domingo, 18 de fevereiro de 2018

Alfabetização. A Escola da Bicharada, Fábula de Esopo. O Que é uma Fábula? Leitura e Interpretação. Biografia de Esopo. Atividades


A Escola da Bicharada, uma fábula  adaptada da coleção de Esopo, é um  ótimo   recurso para trabalharmos esse gênero textual com os alunos, por reunir as suas principais características, além de  valores,  leitura e interpretação de texto, de um jeito leve e divertido. 

A fábula é um gênero textual narrativo que surgiu no Oriente, mas foi desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. 

Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.  Por meio de diálogos entre os bichos e situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral às pessoas.

Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para as pessoas.  Cada bicho simboliza um aspecto ou qualidade do ser humano.  Por exemplo:  o leão  é símbolo da realeza, representa a força, o  poder; a raposa, a astúcia, esperteza; a formiga, o trabalho, os trabalhadores; a coruja  simboliza a sabedoria, bons conselhos; o cavalo - força, poder. 

A fábula é um texto narrativo curto, figurado, no qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. 

A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios,  frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca. 

Pode ser escrita em prosa ou em verso,  e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.  Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente.

Por se tratar de um gênero transmitido oralmente, as fábulas costumam ter muitas versões. A mesma história ganha novas  roupagens, em épocas e regiões diferentes. 

Muitos escritores recriaram velhas fábulas dando-lhes novos finais ou novos significados. O escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695) foi um dos maiores divulgadores dos textos de Esopo. 

La  Fontaine  recriava essas fábulas com o objetivo de "educar" as pessoas de sua época, conforme suas próprias palavras:

"Acho que deveríamos colocar Esopo entre os grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte do que os que usam regras e definições."


No Brasil, o humorista Millôr Fernandes é um grande cultor do gênero e autor de um livro chamado "Fábulas Fabulosas". 

Além da fábula, existem outros gêneros que também pretendem transmitir ensinamentos morais ou filosóficos através de narrativas, como por exemplo o apólogo, a parábola, o provérbio, o dito popular.

Leia a história com muita atenção e resolva as atividades propostas. Bom trabalho! 

Coruja

A ESCOLA DA BICHARADA

NA ESCOLA DA BICHARADA, DONA CORUJINHA, POR SER MUITO SABIDA, É A PROFESSORA.

O BURRO AINDA NÃO SABE LER. A PREGUIÇA DORME O TEMPO TODO E ATÉ HOJE NADA APRENDEU.
A HIENA SÓ DÁ RISADAS. O MACACO SÓ FAZ PALHAÇADAS.
Hiena rindo

O ALUNO QUE DÁ MAIS TRABALHO É O VAIDOSO PAVÃO.

ELE NÃO FICA QUIETO NA CARTEIRA, PASSEIA O TEMPO TODO, PRA LÁ E PRA CÁ, COM SUA CAUDA COLORIDA.

UM DIA O PAVÃO FALOU:
- COMO SOU BELO! VEJAM MINHAS PENAS!
O MACACO DEU UMA PIRUETA E RESPONDEU:
- Ó VAIDOSO ANIMAL! OLHE PARA SEUS PÉS. VEJA COMO SÃO FEIOS.
Pavão 


O PAVÃO OLHOU PARA OS PÉS, LEVOU UM ENORME SUSTO E FICOU MUITO TRISTE ATÉ O FIM DA AULA.

(ADAPTAÇÃO DA FÁBULA DE ESOPO)


Biografia de Esopo
Esopo

Esopo nasceu na Grécia, no século VI (6) antes de Cristo. Até hoje, seu nome e a história de sua vida são cercados de mistério. Reza a lenda que ele era corcunda, gago e muito inteligente. Uma biografia egípcia do século I conta que Esopo foi vendido como escravo a um filósofo que, admirado com o seu talento, lhe concedeu a liberdade.

Depois de livre viajou pelo mundo conhecido de então passando pelo Egito, Babilônia e o Oriente.  Suas fábulas passaram de boca em boca até serem reunidas num volume escrito por Demétrio de Falera em 325 a.C.

É tido como o pai da fábula como gênero literário e o maior fabulista do século VI a.C.  Suas fábulas formam um conjunto de pequenas histórias de caráter moral e alegórico, tendo animais e plantas nos papeis principais.  Sugerem normas de conduta que são exemplificadas tanto pela ação dos animais, como de pessoas, deuses, plantas e objetos inanimados.

A preguiça dormindo 

Seus escritos vinham da cultura popular onde os animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, como são os seres humanos de todos os tempos.   

O objetivo era mostrar, com pequenas histórias, como são os seres humanos em suas atitudes tanto para o bem como para o mal.



Atividades de Leitura e Interpretação do Texto

Releia a história com atenção, observe as imagens e responda o que se pede. 

O Burro é um
animal muito útil 
1- Qual é o título do texto?
2- Quem são os alunos da escola?  Descreva cada um desses personagens da história.
3- Quem é a professora da escola e por quê?
4- Por que o pavão é o aluno que dá mais trabalho? 
5- Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão. 
6- Quantos animais tem na história Copie  seus nomes em ordem alfabética.
7- Leia  a biografia de Esopo. Faça um resumo de sua vida. 
8- Qual é o gênero literário do texto que você acabou de ler? O que é uma fábula?
9- Escreva as principais características da fábula. 
10- Você conseguiu identificar essas características no texto? Escreva-as. 
11- Qual o nome do escritor francês  que publicou as fábulas de Esopo? O que ele falava sobre a importância do trabalho de Esopo? Copie a frase que ele elogia Esopo. 
12- Além da fábula, que outros gêneros textuais transmitem ensinamentos morais ou filosóficos nas suas narrativas? Cite dois ditos populares. 

13- Faça uma pesquisa sobre os gêneros textuais  apólogo, parábola e  provérbio. Dê exemplos.  14- Reescrita Coletiva da  Fábula.    Forme dois grupos na classe: um Grupo será chamado Esopo e o outro  Jean de La Fontaine.  Cada grupo vai reescrever a história. Vale dois pontos e o segundo lugar um ponto.  Qual vai ser a melhor ? Quem vai ganhar dois pontos?  Não esqueçam de ilustrar. Bom trabalho!  Boa sorte! 

Amplie seus conhecimentos. clique nos links abaixo:

Provérbios, Ditos ou Ditados Populares e Seus Significados. Interpretação e produção de textos. Atividades

A Menina do Leite: Fábula de Esopo, por La Fontaine. Biografia dos autores. Atividades

Biografias de Jean de La Fontaine e Esopo. As Fábulas a lebre e a tartaruga. O leão e o mosquito. O caranguejo e sua mãe. Interpretação de texto

As Fábulas: de onde elas vêm ? A galinha dos ovos de ouro. A Cigarra e a Formiga. O tigre e a raposa


Sites Consultados
Carla Caruso. Fábula: Quem foi Esopo?  Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação 31/07/2005
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/fabula-quem-foi-esopo.htm
http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br/2009/04/biografia-de-esopo.html
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/fabula-animais-dao-licao-de-moral.htm
Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.