quinta-feira, 14 de abril de 2016

Valores Humanos. 6 Elementos de um Pedido de Desculpas.Cartaz de Comportamentos Assertivos - "Eu Posso". Atividades



“Pedidos de desculpas realmente funcionam, mas você deve tentar incluir o máximo de elementos que puder”.
        Roy Lewicki

Precisamos trabalhar com os nossos alunos  valores humanos como o perdão, pedidos de desculpas, respeito pelo outro, pela opinião contrária ao que pensamos, para que aprendam  a conviver sendo assertivos, respeitando uns aos outros, a opinião alheia.  

As temáticas aqui abordadas  servem para todos os níveis de escolaridade, como tenho a oportunidade de constatar nas minhas turmas do Ensino Médio, nas reuniões de professores,  nas Redes Sociais etc.  O objetivo é  ajudar nossos alunos nesses aprendizados. 


Para ilustrar  este estudo, adaptei publicações do site Hype Scienc e outros,  que seguem. Acompanhe ! 
  
Seis elementos  eficazes de um pedido de desculpas, de acordo com a ciência

Para os cientistas,  temos que observar   seis  elementos que devem estar presentes em um pedido  eficaz de desculpas.      O  estudo foi conduzido pelo pesquisador Roy Lewicki, da Universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos da América.  Na pesquisa, 755 pessoas tiveram suas reações avaliadas quando alguém se desculpava. 

Conheça-os e inclua-os na sua lista para aumentar  suas
chances  de ser  desculpado e perdoado por alguém. 
Os seis elementos identificados pelos estudiosos foram:
1. Mostrar remorso;
2. Descrição do que aconteceu de errado;                
3. Responsabilizar-se pelo erro;
4. Declaração de arrependimento;
5. Oferta para resolver o problema;
6. Pedido de perdão.


Os pesquisadores descobriram que  os elementos acima não têm o mesmo peso e concluíram que -  “o componente mais importante é mostrar responsabilidade. Diga que é sua culpa, que você cometeu um erro”, concluíram

O segundo elemento  mais importante é a tentativa de solucionar o problema, ou seja,  “o que mais preocupa no pedido de desculpa é que  falar é muito fácil, mas ao dizer ‘vou consertar o que está errado’, você está se comprometendo a tomar uma atitude para desfazer o prejuízo”, continuam.

O estudo também mostrou que as pessoas são menos inclinadas a aceitar um pedido de desculpas se acreditarem que o outro cometeu o erro com más intenções  e por falta de ética. Faça suas reflexões e siga os bons exemplos de desculpar-se e perdoar. 


Adaptado pela Profa. Claudia Martins. Salvador/Ba, do texto publicado no site  Hype. Scienc, acesso em 14/04/16. Disponível em:


BOM DIA - DESCULPE - COM  LICENÇA - POR FAVOR -  OBRIGADA        OBRIGADO.  Meninos dizem obrigado e meninas obrigada. 

O que é assertividade ?

A palavra assertividade é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo. Normalmente a assertividade está relacionada ao pensamento positivo. 

Assertividade é uma competência emocional que mostra que uma pessoa consegue tomar uma posição clara e objetiva.  A pessoa assertiva demonstra segurança e sabe o que quer. É autoconfiante e não tem dificuldades em expressar a sua opinião. Assertividade não significa que a pessoa está certa ou errada, mas indica que ela anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo outro.

Para complementar este post, trago o power point abaixo,  que a Professora Celina Souza publicou no site Slide Share. O colega pode imprimir em A3 ou A4 e afixar na sala ou imprimir para trabalhar com seus alunos, como sugere a autora. 

Cartazes de Comportamentos Assertivos - "Eu Posso"

Fonte: Profa. Celina Souza, Publicado  em 25/01/2016, no Site Slide share. Cartazes para comportamentos assertivos. Pode imprimir em A3 ou A4 e afixar na sala ou imprimir.

Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo

Valores Humanos. O UNO e o DIVERSO nos Quatro Pilares da Educação. O Livro Desculpe-me. Música Normal é Ser Diferente. O que é ser educado? Atividades


ATIVIDADES

Releia   o que aqui foi dito e mostre o que aprendeu.
1    1.  Escreva uma frase sobre  valores humanos usando  as palavras do quadro  abaixo:     

Amizade
Perdão
Respeito
Companheirismo
Desculpa
Paciência
Assertividade







2  
     2. Na segunda  coluna separe as sílabas de cada palavra; 
     3. Coloque as palavras do quadro na ordem alfabética;  
     4. Você tem o hábito de falar alto? Acha que é certo? Para desenvolver o hábito de falar baixo e com educação, respeitando o espaço do outro, dê exemplos de quatro brincadeiras com mímicas. Sugira para seus colegas brincadeiras com suas mímicas;
     5. Correio da Amizade. Escolha um "Amigo Secreto", entre seus colegas de classe.
Escreva um bilhetinho para ele ou ela, destacando os pontos positivos que o colega tem. Desenhe flores ou paisagens coloridas.  Dobre e lhe  entregue;
      6. Escreva um  bilhete para pedir perdão e desculpas a um colega que você tenha magoado;
6    7. "Galeria do posso, não posso". Discuta com a professora e os colegas normas de atitudes positivas que irão vigorar na sala de aula. Forme um grupo de até quatro integrantes. Escreva-as num cartaz para ser afixado na sala;
      8.  Valores humanos positivos e  negativos. Leia as palavras abaixo e separe-as de acordo com o seu sentido: positivo ou negativo:
Inveja  - egoísmo - amor - carinho – mentira- lealdade –humildade - justiça - raiva-          educação  - falsidade – solidariedade - fofoca - roubo. 

Valor   positivo






Valor  negativo







9. Qual o valor positivo que você considera como muito importante? Por quê?
10. Qual o valor negativo que você mais condena? Por quê? 
11. Escreva  os antônimos  (o contrário)  dos  seguintes valores  positivos:
a)    bonito ___;b) verdadeiro ___c)  amor ____; d) feliz ___ e) certo ____f) coragem__ 
12.Organize e copie as palavras das questões 1,  8 e 11 na ordem alfabética; 
13.Escolha as suas cores prediletas para pintar a imagem abaixo. Escreva duas frases: uma  que tenha valores humanos positivos e  outra valores negativos. 

Sites Consultado

Todas as Imagens são  do Google

sábado, 9 de abril de 2016

“A criança nasce cientista. É a escola que a silencia”. “A criança faz as perguntas certas. A gente é que desaprende a enxergar isso”, diz Roseli de Deus Lopes


Achei  importantíssima a matéria publicada na Revista Época, no último dia 05/04/2016, assinada pela jornalista Flávia Yuri Oshima, que destaca na chamada a afirmação impactante  da engenheira e professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Roseli de Deus Lopes,  idealizadora de uma das maiores Feiras de Ciências do país – a  Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que este ano completou 14 anos. 


Segundo a reportagem, o evento reúne projetos de alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio de todo o país. Uma vez por ano, esses projetos são exibidos e explicados durante três dias na USP para um público que reúne universidades, empresários e outros alunos. Diz  a professora Roseli:

“A criança nasce cientista. É a escola que a silencia”.

Quanta verdade em poucas palavras. Quantas vezes nós reprimimos as perguntas e os questionamentos dos nossos alunos.  Para Roseli,  a falta de infraestrutura ou de professores com formação específica não é impeditivo para o ensino do método científico aos alunos.   Diz que  não é preciso dinheiro nem recursos supermodernos para o ensino de ciências, computação e matemática, e mesmo professores com formação deficitária fazem a diferença quando se envolvem com as ideias das crianças.  Prossegue:

Imagem  http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-perguntar-733929.shtml

A criança faz as perguntas certas.  A gente é que desaprende a enxergar isso”.

Concordo com a Professora Roseli, pois aprendemos no decorrer da nossa atividade e formação de professores que perguntar e esclarecer  dúvidas  fazem  parte do processo de ensino- aprendizagem.  Mas é fato que nem todos os nossos alunos conseguem dizer que não entenderam algo ou até mesmo fazer uma pergunta para satisfazer sua 
curiosidade, seja por timidez ou porque o ambiente não lhes propicia essa liberdade, por isso, simplesmente não perguntam. 

