O menino decide fazer uma viagem ao redor do mundo e conhece outras terras, culturas e etnias diferentes. Descobriu que no mundo não tem só meninos brancos, e aprendeu a gostar e respeitar os meninos de todas as cores. Esse conto é um excelente recurso para nós professores trabalharmos temas como:
Leituras de mundo envolvendo: noções de globalização;
diversidade; multiculturalismo; importância da imagem da criança na literatura; diferenças na escola e a valorização da individualidade, com o objetivo de promover a inclusão escolar, ou seja, a aceitação das diferenças no seio da comunidade, e por extensão, na sociedade, na perspectiva de que toda escola deve ser inclusiva, e não pode ignorar as diferenças. Veja nossas sugestões no final, com peça teatral e músicas.
Podemos trabalhar a história através de um Projeto Multidisciplinar ou Interdisciplinar, uma Sequencia Didática, propondo leituras
e atividades com ênfase na diversidade brasileira, fruto da miscigenação entre brancos, negros, indígenas.
Inicia-se com o conceito de multiculturalidade, ou seja, pluralidade cultural, que envolve a multiplicidade de etnias, religiões, saberes...
O objetivo é assegurar a igualdade e a dignidade de todas as crianças e promover a sua identidade cultural, tendo a própria criança como sujeito histórico e propagador dessas ideias. Pode ser trabalhado com estudantes de todas as séries e idades.
Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.
e atividades com ênfase na diversidade brasileira, fruto da miscigenação entre brancos, negros, indígenas.
Inicia-se com o conceito de multiculturalidade, ou seja, pluralidade cultural, que envolve a multiplicidade de etnias, religiões, saberes...
O objetivo é assegurar a igualdade e a dignidade de todas as crianças e promover a sua identidade cultural, tendo a própria criança como sujeito histórico e propagador dessas ideias. Pode ser trabalhado com estudantes de todas as séries e idades.
Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.
As escolas recebem públicos bastante diversificados, sob o ponto de vista social, cultural e cognitivo, exigindo que o professor renove constantemente suas práticas e saberes sobre as diferenças e como lidar com elas.
No Brasil, enfrentamos o problema da imigração e dos refugiados, como os venezuelanos, os sírios, os haitianos e africanos de vários países, um fenômeno mundial.
Chamar atenção que, à exceção dos indígenas, que são nativos, e dos negros que aqui chegaram escravizados, os brancos são em sua maioria imigrantes, mas que todos somos Criações do Divino.
O QUE É O CONTO?
O conto é um gênero textual de ficção (irreal) que cria um universo de seres, de fantasias ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. É um texto curto, mais curto que a novela ou o romance. Sua estrutura é fechada; desenvolve uma história e tem apenas um clímax”. Adaptado da Wikipédia
Saiba mais sobre o conto. Clique aqui ou no link https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2017/10/o-que-e-um-conto-quatro-contos.html
MAPA MÚNDI
Fonte: Profa. Lúcia Cruz. https://pt.slideshare.net/cruzluc/meninos-de-todas-as-cores-7243302
Veja a história contada no canal do Youtube - Varal de Histórias.
Contação: Juçara Batichoti. https://www.youtube.com/watch?v=whrqcs6R8Pw
Faça meninos de papelão iguais aos do vídeo.
Músicas para a peça teatral: 1- Música: Normal é Ser Diferente Autor: Jair
Oliveira
Letra e vídeo. Clique aqui https://www.letras.mus.br/jair-oliveira/normal-e-ser-diferente/
2- Música: Coloridos. Autor: Grupo Palavra Cantada. Conheça as cores pelo vídeo Coloridos.
Site: Palavra Cantada Oficial https://www.youtube.com/watch?v=x8VNNyobJRo
Releia a história com atenção para apresentar a peça teatral e fazer as atividades. Preste atenção nos mapas. Localize os continentes que o menino viajou.
