Comemoramos todo dia 15 de Março o Dia da Escola, que depois da família é a instituição social mais importante. Para homenagear o Dia da Escola, nada melhor que homenagearmos o livro. Escolhemos os textos abaixo, que você irá gostar de conhecer. São eles:
1) EU
- é o título do livro escrito por Hildebrando Pontes Neto e
Ilustrado por Mariângela Haddad, destinado ao público da Educação Infantil e
do Ensino Fundamental. O conto narra em linguagem simples a história
de uma grande amizade que nasce da descoberta do livro pelo leitor. Um livro e um menino são os dois personagens do
conto. 2) Eu, o Livro, escrito por Frei Betto.
A palavra escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram para as pessoas que tinham dinheiro e não faziam trabalho braçal, portanto, tinham muito tempo livre, para se dedicar ao descanso e ao lazer, uma vez que as atividades de estudos eram consideradas leves.
As primeiras escolas do Brasil foram trazidas pelos padres Jesuítas no século XVIII, que atuavam na formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores portugueses, dos indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época, além de catequizar os índios. Agora, vamos aos textos.
EU
Comemoramos todo dia 15 de Março o Dia da Escola, que depois da família é a instituição social mais importante. Para homenagear o Dia da Escola, nada melhor que homenagearmos o livro. Escolhemos os textos abaixo, que você irá gostar de conhecer. São eles:
1) EU
- é o título do livro escrito por Hildebrando Pontes Neto e
Ilustrado por Mariângela Haddad, destinado ao público da Educação Infantil e
do Ensino Fundamental. O conto narra em linguagem simples a história
de uma grande amizade que nasce da descoberta do livro pelo leitor. Um livro e um menino são os dois personagens do
conto. 2) Eu, o Livro, escrito por Frei Betto.
A palavra escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram para as pessoas que tinham dinheiro e não faziam trabalho braçal, portanto, tinham muito tempo livre, para se dedicar ao descanso e ao lazer, uma vez que as atividades de estudos eram consideradas leves.
As primeiras escolas do Brasil foram trazidas pelos padres Jesuítas no século XVIII, que atuavam na formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores portugueses, dos indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época, além de catequizar os índios. Agora, vamos aos textos.
EU
Eu não era nem novo nem velho. Tinha a capa colorida, um pouco amassada e uma das páginas rasgada na parte de baixo, naquele lugar que chamam de pé de página.
Vivia jogado no canto de um quarto junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse minhas páginas, lesse o que tenho para contar.
Mas que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeças e outros brinquedos.
Eu me sentia um grande inútil. Um dia não aguentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão prá secar.
No dia seguinte, quando os raios de sol entraram pela janela, me senti melhor, e minhas páginas secaram todas.
Um dia o menino entrou no quarto com um lápis e uma folha de papel. Assentou-se bem pertinho de mim e encheu os dois lados da folha com desenhos e rabiscos.
Em seguida, me segurou, me folheou, viu algumas de minhas ilustrações e me abriu no meio com aquela cara de quem queria rabiscar.
Eu acabava de ser descoberto! Preso entre as suas mãos o meu coração disparou de alegria: tum, tum, tum, tum... Era muita emoção para um livro só!
Eu. Autor: Hildebrando Pontes Neto. Ilustrações de Mariângela Haddad. Belo Horizonte: Dimensão, 2002.
Livro Digital
Fonte: Sistema de Avaliação da Educação
Básica do Rio de Janeiro
SAERJ
Língua Portuguesa, página 33. Disponível em: http://www.saerj.caedufjf.net/repositorio/saerj/externa/pdf/GuiaMatrizReferenciaLinguaPortuguesaSAERJ.pdf
Livro Digital |
Agora vamos conhecer o segundo texto. Foi escrito por Frei Betto. Você vai gostar.
Parte do papiro Rhind.
Está no Museu
Britânico, Londres.
Eu, o Livro
Sou muito especial. Minha
tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos
eletrônicos. Sou útil até mesmo onde não há energia elétrica. E posso ser usado
mesmo por uma criança: basta abrir-me. Nunca falho, não necessito de manual de instruções, nem de técnicos que me consertem.
Pergaminho
Dispenso oficinas e ferramentas. Sou isento a vírus, embora figure no cardápio das traças. Se algo em mim o leitor não entende, há um similar que explica todos os meus vocábulos. Através de mim as pessoas viajam sem sair do lugar. Não é fantástico?
Agora vamos conhecer o segundo texto. Foi escrito por Frei Betto. Você vai gostar.
Parte do papiro Rhind.
