quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Educação Infantil e Alfabetização. Alfabetário Africano. 8 Brincadeiras Africanas. Vídeos. Atividades

Reprodução / Internet/ Escola Educação

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o famoso 20 de Novembro, quando se homenageia o líder negro  Zumbi dos Palmares, trazemos esse alfabeto, de autoria de Denise Fernandes, ricamente ilustrado por Luís Dias, que as crianças irão gostar muito. Trazemos os significados das palavras pouco comuns, devidamente ilustradas para facilitar o estudo. 

Trazemos 8 brincadeiras e jogos de origem africana, para diversificar as atividades e enriquecer o conhecimento sobre a rica cultura africana. Espero que os  alunos  gostem e os colegas professores também.   

A cultura brasileira guarda importantes traços herdados da cultura africana, através dos escravos, que aqui chegaram no Período Colonial. É importante destacar que a África não é um continente homogêneo, mas um verdadeiro mosaico de povos e culturas, sendo impossível pensar em tradições únicas. Entre os povos trazidos para o Brasil, destacam-se: BANTOS, NAGÔS, JEJES, HAUÇÁS e MALÊS.

Apesar da repressão e combate à cultura desses povos pelos colonizadores portugueses, a herança cultural foi muito forte, seja na culinária, religião, música e outros aspectos, a exemplo das brincadeiras. A tradição oral, aquela passada de pai para filho, é a grande responsável por não deixar que essas brincadeiras sejam esquecidas. Conheça algumas brincadeiras africanas.

1. ACOMPANHE MEUS PÉS - veio do Zaire. É uma ótima opção para trabalhar a memória

Para brincar, forma-se um círculo enquanto o líder canta e bate palma. Em um determinado momento, ele para na frente de uma criança e faz um tipo de dança. Se ela conseguir imitar os passos será o próximo líder. Se não, este escolherá outra pessoa e novamente faz a dança, até que o novo líder seja definido. A brincadeira dura o tempo estipulado pelo professor, ou até que as crianças se mostrem cansadas.

2. PEGUE A CAUDA - Tem origem na Nigéria

A turma é dividida em duas equipes, que formarão filas, com os coleguinhas se segurando pelos ombros ou cintura. O último da fila vai colocar um lenço em seu bolso ou cinto. O objetivo é que o primeiro conduza os demais para tentar agarrar o lenço. Vence a equipe que conseguir agarrar o lenço primeiro.

Veja os vídeos da brincadeira
a)  No Egito, pais do Norte da África https://www.youtube.com/watch?v=qf290ambg2Q
b)  No Brasil  -  RECREAÇÃO ESCOLAR (PEGA A CAUDA). Prof, Arthur Menezes

3. SALTANDO O FEIJÃO – Tem  origem na Nigéria. O único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma corda.

Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável por girar uma corda no chão. Os demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador girar a corda no chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos. Se isso acontecer, o participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.

4. ESCRAVOS DE JÓ

Uma das cantigas brasileiras mais conhecidas, a brincadeira pode ter inúmeras variações entre as regiões do Brasil. Para começar, é necessário ter ao menos dois participantes para brincar. Uma das formas mais conhecidas de brincar de escravos de Jó é a sincronização dos movimentos. Cada jogador recebe uma pedrinha e o objetivo é executar todos os movimentos sem errar nenhum.

Juntos, em formato de círculo, todos começam a cantar a música. Nas primeiras fases, as pedrinhas são transferidas para o colega que está do lado direito, ou seja, em sentido anti-horário.

Quando chegar no verso “Tira, põe, deixa ficar”, todos obedecem ao que diz a letra da música. No verso seguinte a passagem de pedrinhas é retomada, até que no trecho “Fazem zig-zig-zá” as pedras são movimentadas, mas sem entregá-las a ninguém.  Os jogadores que errarem algum movimento serão eliminados da competição, até que reste apenas o vencedor. Confira, a letra mais tradicional da cantiga:

“Escravos de jó                         Jogavam cachangá   Tira, bota, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros        Fazem zig-zig-zá
Guerreiros com guerreiros        Fazem zig-zig-zá”

Assista ao vídeo Galinha Pintadinha DVD 1

Crédito/Reprodução/  O Incrível Zé Blog de Ideias
5. MAMBA ou  COBRA - A brincadeira é tradicional da África do Sul.

Para brincar de mamba é necessário delimitar um certo espaço no chão e todos que estiverem brincando devem ficar dentro do espaço. Somente um dos participantes ficará de fora. A mamba  ou cobra  ficará correndo ao redor do espaço demarcado com o intuito de pegar quem estiver dentro dele.

Quando um deles for pego, ele precisa segurar nos ombros ou cintura da mamba e assim por diante. Somente o que está em primeiro lugar da fila poderá pegar os demais colegas. Os membros da fila poderão ajudá-lo, uma vez que eles não podem passar pelo corpo da cobra. Vence a brincadeira o último que for pego.