Roseli Lopes, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, e idealizadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace (Foto: Divulgação), baixada da reportagem.


Selecionei  alguns trechos  da reportagem, que pode ser acessada na íntegra, no link colocado no final deste post. Vamos ler trechos da entrevista:
ÉPOCA - Como surgiu a ideia de montar uma feira de ciências?

Roseli de Deus Lopes - Há 15 anos, percebemos que para estimular jovens a irem para a universidade, precisaríamos atuar na educação básica. Eles não sabem que são supercriativos e que têm esse potencial todo para ser mostrado aqui. Fizemos uma pesquisa e identificamos que mesmo as escolas que faziam os melhores trabalhos em ciências tinham uma questão: os trabalhos nessas escolas eram muito mais de reprodução. 

O professor mostrava uma tecnologia e o aluno montava alguma coisa muito parecida com aquilo só para ilustrar. Não era um movimento em que se tenta buscar os problemas e uma solução para eles. Era o oposto. Eles buscavam problemas que fizessem sentido para aquela tecnologia que já estava desenvolvida. Então, era um raciocínio às avessas, de colônia mesmo.
A receita já vem de outro lugar, você monta e ensina as pessoas a usarem. A gente percebeu que o problema era anterior a esse. Não era uma questão de aprender a usar a tecnologia, mas, sim, o de provocar um olhar mais observador por parte do aluno para que ele identifique os problemas e aí o uso das tecnologias vem mais naturalmente.

Partir do problema é um jeito de fazer as disciplinas da escola fazerem sentido na vida. Para que eu vou querer biologia? Não é só para passar numa prova, ou num vestibular. Eu tenho de perceber o valor que aquilo tem para a minha vida.

ÉPOCA - Esse foi o critério para selecionar os trabalhos que poderiam participar da feira?

Roseli - Sim. O objetivo da Febrace não era ser grande, mas, sim, ser representativa. Queríamos ver o que está acontecendo nas escolas públicas e privadas deste país afora. Começamos a desenvolver uma série de materiais e de ações para estimular as escolas a adotar esse tipo de trabalho e a realizar pequenas feiras internas para estimular esse ambiente.

As feiras de projetos são importantes porque são um espaço de troca. A gente aprende observando o que o outro está fazendo. Criamos um curso online que mostra o que é fazer um projeto, e o que é o método da pesquisa tecnológica...

ÉPOCA - O alvo são as crianças de qual idade?

Roseli - Nós fizemos o curso numa linguagem simples que mesmo crianças já alfabetizadas a partir do fundamental I (6 anos de idade) já acompanhem. A ideia é que o professor faça o curso primeiro e ele mostre o mesmo material para orientar os alunos.

O papel principal do professor é em relação às questões de segurança e de ética na pesquisa. A criança é tão curiosa e tão criativa que às vezes propõe ações e formas de investigar as hipóteses que formulam que podem colocá-la em risco físico ou em risco emocional.

Imagine se ela elabora um questionário que possa colocá-la em situações constrangedoras. A ideia é que o aluno faça um plano de ação e procure um professor ou um outro adulto que possa orientá-lo e que avalie se as perguntas e as suposições estão bem formuladas, ou se os materiais que eles teriam de usar estão disponíveis na escola e se apresentam algum risco na manipulação. Como eles têm de viajar, nos concentramos na faixa etária de 13 a 20 anos.  Mas, incentivamos que nas escolas e nos municípios, eles trabalhem com todas as faixas etárias. 

‘A criança nasce cientista, nasce engenheiro e tecnologista e a escola ruim é que o cala. Ela mata a curiosidade, mata a capacidade de a criança observar”...

ÉPOCA - Qual é a resposta hoje de quando as escolas e alunos pedem ajuda nas universidades?

Roseli - Há 14 anos, eu diria que era difícil receber esse retorno. Mas com o tempo, conseguimos trazer mais visibilidade para os projetos com ações conjuntas com o ministério de educação, com as universidades e as agências de fomento.

Hoje, as universidades não estranham mais quando recebem pedidos da garotada. Há dois anos, foi criada uma bolsa de iniciação científica júnior e isso facilitou muito. Muitas universidades hoje têm programas de pré-iniciação. Esse processo de valorizar as iniciativas dos alunos da educação básica tem rolado. 