Está no Museu
Britânico, Londres.
|
Eu, o Livro
Sou muito especial. Minha
tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos
eletrônicos. Sou útil até mesmo onde não há energia elétrica. E posso ser usado
mesmo por uma criança: basta abrir-me. Nunca falho, não necessito de manual de instruções, nem de técnicos que me consertem.
Pergaminho |
Dispenso oficinas e ferramentas. Sou isento a vírus, embora figure no cardápio das traças. Se algo em mim o leitor não entende, há um similar que explica todos os meus vocábulos. Através de mim as pessoas viajam sem sair do lugar. Não é fantástico?
Livro feito de plástico.
Tome banho lendo
Basta abrir-me e posso levá-las a Roma dos Césares ou à Índia dos brâmanes, aos estúdios de Hollywood ou ao Egito dos faraós, ao modo como as baleias cuidam de seus filhos e aos paradoxos dos buracos negros.
Sou feito de papiro, pergaminho, papel, plástico e, hoje, existo até como matéria virtual.
Domino todos os ramos do conhecimento humano. E, ao contrário dos seres humanos, jamais esqueço. Se me consultam, elucido dúvidas, respondo indagações, estimulo a reflexão, desperto emoções e idéias.
Posso ensinar qualquer idioma: tupi, grego, chinês ou russo. Até línguas mortas, como o latim.
Jardins Suspensos
da Babilônia
Introduzo as pessoas na meditação zen-budista e nos segredos da culinária mineira, nas partículas subatômicas e na história do automóvel, nas maravilhas dos jardins suspensos da Babilônia e nos hábitos dos escorpiões.
Para utilizar-me, a pessoa escolhe o lugar mais confortável: cama, sofá da sala, tamborete da cozinha, degrau da escada ou banco do ônibus.
Trago a ela os poemas de Fernando Pessoa e os salmos da Bíblia; as noções de como operar um monitor de TV e a biografia de John Lennon; as viagens de Marco Pólo e os cálculos da propulsão das naves espaciais.
Escorpião
Trabalho em silêncio, e nunca incomodo ninguém, pois jamais insisto. É o meu leitor que se cansa e, neste caso, pode fechar-me e continuar a leitura horas ou dias depois.
Não fujo, não saio do lugar, não abandono quem cuida de mim. Fico ali à espera, em cima de uma mesa ou enfiado numa prateleira, sem alterar o meu humor. Exceto quando sou alvo da cobiça de pessoas sem escrúpulos, que me roubam de meus legítimos donos.
Revelo a quem me procura o que for de seu interesse: como cuidar do jardim ou detalhes da Guerra do Paraguai; a incrível paixão entre Romeu e Julieta ou a atribulada vida amorosa de Elvis Presley; os segredos de fabricação de um bom vinho ou as mil e uma interpretações de As Mil e Uma Noites.
Pode-se estar comigo e, ao mesmo tempo, ouvir música ou viajar de trem, navio ou avião, sem necessidade de pagar a minha passagem. Sou transportável, manipulável e até descartável. Mas costumo enganar a quem confia nas aparências: nem sempre o meu rosto revela o conteúdo.
Sem mim, a humanidade teria perdido a memória. E, possivelmente, não ficaria sabendo que Deus se revelou a ela. Sou portador de epifanias e sonhos, tragédias e esperanças, dores e utopias.
E sou também uma obra de arte, dependendo de como os meus autores tecem e bordam as letras que preenchem as minhas páginas. Livre e lido, sou livro.
Autor: Frei Betto. Escritor, autor de “A Obra do Artista uma visão holística do Universo” (Ática), entre outros livros.
ATIVIDADES - 1a. Parte
Vamos praticar? 1- Releia o poema - Eu, o Livro e responda o que se pede:
O ponto de exclamação no final da frase “Mas
que nada!” indica que o personagem do texto está: a) curioso; b)
decepcionado; c) assustado; d) pensativo.
2- Como se chama o autor? 3- Qual personagem conta a história?
3- Conheça os pronomes pessoais no quadro abaixo, para resolver as atividades, como escrever uma redação com o tema: Eu amo a minha escola.
Pronomes Pessoais – Pessoas do Discurso
Singular
Plural
1ª. Pessoa - Eu
1ª. Pessoa - Nós
2ª. Pessoa - Tu
2ª. Pessoa - Vós
3ª. Pessoa - Ele (masculino)
3ª. Pessoa - Eles (masculino)
3ª. Pessoa - Ela (feminino)
3ª. Pessoa - Elas (feminino)
4- O pronome empregado no livro é pessoal. Sim ou Não ? ----
5- A história é contada na primeira pessoa do singular. Certo ou Errado? -----
6- De quais materiais o livro se diz ser feito?
