sábado, 26 de março de 2016

Ordem Alfabética. Origem dos Nomes dos Estados Brasileiros. Suas Bandeiras, Capitais e Siglas. Mapa Político-Regional do Brasil. Atividades

Festa junina em Belém do Pará
Ainda dentro do tema ordem alfabética, uma dificuldade que percebo até mesmo entre pessoas de nível superior, que têm dificuldade em consultar o dicionário, trago desta vez  as  27 unidades federativas do Brasil, ou seja, os 26 estados mais o Distrito Federal (DF), com significados e etimologias dos seus respectivos  nomes. 

Sugestões: os alunos  podem elaborar em grupos de até quatro integrantes  um minidicionário, a exemplo do que foi feito com os países da África, cujo link  disponibilizamos aqui. Trabalhar a temática por meio de  um projeto multidisciplinar, envolvendo as disciplinas: Geografia, Artes, História,  Língua Portuguesa, Matemática,  Biologia (Ciências). 
Festival de Parintins no  estado do Amazonas 

O Brasil  está situado na América do Sul, banhado a leste pelo Oceano Atlântico. Seu litoral é muito extenso - vai do Cabo Orange no  estado do Amapá, na Região  Norte, até o Arroio Chuí,  no Rio Grande do Sul, extremo sul do país.   Divide-se em cinco  Regiões 
Geográficas: Região Norte (7 estados); Região Nordeste (9 estados); 
Região Centro-Oeste (3 estados); Região Sudeste (4 estados);  Região Sul (3 estados).

MAPA POLÍTICO REGIONAL DO BRASIL  -  as cinco regiões brasileiras e seus estados 


O ALFABETO MAIÚSCULO 

Escrevemos as letras do  alfabeto  usando  maiúsculas e minúsculas, cursivas ou manuscritas. Pelo novo acordo ortográfico o alfabeto brasileiro, antes formado por 23 letras, ganhou mais três. Portanto, além das atuais, foram oficialmente incorporadas as letras k, w e y, passando a ter um total de 26 letras.  

O alfabeto é escrito de forma ordenada, ou seja, as letras respeitam uma ordem de escrita. Essa ordem alfabética é importante para organizar as palavras em várias situações, como por exemplo: 
  •  organizar  os dicionários, que se  iniciam com a letra A e seguem a ordem da sequência das letras;
  • organizar  agendas, sejam  impressas ou eletrônicas;
  •  controle de arquivos, facilitando a procura por nomes com mais facilidade. 
A Bandeira do Brasil


Observe as 26 letras do alfabeto. Coloque- as  na ordem correta. Escreva-as  no seu caderno.
O – F – P – D – S – R – E – Y -  Q – V -  L – Z – X – W – H – N – A – 
I - G – C – J – B – K – T – U – M 

Origem  e Etimologia  dos Nomes dos Estados Brasileiros

Os  nomes dos Estados brasileiros têm  origem em  três fontes:
a)  nomes indígenas de acordo com a região;        b)  acidentes geográficos;
c)  nomes de santos. 

Vamos conhecer.  Atente para a ordem alfabética.

Bandeira  do
 
Acre
1. Acre (AC) - Capital Rio Branco o nome  vem de ‘aquiri’, corruptela de ‘uwákürü’, vocábulo do dialeto Ipurinã que denominava um rio local. Conta a História que, em 1878, o colonizador João Gabriel de Carvalho Melo fez um pedido por escrito a um comerciante do estado do Pará de mercadorias destinadas à ‘boca do rio Aquiri’. O comerciante não entendeu a letra de Melo, que parecia ter escrito algo como ‘acri’ ou ‘aqri’, e as compras foram entregues ao colonizador com o destino ‘rio acre’. 
Bandeira do Estado
 de Alagoas

2. Alagoas (AL) - Capital Maceió – plural de “alagoa”, que é uma variação de “lagoa”. O estado leva o nome da cidade de Alagoas, antiga capital da província e atual município de Marechal Deodoro. A cidade de Alagoas tem como origem as povoações de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, em referência à lagoa Manguaba, e Santa Luzia da Alagoa do Norte (atual município de Santa Luzia do Norte), em referência à lagoa Mundaú.


