Nós
professores de todas as disciplinas temos a tarefa de incentivar a leitura, a escrita e o cálculo aos nossos alunos, em
qualquer oportunidade que se nos apresente.
Explorar
a leitura de imagens, como fotografias, pinturas, ilustrações, charges e obras de arte, pode ser divertido e muito produtivo na difícil tarefa de ensinar
a leitura, a escrita e o cálculo.
Os textos verbais impõem uma forma de leitura da esquerda para a direita, começando pelas
primeiras palavras.
A leitura de uma imagem é mais subjetiva e requer que o leitor use sua
experiência, sensibilidade e
conhecimentos para construir
significados para a imagem que vê.
Ensinar a ler textos sem palavras é um
recurso a ser considerado e experimentado. A leitura das imagens é feita por meio de uma
gramática específica: a gramática visual, que compreende formas, cores, volumes
e texturas.
No primeiro momento, o
professor apresenta para os alunos a gramática própria que rege a linguagem
visual, dizendo-lhes que textos não são apenas aqueles formados por palavras e frases,
estimulando-lhes a desenvolver o chamado “olhar cultural”.
Trata-se de um recurso extraordinário para fugir da rotina e enveredar por novas rotas de estímulos à leitura e à escrita. Os anúncios de
propagandas nas ruas, os comerciais da TV, as pinturas em livros e obras de arte são formados por sinais que
precisam ser decodificados, lidos e interpretados.
A leitura de imagens é uma forma de ajudar nossos alunos a interagir com o mundo e a se expressar melhor.
PLANO
DE AULA SOBRE ATIVIDADE COM LEITURA DE
IMAGENS
Desenvolvimento
1ª etapa – Roda de conversa
Arrume a classe em semi-circulo. Apresente aos alunos as imagens abaixo
e convide-os a passear os olhos
livremente. Em seguida, dê início a uma conversa, em que eles digam o que mais
lhes chamou a atenção nas imagens ou numa imagem escolhida por eles. Escreva as palavras-chave mais significativas na lousa.
2ª etapa - Descrição/análise
Forme duplas e peça que façam a descrição de uma imagem escolhida, anotando no caderno todos os elementos que
percebem na figura. Circule pela classe incentivando os alunos a dizer tudo o
que estão vendo. Socialize os elementos mais importantes no quadro (lousa),
embaixo do título "descrição/análise".
3ª etapa - avaliação
Joãozinho brincando e pensando no que vai fazer quando crescer |
Quando eu crescer vou comprar uma fazendinha para minha família. Vai ter pato, vaca, cabra, carneiro, galinha poedeira, cavalo, porco, muitas frutas, muitas verduras, crianças bem sapecas e muitos brinquedos também.
Jaca |
Banana |
Laranja |
Pinha ou fruta do conde. A fruta do conde pertence ao grupo das Anonáceas. Essa fruta em algumas regiões é conhecida como pinha, condessa e em muitas partes do Nordeste brasileiro leva o nome de ata.
Brincadeiras de criança
Peão |
Beleza e Arte em Árvores Muito Antigas. Leitura de Imagens. Estimulando a Consciência Ecológica nas Gerações Mais Jovens
Atividades
Vamos produzir um texto ?
Escreva uma historinha sobre as imagens que você vê aqui. Siga o seguinte passo-a-passo:
a. Observe as figuras. O que você vê?
b.Pense e organize as ideias para criar e escrever uma historinha.
c.Imagine cenas que se relacionem com as imagens mostradas aqui.
d.Para escrever bem não esqueça: um texto tem inicio, meio e fim.
d.Para escrever bem não esqueça: um texto tem inicio, meio e fim.
- Deixe espaço antes de iniciar um parágrafo;
-Inicie a frase com letra maiúscula;
-Escreva frases completas;
-Acentue as palavras corretamente;
- Observe a pontuação.
- Por fim, releia o texto mais de uma vez, antes de entregá-lo à professora. Bom trabalho !
Sites pesquisados
Sites pesquisados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aceitos palavrões nem ofensas.