quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Experiência bem sucedida: Arte é usada para ensinar Matemática. Educadoras usam atividades artísticas para o fortalecimento de conteúdos matemáticos


Achei este artigo publicado no Diário de Cuiabá, capital do Mato Grosso (MT), na região centro-oeste do Brasil, muito sugestivo.  Segundo a reportagem publicada  17 de dezembro de 2015,  duas professoras desenvolveram um  Projeto com  atividades artísticas para o fortalecimento de conteúdos matemáticos. Elas apontam progressos no desempenho dos estudantes. 


Vincular   Matemática e  Arte  direcionando os alunos a  identificar a matemática como uma realização do espírito humano para o equilíbrio, a harmonia,  beleza e delicadeza presentes  nas artes, é um meio  para tirar proveito dos ensinamentos das duas disciplinas. 

Observemos  as obras de artes, as construções, os móveis, a natureza. Tomemos como exemplos  os projetos do brasileiro  Oscar Niemayer, sejam  em Brasília, Minas Gerais,  Rio de Janeiro, João Pessoa, capital da Paraíba, estado da Região Nordeste do Brasil. Com um olhar curioso na bela arquitetura desse gênio, veremos as formas geométricas nas igrejas, catedrais, palácios, museus, no  sambódromo do Rio de Janeiro e tantas outras construções desse  famoso arquiteto. 
Sambódromo, Rio de Janeiro - local dos desfiles das escolas de samba
O Congresso Nacional, Brasília - Distrito Federal (DF)


Acompanhe a publicação! 

                  Arte é usada para ensinar a matemática

ELIANA BESS.  Assessoria Seduc/MT

 
Matemática combina com artes? Para as professoras Valquíria Ramos Borges e Carmem Lane Vieira da Silva Leal, da Escola Estadual Paulo Freire, em Primavera do Leste, a interação das duas disciplinas pode funcionar perfeitamente. A ideia delas foi desenvolver atividades que fortalecessem o aprendizado usando conteúdos dessas matérias.  


Para isso, criaram o projeto a Arte da Matemática e aplicaram aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O efeito da iniciativa pode ser conferido pela comunidade durante uma exposição dos trabalhos, que ocorreu nas dependências da escola, no mês passado.
"O objetivo do projeto é propiciar ao educando a interdisciplinaridade, onde disciplinas opostas podem interagir provocando novos olhares e formas de aprender. Nesse caso, o de proporcionar o ensino aprendizagem na disciplina de matemática significativa, de forma que faça o aluno descobrir a importância da mesma em seu cotidiano. E nada melhor que aplicar na prática a teoria desenvolvida na sala de aula, com a contribuição da disciplina de Arte", pontuaram as professoras.
Entre um trabalho e outro exposto, os expectadores visualizaram uma mistura de cores e figuras geométricas. Num painel, por exemplo, caricaturas, objetos, fisionomias e animais foram retratados. Em outro, as figuras geométricas se misturavam de forma que pareciam ser pinturas abstratas.
Mas os alunos não queriam apenas olhar, era preciso tocar e sentir a leveza de cada detalhe durante a visitação. Nos espaços 'filtro dos sonhos' e 'fractal' (estruturas geométricas complexas com propriedade que se repetem em diferentes escalas) eles encontraram essa possibilidade. E assim, os detalhes eram contemplados como se fossem elementos decorativos.
De acordo com a diretora Alexandra Cristina Andrade, o projeto apontou bons resultados, melhorou o desempenho dos alunos, que passaram a ter mais envolvimento com as disciplinas", destacou.
Percebeu-se ainda, que a iniciativa contribuiu para atrair até os estudantes que não gostam de matemática, por conta do raciocínio, cálculos e fórmulas. Ou seja, os estudantes aprendem sem fazer 'cara feia' para os conteúdos.
O Arte da Matemática começou a ser implementado no ano passado, mas as educadoras observaram que precisava ser intensificado. Dessa forma, o projeto ganhou credibilidade para ser executado também em 2015 e tudo indica que terá continuidade em 2016.
Fonte: ELIANA BESS. Assessoria Seduc/MT. Diário de Cuiabá. Edição nº 14374 17/12/2015. Acessado em 20/12/15
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=484045
Sugestões de leituras sobre o tema

SEMMER,  Simone. MATEMÁTICA E ARTE.  Professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Graduada em Matemática e Artes Visuais. Concluinte do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE -2007. Acesso em 29/12/15.  Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/409-4.pdf 

Amplie seus conhecimentos. Veja mais sobre o tema: 


Estudando as Formas Geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. Música com as formas geométricas



Geometria com Arte: poemas, rimas, músicas, vídeos e peças teatrais com as formas geométricas. As Formas Geométricas vão ao teatro 

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/08/geometria-com-arte-o-poema-as-formas.html

TV Escola
http://tvescola.mec.gov.br/tve/videoteca/serie/arte-e-matematica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.