domingo, 8 de maio de 2016

Diferenças entre cidade e município, zona rural e zona urbana. Bairro, Subúrbio e Centro da Cidade. Atividades

Câmara de Vereadores 
de Salvador/Bahia


Você sabe qual é  o maior município do Brasil? O maior município brasileiro é Altamira, situado no estado do Pará, na Região Norte.  Isso mesmo ! Não é nem São Paulo nem o Rio de Janeiro.

O município de Altamira possui uma área territorial de 159.695 km², sendo maior que a área total do estado de Sergipe, que possui apenas 21. 910 km².

Calcule a diferença entre o tamanho de todo o estado de Sergipe e o município de Altamira.  Ficou  surpreso ? Estamos falando de um município e não de uma cidade. 

Cidade e município, frequentemente são colocados como sinônimos, mas são conceitos diferentes. Se a pergunta  fosse: qual é a maior cidade do Brasil?  
A  resposta seria São Paulo, por ser  a cidade  mais populosa do país.
Prefeitura   de  Salvador/Ba


O Brasil é dividido  administrativamente em 5 Regiões geográficas, 26 estados, o Distrito Federal (DF - Brasília) e 5.570 municípios

O estado da Bahia, por exemplo,  fica na Região Nordeste e tem 417 municípios. A capital da Bahia  (BA) é o município de Salvador.  Em qual estado você viveQuantos municípios tem o seu estado? Qual é a capital do seu estado? E a sigla

Diferença entre cidade  
e município
O Brasil é uma Federação formada por estados federativos, como Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais  etc.

Os  estados são formados por vários municípios com suas divisas (fronteiras) legalmente delimitadas. Estados e municípios juntos,  formam a República Federativa do Brasil. 

Qualquer lugar do Brasil, independente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.


A diferença entre cidade e município é referente à ocupação humana e à delimitação territorial por meio de divisas. O município compreende a divisão legalmente estabelecida de um território e forma as partes que compõem um estado. 

Algumas vezes encontramos nas rodovias placas com os dizeres: "Limite entre os   municípios X   Y “, como você pode observar  nas placas azuis, acima.
Trabalhadores do campo
 colhendo melancia

Município é  o espaço territorial político dentro de um estado ou unidade federativa. O município possui a sua zona rural e a zona urbana, que juntas formam sua área territorial total. 

Um município pode ter várias cidades ou distritos, e recebe  o nome da cidade maior, que será a sede, onde  estará a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. 

Ademais cidades são chamadas de distritos, por serem subdivisões administrativas do mesmo. As pessoas que nele vivem formam a comunidade municipal. 

Cidade é o espaço urbano de um município, o qual é delimitado por um perímetro urbano legalmente estabelecido. O nome do município será o mesmo da cidade principal ou do distrito sede, onde se encontra a administração, composta pelo prefeito e os vereadores,   eleitos pelo povo, que são os responsáveis pela administração municipal.  Portanto, tome muito cuidado ao votar neles. Escolha bem seus administradores.

Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes estipulado  em lei federal, bem como uma infraestrutura que atenda minimamente a população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas.

Bairro, Subúrbio e Centro da Cidade 

O município é formado pelo campo, também conhecido como zona rural,  e pela zona urbana.  A zona urbana do município  é  também  chamada  de  cidade. Toda cidade tem um centro e bairros em sua volta. O centro da cidade, os  bairros  e os subúrbios formam a zona urbana.

Bairro é uma parte da cidade. Cada  bairro tem um nome e uma história. Dependendo do tamanho da cidade, pode haver muitos ou poucos bairros. Em uma cidade grande há bairros mais próximos e bairros mais afastados do centro.  Os bairros mais afastados do centro da cidade formam a zona suburbana ou subúrbio.  É a periferia da cidade.


Os bairros podem ser classificados em: 


1-Bairros Residenciais:significa que a maior parte das casas são residências; 
2-Bairros Comerciais: neles existem muitos estabelecimentos comerciais - lugares onde se compra e vende mercadorias. Tem poucas casas residenciais;  
3- Bairros Industriais: onde há muitas fábricas, que produzem alimentos, tecidos, roupas, móveis,  materiais de construção e artigos em geral. 
Zona rural

Zona rural e zona urbana
Zona rural é toda a parte do município que fica fora da zona urbana, ou seja, fora da cidade.   O campo também se  chama zona rural.
Fazem parte da zona   rural    as chácaras, os sítios e as fazendas. Na zona rural, as pessoas trabalham  na plantação, na colheita de frutas, verduras,  legumes  e  na criação de animais. 

É uma zona muito importante, pois muitos brasileiros vivem nas zonas rurais, onde produzem os alimentos para nós que vivemos na zona urbana. 
Zona urbana

Na zona urbana as pessoas  geralmente  trabalham  em lojas, escolas, hospitais,  bancos, fábricas etc. 

Alguns municípios só têm zona urbana. Isso acontece porque vai crescendo e   avançando tanto que a zona rural desaparece, como pode ser visto na chamada região do ABC paulista     

Se for um agrupamento residencial muito pequeno e isolado, não chamamos de cidade, mas sim de vila, povoado ou nomes equivalentes. 