ÉPOCA - De quanto é essa bolsa para alunos da educação básica?

Roseli - É de R$ 1 200 no total. O valor pode parecer pequeno, mas para alguns essa é justamente a verba que falta para ele poder comprar alguma coisa para o projeto ou para ele poder se deslocar até a universidade. 

O mais importante é o valor simbólico dessa bolsa porque ele abre a porta dos centros universitários, dos centros de pesquisa. Antes, o orientador tinha medo de ter o aluno no laboratório. Agora, com a bolsa, ele tem também um seguro para a pesquisa.

Antes tínhamos muitas situações informais. Hoje conseguimos ter situações formais de pesquisa com crianças e adolescentes. 

ÉPOCA - Há muita diferença entre a escola pública e a privada?

Roseli - Essa é uma boa pergunta por que me dá a oportunidade de desmistificar um pouco o ensino das ciências e da tecnologia. Aqui a gente tem escolas que ficam no interior do Maranhão, que não têm estrutura, mas que têm o essencial, que é alguém que tem  vontade e que acredita que pode fazer a diferença. São alunos e professores que aprendem a fazer perguntas qualificadas.

ÉPOCA - O que é preciso ter na educação básica para fazer da pesquisa uma cultura?

Roseli
- A principal coisa é acreditar que dá para mudar, que dá pra fazer ciência em qualquer circunstância. Quando vemos um vídeo com todos esses sotaques diferentes criando e tocando seus projetos, vemos que tudo é possível. Temos histórias de crianças pequenas que geraram impacto em suas comunidades e criaram soluções sem nenhuma infraestrutura.

ÉPOCA - A baixa qualidade da formação dos professores é um impedimento para esse tipo de programa?

Roseli
- Temos de ser realistas. Se eles tivessem uma formação melhor, seria mais fácil. Mas temos de trabalhar com o professor que está na escola. Quando  quer, ele faz diferença. Temos exemplos de professores com formação muito precária e em realidades difíceis que fazem uma diferença incrível para esses alunos.

Tivemos este ano, um professor de história que mobilizou uma escola inteira para desenvolver projetos de ciências. Ele não tem conhecimento na área, mas teve vontade e liderança. E, principalmente, acreditou nas crianças.
Fonte:  
OSHIMA, Flávia. Revista Época. Globo.com G1.  05/04/16.  Acesso em 08/04/2016
Disponível em:           http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/04/roseli-de-deus-lopes-crianca-nasce-cientista-e-escola-que-silencia.html      
                            
As duas primeiras imagens são do google. Site Educar para Crescer:
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-perguntar-733929.shtml

segunda-feira, 28 de março de 2016

A Sociologia e seu objeto de estudo. Os Pais da Sociologia. Sociedade e indivíduo. Quando nasce a ideia de individualidade? Atividades

 Conhecendo a Sociedade. O que é Sociologia? Qual o seu objeto de estudo? 

O objetivo do presente estudo é que você  tenha  noção do pensamento dos principais nomes da Sociologia Moderna, os quais  influenciam  ainda hoje  o desenvolvimento de estudos e teorias em diversas outras áreas do conhecimento humano.

 Tarsila do Amaral. Obra " Os Operários"  (1933)
O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798-1857), por isso ele  é  considerado " o Pai da Sociologia", juntamente com outros  pensadores, como  Émile Durkheim e  Max Weber. Destaca-se também  Karl Marx, com  sua famosa  obra "O Capital". 

Comte defendia a ideia de que uma sociedade para funcionar corretamente e alcançar o progresso precisa estar organizada. Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, corrente ideológica de grande expressão no século XIX,  onde as ideias de percepção humanas são baseadas na observação e na  exatidão científica, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e da  Metafísica.

Portanto, o positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Para  os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados às crenças, superstições  ou o que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

O mundo Ocidental  foi influenciado  pelas   transformações  que se processaram desde os Grandes Descobrimentos Marítimos no século XV, a Reforma Protestante no século XVI, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa no século XVIII, que  marcaram  profundamente as  ideias daí surgidas  e que mudaram a sociedade. 