- É bom ser branco! Porque é branco o açúcar, tão doce, porque é branco o leite, tão saboroso, porque é branca a neve, tão linda …
MAPA DA EUROPA
2. Mas, certo dia, o menino partiu numa viagem de trem e chegou a uma terra onde todos os meninos são amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que como todos os meninos amarelos, dizia:
- É bom ser amarelo!
Porque é amarelo o sol, É amarelo o girassol, Também é amarela a areia da praia.
MAPA DA ÁSIA
3. O menino branco tomou um barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez amizade com um pequeno caçador chamado LUMAMBA, que, como os outros meninos pretos , dizia:
- É bom ser preto! Preto como a noite, Preto como as azeitonas, Preto como as estradas que nos levam a toda a parte!
MAPA DA ÁFRICA
4. Depois o menino branco tomou um avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. Escolheu para brincar com os índios uma menina de raça vermelha chamada Pena de Águia, que dizia:
- É bom ser vermelho! Da cor das fogueiras, Da cor das cerejas E da cor do sangue, bem encarnado.
MAPA DA AMÉRICA
5. O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí, andou de camelo com um menino chamado Ali- Baba, que dizia:
- É bom ser castanho! Como a terra do chão, como os troncos das árvores, como o chocolate!
6. Quando o menino branco voltou à sua terra de meninos brancos, já dizia:
- É bom ser Branco como o açúcar, Amarelo como o sol, Preto como as estradas, Vermelho como as fogueiras, castanho como o chocolate!
8. E o menino branco aprendeu que afinal, mesmo sendo diferentes, é bom ser de todas as cores!
FONTE: Profa. Isabel Preto.
BIOGRAFIA DA AUTORA
Luísa
Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia
Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa.
Dedicada especialmente à
literatura para crianças e jovens, em prosa e poesia, publicou mais de uma
centena de obras neste domínio. Muitos dos seus poemas foram musicados, tendo
sido editados em diversos CDs.
Luísa desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura em escolas e bibliotecas. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemáticas relacionadas com os jovens e a leitura, e a literatura infantil.
Luísa desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura em escolas e bibliotecas. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemáticas relacionadas com os jovens e a leitura, e a literatura infantil.
Recusou, por motivos políticos, o Grande Prêmio de Literatura Infantil com que
o Serviço Nacional de Informação pretendeu distinguir o seu livro História
da Papoila, em 1973.
Recebeu o Prêmio Calouste Gulbenkian para o melhor livro
do biênio 1984-1985 por Seis Histórias às Avessas e foi galardoada
com o Grande Prêmio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra, em 1996. Foi
candidata de Portugal ao Prêmio Andersen.
Fonte: Bertrand Livreiros https://www.bertrand.pt/autor/luisa-ducla-soares/222
Peça Teatral Meninos de Todas as Cores
Preparem-se! Agora vocês vão participar de uma dramatização da história. Quem vai ser o Menino Branco, a Menina Amarela, o Menino Negro, o Menino Castanho, o Menino Vermelho? De qual parte do mundo eles vêm? Descubram nos mapas!
I - Personagens
I - Personagens
1-Narrador-observador (de preferência o professor);
2-Miguel (Menino Branco. Pode estar vestido de calça jeans e camisa social);
3- Flor de Lótus (Menina
Amarela, com trajes orientais, sejam da China ou do Japão);
4- Lumumba (Menino
Preto, com trajes típicos da África);
5- Pena de Águia (Menino Vermelho, vestido de índio);
6- Ali-BABÁ
(Menino Castanho, com trajes árabes).
II- Cenário (único)
Sugerimos
representar no mesmo espaço quatro paisagens que lembrem as terras por onde o
Menino Branco viajou. Compor o cenário com cartazes de camelos,
chocolates, o sol amarelo, girassol e demais elementos citados no
texto. Podem ser desenhados em cartolinas ou papel metro. Fica a critério
das condições da escola.
III- Material
Aparelho de som, microfone, CDs, pendrives, cortinas; Letras das músicas impressas e distribuídas com cada aluno. O professor trabalha os textos das letras em sala de aula.
