terça-feira, 14 de novembro de 2017

Livro Dona Galinha e o Ovo de Páscoa. Significados da Páscoa e do Domingo de Páscoa. Atividades


Contar e ler histórias para crianças é um excelente recurso para ajudar os pequenos no desenvolvimento do vocabulário e da oralidade, incentivar a leitura e a escrita, além de estimular, positivamente, a fantasia com o “mundo do faz-de-conta."

O livrinho Dona Galinha e o Ovo de Páscoa de autoria de Eliana Sá, ilustrado

por Roberto Caldas, pode ser um bom recurso para trabalhar temas como:  os significados religiosos da Páscoa, mídia e
cultura infantil (desenhos animados, filmes, publicidade etc.), ovos de chocolate e consumismo, datas comemorativas na escola.  O importante é que o professor esteja atento à observação dos valores éticos.

Significados da Páscoa e  do Domingo de Páscoa

A Páscoa é uma celebração muito importante para os Cristãos de todo o mundo, pois celebra a Ressurreição de Cristo três dias após sua crucificação pelos soldados romanos, como nos relata a Bíblia Sagrada, no Novo Testamento. A Páscoa Cristã acontece no fim da Semana Santa, evento que marca o fim da Quaresma, período que tem início após o Carnaval.
Ovos de Páscoa
Quaresma  significa o fim do período de 40 dias de reflexões e penitências dos cristãos católicos, pelos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando as tentações.  O chamado Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa e a sexta-feira seguinte é o último dia da Quaresma.

Criadas para reflexões e confraternizações, tanto a Páscoa como o Natal transformaram-se em datas de forte apelo comercial e muito consumismo. O tradicional Ovo de Chocolate e os presentes de Natal, onde o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel com seus presentes,  são mais celebrados do que Jesus Cristo. Pense nisso! 

Resenha do Livro  

Num dia ensolarado, enquanto ciscava aqui e ali no quintal, Dona Galinha encontrou um ovo colorido, muito bonito, e resolveu levá-lo para o galinheiro, acreditando ser um ovinho enjeitado, mas na verdade era um ovo diferente, todo enfeitado. 
A curiosidade deixa-a entusiasmada para chocá-lo e conhecer a criatura que sairá de dentro dele. Então, ela o leva para o galinheiro, onde terá início uma grande confusão. Todas as outras aves vão querer chocá-lo também, mas as galinhas ainda terão uma grande surpresa com aquele ovo!  Acompanhe a história!

Fonte: Minha Escola Web  

Atividades
I- Releia a historinha. Responda o que se pede:
1) Qual o nome do livro?        
2) quem escreveu e quem ilustrou?
3) qual o tema do livro?         
4) cite a personagem principal da história. 
II-  Observe as aves que são citadas no texto. 
a) Faça um "X" nas imagens que não representam um animal. 
b) Releia o final da história. Copie a frase que cita o tomate.
c) Quem apareceu para recolher os ovos dos ninhos, espalhados pelo quintal?d) Escreva frases com cada um dos  animais citados no texto;  e) Copie o trecho em que Dona Galinha da Angola e o Senhor Pagaio ajudam  Pedro a encontrar o ovo de páscoa; f) comente os significados da Páscoa e do domingo de Páscoa; g)Você sabe o que é consumismo? Dê exemplos. 
Casal de ganso
Papagaio
Pato: uma ave aquática
Pavão
Galinha da Angola:
Tô fraco! Tô fraco

Tomate vermelho

Peru: ave domesticada pelos antigos
astecas, povo que vivia no México,
país situado na  América.  O peru  foi
 levado para a Europa, pelos espanhóis. 

















Fig. 1: Galinha no ninho
chocando seus ovos



  Fig. 2:  Mamãe galinha com 
     seus pintinhos 


               




Sites Consultados 

Fernanda Mikia.  A Páscoa pelo mundo
Significados da Páscoa Cristã  e  do Domingo de Páscoa

TODAS AS IMAGENS SÃO DO GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.