6. PENGO PENGO - escolher duas crianças para serem os líderes.

Cada um dos participantes se dirige aos líderes, que por sua vez, pedirão para os colegas escolherem entre carne e arroz ou azul e verde. Conforme as escolhas forem acontecendo, os participantes vão se posicionando atrás do líder que caracteriza sua escolha, formando uma fila ligada pelas mãos. Segurando as mãos dos oponentes, os líderes dão início a um cabo de guerra. Vence a equipe que conseguir arrastar o líder adversário.

7. TERRA-MAR - Originária de Moçambique

A brincadeira é muito fácil de ser executada. Basta riscar uma extensa linha no chão. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”. No começo todos podem ficar na terra.  Porém, quando o professor gritar “mar!” todos devem pular para o lado contrário. O procedimento vai se repetindo, e o interessante é que as ordens sejam dadas cada vez mais rápidas. Aqueles que foram errando o lado vão sendo eliminados, até que aquele que ficar por último seja o vencedor.

8. OBWISANA - sentados em círculo, os alunos passam uma pedra de mão em mão, batendo-a no chão conforme o ritmo da música a seguir.

“Obwisana sa nana      Obwisana sa      Obwisana sa nana   Obwisana as.”

Podem ser usadas duas ou mais pedras, mas sempre passando-as aos colegas. O interessante desta brincadeira cantada é despertar a sonoridade, e a coordenação entre a letra da música e o barulho feito pelas pedrinhas.
Veja o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=Hcr-m7S57DM

Qual foi a brincadeira que você mais gostou ?  Por que? 
Postagem adaptada pela Professora Claudia Martins/Salvador/Bahia, da fonte Escola Educação, em 31/10/2019. Disponível em: 
https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/     Acesso em 31/10/2019

Agora vamos ao alfabetário



VOCÊ GOSTA DE COMER JILÓ? FAZ MUITO BEM  À SAÚDE. EXPERIMENTE! 



Fonte: Blog Educação e Transformação
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/11/alfabetario-africano.html

Veja também em PDF
https://noosfero.ufba.br/articles/public/0002/8680/alfabetario-afriacano-com-atividades.pdf

ATIVIDADES 

1- Qual  a primeira letra: a)  do seu nome?.......b) do nome da sua mãe...... c) do nome da sua professora.... d) do nome de um colega; 
2- Complete as palavras do quadro com as letras que estão faltando: 
3- VAMOS RECAPITULAR AS PALAVRAS QUE ACABAMOS DE CONHECER. COPIE NO SEU CADERNO. LIGUE OS NOMES ÀS FIGURAS. 




4- VOCÊ JÁ VIU ESSES ANIMAIS ? ESCREVA O NOME DESSA DUPLA. 



5- VOCÊ SABE BRINCAR DE PIÃO ?     COPIE A PALAVRA PIÃO ........

Resultado de imagem para ABARÁ

ABARÁ -   é um bolinho feito de feijão-fradinho moído,  cozido em banho-maria e  embrulhado em folha de bananeira. É um petisco típico da culinária da África e da cozinha baiana. Pode comer puro ou com salada, pimenta, camarão e vatapá. 


A baiana com seu tabuleiro.  O ACARAJÉ ESTÁ FRITANDO NO DENDÊ. Aqui tem COCADA, ACARAJÉ, VATAPÁ, CAMARÃO,  Bolinho de 
estudante, SARDINHA FRITA... ESTÁ FALTANDO O ABARÁ.

6- VOCÊ  CONHECE O TABULEIRO DA BAIANA ?  CONHECE O ACARAJÉ, O VATAPÁ, A COCADA ?  COPIE ESTAS 3  PALAVRAS: ............
 

7- COPIE NO SEU CADERNO AS PALAVRAS DO ALFABETÁRIO AFRICANO, ABAIXO  E SEUS SIGNIFICADOS:  

1- Hauçá - Arroz-de-hauçá é um prato tipicamente baiano, introduzido aqui pelos escravos negros hauçás. Consiste numa coroa de arroz empapado ao leite de côco, com carne seca acebolada no meio, coberto com molho de camarão seco defumado ao dendê.
2- Inhame - Tubérculos ou raiz comestível.
3- Jiló - Fruto comestível de sabor amargo.
4- Lundu - Dança e música afro-brasileira.
5- Macaco - Nome comum a todos os símios ou primatas.
6- Neném - Tratamento com que a ama escrava distinguia as irmãs mais velhas de uma criança.
7- Odara - Bonito, bom.
8- Paiá - Tornozeleira de guizos, atada a uma das pernas dos que participam da dança do Moçambique.
9- Quindim - Doce feito de gema de ovo, coco e açúcar.
10- Ritumba - Instrumento musical de percussão.
11- Samba - Dança popular brasileira, de origem africana.
12- Tutu - Feijão cozido, refogado em gordura, temperado e em seguida engrossado com farinha de mandioca.
13- Ungui – O mesmo que tutu de feijão.
14- Vatapá - Prato da cozinha afro-baiana, feito de peixe ou crustáceos numa papa de farinha de mandioca, temperado com azeite-de-dendê.
15- Xequere - Instrumento musical.
16- Zabumba - Instrumento musical de percussão.

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS. Veja também: 

Sites Pesquisados

Blog Educação e Transformação

Todas as Imagens são do Google