Músicas que representem os lugares que o menino conheceu. Sugerimos:
https://www.kboing.com.br/roberto-leal/uma-casa-portuguesa/
https://www.youtube.com/watch?v=hOKCKvYmiig
c) Nativos Indígenas. Música: Todo Dia Era Dia de Índio Autor: Baby do Brasil
https://www.letras.mus.br/baby-do-brasil/365271/
d) Oriente: Dança árabe (dança do ventre) https://www.youtube.com/watch?v=APZu6cpCz30
Vestir os personagens com trajes típicos dos lugares e povos por onde o Menino Branco viajou. Ruídos de barcos e aviões para simular as
viagens do menino.
Cena I - Cortinas fechadas e após a fala do
narrador entra Miguel, único que permanece no palco após cada fala. Os demais
vão se retirando e só retornam no final (cena VI).
Narrador:
- Era uma vez um menino branco chamado
Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:
Miguel (Menino Branco):
- É bom ser branco! Porque é branco o açúcar, tão doce, Porque é branco o leite, tão saboroso, Porque é branca a neve, tão linda.
Cena II - Na falta de uma aluna de origem oriental, ou seja, chinês, japonês, coreano...
caracterizar por meio de maquiagem.
caracterizar por meio de maquiagem.
Narrador:
– Mas, certo dia, o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos são amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia:
– Mas, certo dia, o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos são amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia:
Flor de Lótus (menina amarela):
– É bom ser amarelo Porque é amarelo o Sol É amarelo o girassol Mais a areia amarela da praia.
Cena III - Narrador :
– O menino branco tomou um barco para continuar sua viagem e
parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez amizade com um pequeno
caçador chamado LUMUMBA, que, como os outros meninos pretos, dizia:
Lumumba - Menino Preto em trajes africanos:
– É bom ser preto Como a noite Preto como as azeitonas Preto como as estradas que nos levam Por toda a parte.
Cena IV - Menino Vermelho vestido de índio.
Narrador:
– Em seguida, o menino branco entrou num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. Para brincar com os índios, escolheu um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:
– Em seguida, o menino branco entrou num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. Para brincar com os índios, escolheu um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:
Pena de Águia (Menino Vermelho vestido de índio):
- É bom ser vermelho da cor das fogueiras, Da cor das
cerejas e da cor do sangue bem encarnado.
Cena V - Menino Castanho, em trajes árabes.
Narrador:
Narrador:
- O menino branco foi correndo mundo até chegar numa terra onde
todos os meninos são castanhos. Lá, participava de corridas de camelo com um menino
chamado Ali-Babá.
Ali-BABÁ, dizia:
- É bom ser
castanho como a terra do chão, os troncos das árvores. É tão bom ser castanho
como um chocolate.
Cena VI - Epílogo (fim)
Após a fala de Ali-Babá, Miguel sai do palco e fecham-se as cortinas. Em seguida, o narrador diz:
Narrador: - Quando o menino branco voltou à sua terra de meninos brancos, já dizia:
Após a fala de Ali-Babá, Miguel sai do palco e fecham-se as cortinas. Em seguida, o narrador diz:
Narrador: - Quando o menino branco voltou à sua terra de meninos brancos, já dizia:
(Miguel retorna. Abrem-se as cortinas e ele diz sua fala final. Os meninos de todas as cores vão entrando de acordo com a fala de Miguel) :
Miguel: - É bom ser branco como o açúcar, Amarelo como o Sol, Preto como as estradas, Vermelho como as fogueiras, Castanho da cor do chocolate.
A peça termina com a fala do Narrador e todos os meninos no palco. Narrador diz:
Miguel: - É bom ser branco como o açúcar, Amarelo como o Sol, Preto como as estradas, Vermelho como as fogueiras, Castanho da cor do chocolate.
A peça termina com a fala do Narrador e todos os meninos no palco. Narrador diz:
- Enquanto na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas, desenhos de meninos brancos, Miguel fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.
