terça-feira, 10 de setembro de 2013

Trabalhando a diversidade. Livro Uma Amiga Diferente

O Livro "Uma Amiga Diferente", de  Márcia Honora, aborda a  síndrome de down,  contando de forma bem didática  a história de um zangão-filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre neste contato uma amizade para toda a vida.

É  um excelente recurso para tratar a questão das diferenças e da diversidade humana na sala de aula, com o público infanto-juvenil em todas as etapas da Educação  Básica
A história  serve para valorizar as diferenças que existem entre as pessoas. É importante não  fortalecer a imagem do aluno com síndrome de Down ou outra, como “o diferente”. É interessante estimular os alunos a  falar do quanto são diferentes e do quanto se orgulham disso.  Espero que os colegas gostem. Bom trabalho ! 

Você conhece o zangão ? 

Zangão ou mamangaba é um inseto da família das abelhas, que é encontrado nas Américas e na  Europa. Têm corpo atarracado e peludo, com  tórax e abdome de cores diversas, dependendo da espécie. Esses insetos são  muito  úteis,  pois fazem a polinização das flores. Nas espécies encontradas no Brasil chegam à 3 cm. de comprimento. Este nome estende-se igualmente à qualquer abelha- macho.
Zangão comendo flores 

O zangão é o único macho da colmeia que  não possui ferrão. Nasce de ovos não fecundados depositados pela rainha. A única função dos zangões é  fecundar as  abelhas-rainhas virgens. 

Assista ao vídeo sobre o zangão, esposo da abelha, que gosta muito de comer flores. Depois, leia a historinha. Duração: 1 mim  e meio.



História: Uma Amiga Diferente
















































Autora: HONORA, Márcia         Editora: Ciranda Cultural
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil. Coleção Ciranda das Diferenças

Fonte: http://www.slideshare.net/veronicamesquita2/livro-uma-amiga-diferente

Vamos praticar ?  Escreva ou fale para a classe   sobre o que você  percebe  de diferente em si próprio. Com a turma em semicírculo, cada um falará de suas diferenças para o grupo. Você pode enriquecer sua  apresentação, com desenhos que ilustrem suas diferenças ou teatralizando. Boa sorte !

Amplie seus conhecimentos. Veja também:


Conto Africano: Por que a galinha d'angola tem pintas brancas? de Rogério Andrade Barbosa. Biografia do autor. Música A Galinha d' Angola (Vinicius de Moraes). Interpretação de texto


As Imagens  são do Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.