domingo, 15 de abril de 2018

O Que é Poesia? O Que é Poema? Qual a Diferença? Versos, Estrofes e Rimas. Poema Jogo de Bola, de Cecília Meireles. Poesia A Boneca, de Olavo Bilac. Atividades

Tela do Pintor Brasileiro  Romero Britto
Poemas, poesias, parlendas, trava línguas, adivinhas e outros gêneros textuais são recursos utilizados com muito sucesso na Educação Infanto-juvenil.  Permitem trabalhar a leitura, a escrita, interpretação de texto, utilizando recursos como:  os sons e posição das palavras; números de letras e sílabas; reconhecimento das letras do alfabeto; valor sonoro, além de rimas etc.  
Trazemos um poema bastante conhecido e utilizado nas atividades para crianças em idade pré-escolar, o” Jogo de Bola”, de Cecília Meireles, e a poesia - A Boneca, de Olavo Bilac, como sugestões de trabalho com esses dois gêneros textuais. Tomara que este post seja útil ao nosso público. Sucesso!
                       
                            O Que é Poesia?  O Que é Poema?

Responder à pergunta “o que é poesia?” nem sempre é tarefa fácil, deixando sem palavras ilustres poetas. Segundo os diversos autores que consultei, poesia é atitude criativa, e não apenas um gênero literário.  A poesia  existiu  muito antes das pessoas serem alfabetizadas.  Segundo o  dicionário Aurélio de Língua Portuguesa - poesia é a arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. 

A poesia pode ser definida como uma forma literária de arte, e pode estar presente na paisagem, em uma situação do cotidiano, nos objetos, nos sons, numa frase, em textos diversos, como um poema, e em todas as linguagens e manifestações artísticas:  o teatro, a dança, a fotografia, a música,  as artes plásticas, que compreendem a arquitetura, a pintura, a escultura, as artes gráficas e o artesanato artístico. 


A palavra poesia também pode ser usada metaforicamente para considerar algo tão bonito e impecável quanto a poesia. Poesia , portanto, é qualquer tipo de produção artística que envolva criatividade e provoque  emoção.  Em resumo, a poesia é uma forma diferente de escrever e expressar sentimentos,  percebidos e expressos de variadas formas, provocando surpresa, admiração e contemplação.   Tudo isso dito, conclui-se que a poesia não é exclusividade da literatura, tampouco do poema. 


Para fazer uma poesia, não basta escrever o que pensamos e termos criatividade. Temos que estar atentos à riqueza da linguagem, aos aspectos gramaticais e combinar as palavras. Quem escreve poesias é o poeta. Dizem que o poeta é Mestre em lapidar as palavras.


Poema é um gênero literário, ou seja, faz parte da literatura, enquanto a poesia, não necessariamente.   Poema também é poesia, pois desperta sensações, sentimentos, lembranças, emoções, retrata histórias vividas ou histórias que se deseja viver. Poema é poesia porque requer criatividade, expressividade, harmonia, imaginação. Os poemas antigos eram memorizados e passados de uma geração a outra, oralmente.   Todos os textos que provocam emoções e sentimentos são poéticos, inclusive o poema. 

Crianças Jogando Futebol

Tipos de Poemas


Existem vários tipos de poemas, como os sonetos – que versam sobre o amor e Ode -   poema lírico que exalta alguma coisa, como a natureza ou a vida. O poema lírico descreve os sentimentos e pensamentos do poeta. Poema épico -é aquele que fala das figuras míticas ou heroicas.  Poema narrativo - o que conta uma história. Poemas dramáticosaqueles que são escritos em versos. 

Qual a Diferença entre Poesia e Poema?



A palavra poesia não significa a mesma coisa que poema, mas a poesia faz parte ou está presente no poema.  A diferença entre poema e poesia é que,  enquanto o poema está ligado somente a  literatura, a poesia pode ser qualquer tipo de produção artística.  O poema é um gênero literário, ou seja, faz parte da literatura, enquanto a poesia, não necessariamente, como vimos acima.   

O poema é um gênero textual que tem uma estrutura definida com versos e estrofes.  A poesia, não necessariamente, e   pode ser expressa através de textos,  em que não é obrigatória uma estrutura específica, como no poema, embora possa ter versos  estrofes e rimas.    Poema é poesia porque requer criatividade, expressividade, harmonia, imaginação. Todo poema é considerado poesia, porém nem toda poesia precisa ser um poema.

Resumindo: 
Poema é uma obra de arte em que há poesia, e que pode se apresentar em verso ou não.  As  palavras são escolhidas pela sua beleza e som, arrumadas com cuidado.    Poema é um texto com rimas, versos e estrofes.