Surge desses fatos históricos  a necessidade de se  estudar e  analisar a nova  sociedade que nasce dessas transformações. Surgem  pensadores  que tentam reorganizar a sociedade, estabelecer ordem, conhecer as leis que regem os fatos sociais. Nasce o Positivismo, e com ele, a  ciência da sociedade – a Sociologia. 
Principais Pensadores. Os  "Pais da Sociologia"


1. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte ou simplesmente Augusto Comte -  nasceu na cidade de Montpellier, na França, país europeu,  em 19 de janeiro de 1798 ( final do século XVIII), e morreu na cidade de Paris, capital da França,  em 5 de setembro de 1857 (segunda metade do século XIX). 

Foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo - corrente filosófica, política e científica, sendo considerado o  "Pai da Sociologia". Fez grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista, ao criar  a Sociologia. 

O positivismo de Augusto Comte surgiu na França, no século XIX.  Esse novo método visava empregar as ciências matemáticas e a experimentação não só nas chamadas ciências da natureza, mas também nas ciências sociais e políticas, permitindo que a sociedade seja analisada e observada, o que  nos leva à chamada "física social"  por ele proposta. Idealizou  a Lei dos Três Estados, que  de acordo com a história humana, são:

a) Estado Teológico - o estado onde Deus está presente em tudo e as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas para as quais não temos explicações são atribuídas à vontade divina.

b) Estado Metafísico -  O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal,  no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a estabelecer relações misteriosas entre as coisas e o espírito. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal. Portanto, o estado metafísico substitui os deuses por princípios abstratos, como "o horror ao vazio", por longo tempo atribuído à natureza. 

c) Estado Positivo -  É o resultado da soma dos dois estágios anteriores. Nesse estado, que ficou conhecido como Positivismo, humanidade busca encontrar respostas científicas para todas as coisas. É a busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. 

O POSITIVISMO NO BRASIL


A Bandeira do Brasil
Foi de grande influência na Europa e  até no Brasil. O lema da nossa bandeira, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro.  Exemplos da influência do positivismo podem ser encontrados  também na nossa literatura, em importantes obras de autores como Aloísio de Azevedo e Raul Pompéia.

No âmbito da política essa influência pode ser notada na defesa da  laicização do Estado brasileiro, na Abolição da Escravatura,   na Proclamação da Republica. O maior símbolo dessa corrente no Brasil encontra-se na bandeira nacional, criada por Raimundo Teixeira Mendes, com o lema  "Ordem e Progresso", que demonstra a busca por uma sociedade mais justa,  fraterna e progressista, baseada nos mesmos ideais da Revolução Francesa  de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, também  baseados no positivismo.

Getúlio Vargas  utilizou ideias positivistas para criar uma legislação trabalhista, visando  tornar a sociedade brasileira mais justa. Com tudo isso é possível perceber que o positivismo de Comte, embora criado no contexto de uma França revolucionária, influenciou a vida  brasileira. 



2. Émile Durkheim (1858-1917) - Considerado por muitos como o grande fundador das Ciências Sociais, Émile Durkheim nasceu na França em 1858, onde morreu em 1917. Foi influenciado pela Teoria Positivista de Augusto Comte. 

Dedicou-se a elaborar uma ciência que possibilitasse o entendimento dos comportamentos coletivos. Sua grande preocupação era explicar os elementos capazes de manter coesa a nova sociedade que ia se configurando após a Revolução Industrial e  a Revolução Francesa.

Pensador positivista, Émile Durkheim  tornou-se um grande teórico dessa nova ciência - a Sociologia, esforçando- se  para emancipá-la como disciplina científica. Foi o fundador da Escola Francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Foi muito influenciado pelo  positivismo, lutando para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica.


Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava tal como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário,  ocorrerão  anomalias sociais, deteriorando o tecido social.

3. Max Weber (1864-1920) -  Karl Emil Maximilian Weber, mais conhecido como Max Weber, foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. 


Influenciado pelo trioKarl MarxGeorg SimmelImmanuel Kant,  colaborou para o desenvolvimento da Filosofia, da Ciência Política, da Economia, da História e do Direito. Weber foi fortemente influenciado pelas ideias de Karl Marx e Émile Durkheim, sendo também crítico das obras desses dois pensadores.

