sexta-feira, 7 de setembro de 2018

11 de Outubro, Dia Internacional da Menina.


TODA MENINA É UMA PRINCESA! 

A Menina Malala, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Imagem 

O Dia Internacional da Menina (em inglês: International Day of the Girl Child) foi  celebrado pela Organização das  Nações Unidas (ONU) pela primeira vez no dia 11 de Outubro de 2012, que na oportunidade declarou  o 11 de Outubro como  uma data comemorativa  para celebrar as meninas. 

A iniciativa marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes,  e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo. 


Menina africana em trajes
típicos celebrando
divindades
Essas desigualdades incluem o acesso e o direito à educação, à nutrição, aos direitos  legais, a cuidados 
médicos, e a proteção contra discriminação, violência e casamento infantil forçado, uma prática comum em algumas tribos africanas e do Oriente Médio.

A iniciativa do Dia Internacional da Menina começou com um projeto da Plan International, uma organização não-governamental  (ONG), que opera em todo o mundo.    

A ideia de se criar um dia internacional para conscientizar sobre os direitos das meninas cresceu com a campanha global Por Ser Menina  (em inglês:  

 Because I Am a Girl),  da Plan International, que visa conscientizar a população mundial sobre o empoderamento das meninas de todo o mundo e, particularmente, em países em desenvolvimento, através da educação. 

O primeiro Dia Internacional da Menina foi celebrado em 11 de outubro de  2012.

O fato mais preocupante é que a taxa de gravidez vem aumentando para o grupo de meninas de até 15 anos. A maternidade – que se apresenta como única opção de vida para muitas adolescentes, aponta  a  reprodução como padrão de exclusão e manutenção da pobreza e da falta de acesso à educação.

Meninas africanas brincando de balanço

Meninas e adolescentes são as maiores vítimas de violência e exploração sexual, representando, no Brasil, quase 80% dos casos de denúncias recebidas pelo serviço Disque 100. A gravidez na adolescência é uma questão complexa e envolve vários fatores. 

Amplie seus conhecimentos. Veja também:


Homenagem a Todas as Crianças: a menina Malala Yousafzai é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2014, junto com Kailash Satyarthi, que combate o trabalho infantil

https://saberesdaafrica.blogspot.com/2014/10/homenagem-todas-as-criancas-menina.html

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha". Música Deveres e Direitos. Poema Musical é Bom Ser Criança, de Toquinho. Atividades


https://serravallenaafricadosul.blogspot.com/2014/10/os-direitos-das-criancas-segundo-ruth.html

Sites Consultados 

Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.