Sugerimos que Miguel retorne para sua fala final vestindo camisa feita de retalhos retangulares nas cores citadas no texto. Os Meninos de Todas as Cores vão entrando um a um, de acordo com a fala de Miguel: a menina oriental, o africano, o índio, o árabe.
Fim
Os cinco meninos se abraçam e formam uma roda, enquanto o narrador diz a fala final. Termina a peça com todos os personagens abraçados, cantando e dançando em círculo a música Coloridos, do Grupo Palavra Cantada, junto com a plateia. Se preferir, apresente coreografias com as músicas aqui citadas.
Peça Adaptada do livro Meninos de Todas as Cores, da autora Luísa Ducla Soares, pela
Profa. Claudia Martins. Salvador/Bahia, 15/02/2018.
ATIVIDADES
1. Você gostou da história? Quem escreveu?
2. Leia a biografia da autora e faça um resumo de sua vida.
3. Responda: a) Quantos personagens tem a história? b) Quem são eles? c) Qual a cor de cada um deles? d) De qual parte do mundo você acha que vem cada menino? Descubra através dos mapas.
4. O que você aprendeu com esse conto?
4. O que você aprendeu com esse conto?
5. Consulte o dicionário para saber os significados das palavras: a) Diversidade; b) Multicultura; c) Globalização. Consulte também palavras do texto que você não conhece.
6. Pegue um espelho e olhe bem para seu rosto e suas características físicas. Depois olhe para cada colega de sua turma e a professora. Como são eles?
7- No Brasil tem pessoas de várias cores: vermelha (os índios), branca, preta, amarela (japoneses, chineses, coreanos), castanha (árabes). Você sabe por que? Para saber, estude: descobrimento do Brasil, escravidão negra e imigrantes no Brasil.
8. Observe as figuras desta postagem, a natureza, as flores, os frutos, o arco iris, as estrelas, o seu bairro, as pessoas, as casas... É tudo igual ou diferente?
Em grupo de quatro colegas, escreva um texto sobre a diversidade humana e o respeito às diferenças. Bom trabalho!
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Moinho acima e plantação de tulipas na Holanda |
Sites Consultados
Profa. Lúcia Cruz
https://pt.slideshare.net/cruzluc/meninos-de-todas-as-cores-7243302
Mapa Múndi https://www.coladaweb.com/mapas/mapa-dos-continentes
Mapa da África http://minutoligado.com.br/mapas/mapa-africa/
Mapa da Europa
https://www.coladaweb.com/geografia/continentes/europa-continente-europeu
Bertrand Livreiros https://www.bertrand.pt/autor/luisa-ducla-soares/222
Vídeo meninos de todas as cores
https://www.youtube.com/watch?v=whrqcs6R8Pw
Rita Penajoia. Um olhar sobre a multiculturalidade: para a inclusão escolar.Coimbra, 2014.
http://biblioteca.esec.pt/cdi/ebooks/MESTRADOS_ESEC/RITA_PENAJOIA.pdf
Música Normal é ser diferente
https://www.letras.mus.br/jair-oliveira/normal-e-ser-diferente/
https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2017/10/alfabetizacao-livro-uma-joaninha.html
O que é um conto.
https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2017/10/o-que-e-um-conto-quatro-contos.html
Alfabetização. Livro Uma Joaninha Diferente. Suas Cores, Nomes, Lendas, Importância na Religião e na Agricultura. Ameaça de Extinção pelos Agrotóxicos. Música Normal é Ser Diferente. Atividades
Todas as imagens são do Google
Ótima historia, vou trabalhar com meus alunos de 1º ano.
ResponderExcluirObrigada, Célia !
ExcluirFico feliz que tenha gostado.Sucesso no seu trabalho!
VOLTE SEMPRE ! COMPARTILHE!
Excelentes formas de abordar a diversidade. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada. Fico feliz que tenha gostado. Compartilhe! Volte sempre!
ExcluirObrigada. Fico feliz que tenha gostado. Compartilhe! Volte sempre!
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