Bandeira do Amapá

3. Amapá (AP) - Capital Macapá – Há três hipóteses sobre o nome: vem do tupi amapá, “lugar da chuva” (ama, “chuva” + paba, “lugar”, “estância” ou “morada”); ou derivado de ama’pá, nome da árvore apocinácea Parahancornia amapa na língua geral setentrional; ou do nheengatu para “terra que acaba”, em referência ao então limite da colonização portuguesa, ou “ilha”, em referência às ilhas do litoral do estado.
Bandeira do
Amazonas


  4. Amazonas (AM) - Capital Manaus – a partir do rio Amazonas, que, por sua vez, foi batizado pelo explorador espanhol Francisco de Orellana que relatou ter encontrado mulheres guerreiras ao longo do rio em 1541 e as associou às amazonas da mitologia grega.

Bandeira  da Bahia

 5. Bahia  (BA) - Capital Salvador – o nome vem do acidente geográfico  bahia, a grafia arcaica de “baía”. É uma referência à Baía de Todos-os-Santos.

Bandeira do Ceará

6. Ceará (CE)- Capital Fortaleza – seu nome vem do tupi siará, que significa  “canto da jandaia”.

 7. Distrito Federal (DF)- Brasília, a capital do Brasil, desde 1960 – o sentido é  literal, por ser esta unidade um distrito à parte da federação e, durante mais de um século (1889-1990), administrado diretamente pela União (Governo Federal). 
Bandeira do Distrito Federal (DF)
Bandeira do estado do Espírito  Santo















8. Espírito Santo  (ES). Capital Vitória– nome dado à capitania por seu donatário, Vasco Fernandes Coutinho, aonde chegou em 23 de maio de 1535, domingo de Pentecostes, dedicado ao Espírito Santo.
Bandeira  de Goiás 

9. Goiás (GO) - Capital Goiânia – seu nome vem dos goiases ou guaiases, uma tribo indígena que existia na região até a chegada dos bandeirantes. Lá os exploradores fundaram Santana de Goiás, futura capital da capitania de Goiás e atual município de Goiás, capital do estado anterior a Goiânia.
Bandeira do  Maranhão


10. Maranhão (MA) - Capital São Luis –  seu nome vem do tupi mbarã-nhana ou para-nhana, “rio que corre”; ou do nheengatu mara-nhã; ou do espanhol marañón, “cajueiro”.
Bandeira do Mato Grosso 


11. Mato Grosso  (MT) - Capital Cuiabá – seu significado tem  sentido literal, por causa da vegetação densa na região. O nome teria sido dado por bandeirantes na década de 1730.

Bandeira do 
Mato Grosso
 do Sul





12. Mato Grosso do Sul (MS) - Capital Campo Grande – seu nome é derivado do  nome do estado anterior, por ser a porção meridional (sul) que se separou em 1977.

13. Minas Gerais (MG) - Capital Belo Horizonte – o é  sentido literal, por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas “minas gerais” em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério. No início do século XVIII, a região era simplesmente denominada Minas. Em 1710, surge a capitania de São Paulo e Minas de Ouro e, em 1732, desmembra-se dela a capitania de Minas Gerais.
Bandeira do Pará

14. Pará  (PA) - Capital Belém –  seu nome vem do tupi pará, “mar”, em referência ao estuário do rio Amazonas. Pará era o antigo nome do rio Amazonas.

15. Paraíba (PB) - Capital João Pessoa – do rio homônimo que banha a capital do estado, João Pessoa. Paraíba vem do tupi antigo paraíba, que significa “rio ruim” (pará, “rio grande” + aíb, “ruim” + a, sufixo), no caso, ruim para navegação.
Bandeira do Paraná
Bandeira do estado da Paraíba















Bandeira  de
Pernambuco
16. Paraná (PR) - Capital Curitiba  – do termo da língua geral paraná, “rio”; ou do tupi pará, “mar” + anã, “semelhante”.

17. Pernambuco (PE) - Capital Recife – do tupi antigo paranabuka ou paranambuco , que significa “fenda do mar”, “mar furado” (paranã, “mar” ou “rio caudaloso + puka, “fenda”), em referência a uma pedra furada por onde o mar entra ou aos navios que furavam a barreira de recifes.
Bandeira do Piauí 


18. Piauí (PI) - Capital Terezina  – do tupi antigo piaby, que significa “rio das piabas” (piaba ou pi(ra)aw, “piaba” ou “piau” + ‘y “rio”).