A Poesia é a manifestação do belo. É a habilidade de tornar algo poético. Ela está nas coisas e nos seres à espera de um olhar sensível.

Versos, Estrofes e Rimas

 

O poema deve seguir uma linha estrutural, com estrofes e versos. 1-Estrofes são as seções do poema, separadas umas das outras por uma linha em branco. Cada estrofe é formada por alguns versos (frases), que são as linhas do poema.

2- O  verso é uma única frase em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”.

3- Outro elemento do texto poético é a rima. O uso de combinações de palavras que apresentam certa semelhança de som é chamado de rima, e é usada pelo autor para tornar a poesia mais musical e sonora. 

As rimas em um poema não são obrigatórias, mas a maioria deles as têm, pois elas servem para dar mais sonoridade, graça, leveza e impacto ao seu conteúdo, além de fazerem com que o texto fique ainda mais prazeroso de ser ouvido.
Resumindo:     Versos -  Cada uma das linhas do poema se chama verso.
Estrofes -  Cada conjunto de versos se chama estrofe.
Rimas – São palavras que combinam, ou seja, a rima do poema é a repetição de um som igual ou semelhante no final dos versos e, às vezes, no meio dos versos. 

Qual a Diferença Entre Estrofe e Verso?



O verso e a estrofe são elementos do texto poético, e sua diferença é que cada linha de um poema, ou seja, cada frase,   é um verso. A  estrofe é um conjunto de versos  Portanto, a primeira estrofe da poesia de Bilac, tem quatro versos.  O conjunto dos quatro versos forma uma estrofe.  Observe a  primeira  parte da poesia - A Boneca, no quadro  abaixo.

Leia, memorize e declame  o Poema Jogo de Bola, de autoria da escritora e poetisa  brasileira Cecília Meireles, bem como   a poesia  -   A Boneca, de autoria do escritor e poeta brasileiro Olavo Bilac.  
                                            

Poema Jogo de Bola

Autora: Cecília Meireles

Poesia A Boneca

Autor: Olavo Bilac


A bela bola
rola:
a bela bola do Raul.

Bola amarela,
a da Arabela.

A do Raul,
azul.

Rola a amarela
e pula a azul.

A bola é mole,
é mole e rola.

A bola é bela,
é bela e pula.

É bela, rola e pula,
é mole, amarela, azul.

A de Raul é de Arabela,
e a de Arabela é de Raul.

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.

Dizia a primeira: “É minha!”
— “É minha!”  a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.

Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.

Tanto puxavam por ela,
Que a pobre se rasgou ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.

E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando a bola e a peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca...


Convite
Vamos ler um poema?                         Autor: José Paulo Paes

                        Poesia
                        é brincar com palavras
                        como se brinca
                        com bola, papagaio, pião.
                       
                        Só que
                        bola, papagaio, pião
                        de tanto brincar
                        se gastam.

                        As palavras não:
                        quanto mais se brinca
                        com elas
                        mais novas ficam.

                        Como a água do rio
                        que é água sempre nova.

                        Como cada dia
                        que é sempre um novo dia.
                       
                         Vamos brincar de poesia?


BONECA BONITA

ATIVIDADES 



1- Releia as informações aqui postadas. Responda: 
a) o  que é poema; b) o que é poesia; c) estabeleça a diferença entre esses dois gêneros textuais; d) o que é um verso;  e) uma estrofe; f) uma rima.
2- Pesquise os significados das palavras: a) épico;  
b) ode; c) lírico;  d) dramático. 
3- Releia a poesia a Boneca e responda: a) Quantas estrofes tem a poesia?  
BOLA BELA 
b) Quantos versos; c) quantas rimas. d) Quais as rimas que você identificou? Copie.  
e) Quem é o autor?
4- Copie o poema  Jogo de Bola. Quem é a autora? 
5- Identifique as letras do seu primeiro nome no título do poema de Cecília Meireles. Pinte-as em cores diferentes,  copiando-as na escrita do seu primeiro nome. 
6- Releia com muita atenção o poema Jogo de Bola, da autora Cecília Meireles. Pinte em cores diferentes as palavras que começam com as letras:    B –    R   -   A -    M  –  P. Depois complete o quadro abaixo com essas  palavras  ali encontradas.  Pinte as letras do primeiro quadro com as cores ali utilizadas.  
Letra B



Letra R



Letra A



Letra M



Letra P



Artes Plásticas - conceito, o que é, significado
https://conceitos.com/artes-plasticas/
https://www.significados.com.br/artes-plasticas/
 https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/poesias_infantis_de_olavo_bilac-1.htm#Aboneca 
Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.