sábado, 31 de janeiro de 2015

Educação Infantil. Camila e a Volta às Aulas. Atividades de Interpretação do texto do livro. Biografia da autora Aline Petigny








A educação infantil  no Brasil tem evoluído para ocupar o espaço que lhe foi negado durante séculos, legitimando-se  como importante etapa da educação básica. Hoje,  82,2% das crianças  brasileiras entre  4 e 5 anos  de idade frequentam a pré-escola.









A meta do Plano Nacional de Educação para 2016 é torná-la obrigatória para 100% das  nossas crianças.   No entanto, o avanço só será completo quando nossos pequenos receberem  educação de qualidade, adequada  a essa fase de seu desenvolvimento.




O professor da pré-escola é o principal  interlocutor  desse desafio nacional, responsável por ampliar o universo cultural das crianças, tendo como principal arma a leitura de textos simples, lúdicos  e apropriados para essa etapa do desenvolvimento infantil.



É com essa preocupação, que trazemos  o livro infantil intitulado Camila e a Volta às Aulas,  com o objetivo de subsidiar nossos colegas professores nessa difícil tarefa,  principalmente nos primeiros dias de aula, quando estamos retornando às nossas atividades pedagógicas.  

Sinopse do livro: 

O desconhecido é sempre assustador para as crianças. Para Miguel,  o priminho de Camila, o primeiro dia de aula poderia ter sido muito difícil se não fosse a ajuda da prima. Essa historinha mostra que o apoio dos amigos é de extrema importância em muitas situações da vida.  Seu texto simples  poderá servir como recurso inicial para o professor. Bom trabalho !
Dados técnicos do livro: Autora: Aline de Pétigny           
Número de Páginas:20           Número Edição:1          Ano Edição:2008
Vamos à historinha ! Acompanhe com muita atenção !  Depois responda as perguntas.














BIOGRAFIA DA AUTORA ALINE PETIGNY 

Aline Petigny  é autora,  ilustradora e editora  de livros de literatura infanto- juvenis. Nasceu  em 1963 em Cholet , na Franca, tornando-se  autodidata e mãe de  quatro filhos.
Aline Petigny começou a escrever muito cedo. Em suas obras, ela conta histórias para crianças, com a preocupação de  transmitir uma visão confiante e otimista da vida, sem esquecer de alertar para desagradáveis ​​surpresas. Assim, aborda seus álbuns de uma maneira simples  sobre o cotidiano da vida: a morte, o amor, a confiança,  a felicidade.
Álbuns da Série Camille (Camila) foram traduzidos para 24 idiomas e publicados em 80 países , num total de mais de cinco milhões de cópias.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA INÍCIO DO ANO LETIVO 


O início do ano letivo é marcado por grandes  expectativas tanto dos  pais, quanto  alunos e  corpo docente.  Pode ser  uma experiência boa ou ruim. Propiciar  momentos de descontração,  interação e integração entre alunos, os novos colegas e professores, por meio do lúdico, nos preocupa.

Para fazer dos primeiros dias na escola uma experiencia positiva,  sugerimos atividades lúdicas e atraentes: oficinas com pincel e tinta, rodas de conversa,  passeio pela escola para reconhecimento dos ambientes etc.

Sugerimos  a dinâmica de formar uma roda e estourar uma  bexiga no momento de se apresentar, dizendo o nome. O professor também participa  das brincadeiras e se apresenta tal como  os alunos, ou seja, quando sua bexiga estourar ou ao  segurar  a bola.

INTERPRETAÇÃO DO  TEXTO DO LIVRO CAMILA VOLTA ÀS AULAS

1. Você gostou da historinha?  2. Qual é o título?    3. Quem escreveu essa historinha ? 
4. A autora da historinha é brasileira ou francesa?   5. Quantos filhos ela tem? 
6. Como se chama o primo de Camila ?  
7. Quantos coleguinhas Camila vai rever no primeiro dia de aula? Como se chamam os coleguinhas de Camila ?      8. Qual o nome da professora (tia) ?  9. Qual a opinião de Miguel e Camila sobre a escola ? Eles acham legal ou não ? 
10. E você, qual a sua opinião sobre a sua escolinha?  Conte-nos tudo. 

