quarta-feira, 11 de março de 2015

Educação Infantil: Conto Popular A Casa que Pedro Fez. O que é um texto cumulativo? O valor do texto cumulativo na Educação Infantil. Atividades


Os textos acumulativos  ou cumulativos  são histórias cantadas com encadeamento de ações sucessivas, muito apropriados   para crianças das séries iniciais, com o objetivo de  desenvolver  a oralidade e a memorização. 

Um bom exemplo desse gênero textual é o Conto Popular  A Casa que Pedro Fez, de origem francesa, ilustrado por Loic Jouannigot  e publicado em Paris pela Éditions Nathan em 1989.

Foi  traduzido e adaptado no Brasil por Irami B. Silva e Erdna Perugine Nahum,  publicado aqui em 1995 pela Editora Scipione, para a Coleção   Conto Ilustrado, num livrinho de 24 páginas. Apresentamos aqui ao lado do texto no word, para ser impresso e distribuído com os alunos, para as atividades a serem desenvolvidas em casa e na escola

Uma das vantagens de sua utilização em sala de aula é proporcionar à criança a oportunidade de memorizar e reproduzir oralmente, desencadeando a competência para  contar   histórias.

Os textos cumulativos proporcionam à criança identificar  situações  que envolvem os seguintes aspectos: memória, ideias opostas (contrárias), relação e ação entre os personagens, aspectos de adição, subtração, relação temporal, dimensões, volume e atenção.  

Proporciona ainda,  que a criança  identifique  diferenças   entre os personagens,   distinguindo  pessoas  de animais, além da percepção de aspectos moral e ético das situações. Por fim, dá a criança a oportunidade de memorizar e reproduzir o que ouve,   desencadeando a competência de contar histórias, oralmente ou por escrito.  

Para trabalhar esse gênero  em sala de aula,   o professor poderá   recorrer a recursos como: inicialmente apresentar o texto lendo e dramatizando para despertar a atenção e o interesse da turma;  organizar um coro falado para desenvolver habilidades de leitura coletiva;  encenação; listas  de personagens; listas das palavras que se repetem; paródias;  reescrita da história com substituição de personagens, cores; produção de outros contos, como produto final,   etc. 

Esse gênero textual  tem diversas denominações: 
           
a) conto acumulativo ou   parlenda longa; b)   "contos de nunca mais acabar";    
c)  lengalenga -   que se caracteriza pelo encadeamento sucessivo de uma mesma sequência de falas ou de ações, onde a  cada repetição, junta-se mais um elemento, resultando numa longa enumeração;       d)  palavra cantada;     
e) conto popular  construído por palavras ou frases encadeadas, ações ou gestos, que se articulam em série  ininterrupta.
  
O Professor Ricardo Sérgio (2009)  diz no seu texto publicado pelo Site Recanto das Letras: "Também denominados "lengalenga", são contos nos quais as sequências narrativas se repetem e se encadeiam com acréscimos e recorrências de alguns elementos, sempre na mesma ordem, até o fim.  Por isso são conhecidos como "contos de nunca mais acabar". Eles têm característica de uma longa parlenda, contada e recontada para divertir as crianças. Além disso, desenvolve, nas crianças, a oralidade e as aproxima da leitura".

Vamos à história ilustrada do livrinho. Depois veja o texto no word e responda as atividades. Bons estudos ! 



Conto Cumulativo -  A Casa que Pedro Fez

Esta é a casa que Pedro fez.
Este é o baú  cheio de brinquedos
que está na casa que Pedro fez.

Este é o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Esta é a vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Esta é a moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o moleque
que roubou o balde da moça
 que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é Pedro, finalmente...
Pedro que criou o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
 que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Fonte: Blog Esperança no Mundo da Leitura
ATIVIDADES  

1. Você gostou da historinha? Qual é o título? 
2. A história fala de animais e de pessoas. Identifique no texto: 
a) Os animais citados: .................................................... 
b) Quantos animais tem na historinha?............................. 
c) Identifique os objetos citados na historinha: ..... Quantos  são?.......
3. Além de animais, há pessoas na historinha. Quem são as pessoas? Complete com as letras que faltam: a mo........; o  hom....... ; o moleq.....
5. O texto cita um alimento. Qual é ? .............
6. Leia o final da história que  apresenta o personagem principal. Quem é ? Leia o último verso com atenção e conte-nos pela ordem dos acontecimentos   tudo o que cada personagem fez. 
7. Todos os versos da historinha terminam com uma frase. Escreva-a aqui....
8. Escreva a frase que dá início à historinha: ..............
9. Leia as palavras a seguir. Faça um "X " no nome do único animal que não 
aparece na historinha: RATO - GALO - GATO - VACA - CÃO - BODE.
10. Escreva o sexo  contrário: Gato .... Rato ... Galo ....Cão ... Vaca...
11. O moleque roubou  o balde da moça que tirou o leite da vaca e foi castigado pelo homem. Qual a sua opinião? 
12. Reescreva o final da historinha contando de um jeito diferente desse contado aqui. A figura abaixo irá ajudá-lo com os personagens do reino animal.Sucesso!


Sites Pesquisados 
Todas as imagens são do Google.