“Pedidos de desculpas realmente funcionam, mas você deve tentar incluir o máximo de elementos que puder”.
Roy Lewicki
Precisamos trabalhar com os nossos alunos valores humanos como o perdão, pedidos de desculpas, respeito pelo outro, pela opinião contrária ao que pensamos, para que aprendam a conviver sendo assertivos, respeitando uns aos outros, a opinião alheia.
As temáticas aqui abordadas servem para todos os níveis de escolaridade, como tenho a oportunidade de constatar nas minhas turmas do Ensino Médio, nas reuniões de professores, nas Redes Sociais etc. O objetivo é ajudar nossos alunos nesses aprendizados.
Para ilustrar este estudo, adaptei publicações do site Hype Scienc e outros, que seguem. Acompanhe !
Para ilustrar este estudo, adaptei publicações do site Hype Scienc e outros, que seguem. Acompanhe !
Seis elementos eficazes de um pedido de desculpas, de acordo com a ciência
Para os cientistas, temos que observar seis elementos que devem estar presentes em um pedido eficaz de desculpas. O estudo foi conduzido pelo pesquisador Roy Lewicki, da Universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos da América. Na pesquisa, 755 pessoas tiveram suas reações avaliadas quando alguém se
desculpava.
1.
Mostrar remorso;
2. Descrição do que aconteceu de errado;
3. Responsabilizar-se pelo erro;
4. Declaração de arrependimento;
5. Oferta para resolver o problema;
6. Pedido de perdão.
2. Descrição do que aconteceu de errado;
3. Responsabilizar-se pelo erro;
4. Declaração de arrependimento;
5. Oferta para resolver o problema;
6. Pedido de perdão.
Os pesquisadores descobriram que os elementos acima não têm o
mesmo peso e concluíram que - “o componente mais importante é mostrar responsabilidade. Diga que é sua culpa, que você cometeu
um erro”, concluíram
O
segundo elemento mais importante é a tentativa de solucionar o problema, ou seja, “o que mais
preocupa no pedido de desculpa é que falar é muito fácil, mas ao dizer
‘vou consertar o que está errado’, você está se comprometendo a tomar uma
atitude para desfazer o prejuízo”, continuam.
O
estudo também mostrou que as pessoas são menos inclinadas a aceitar um pedido
de desculpas se acreditarem que o outro cometeu o erro com más intenções e por falta de ética. Faça suas reflexões e siga os bons exemplos de desculpar-se e perdoar.
Adaptado pela Profa. Claudia Martins. Salvador/Ba, do texto publicado no site Hype. Scienc, acesso em 14/04/16. Disponível em:
BOM DIA - DESCULPE - COM LICENÇA - POR FAVOR - OBRIGADA OBRIGADO. Meninos dizem obrigado e meninas obrigada.
|
O que é assertividade ?
A palavra assertividade é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo. Normalmente a assertividade está relacionada ao pensamento positivo.
Assertividade é uma competência emocional que mostra que uma pessoa consegue tomar uma posição clara e objetiva. A pessoa assertiva demonstra segurança e sabe o que quer. É autoconfiante e não tem dificuldades em expressar a sua opinião. Assertividade não significa que a pessoa está certa ou errada, mas indica que ela anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo outro.
Para complementar este post, trago o power point abaixo, que a Professora Celina Souza publicou no site Slide Share. O colega pode imprimir em A3 ou A4 e afixar na sala ou imprimir para trabalhar com seus alunos, como sugere a autora.
Cartazes de Comportamentos Assertivos - "Eu Posso"
Fonte: Profa. Celina Souza, Publicado em 25/01/2016, no Site Slide share. Cartazes para comportamentos assertivos. Pode imprimir em A3 ou A4 e afixar na sala ou imprimir.
Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo
Valores Humanos. O UNO e o DIVERSO nos Quatro Pilares da Educação. O Livro Desculpe-me. Música Normal é Ser Diferente. O que é ser educado? Atividades
ATIVIDADES
Releia
o
que aqui foi dito e mostre o que aprendeu.
1 1. Escreva
uma frase sobre valores humanos usando as palavras do quadro abaixo:
Amizade
|
Perdão
|
Respeito
|
Companheirismo
|
Desculpa
|
Paciência
|
Assertividade
|
3. Coloque as palavras do quadro na ordem alfabética;
4. Você
tem o hábito de falar alto? Acha que é certo? Para
desenvolver o hábito de falar baixo e com educação, respeitando o espaço do
outro, dê exemplos de quatro brincadeiras
com mímicas. Sugira para seus colegas brincadeiras com suas mímicas;
5. Correio da Amizade. Escolha
um "Amigo Secreto", entre seus colegas de classe.
Escreva um
bilhetinho para ele ou ela, destacando os pontos positivos que o colega tem.
Desenhe flores ou paisagens coloridas. Dobre
e lhe entregue;
6. Escreva um bilhete para pedir perdão e desculpas a um colega que você tenha magoado;
6 7. "Galeria
do posso, não posso". Discuta com a professora e os colegas normas de atitudes positivas que irão
vigorar na sala de aula. Forme um grupo de até quatro integrantes. Escreva-as
num cartaz para ser afixado na sala;
8. Valores humanos positivos e negativos. Leia as palavras
abaixo e separe-as de acordo com o seu sentido: positivo ou negativo:
Inveja - egoísmo
- amor - carinho – mentira- lealdade –humildade - justiça - raiva- educação - falsidade
– solidariedade - fofoca - roubo.
Valor positivo
|
||||||
Valor negativo
|
9. Qual o valor positivo que você considera como muito importante? Por quê?
10. Qual
o valor negativo que você mais condena? Por quê?
11. Escreva os antônimos (o contrário) dos seguintes valores positivos:
a) bonito ___;b) verdadeiro ___c) amor ____; d) feliz ___ e) certo ____f) coragem__
12.Organize e copie as palavras das questões 1, 8 e 11 na ordem alfabética;
13.Escolha as suas cores prediletas para pintar a imagem abaixo. Escreva duas frases: uma que tenha valores humanos positivos e outra valores negativos.
Sites Consultado
Todas as Imagens são do Google
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