Os textos acumulativos ou cumulativos são histórias cantadas com encadeamento de ações sucessivas, muito apropriados para crianças das séries iniciais, com o objetivo de desenvolver a oralidade e a memorização.
Um bom exemplo desse gênero textual é o Conto Popular A Casa que Pedro Fez, de origem francesa, ilustrado por Loic Jouannigot e publicado em Paris pela Éditions Nathan em 1989.
Foi traduzido e adaptado no Brasil por Irami B. Silva e Erdna Perugine Nahum, publicado aqui em 1995 pela Editora Scipione, para a Coleção Conto Ilustrado, num livrinho de 24 páginas. Apresentamos aqui ao lado do texto no word, para ser impresso e distribuído com os alunos, para as atividades a serem desenvolvidas em casa e na escola.
Foi traduzido e adaptado no Brasil por Irami B. Silva e Erdna Perugine Nahum, publicado aqui em 1995 pela Editora Scipione, para a Coleção Conto Ilustrado, num livrinho de 24 páginas. Apresentamos aqui ao lado do texto no word, para ser impresso e distribuído com os alunos, para as atividades a serem desenvolvidas em casa e na escola.
Uma das vantagens de sua utilização em sala de aula é proporcionar à criança a oportunidade de memorizar e reproduzir oralmente, desencadeando a competência para contar histórias.
Os textos cumulativos proporcionam à criança identificar situações que envolvem os seguintes aspectos: memória,
ideias opostas (contrárias), relação e ação entre os personagens, aspectos de
adição, subtração, relação temporal, dimensões, volume e atenção.
Proporciona ainda, que a criança identifique diferenças entre os personagens, distinguindo pessoas de animais, além da percepção de aspectos moral e ético das situações. Por fim, dá a criança a oportunidade de memorizar e reproduzir o que ouve, desencadeando a competência de contar histórias, oralmente ou por escrito.
Proporciona ainda, que a criança identifique diferenças entre os personagens, distinguindo pessoas de animais, além da percepção de aspectos moral e ético das situações. Por fim, dá a criança a oportunidade de memorizar e reproduzir o que ouve, desencadeando a competência de contar histórias, oralmente ou por escrito.
Para
trabalhar esse gênero em sala de aula, o professor poderá recorrer a
recursos como: inicialmente apresentar o texto lendo
e dramatizando para despertar a atenção e o interesse da turma; organizar um coro falado para desenvolver habilidades de leitura
coletiva; encenação; listas de personagens; listas
das palavras que se repetem; paródias; reescrita da história com substituição de
personagens, cores; produção de outros contos, como produto final, etc.
Esse gênero textual tem diversas denominações:
a) conto acumulativo ou
parlenda longa; b) "contos de nunca mais
acabar";
c) lengalenga - que se caracteriza pelo
encadeamento sucessivo de uma mesma sequência de falas ou de ações, onde a cada repetição, junta-se mais um elemento,
resultando numa longa enumeração; d) palavra cantada;
e) conto popular construído por palavras ou frases encadeadas, ações ou gestos, que se articulam em série ininterrupta.
e) conto popular construído por palavras ou frases encadeadas, ações ou gestos, que se articulam em série ininterrupta.
O Professor Ricardo Sérgio (2009) diz no seu texto
publicado pelo Site Recanto das Letras: "Também denominados
"lengalenga", são contos nos quais as sequências narrativas
se repetem e se encadeiam com acréscimos e recorrências de alguns
elementos, sempre na mesma ordem, até o fim. Por isso são conhecidos como
"contos de nunca mais acabar". Eles têm característica de uma longa
parlenda, contada e recontada para divertir as crianças. Além disso,
desenvolve, nas crianças, a oralidade e as aproxima da leitura".
Vamos à história ilustrada do livrinho. Depois veja o texto no word e responda as atividades. Bons estudos !
Conto Cumulativo - A Casa que Pedro Fez
Esta é a casa que Pedro fez.
Este é o baú cheio de brinquedos
que está na casa que Pedro fez.
Este é o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Esta é a vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Esta é a moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Este é Pedro, finalmente...
Pedro que criou o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Fonte: Blog Esperança no Mundo da Leitura
Veja o livrinho em PDF para baixar:
ATIVIDADES
1. Você gostou da historinha? Qual é o título?
2. A história fala de animais e de pessoas. Identifique no texto:
a) Os animais citados: ....................................................
b) Quantos animais tem na historinha?.............................
c) Identifique os objetos citados na historinha: ..... Quantos são?.......
3. Além de animais, há pessoas na historinha. Quem são as pessoas? Complete com as letras que faltam: a mo........; o hom....... ; o moleq.....
5. O texto cita um alimento. Qual é ? .............
6. Leia o final da história que apresenta o personagem principal. Quem é ? Leia o último verso com atenção e conte-nos pela ordem dos acontecimentos tudo o que cada personagem fez.
7. Todos os versos da historinha terminam com uma frase. Escreva-a aqui....
8. Escreva a frase que dá início à historinha: ..............
9. Leia as palavras a seguir. Faça um "X " no nome do único animal que não
aparece na historinha: RATO - GALO - GATO - VACA - CÃO - BODE.
aparece na historinha: RATO - GALO - GATO - VACA - CÃO - BODE.
10. Escreva o sexo contrário: Gato .... Rato ... Galo ....Cão ... Vaca...
11. O moleque roubou o balde da moça que tirou o leite da vaca e foi castigado pelo homem. Qual a sua opinião?
11. O moleque roubou o balde da moça que tirou o leite da vaca e foi castigado pelo homem. Qual a sua opinião?
12. Reescreva o final da historinha contando de um jeito diferente desse contado aqui. A figura abaixo irá ajudá-lo com os personagens do reino animal.Sucesso!
Sites Pesquisados
Ricardo Sérgio. Recanto das Letras/2009. CONTO ACUMULATIVO OU A PARLENDA LONGA
http://esperananomundodaleitura.blogspot.com.br/2011/04/texto-cumulativo-casa-que-pedro-fez.html
Conto acumulativo
Conto acumulativo
http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2013/09/conto-acumulativo-breve-resumo-e.html
http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2013/09/conto-acumulativo-breve-resumo-e.html
Veja o livrinho em PDF para baixar:
Doze contos cumulativos
Histórias Acumulativas
Todas as imagens são do Google.