Imagem |
Como podemos ver, existe uma grande diversidade de Gêneros Textuais, consequência das mudanças sociais que resultam em alteração dos gêneros ou desaparecimento ou transformação ou surgimento de outros, num permanente processo em função dos seus usos e de novas práticas sociais, segundo os estudiosos.
Tal diversidade é fruto das muitas situações
comunicativas com as quais convivemos cotidianamente, além de ser importante meio de produção textual, exigindo dos nossos alunos, domínio dos mesmos.
É relevante conhecer essas diferentes
modalidades textuais, que darão suporte ao aluno para entender por
que escreve, para quem escreve e como escreve. Essas modalidades estão relacionadas às
intenções de narrar, descrever, argumentar, relatar ou expor sobre determinado assunto, seja
no âmbito da oralidade ou da escrita,
atendendo às particularidades linguísticas que demarcam cada um desses
gêneros.
Além disso, o trabalho com diferentes
textos na sala de aula, facilita muito o trabalho de alfabetização e de interpretação de textos, na perspectiva de integração entre os
componentes curriculares. Espero que este post seja útil a todos os níveis escolares.
15
16
17
Amplie seus conhecimentos. Veja também:
Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual
Quatro Poemas de Carlos Drummond de Andrade: Desejo a você; No meio do caminho; Quero; José. Biografia de Drumond. Atividades
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2014/04/tres-poemas-de-carlos-drummond-de.htmlSites Consultados
Brasil Escola. Gêneros Textuais https://brasilescola.uol.com.br/redacao/generos-textuais.htm
Imagens - https://br.pinterest.com/pin/473863192032726184/
https://alunosonline.uol.com.br/portugues/generos-textuais-orais-escritos.html
http://slideplayer.com.br/slide/298244/
Todas as Imagens são do Google
Obrigada pela colaboração. Organizarei uma mesa com chocolate quente e gêneros textuais para que os estudantes retirem um e criem seu texto, visto que já trabalhamos alguns desses gêneros. Em outro momento, faremos um café com leitura, onde faremos lanche coletivo com a leitura dos textos que criarem no dia do chocolate quente...
ResponderExcluirQue maravilha, colega!
ExcluirEu que agradeço sua participação aqui.
Muito legal essa sua técnica para motivar os alunos.
Amei! Meus parabéns! Volte sempre! Compartilhe!
Obrigada
ResponderExcluirAmei este blog! Parabéns, pela gentileza destes magníficos cartazes!
ResponderExcluirObrigada, Ana Beatriz. Eu que sou grata por suas palavras, que muito me incentivam.
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, e que tenha ajudado na sua práxis educativa.
Volte sempre! Compartilhe!