Portanto, ao falarmos de cidade, estamos nos referindo a uma área que apresenta  determinada concentração  de pessoas, além de ruas, bairros, escolas, hospitais  etc.


Amplie seus conhecimentos. Clique nos links abaixo:

Zona rural e zona urbana. Meios de transportes e Meios de Comunicação. Atividades



Redes urbanas: conurbação, metrópoles e megalópoles.Região Metropolitana. Cidades planejadas e cidades espontâneas. As 12 maiores cidades do mundo

https://saberesdaafrica.blogspot.com/2013/04/redes-urbanas-conurbacao-metropoles-e.html


MOBILIDADE URBANA NO BRASIL E NO MUNDO: COMO AS CIDADES SE MOVEM. OS TRENS DA CHINA

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/05/recebi-imagens-dos-trens-da-china.html

                                                          ATIVIDADES

1. Leia as informações do quadro abaixo. Identifique   aspectos  da zona urbana
 escrevendo ZU e  aspectos da  zona rural escrevendo  ZR. Siga os exemplos:


Zona urbana
Zona rural
Estradas de terra


Muitas casas e  edifícios


Carros, ônibus, caminhões, carretas


Casas simples


Carros de boi, mulas

ZR
Grande número  de casas comerciais


Poucos habitantes/moradores


Muitas plantações


Ruas asfaltadas e movimentadas
ZU

Fumaça de fábricas


Criação de gado, cavalos, carneiros...


Falta de indústrias


Ar puro e silêncio


Muitas    indústrias


Alimentos naturais:  frutas  e verduras



2. Complete:
a) Nome do município onde nasci ... Fica no Estado ...Região.... Sua capital é...  
A sigla é...    b) Nome do município onde vivo atualmente .... Fica no Estado ...
Região....... Sua capital é ........A sigla é ......

A responsabilidade pelos problemas do município não é  apenas  dos seus dirigentes, mas de  todos os seus habitantes. Como cidadãos devemos ter atitudes  positivas em relação a tudo o que está a nossa volta, a tudo que fazemos e a forma como agimos. Seja cidadão!

3Pinte o quadrinho que traz atitudes de um cidadão responsável.


Atitudes de um cidadão responsável e civilizado

 1

Apagar as luzes dos aposentos ao sair
 2

Ajudar a recolher o lixo encontrado por onde passar
 3

Jogar lixo nas ruas
 4

Fechar torneira ao escovar os dentes
 5

Conservar as plantas de ruas e praças
 6

Rabiscar muros e paredes das casas
 7

Desobedecer as leis e as autoridades
 8

Gritar em lugares públicos
 9

Conservar os abrigos de ônibus, as lixeiras das ruas, as placas de trânsito
10

Respeitar as pessoas nas ruas e em qualquer ambiente.

4. Leia as informações abaixo e escreva   V  para verdadeiro e  F  para falso.

     a) ( ) O espaço rural  também faz  parte do município.
     b) ( ) No espaço rural há criação de gado e agricultura.
     c)  ( ) Os bairros ficam situados no espaço rural
     d) ( ) A sede do município fica na zona  urbana
     e)  ( ) O espaço rural é mais agitado que o espaço urbano

     5Numere a 2ª. coluna (espaço em branco) de acordo com a 1ª  

01
Município

Lugar onde estão a Prefeitura e a Câmara Municipal
02
Cidade

Comercio, industria e prestação de serviços
03
Zona  rural

É formado pelo espaço rural e pelo espaço urbano
04
Zona  urbana

Área de cultivo de alimentos e criação de animais

6. Escreva o nome de dois locais onde as pessoas podem trabalhar:
a) Na zona rural ...........   .........                   b) Na zona urbana .........   .................

7. Você vive na zona urbana ou na zona rural ? Gosta do lugar onde vive?

Escreva uma redação com um mínimo de 6 linhas e o máximo de 10.   Sugestões para orientar sua redação:  Título: Meu bairro / O lugar onde vivo. O que gosto e o que não gosto no meu bairro/ no lugar onde vivo. 


a) Nome do seu bairro/distrito/chácara/fazenda; b) Seu bairro é mais comercial ou residencial?  c) Quantos estabelecimentos comerciais possui? 

d) As ruas são pavimentadas (asfaltadas)?  e) Tem  iluminação pública? 

f) posto de saúde? g) Posto policial? h) Creches e escolas infantis?

i) Escolas do ensino  fundamental e  do  ensino  médio?  j) Finalize sua redação sugerindo atitudes e ações que podem melhorar seu  bairro/ lugar onde  você vive. 

Respostas da questão 5 (gabarito):      2, 4, 1, 3. 
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/qual-diferenca-entre-cidade-municipio.htm

4 comentários:

  1. Muito bom adorei as explicações, excelentes atividades.
    Celina Dantas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Celina. Bom ter você por aqui. Fico feliz de ter sido aprovada por uma Matemática e grande conhecedora da temática municipalidade, tendo em vista os altos cargos ocupados e atividades que desenvolve com muita expertise. Compartilhe meus blogs. Fico grata. Bjs !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, excelente material para pesquisa foi muito útil para as atividades do meu netinho de sete anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA, FICO FELIZ QUE TENHA GOSTADO. INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS POSTAGENS.
      VOLTE SEMPRE. COMPARTILHE.

      Excluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.