7. Leia o primeiro parágrafo da história e complete a frase:
Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem......... , ... .........., ... ...... ou ........... ........... Sou útil até mesmo onde não há.................eletrônicos. E posso ser usado mesmo por uma................ :.... basta.............
8) Escreva um texto sobre a sua escola com o tema: Eu amo a minha escola. Empregue os pronomes pessoais aqui estudados. Não esqueça de fazer belas ilustrações. Circule os pronomes pessoais, que devem ser empregados em cores diferentes
Atividades - 2a. Parte
Releia o texto - EU. Responda:
1) Quem é o autor? Você gostou da história? Porque ?
2) A história tem como título - EU. Esta palavra é um pronome pessoal. Sim ou Não? ---
3)Faça um "X"na alternativa correta. O pronome está:
a) na 1a. pessoa do singular; b) na 1a. pessoa do plural;
c) na 3a. pessoa do singular; d) na 3a. pessoa do plural.
4) No primeiro e no segundo parágrafos o livro se apresenta.
a) Em que parte da casa vivia o livro ? b) Qual era seu maior desejo?
5- Faça um resumo da apresentação que o livro faz de si próprio.
6) Como o livro se sentiu depois de ter sido descoberto pelo menino?
7) Escreva V (verdadeiro) ou F (falso) conforme o texto:
a) ( ) Todos
os dias o menino entrava no quarto para brincar;
b) ( ) Todos os dias
o menino lia o livro;
c) ( ) O livro
chorou e molhou suas páginas com as próprias lágrimas e
demorou a secar; d) ( ) O livro nunca foi
descoberto pelas pessoas; e) ( ) Ele se
sentia útil, por isso era feliz.
8) Você gostou do final da história? Escreva a sua própria versão dessa história. Não esqueça de fazer belas ilustrações no seu texto.
Livro feito de plástico. Tome banho lendo |
Sou feito de papiro, pergaminho, papel, plástico e, hoje, existo até como matéria virtual.
Domino todos os ramos do conhecimento humano. E, ao contrário dos seres humanos, jamais esqueço. Se me consultam, elucido dúvidas, respondo indagações, estimulo a reflexão, desperto emoções e idéias.
Domino todos os ramos do conhecimento humano. E, ao contrário dos seres humanos, jamais esqueço. Se me consultam, elucido dúvidas, respondo indagações, estimulo a reflexão, desperto emoções e idéias.
Posso ensinar qualquer idioma: tupi, grego, chinês ou russo. Até línguas mortas, como o latim.
Jardins Suspensos da Babilônia |
Para utilizar-me, a pessoa escolhe o lugar mais confortável: cama, sofá da sala, tamborete da cozinha, degrau da escada ou banco do ônibus.
Trago a ela os poemas de Fernando Pessoa e os salmos da Bíblia; as noções de como operar um monitor de TV e a biografia de John Lennon; as viagens de Marco Pólo e os cálculos da propulsão das naves espaciais.
Trago a ela os poemas de Fernando Pessoa e os salmos da Bíblia; as noções de como operar um monitor de TV e a biografia de John Lennon; as viagens de Marco Pólo e os cálculos da propulsão das naves espaciais.
Escorpião |
Trabalho em silêncio, e nunca incomodo ninguém, pois jamais insisto. É o meu leitor que se cansa e, neste caso, pode fechar-me e continuar a leitura horas ou dias depois.
Não fujo, não saio do lugar, não abandono quem cuida de mim. Fico ali à espera, em cima de uma mesa ou enfiado numa prateleira, sem alterar o meu humor. Exceto quando sou alvo da cobiça de pessoas sem escrúpulos, que me roubam de meus legítimos donos.
Não fujo, não saio do lugar, não abandono quem cuida de mim. Fico ali à espera, em cima de uma mesa ou enfiado numa prateleira, sem alterar o meu humor. Exceto quando sou alvo da cobiça de pessoas sem escrúpulos, que me roubam de meus legítimos donos.
Revelo a quem me procura o que for de seu interesse: como cuidar do jardim ou detalhes da Guerra do Paraguai; a incrível paixão entre Romeu e Julieta ou a atribulada vida amorosa de Elvis Presley; os segredos de fabricação de um bom vinho ou as mil e uma interpretações de As Mil e Uma Noites.
Pode-se estar comigo e, ao mesmo tempo, ouvir música ou viajar de trem, navio ou avião, sem necessidade de pagar a minha passagem. Sou transportável, manipulável e até descartável. Mas costumo enganar a quem confia nas aparências: nem sempre o meu rosto revela o conteúdo.
Sem mim, a humanidade teria perdido a memória. E, possivelmente, não ficaria sabendo que Deus se revelou a ela. Sou portador de epifanias e sonhos, tragédias e esperanças, dores e utopias.