Sua principal obra é “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, onde iniciou suas reflexões acerca da sociologia da religião É conhecedor tanto do pensamento de Comte e Durkheim quanto de  Karl Marx.

Seus argumentos baseavam-se na crença de que a religião era uma das razões pela qual o Oriente e o Ocidente desenvolviam-se de forma oposta. Destacou características particulares do Protestantismo,  que segundo ele,  teria  criado as condições  para o advento do Capitalismo, da burocracia e do estado racional nos países ocidentais.

O Protestantismo nasceu com a  Reforma Protestante - um movimento reformista cristão do início do século XVI,  comandado  pelo padre Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517,  na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, propondo uma reforma  na Igreja. 

Max Weber defende  que a sociedade não funciona de forma simples e nem pode ser harmoniosa,  como pensam Comte e Durkheim. No entanto, não propõe uma revolução,  como faz Karl Marx. Afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair desses fenômenos  ensinamentos,  e sistematizá-los para uma melhor compreensão da mesma.

Em suma: a Sociologia de Comte e Durkheim são positivistas. A de Marx é revolucionária e a de Max Weber é compreensiva. E nisto talvez esteja a principal diferença entre esses quatro  pensadores da Sociologia.

4. Karl Marx (1818-1883) foi um intelectual e revolucionário judeu-alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Foi o mais revolucionário pensador sociológico.

Marx concebe a sociedade dividida em duas classes sociais antagônicas: 
a)  a dos capitalistas,  que detêm a posse dos meios de produção; 
b) o proletariado ou operariado, cuja única posse é sua força de trabalho,  que vendem aos capitalistas. Seu pensamento é exposto na sua obra mais conhecida: o livro intitulado - O Capital. 

Foi  nesse contexto histórico que surgiu a Sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna, colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade.

O Iluminismo ou Ilustração - Racionalismo

Iluminismo ou Ilustração -  É o movimento cultural e filosófico   que se desenvolveu na Inglaterra, França e Holanda nos séculos XVII e XVIII, por  influência da renascença. Este período também conhecido como o século das luzes tinha como base o Racionalismo: “Não aceite nada como verdade se a sua própria razão não disser que é verdade.”

Os iluministas defendiam o direito de o povo escolher seus próprios governantes e criticavam o Antigo Regime, formado pelo clero, a monarquia absolutista dos reis e o mercantilismo. Defendiam os direitos naturais, a propriedade privada, a liberdade de expressão e a igualdade civil. O movimento contribuiu para desencadear diversas revoluções como a francesa, americana e movimentos liberais na América Latina.

Principais Pensadores Iluministas

1.John Locke (1632-1704) -  Filósofo e ideólogo do liberalismo inglês, nascido Wrington. Também principal representante do empirismo britânico e um dos teóricos do Contrato Social.

2. Charles Louis de Secondat- o Barão de Montesquieu (1689-1755) - Aristocrata francês, nascido em Bordeaux, na França,  considerado o fundador da Sociologia Moderna. Publicou em 1748, “O espírito das leis” seu livro mais famoso, onde propõe a discussão das leis das nações. Menciona a República como forma de governo, onde o poder é dividido por todos ou por uma parte da sociedade, de maneira que elegemos nossos governantes através do voto.

3. François Marie Arouet, conhecido como  Voltaire (1694-1778) -  Foi um importante ensaísta, escritor e filosofo iluminista francês. Era um grande admirador de Isaac Newton, e é em Locke que ele mais se inspira. Argumenta em favor da existência de Deus.


Vamos praticar  ?  Atividades

     Leia o seu livro texto da página 11 a 42  para aprofundar  seus  conhecimentos e responder o que se pede. 

        1.  A Sociologia é a Ciência da Sociedade. Faz parte das chamadas Ciências Sociais, as quais compõem as Ciências Humanas. Qual é o objeto de estudo da sociologia, ou seja, qual o seu campo de atuação, do que se ocupa?

      2.  O objetivo da Sociologia é compreender  e explicar as permanências e as mudanças que ocorrem nas sociedades humanas.  Comente.

