sábado, 2 de janeiro de 2016

Alfabetização. Calendário 2016 com frases de grandes pensadores. O que é o Ano Bissexto? Alfabeto com letras cursivas e de formas, maiúsculas e minúsculas. Atividades com Números e o Alfabeto


Gostei muito desse calendário do Site Espaço Educar que traz frases impactantes de  grandes pensadores do Brasil e do mundo,  sobre o valor da educação,  e que podem ser trabalhadas na produção de gêneros textuais, a exemplos de biografia, autobiografia, reescrita e  interpretação de texto etc.   

Com esse calendário, o professor pode trabalhar o alfabeto e suas variantes: as letras cursiva e de fôrma;  maiúsculas, minúsculas;  vogais; consoantes;   nomes comuns; nomes próprios (de pessoas e de lugares);  matemática, como as quatro operações etc. ; em geografia as quatro estações do ano e os movimentos da terra; em história origem dos calendários,  informando aos alunos  que o mês de fevereiro de 2016 terá 29 dias (ano bissexto).  
O Que é o Ano Bissexto? 
Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol. O ano tem 12 meses, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.  
Como não pode haver todos os anos um 366º dia,  com as 6 horas que sobram, a cada quatro anos é feito um ajuste no calendário e adiciona-se mais um dia ao ano.  O presente ano de 2016 é bissexto. O anterior foi o de 2012 e o próximo será 2020. Foi o imperador romano Júlio César quem  trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente. 
Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias. 
O objetivo é manter o calendário anual ajustado com o movimento de translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às quatro estações do ano. 
Outras Sugestões de Atividades 

A partir do calendário, o professor poderá trabalhar os números e o alfabeto, simultaneamente.  Poderá  propor a seus alunos atividades que envolvam:
  • A distinção entre letras e números;
  • Associação de objetos a palavras e números; 
  • Contagem de letras das palavras e das sílabas;
  • Identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
  • Análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras;  as letras que se repetem; 
  • Identificação da forma e da posição dos dois tipos de letras: maiúsculas e minúsculas; 
  • Formação de nomes próprios, incluindo o nome do aluno, da professora, da mãe,  de um colega, do melhor amigo  e da cidade onde mora. Veja alguns exercícios adiante. 
Os  Números  de  01  a  31 



Fonte:  Liza. Espaço Educar. Acesso em 06/12/2015. Disponível em: 

ATIVIDADES
1. Você já conhecia o calendário com os meses e os dias do ano? O que você achou? Você conhecia alguma das pessoas citadas no calendário? Quem? 
2. Escreva os números de 01 a 31;
3. Quantos meses e quantos dias tem o ano? Em que mês você faz aniversário? 
4. Identifique no calendário os meses do ano que tem: a)  30 dias; b) 31 dias; c) Qual o  mês do ano que às vezes tem 28  e às vezes 29 dias? d) Quais os meses que terminam em bro ?  
5.Quantos dias terá o mês de fevereiro de 2016? Por que?  
6. Explique o  que é o ano bissexto.  Você conhece alguém que nasceu dia 29 de  feveroso Escreva o nome dessa pessoa. 

7. Observe as  letras do alfabeto acima e a primeira letra dos nomes dos objetos mostrados. Pinte-os e escreva no caderno seus nomes completos.






8. Observe as casinhas abaixo. Complete com as letras que faltam. 
9. Qual o seu nome? Você gosta dele? Que outro nome você gostaria de ter? 
10) a) Escreva seu primeiro  nome no quadrinho abaixo e depois pinte  com a sua cor predileta; b) conte quantas letras tem seu nome e escreva o total no quadrinho 2; c) separe as sílabas do seu nome no quadrinho 3; d) escreva o total de sílabas do seu nome no quadrinho 4; 




Sites consultados
Ano Bissexto
Ano Comum
Todas as imagens são do Google

2 comentários:

  1. Parabéns pelo calendário com frases de grandes pensadores! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Que bom que tenha gostado. Compartilhe nosso blog. volte sempre! Abraço

      Excluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.