Bandeira do
Rio de Janeiro

                                                                   
19. Rio de Janeiro (RJ) - Capital Rio de Janeiro – sentido literal, por ter sido descoberto no dia 1º de janeiro de 1502 por Gaspar de Lemos, e por julgar-se que a baía de Guanabara fosse a foz de um rio.

Bandeira do Rio  Grande do Norte 
Bandeira do Rio Grande do Sul









20. Rio Grande do Norte (RN) - Capital Natal  –  o sentido do seu nome é  literal, em referência ao rio Potenji.
21. Rio Grande do Sul  (RS) - Capital Porto Alegre – sentido literal, por julgar-se que a Lagoa dos Patos, de formato longo e estreito, fosse um rio (de fato, abriga a foz do rio Guaíba)  A lagoa foi o local do estabelecimento da colônia portuguesa de Rio Grande de São Pedro, a atual cidade de Rio Grande.
Bandeira de Rondônia 


22. Rondônia  (RO) - Capital Porto Velho – em homenagem ao marechal Cândido Rondon, explorador da região.



Bandeira de Roraima
23. Roraima (RR) - Capital Boa Vista – do tupi roro ou rora, “verde”, e ima, “monte” ou “serra”; do pemon roroima, “montanha verde-azulada”; do ianomâmi roro imã, que significa “montanha trovejante”; ou do étimo das línguas caribes para “fonte dos papagaios”, a partir de roro, “papagaio”, e imã, “pai” ou “formador”.
Bandeira de Santa Catarina



24. Santa Catarina (SC) - Capital Florianópolis  – em homenagem a Catarina Medrano, esposa de Sebastião Caboto, que chegou à ilha de Santa Catarina em 1526, ou em homenagem a Catarina de Alexandria, considerada santa pela Igreja Católica
Bandeira de São Paulo



25. São Paulo  (SP) - Capital São Paulo – assim batizado devido ao colégio jesuíta de São Paulo de Piratininga, fundado em 1554 no dia 25 de janeiro, em que os católicos comemoram a conversão de Paulo de Tarso.

Bandeira de Sergipe


26. Sergipe (SE) - Capital Aracaju  – do tupi´antigo seriîype, que significa “no rio dos siris” (seri, “siri” + îy, “rio” + pe, “em”)
Bandeira do
Tocantins

27. Tocantins (TO) - Capital Palmas  –  vem  do tupi tukantim, que significa “bicos de tucanos” (tukana, “tucano” + tim, “bico”). Do rio homônimo ( do mesmo nome) que, por sua vez, vem da tribo indígena homônima que habitava o rio.

Saiba mais sobre ordem alfabética. Clique no link abaixo ou clique aqui


Africa de A a Z para estudar ordem alfabética. Imagens e Mapa Político da África Atual. Atividades



       Atividades

1. Você gostou de ter conhecido a origem dos estados brasileiros Forme um grupo de até 04 integrantes para produzir um minidicionário, com o título: Minidicionário Ilustrado.  Origem dos nomes dos estados brasileiros e suas bandeiras, suas capitais e siglas. 
2. Em qual estado você vive? Qual a Região? Desenhe a bandeira do seu estado. Faça uma pesquisa sobre as cores e os significados de sua bandeira. 
3. Qual o significado e origem  do nome do seu estado ?
4. Cite os nomes dos estados da região onde você vive. Diga os significados dos nomes de cada um deles. 
Adaptado de: Wikipédia. Etimologia  dos Nomes das unidades federativas do Brasil 
e dos sites abaixo indicados.  Todas as imagens são do Google. 

Sites consultados
Meu Portal Acadêmico. Origem dos nomes dos Estados Brasileiros
FERREIRA,  Franklin Lincoln.  Qual é a origem dos nomes dos Estados brasileiros?  
ORIGEM DOS NOMES DOS ESTADOS BRASILEIROS
Wikipédia. Etimologia  dos Nomes das unidades federativas do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.