      3. Todo conhecimento se desenvolve socialmente. Você concorda? Comente.
   
      4. A Sociologia nasceu da necessidade de entender as mudanças que ocorreram nas
 sociedades ocidentais entre o  século XVI e início do século XIX, com o desenvolvimento do capitalismo. Cite algumas dessas  transformações ocorridas  nos seguintes  setores:
       
a  a) setor produtivo - que envolve também  a  Primeira Revolução Industrial, que   ocorreu  na Inglaterra,   entre as segundas metades dos séculos XVIII  e  XIX (1750-1850);  a Segunda Revolução Industrial ocorrida no final do século XIX e consolidada no início do século XX, envolvendo Estados Unidos, Itália e Alemanha, que representou o aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial, com as grandes invenções tecnológicas aplicadas às indústrias:  elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes;
;  
    b) deslocamentos populacionais do campo (zona rural)  para a cidade (zona urbana); 
     c)  valores e ideias: o  Iluminismo e a Reforma Protestante;   
     d)  a política -  Independência dos EUA    (4 de Julho de 1776) e a Revolução Francesa (14 de Julho de 1789).
    
      5.  Alguns pensadores  se destacaram na formulação de teorias para explicar a sociedade   anterior e a nova sociedade nascida a partir dessas  Revoluções. As bases sobre as quais a Sociologia viria a se definir como ciência nasce das ideias desses pensadores aqui citados. Quem são eles, o que defendiam  e quais os seus países de origem?


       O Indivíduo, sua História e a Sociedade. Quando Nasce a Ideia de Individualidade?

A noção de indivíduo na sociedade ocidental tem suas origens históricas com a Reforma  Protestante, no século XVI. Seus seguidores diziam que o indivíduo podia se relacionar diretamente com Deus, sem intermediários ( padres, bispos, papas, cardeais...). Significa que o indivíduo tinha liberdade para decidir sobre sua vida.

Nas sociedades tribais (indígenas, africanas...), nas sociedades da antiguidade (greco-romana ...) e na Europa Medieval, não havia distinção entre a pessoa e seu grupo social. No século XVIII, com o desenvolvimento do Capitalismo e do pensamento liberal, a ideia de indivíduo e de individualismo firmaram-se  definitivamente, e a ideia de felicidade humana foi colocada no centro das atenções.  

Quando e Onde Começa o Processo de Socialização do Indivíduo?

O indivíduo atua na sociedade e vice-versa.  O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são por ela formados é chamado de socialização. O processo de socialização do indivíduo começa na família, passa pela escola  e continua nos meios de comunicação.

  6.  Acrescente e comente outros elementos de socialização.
        7.  Estabeleça a diferença entre o individual e o coletivo (aquilo que é comum a todos).
        8.  Estabeleça a diferença entre  vida pessoal e questões sociais. Dê exemplos.
        9.  Escreva um texto de até 06 linhas,  envolvendo os seguintes teóricos considerados "Pais da Sociologia": Augusto Comte, Max Weber Émile Durkheim. 
                             
    Adaptado de: TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio, volume único. 3ª. edição. São Paulo: Saraiva, 2013.    Pág. 06 a 26. Apêndice. Pág.  332 a 362
    Araújo, Silvia Maria de. et al. Sociologia: volume único. Ensino Médio. 2a. Edição. São Paulo:  Scipione, 2016.
     CAMARGO, Orson. "Pensadores clássicos da Sociologia"; Brasil Escola. Disponível em 
http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/pensadores-classicos-sociologia.htm
 Acesso em 27 de março de 2016.
http://www.mundociencia.com.br/sociologia/sociologia.htm
Consulte seu livro texto e amplie seus conhecimentos: 
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio, volume único, 3a. Edição, São Paulo: Saraiva, 2013. 
ARAÚJO, Silvia Maria de. Sociologia. Ensino Médio: volume único, 2a. Edição, São Paulo: Scipione, 2016. 
Sites consultados: 
Sites Consultados
Os principais sociólogos do mundo
http://www.sociologia.com.br/os-maiores-sociologos-do-mundo-e-como-eles-contribuiram-para-a-sociologia/