E sou também uma obra de arte, dependendo de como os meus autores tecem e bordam as letras que preenchem as minhas páginas. Livre e lido, sou livro.
Autor: Frei Betto. Escritor, autor de “A Obra do Artista uma visão holística do Universo” (Ática), entre outros livros.
Vamos praticar? 1- Releia o poema - Eu, o Livro e responda o que se pede:
O ponto de exclamação no final da frase “Mas
que nada!” indica que o personagem do texto está: a) curioso; b)
decepcionado; c) assustado; d) pensativo.
2- Como se chama o autor? 3- Qual personagem conta a história?
4- O pronome empregado no livro é pessoal. Sim ou Não ? ----
3- Conheça os pronomes pessoais no quadro abaixo, para resolver as atividades, como escrever uma redação com o tema: Eu amo a minha escola.
Pronomes Pessoais – Pessoas do Discurso
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Singular
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1ª. Pessoa - Eu
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1ª. Pessoa - Nós
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2ª. Pessoa - Tu
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2ª. Pessoa - Vós
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3ª. Pessoa - Ele (masculino)
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3ª. Pessoa - Eles (masculino)
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3ª. Pessoa - Ela (feminino)
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3ª. Pessoa - Elas (feminino)
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5- A história é contada na primeira pessoa do singular. Certo ou Errado? -----
6- De quais materiais o livro se diz ser feito?
6- De quais materiais o livro se diz ser feito?
7. Leia o primeiro parágrafo da história e complete a frase:
Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem......... , ... .........., ... ...... ou ........... ........... Sou útil até mesmo onde não há.................eletrônicos. E posso ser usado mesmo por uma................ :.... basta.............
8) Escreva um texto sobre a sua escola com o tema: Eu amo a minha escola. Empregue os pronomes pessoais aqui estudados. Não esqueça de fazer belas ilustrações. Circule os pronomes pessoais, que devem ser empregados em cores diferentes
Atividades - 2a. Parte
Releia o texto - EU. Responda:
1) Quem é o autor? Você gostou da história? Porque ?
2) A história tem como título - EU. Esta palavra é um pronome pessoal. Sim ou Não? ---
3)Faça um "X"na alternativa correta. O pronome está:
a) na 1a. pessoa do singular; b) na 1a. pessoa do plural;
a) na 1a. pessoa do singular; b) na 1a. pessoa do plural;
c) na 3a. pessoa do singular; d) na 3a. pessoa do plural.
4) No primeiro e no segundo parágrafos o livro se apresenta.
a) Em que parte da casa vivia o livro ? b) Qual era seu maior desejo?
5- Faça um resumo da apresentação que o livro faz de si próprio.
a) Em que parte da casa vivia o livro ? b) Qual era seu maior desejo?
5- Faça um resumo da apresentação que o livro faz de si próprio.
6) Como o livro se sentiu depois de ter sido descoberto pelo menino?
7) Escreva V (verdadeiro) ou F (falso) conforme o texto:
a) ( ) Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar;
b) ( ) Todos os dias o menino lia o livro;
c) ( ) O livro chorou e molhou suas páginas com as próprias lágrimas e demorou a secar; d) ( ) O livro nunca foi descoberto pelas pessoas; e) ( ) Ele se sentia útil, por isso era feliz.
8) Você gostou do final da história? Escreva a sua própria versão dessa história. Não esqueça de fazer belas ilustrações no seu texto.
a) ( ) Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar;
b) ( ) Todos os dias o menino lia o livro;
c) ( ) O livro chorou e molhou suas páginas com as próprias lágrimas e demorou a secar; d) ( ) O livro nunca foi descoberto pelas pessoas; e) ( ) Ele se sentia útil, por isso era feliz.
8) Você gostou do final da história? Escreva a sua própria versão dessa história. Não esqueça de fazer belas ilustrações no seu texto.
Saiba mais sobre os pronomes. Clique no link abaixo:
O Que é Pronome? Pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo. Atividades
Sites Consultados
http://www.saerj.caedufjf.net/repositorio/saerj/externa/pdf/GuiaMatrizReferenciaLinguaPortuguesaSAERJ.pdf
Diferença entre papiro e pergaminho
http://tecciencia.ufba.br/artes-visuais-2012/curiosidades/diferenca-entre-papiro-e-pergaminho
Jardins Suspensos da Babilônia
http://dicasarquitetura.com.br/os-jardins-suspensos-da-babilonia/
Diferença entre papiro e pergaminho
http://tecciencia.ufba.br/artes-visuais-2012/curiosidades/diferenca-entre-papiro-e-pergaminho
Jardins Suspensos da Babilônia
http://dicasarquitetura.com.br/os-jardins-suspensos-da-babilonia/
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