sábado, 27 de janeiro de 2018

Literatura Infanto-juvenil. O Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Anderson. Resenha do livro, biografia do autor. Atividades

Imagens do filme Toy Store

O Soldadinho de Chumbo é um conto de fadas escrito pelo escritor 
dinamarquês Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 1838

Foi o primeiro conto escrito totalmente pelo autor, sendo um marco na sua carreira literária, por ser sua primeira
obra e não ter como base os contos do folclore de sua região de origem.

A história do soldadinho de chumbo — de estanho no texto original — foi adaptada para um dos segmentos do filme de animação Fantasia 2000, da Disney e  serviu de inspiração para o filme Toy Story, também da Disney.

Conta a história de um menino (Pedro) que ganhou em seu aniversário uma caixa com 25 soldadinhos feitos de chumbo, um dos quais tinha apenas uma perna (perneta). Pedro tinha  outros brinquedos, entre eles uma bailarina de cera  que se equilibrava  em uma perna, com os braços levantados, o que fez o soldadinho perneta se apaixonar por ela.

A aventura épica do brinquedo tem início num dia de ventos fortes, quando o soldadinho cai da janela. É encontrado por dois meninos que o colocam num barquinho de papel e o lançam num canal, indo parar no esgoto e dali no mar, onde foi engolido por um peixe.  Leia a história até o fim  e responda as atividades propostas. 


        Fonte: Profa. Katia Teixeira dos Santos.  


 Biografia do autor dinamarquês Hans Christian Anderson


Anderson em 1836
O escritor Hans Christian Andersen nasceu no dia 2 de abril de 1805, na cidade de Odense, na Dinamarca, um país muito frio da Península Escandinávia, no Norte da Europa, e morreu em 4 de agosto de 1875.  Esse poeta e prosador dinamarquês escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias infantis e contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Seus textos fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo.

Sua infância foi marcada pela pobreza e pela  evasão escolar. Toda a família vivia e dormia num único quarto. O pai adorava o filho, a quem fomentou a imaginação e a criatividade, contando-lhe histórias, apresentando-lhe obras como As Mil e Uma Noites, apesar de ser analfabeto.

Seu pai fez um teatrinho de marionetes, onde Hans apresentava  peças clássicas, tendo chegado a memorizar muitas peças de Shakespeare, que encenava com seus brinquedos feitos à mão por ele e por seu pai. Em 1816, seu pai morreu e ele, com apenas onze anos de idade, foi obrigado a abandonar a escola. Na juventude, trabalhou como ator, bailarino e escreveu roteiros para teatro. Na maturidade, publicou romances adultos e livros de poesia, mas foi com as histórias infantis que ganhou notoriedade. 

Entre 1835 e 1842, Andersen lançou seis volumes de Contos, livros com histórias infantis traduzidos para diversos idiomas. Ele continuou escrevendo seus contos infantis até 1872, chegando à marca de 156 histórias.  Entre os contos de Andersen destacam-se:

O Abeto, O Patinho FeioA Caixinha de SurpresasOs Sapatos Vermelhos,
O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio,  O Soldadinho de Chumbo,  A Pequena Sereia,
A Princesa e a Ervilha,  A Pequena Vendedora de FósforosA Polegarzinha,  A Rainha da Neve,  A Pastora e o Limpa-chaminés, entre outros.

Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data de seu nascimento, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero, o Prêmio Hans Christian Andersen, tem seu nome. Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil.


Atividades Sobre o Livro O Soldadinho de Chumbo


I - Releia a historinha com muita atenção para responder o que se pede.

1- Qual o nome da historinha que você acabou de ler? Quem escreveu?
2- Que  brinquedo  Pedro queria ganhar como presente de aniversário?
3- A quem ele fez o pedido do presente? Quem realizou o sonho de Pedro?
4-  O presente estava num papel de seda. Qual era a cor do papel?
5- Os soldadinhos estavam todos em perfeito estado? Sim ou Não?  Qual foi a surpresa?
6-  Escreva o que aconteceu com o soldadinho perneta.
7- Qual foi o brinquedo que mais sentiu falta do Soldadinho de Chumbo, quando ele sumiu?
8- Releia as paginas 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16. Forme um grupo de quatro coleguinhas, para recontar a historinha. Ilustre com belos desenhos. 

II - Observe o quadro abaixo. Copie os nomes dos brinquedos de Pedro em ordem alfabética. Responda no quadro as questões de 2 a 5, sobre os brinquedos de Pedro. 

a)    URSO DE PELÚCIA;       b) MACACO DE CORDA;     c)  BAILARINA DE CERA;            d)   PALHAÇO. 

1-Nomes dos brinquedos de Pedro




2-Palavras que terminam com a letra                    O



x
3- Iniciada com a letra   B                                               

x
x
x
4- Palavras que terminam com a letra                    A




5- Palavras que começam com a letra                    P


x
x

Sites consultados

Blog serravalle na áfrica do sul
https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.