sábado, 31 de janeiro de 2015

Educação Infantil. Camila e a Volta às Aulas. Atividades de Interpretação do texto do livro. Biografia da autora Aline Petigny








A educação infantil  no Brasil tem evoluído para ocupar o espaço que lhe foi negado durante séculos, legitimando-se  como importante etapa da educação básica. Hoje,  82,2% das crianças  brasileiras entre  4 e 5 anos  de idade frequentam a pré-escola.







A meta do Plano Nacional de Educação para 2016 é torná-la obrigatória para 100% das  nossas crianças.   No entanto, o avanço só será completo quando nossos pequenos receberem  educação de qualidade, adequada  a essa fase de seu desenvolvimento.




O professor da pré-escola é o principal  interlocutor  desse desafio nacional, responsável por ampliar o universo cultural das crianças, tendo como principal arma a leitura de textos simples, lúdicos  e apropriados para essa etapa do desenvolvimento infantil.



É com essa preocupação, que trazemos  o livro infantil intitulado Camila e a Volta às Aulas,  com o objetivo de subsidiar nossos colegas professores nessa difícil tarefa,  principalmente nos primeiros dias de aula, quando estamos retornando às nossas atividades pedagógicas.  

Sinopse do livro: 

O desconhecido é sempre assustador para as crianças. Para Miguel,  o priminho de Camila, o primeiro dia de aula poderia ter sido muito difícil se não fosse a ajuda da prima. Essa historinha mostra que o apoio dos amigos é de extrema importância em muitas situações da vida.  Seu texto simples  poderá servir como recurso inicial para o professor. Bom trabalho !
Dados técnicos do livro: Autora: Aline de Pétigny           
Número de Páginas:20           Número Edição:1          Ano Edição:2008
Vamos à historinha ! Acompanhe com muita atenção !  Depois responda as perguntas.














BIOGRAFIA DA AUTORA ALINE PETIGNY 

Aline Petigny  é autora,  ilustradora e editora  de livros de literatura infanto- juvenis. Nasceu  em 1963 em Cholet , na Franca, tornando-se  autodidata e mãe de  quatro filhos.
Aline Petigny começou a escrever muito cedo. Em suas obras, ela conta histórias para crianças, com a preocupação de  transmitir uma visão confiante e otimista da vida, sem esquecer de alertar para desagradáveis ​​surpresas. Assim, aborda seus álbuns de uma maneira simples  sobre o cotidiano da vida: a morte, o amor, a confiança,  a felicidade.
Álbuns da Série Camille (Camila) foram traduzidos para 24 idiomas e publicados em 80 países , num total de mais de cinco milhões de cópias.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA INÍCIO DO ANO LETIVO 


O início do ano letivo é marcado por grandes  expectativas tanto dos  pais, quanto  alunos e  corpo docente.  Pode ser  uma experiência boa ou ruim. Propiciar  momentos de descontração,  interação e integração entre alunos, os novos colegas e professores, por meio do lúdico, nos preocupa.

Para fazer dos primeiros dias na escola uma experiencia positiva,  sugerimos atividades lúdicas e atraentes: oficinas com pincel e tinta, rodas de conversa,  passeio pela escola para reconhecimento dos ambientes etc.

Sugerimos  a dinâmica de formar uma roda e estourar uma  bexiga no momento de se apresentar, dizendo o nome. O professor também participa  das brincadeiras e se apresenta tal como  os alunos, ou seja, quando sua bexiga estourar ou ao  segurar  a bola.

INTERPRETAÇÃO DO  TEXTO DO LIVRO CAMILA VOLTA ÀS AULAS

1. Você gostou da historinha?  2. Qual é o título?    3. Quem escreveu essa historinha ? 
4. A autora da historinha é brasileira ou francesa?   5. Quantos filhos ela tem? 
6. Como se chama o primo de Camila ?  
7. Quantos coleguinhas Camila vai rever no primeiro dia de aula? Como se chamam os coleguinhas de Camila ?      8. Qual o nome da professora (tia) ?  9. Qual a opinião de Miguel e Camila sobre a escola ? Eles acham legal ou não ? 
10. E você, qual a sua opinião sobre a sua escolinha?  Conte-nos tudo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.