domingo, 15 de setembro de 2019

Educação Infantil. Livro O Menino Azul, de Cecília Meireles. Atividades de Interpretação do Poema

O burro continua sendo um importante meio de transporte no Brasil e em muitas partes do mundo 


















Alfabetizar com poesia, torna esse trabalho árduo numa tarefa prazerosa para o professor e seu aprendiz.  Por isso trazemos o Livro o Menino Azul,  que é baseado no poema  do mesmo nome, da autora brasileira Cecília Meireles, ilustrado por Elma, Editora Global. A primeira publicação foi em  2004, com  lustração de Lúcia Hiratsuk.  

É um poema simples, marcado por rimas e linguagem fácil. As ilustrações bonitas e delicadas, em tons suaves, tornam o poema ainda mais atraente para os pequenos leitores. Aliás, a suavidade da poesia de Cecília Meireles encanta crianças e adultos. 

Fonte: 

Silva 

Márcia Alessandra. Disponível em: 


https://pt.slideshare.net/marciaalessandrasilva9/o-menino-azul-93543677     Acesso:15/09/19

Releia o poema com muita atenção para responder as questões a seguir: 
Poema:      O Menino Azul
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
Autora: Cecília Meireles

Atividades


1. Qual é o título da historinha?  Quem é a autora do poema que deu origem ao livrinho?

2. Quantos versos o poema?   E quantas estrofes? 

3. Retire do texto os versos que revelam como o menino acha que é o mundo. 

4. De acordo com o poema qual é o nome do menino? 

5. Qual  o endereço do menino citado no poema? 

6. Cite  os personagens da historinha.

7. De acorde com o poema, o Menino Azul: 

a) Sabe ler e escrever...... ;      b) Só sabe ler.. .;  c) Não sabe ler... 

d) Só sabe desenhar....... 

8. Esse tipo de texto é: a) Uma fábula...;  b) Uma notícia....;   c) Um poema..... d) Uma propaganda....... 

9- Descreva: a) Verso .........................................................................
b) Estrofe ..........................................................................................
c) Rima .............................................................................................

10. Do que fala o poema? ....................................................................

11. Releia o poema com atenção e copie palavras que revelam como o menino queria que fosse o burrinho.

12.Forme uma equipe de 4 componentes para criar outras ilustrações para o texto.

13. Leia a biografia de Cecília Meireles. Escreva sua autobiografia. 

Cecília Meireles foi jornalista, professora, pintora e é considerada uma das vozes mais importantes das literaturas de língua portuguesa. Nascida em 1901, no Rio de Janeiro, Cecília escreveu poemas até hoje lembrados. 

Em 1934,  fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Também adquiriu amplo reconhecimento na poesia infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O Mosquito Escreve, Sonhos da Menina, O Menino Azul e A Pombinha da Mata, entre outros. A autora faleceu em 1964, aos 63 anos de idade.

14- Copie e depois separe a sílaba das palavras: a)  menino ......... ; 
b) burrinho;    c) manso;     d) largo;    e) comprido;       f) bichos;  
g) pessoas;     h) flores;      i) jardim;    j) rios.               l) mundo.

15- Pinte o burrinho e a grama. 
Imagem

Sites Consultados


Todas as Imagens são do Google

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!Estava procurando um texto com interpretação,
    para trabalhar com os meus alunos, vi o seu analisei outros mas gostei do seu.
    Que Deus continue te iluminando, para no ajudar.
    Eu queria uma interpretação com esse poema, da Cecilia Meireles.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, colega por seu comentário. Fico muito feliz que tenha ajudado.
    Quanto a interpretação, é muito pessoal, pois a historinha toca os corações de maneiras diferentes.

    Peça que os alunos escrevam um texto em grupo ou individual, de acordo com a livre escolha, sobre o que entenderam.
    Numa roda de conversa, irão debater. Será um trabalho muito rico. Experimente e Boa Sorte!
    Volte Sempre! Compartilhe! Obrigada.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.