogais do seu nome e) as consoantes do seu nome.
6. Leia o poema musicado o Gato, de autoria do poeta e compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Assista ao vídeo com a música e coreografia sobre o poema o Gato.
O Gato
Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre
Bem de mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho
|
Súbito, para
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E
quando tudo
Se
lhe fatiga
Toma
o seu banho
Passando
a língua
Pela
barriga.
|
MORAES,
Vinicius de. Gato. In: A Arca de Noé. Disponível em:
|
Lesto - Adjetivo: rápido, ligeiro, ágil. ativo. Fatigar = causar fatiga a , cansar, aborrecer.
Súbito = inesperado, de repente.
7. Responda: a) Qual o nome do poema acima? b) Como se chama o autor ?
c) Quantos versos tem o poema ? d) Encontre as rimas do poema; e) Como o gato toma seu próprio banho ? f) Faça a relação dos adjetivos encontrados no poema.
Amplie seus conhecimentos. Veja também:
O Tangram na Alfabetização. Estude as Formas Geométricas, as Cores e Literatura Infantil com o Livro “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Villela. Biografia da Autora Bia Villela. Atividades https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/05/alfabetizacao-estude-as-formas.html
O Baile dos Animais: Peça de Teatro para Crianças e Adolescentes
https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/11/o-baile-dos-animais-peca-de-teatro-para.html
Amplie seus conhecimentos. clique nos links abaixo:
Amplie seus conhecimentos. clique nos links abaixo: