quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Séries Iniciais. Água:o tesouro transparente. Conscientização e combate ao desperdício de água. Atividades

A crise de água na Região Sudeste do Brasil, principalmente em São Paulo, o estado mais rico do país, ascendeu a luz vermelha para os cuidados que devemos ter no uso do precioso líquido. Cenas e imagens idênticas àquelas das  estiagens  na Região Nordeste  nos fizeram  refletir sobre o futuro do abastecimento de água no Brasil, país que abriga o maior rio do mundo em volume d'água: o Rio Amazonas, situado na Região Norte, que é vizinha da Região Nordeste. 

Neste post, pretendemos discutir a questão com o segmento que representa o futuro: as crianças e os jovens. Trazemos informações e questionamentos muito importantes, para serem abordados na sala de aula, através de trinta slides com questionamentos e informações que irão ajudar nesse debate.  Confira! 
São Paulo sem água. Dá para acreditar?  



Fonte:  http://pt.slideshare.net/kelrryma/a-gua-slide?related=1


Atividades

Observe os quadradinhos (slides) para responder o que se pede: 


1.De acordo com as figuras  do quadradinho (slide) para quem a água é importante?  a) ........ b)....... c) ........


2. Escreva os nomes dos lugares onde  podemos encontrar água: 
a).......     b).....                c)......         d).....           e).......  f)....

Quais as utilidades  da água?  
(para que serve a água?)

3. Escreva as utilidades da água (para que serve): ................................................................................


4.  Observe o quadrado abaixo (slide). Complete dizendo os significados  das  três características da água, ou seja, como é ela: 

1) É inodora. Significa que a água não tem ...... 
2) É insípidaSignifica que a água não tem .......
3) É incolor . Significa que a água não tem ...... 



5. Para termos boa saúde,  devemos beber água potável.  Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida).  
Observe o quadro abaixo (slide) e escreva    os  três exemplos de água potável: a) ....       b)...      c)...


6. Observe os três slides. Complete com os três estados físicos da água:  a)...............               b)..............        c) ..................


ECONOMIZAR OU DESPERDIÇAR ÁGUA? 

7. Economizar água é muito importante para continuar existindo vida humana, vegetal e animal na Terra.  Leia as recomendações do quadradinho.  O que você não estava fazendo para economizar água? 

Forme um grupo de quatro colegas e elabore um cartaz com  outras dicas para evitar o desperdício do precioso líquido. A professora irá fazer um painel com todas as sugestões. Bom trabalho ! 


Fonte dos slides:    http://pt.slideshare.net/kelrryma/a-gua-slide?related=1
Todas as imagens são do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.