quarta-feira, 19 de junho de 2019

Copa do Mundo de Futebol Feminino França 2019. Os Símbolos da Copa: Slogan, Logomarca, Mascote


A Equipe Brasileira na Copa de Futebol Feminino França 2019 Imagem 

A Copa do Mundo de Futebol Feminino é a competição mais importante do futebol feminino internacional. A primeira edição foi em 1991, mais de 60 anos depois da primeira Copa Masculina. Após um período em que houve até proibição de mulheres jogarem futebol, a aceitação do futebol feminino  só tem aumentado.  

A oitava edição ocorrerá na França, com  início no dia 7 de  junho  de 2019, e a partida final dia 7 de Julho, na cidade de Paris, capital da França, com 24 seleções no torneio.  Serão nove Cidades-sede: Grenoble, Le Havre, Lyon, Montpellier, Nice, Paris, Reims, Rennes e Valenciennes.


A BANDEIRA DO BRASIL
No Brasil, as mulheres chegaram a ser proibidas de jogar. De 1941 até 1979, se elas fossem vistas jogando futebol, poderiam ser levadas para a delegacia. 
Em outros países, como a Inglaterra e a Alemanha, também houve proibições até a década de 70. Mas ainda há dificuldade: a premiação para as mulheres, embora tenha aumentado, ainda é muito inferior à dos homens.                                                                                                                      
A seleção brasileira entrará em campo em 2019, pela primeira vez, com um uniforme todo com identidade própria, sem ser apenas uma cópia do uniforme da seleção masculina, como aconteceu nos mundiais anteriores. 

As brasileiras estão no Grupo C e enfrentam, nessa primeira fase, a Jamaica, Austrália e a Itália. São 23 atletas.  Conheça cada uma delas
Conheça os grupos, com as 24 seleções participantes:


Imagem

QUAIS SÃO OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO?

·         Grupo A: Coreia do Sul, França, Nigéria e Noruega
·         Grupo B: África do Sul, Alemanha, China e Espanha
·         Grupo C: Austrália, Brasil, Itália e Jamaica
·         Grupo D: Argentina, Escócia, Inglaterra e Japão
·         Grupo E: Camarões, Canadá, Holanda e Nova Zelândia
·         Grupo F: Chile, Estados Unidos, Suécia e Tailândia

DATAS DOS JOGOS DO BRASIL

O Brasil estreia no dia 9 de junho, domingo, contra a Jamaica. Na segunda rodada, o time brasileiro enfrenta a Austrália  e na terceira rodada joga contra a Itália na disputa pela classificação.  O time brasileiro conseguiu ser vice-campeonato em 2007, quando perdeu a decisão para a Alemanha por 2 a 0. Conseguiu também um terceiro lugar em 1999. 
 Jogadoras Brasileiras
Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta. Nasceu em Dois Riachos, Alagoas, em 19 de fevereiro de 1986.  Atua como atacante e joga pelo Orlando Pride, time dos Estados Unidos. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Um recorde entre mulheres e homens.
Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga (Salvador/Bahia, 3 de março de 1978).  Duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Atua como meia. É a única jogadora de futebol do mundo a ter participado de 7 COPAS DO MUNDO.

Confira a lista completa:

1-   Goleiras:  AlineBárbara e Letícia Izidoro

2-   Laterais: CamilaFabianaLetícia Santos e Tamires

3-   Zagueiras: ÉrikaKathellenMônica e Tayla

4-   Meio-campistas: AdrianaAndressinhaFormiga e Thaisa

5-   Atacantes:  Andressa AlvesBia Zaneratto, Cristiane

DebinhaGeyseLudmilaMarta e Raquel.



A Bandeira da França. As três cores, simbolizam o lema da Revolução Francesa: 

Liberté, Égalité, Fraternité  (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

A Bandeira da França foi adotada em 15 de fevereiro de 1794, cinco anos após a Revolução Francesa, fato histórico que marca a queda da Monarquia e a Proclamação da República na França, em 14 de Julho de 1789 (final do século XVIII-18).   Seu formato é  retangular, composto por três faixas verticais nessas três cores,   que simbolizam a Revolução Francesa.

É também conhecida como A Tricolor  ou Bleu, Blanc, Rouge,  como se fala em francês as cores azul, branco e vermelho. A cor azul representa o Poder Legislativo na França; a cor branca representa o Poder Executivo e a cor vermelha representa o Povo Francês.    Como as três faixas possuem o mesmo tamanho, ela representa a divisão do poder de forma igualitária. 


SÍMBOLOS OFICIAIS DA COPA DE FUTEBOL FEMININO FRANÇA 2019




I - Slogan: "Desafiada para Brilhar" 
(Dare to Shine)

"Desafiada para brilhar" é o slogan da Copa do Mundo Feminina, França 2019. Nada mais sugestivo.

II- Logo Marca da Competição 


O logotipo ou logomarca ou simplesmente logo da Copa de 2019 faz referência às cores da França. Cada brilho que ilustra a bola no topo da taça remete às edições de Mundiais já realizadas.  São 24 seleções no país que celebrou o título da copa do mundo do futebol masciulino, na Rússia. 

A Copa do Mundo de Futebol Feminino terá sua oitava edição realizada em 2019 com uma sede inédita: a França. O torneio acontecerá a partir do dia 7 de junho em Paris e tem a final programada para 7 de julho, em Lyon, cidade do litoral francês.


III - Ettie, a Mascote da Copa Feminina de 2019


A FIFA anunciou ETTIE, a pintinha que será símbolo da Copa do Mundo feminina, que acontecerá na França em 2019. A entidade máxima do futebol mundial explicou que Ettie é uma pintinha “apaixonada pela vida e pelo futebol”. E tem uma curiosidade: ela é filha de FOOTIX, o simpático mascote da Copa do Mundo masculina de 1998.

Por ser a mascote oficial da Copa do Mundo, há a garantia que Ettie estará em todos os jogos do torneio. O mesmo não acontece com Canarinho “Pistola”. O personagem brasileiro não comparecerá aos jogos da seleção brasileira na competição. A Fifa priorizará o “Zabivaka”, mascote oficial do torneio.
Fonte: Site Uol


                                                        INFOGRÁFICO

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS. VEJA TAMBÉM:

Blog Saberes da África 9antigo blog Serravalle na África do Sul)

Interdisciplinaridade. Copa do Mundo Rússia 2018. “TelStar 18”, a Bola Oficial Feita no Brasil. O Mascote Zabivaka. Fair-play. História da FIFA. Países Participantes


Blog Saberes da África (antigo Blog Serravalle na África do Sul)


Sites Pesquisados

https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2018/07/17/copa-do-mundo-feminina-saiba-os-detalhes-do-mundial-na-franca/
https://oglobo.globo.com/esportes/copa-do-mundo-feminina-que-voce-precisa-saber-23557454
https://www.bol.uol.com.br/copa-2018/noticias/2018/05/30/mais-uma-ave-fifa-anuncia-ettie-a-mascote-da-copa-feminina-de-2019.htm
https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,copa-do-mundo-feminina-2019-brasil-transmissao-tabela-grupos,70002831906
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48550090
https://www.esportelandia.com.br/futebol/copa-do-mundo-de-futebol-feminino
https://www.hypeness.com.br/2019/03/brasil-quer-sediar-copa-do-mundo-de-futebol-feminino-em-
2023/
https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/jogadoras-brasileiras-convocadas-a-copa-do-mundo-de-futebol-feminino-2019/

Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.