quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Séries Iniciais. Água:o tesouro transparente. Conscientização e combate ao desperdício de água. Atividades

A crise de água na Região Sudeste do Brasil, principalmente em São Paulo, o estado mais rico do país, ascendeu a luz vermelha para os cuidados que devemos ter no uso do precioso líquido. Cenas e imagens idênticas àquelas das  estiagens  na Região Nordeste  nos fizeram  refletir sobre o futuro do abastecimento de água no Brasil, país que abriga o maior rio do mundo em volume d'água: o Rio Amazonas, situado na Região Norte, que é vizinha da Região Nordeste. 

Neste post, pretendemos discutir a questão com o segmento que representa o futuro: as crianças e os jovens. Trazemos informações e questionamentos muito importantes, para serem abordados na sala de aula, através de trinta slides com questionamentos e informações que irão ajudar nesse debate.  Confira! 
São Paulo sem água. Dá para acreditar?  



Fonte:  http://pt.slideshare.net/kelrryma/a-gua-slide?related=1


Atividades

Observe os quadradinhos (slides) para responder o que se pede: 


1.De acordo com as figuras  do quadradinho (slide) para quem a água é importante?  a) ........ b)....... c) ........


2. Escreva os nomes dos lugares onde  podemos encontrar água: 
a).......     b).....                c)......         d).....           e).......  f)....

Quais as utilidades  da água?  
(para que serve a água?)

3. Escreva as utilidades da água (para que serve): ................................................................................


4.  Observe o quadrado abaixo (slide). Complete dizendo os significados  das  três características da água, ou seja, como é ela: 

1) É inodora. Significa que a água não tem ...... 
2) É insípidaSignifica que a água não tem .......
3) É incolor . Significa que a água não tem ...... 



5. Para termos boa saúde,  devemos beber água potável.  Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida).  
Observe o quadro abaixo (slide) e escreva    os  três exemplos de água potável: a) ....       b)...      c)...


6. Observe os três slides. Complete com os três estados físicos da água:  a)...............               b)..............        c) ..................


ECONOMIZAR OU DESPERDIÇAR ÁGUA? 

7. Economizar água é muito importante para continuar existindo vida humana, vegetal e animal na Terra.  Leia as recomendações do quadradinho.  O que você não estava fazendo para economizar água? 

Forme um grupo de quatro colegas e elabore um cartaz com  outras dicas para evitar o desperdício do precioso líquido. A professora irá fazer um painel com todas as sugestões. Bom trabalho ! 


Fonte dos slides:    http://pt.slideshare.net/kelrryma/a-gua-slide?related=1
Todas as imagens são do Google. 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Séries Iniciais. Leitura de Imagens e Atividades com Produção de Texto


Nós professores de todas as disciplinas temos  a tarefa  de  incentivar a leitura,  a escrita e o cálculo aos nossos alunos, em qualquer oportunidade que se nos apresente.  

Explorar a leitura de imagens, como fotografias, pinturas, ilustrações,  charges e obras de arte,  pode ser divertido e  muito produtivo na difícil tarefa de ensinar a leitura, a escrita e o cálculo. 

Os  textos verbais impõem uma forma de leitura  da esquerda para a direita, começando pelas primeiras palavras. 

A leitura de uma  imagem  é mais subjetiva e requer que o leitor use sua experiência,  sensibilidade e conhecimentos para  construir significados para a imagem que  vê. 

Ensinar a ler textos sem palavras é um recurso a ser considerado e experimentado. A  leitura das imagens é feita por meio de uma gramática específica: a gramática visual, que compreende formas, cores, volumes e texturas.  

No primeiro momento, o professor apresenta   para os alunos  a gramática própria que rege a linguagem visual,  dizendo-lhes que textos não são apenas  aqueles formados por palavras e frases, estimulando-lhes  a desenvolver o chamado “olhar cultural”.  
Trata-se de um recurso extraordinário para fugir da rotina e enveredar por novas rotas de estímulos à leitura e à escrita.  Os anúncios de propagandas nas ruas, os comerciais da TV, as pinturas em livros  e obras de arte são formados por sinais que precisam ser decodificados, lidos e interpretados. 

A leitura de imagens é uma forma de ajudar nossos alunos  a   interagir com o mundo e a se expressar melhor.

PLANO DE AULA SOBRE  ATIVIDADE COM LEITURA DE IMAGENS

Desenvolvimento 

1ª etapa – Roda de conversa
Arrume a classe em semi-circulo. Apresente aos alunos as imagens abaixo e  convide-os a passear os olhos livremente. Em seguida, dê início a uma conversa, em que eles digam o que mais lhes chamou a atenção nas imagens ou numa imagem escolhida por eles.  Escreva as  palavras-chave mais significativas na lousa.

2ª etapa  - Descrição/análise
Forme duplas e peça que façam a descrição de uma imagem escolhida,  anotando no caderno todos os elementos que percebem na figura. Circule pela classe incentivando os alunos a dizer tudo o que estão vendo. Socialize os elementos mais importantes no quadro (lousa), embaixo do título "descrição/análise".

3ª etapa - avaliação 
Joãozinho brincando e
pensando no que vai fazer quando crescer
Peça que os alunos desenhem uma árvore. Avalie de que forma a leitura das imagens  influiu nas novas criações pedindo aos autores um texto explicativo sobre os desenhos.




Quando eu crescer vou  comprar uma fazendinha para minha família. Vai ter pato, vaca, cabra, carneiro, galinha poedeira, cavalo, porco, muitas frutas, muitas verduras, crianças bem sapecas  e  muitos brinquedos também. 

Jaca 
Banana
Laranja 
Pinha ou fruta do conde. A fruta do conde pertence ao grupo das Anonáceas. Essa fruta em algumas regiões é conhecida como pinha, condessa e em muitas partes do Nordeste brasileiro leva o nome de ata. 

Brincadeiras de criança


Peão 
Saiba mais sobre leitura de imagens. Clique no link:

Beleza e Arte em Árvores Muito Antigas. Leitura de Imagens. Estimulando a Consciência Ecológica nas Gerações Mais Jovens


Atividades

Vamos produzir um texto ? 

Escreva uma historinha sobre as imagens que você vê aqui. Siga o seguinte passo-a-passo: 
         a. Observe as figuras. O que você vê? 
         b.Pense e organize as ideias para criar e escrever uma historinha.
         c.Imagine cenas que se relacionem com as imagens mostradas   aqui.
  d.Para escrever bem não esqueça: um texto tem inicio, meio e fim.   
         - Deixe espaço antes de iniciar um parágrafo;   
          -Inicie a frase com letra maiúscula; 
          -Escreva frases completas; 
          -Acentue as palavras corretamente;  
          - Observe a pontuação. 
          - Por fim,   releia o texto mais de uma vez, antes de entregá-lo à professora. Bom trabalho ! 

Sites pesquisados
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/arte-preciso-ensinar-ler-textos-palavras-525447.shtml
https://www.compremudas.com.br/produto/fruta-do-conde-%252d-muda-30cm.html#sthash.bgLZ9p1n.dpuf
Todas as imagens são do Google