11. Releia o texto da história e copie escrevendo os nomes dos personagens em letras maiúsculas.  


Camila e a volta às aulas

Camila está muito feliz. Daqui a alguns dias recomeçam as aulas: ela vai reencontrar todos os seus colegas e ainda uma nova professora.
– Vai ser legal, eu vou rever Berenice, Vítor, Mariana, Léa e Teodora!
– Será que a minha mochila nova, lindinha, vai estar pronta?
– Sim, tudo estará pronto! – Responde a mamãe, sorrindo.
– Sabe, para o lanche, eu gostaria muito de biscoitos de chocolate. Não daqueles com laranja, eles são bons, mas eu não gosto muito deles.
– Sim, não se preocupe – diz mamãe. – Eu sei bem do que você gosta.
– Ah, eu não estou preocupada, porque agora eu já sou grande. Miguel é que tem um pouco de medo da volta às aulas, não eu.
-É verdade – diz a mamãe. – A tia Natália está muito contente de vocês estarem na mesma escola.
– Eu vou cuidar bem dele, prometo! Ah! Eu não posso esquecer do Ursinho. Ele também está doido para ir à escola.
No dia da volta às aulas, mesmo não sendo a primeira vez que ela vai à escola, Camila aperta bem forte a mão da mamãe.
Com a outra mão, ela aperta o Ursinho sobre o seu coração.
Mas assim que ela vê a Berenice, o Vítor, a Mariana e a Léa, Camila abraça rapidamente a mamãe e corre para seus amigos, perto do escorregador.
No mesmo momento, tia Natália e tio Guilherme chegam com Miguel que se agarra à sua mãe.
Camila desliza pelo escorregador e, toda feliz de ver o seu primo, corre na sua direção gritando.
– Miguel! Venha logo brincar comigo! Você vai ver, vai ser muito legal!
O garotinho olha a sua mãe, o seu pai e a prima. Ele hesita, e então, timidamente, vai até Camila.
– Eu tenho um pouco de medo – diz ele baixinho para a sua prima. – Tem muita gente.
-Não se preocupe, eu estou com você – diz Camila, muito orgulhosa de cuidar do Miguel.
– Olhe, aí está a Mônica, a sua professora. Ela é muuuito legal. E, além disso, ela nunca fica zangada.
Miguel olha para a moça que vem na sua direção.
– Bom dia, como você se chama? – pergunta ela, gentilmente.
– Ele se chama Miguel – diz Camila.
– Você vem comigo, Miguel? – diz Mônica dando-lhe a mão.
– Não se preocupe, você vai voltar para brincar com a Camila. Eu só quero lhe mostrar a sua sala de aula. Enquanto isso, Camila, você pode ir dizer bom dia à sua nova professora.
Um pouco decepcionada por não acompanhar Miguel, Camila vai com os seus amigos abraçar a sua nova professora, Isabel.
– Bom dia, crianças – diz ela – Vamos passar algum tempo juntos este ano. Venham, eu vou levá-los para conhecerem a sua sala de aula.
As crianças, um pouco tímidas, entram prudentemente na nova sala e lá dentro descobrem muitas coisas: livros, potes com lápis, material de pintura, um canto com bonecos, u outro com carrinhos, outro com cubos. Agora tem mais coisas interessantes do que na sala de aula antiga.
– Vocês podem brincar – diz Isabel.
Enquanto brincam, Camila pensa no Miguel.
“Espero que ele não tenha medo” pensa ela.
No recreio, ela reencontra o primo.
– E então? Você está gostando? – pergunta.
– Sim, é muito legal. É cheio de jogos! Eu posso até mesmo brincar com os bonecos, como na sua casa.
– Oh não! – exclama Miguel ao desembrulhar o seu lanche.
– Mamãe mandou o meu lanche com doces de goiaba!
– Hum, são os nossos preferidos, meu e do Ursinho.
– Vamos trocar?! – gritam os primos ao mesmo tempo.
– A escola é mesmo super legal! – comentam a Camila e o Miguel, enquanto comem os seus lanches, sentados um do lado do outro, antes de irem juntar-se aos seus amiguinhos.

4 comentários:

  1. Olá amiga, fiquei muito feliz em achar essa história.
    Salvei e vou imprimir para contar nessa primeira semana de aula...
    Que Deus continue a nos abençoar hoje e sempre!!!
    Grata por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Beatriz. Fico feliz por poder ajudar.
    Que Deus nos abençoe e nos proteja. Amem!
    Feliz ano letivo ! Volte sempre ! Bjs

    ResponderExcluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.