terça-feira, 21 de agosto de 2012

Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o brasileiro desconhece, mas que está na lista do Site WikiLeaks, de Julian Assange. Realidades: a exploração do Coltan na República do Congo

Nióbio: metal nobre descoberto em 1801 é usado na fabricação de peças inoxidáveis e em outras ligas de metais não-ferrosos, como as utilizadas
na fabricação de tubos  transportadores de água e petróleo a longas distâncias, bem como na indústria nuclear.  Só o Brasil   fornece ao mundo, pois 98 % das jazidas desse metal  estão aqui, mas   o povo brasileiro desconhece. Leia o que circula na Internet. Acesse os links aqui indicados. Sem o nióbio não se fabricam: turbinas de aviões, naves espaciais, mísseis, centrais elétricas e super aços. Um fato grave é que  seu preço para a venda, além de muito baixo, é fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum em seu território. O nióbio tem um valor de troca semelhante ao petróleo, mas a grande diferença é que o petróleo é encontrado em várias partes do mundo, enquanto o nióbio  tem no Brasil o seu maior produtor e,  poderia  ser uma segunda  moeda para o  nosso país.   
As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em dois estados da Região Norte: Roraima-com a famosa jazida da Raposa Serra do Sol e Amazonas - com  a jazida de São Gabriel da Cachoeira,  sendo esse o real motivo da demarcação contínua de terra na reserva da Raposa Serra do Sol. 
O nióbio apresenta numerosas outras  aplicações: em indústrias nucleares e em soldas elétricas; produção de jóias, a  exemplo dos piercings e motores de jatos. Pesquisas avançadas com esse metal foram utilizados no Programa Gemini, da NASA. A  maior economia do mundo (EUA)   continuará dependente do nióbio brasileiro, pois suas  reservas domésticas são de baixa qualidade. 
Segunda maior reserva, o Canadá é responsável por apenas 7% da produção mundial. As empresas responsáveis pelas minas que exploram o mineral no Brasil, citadas no documento divulgado pelo Site  WikiLeaks, de Julian Assange,  não se pronunciaram sobre o assunto. A lista inclui a produção de minério de ferro pela "Mina Rio Tinto". Leia mais nos sites abaixo:

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=17578
http://www.observadorpolitico.org.br/grupos/politica-2/forum/topic/sera-que-alguem-sabe-se-isso-e-verdadeiro-sobre-niobio/
http://brasilnicolaci.blogspot.com.br/2011/10/niobio-o-estrategico-minerio-brasileiro.html



Realidades: a exploração do Coltan na República do Congo e as Mazelas  Decorrentes - Federação de Comitês de Solidariedade com a África Negra
  

Coltan: Outro metal de grande importância para o mundo, nos dias atuais, é o Coltan, que é produzido na República Democrática do Congo. 
Você que está agora falando ao seu celular, precisa saber como isso é possível. A Federação de Comités de Solidariedade com a África Negra denunciou ao mundo a exploração do Coltan, conhecido como ouro negro,  para uso nas tecnologias digitais, por meio de trabalho escravo, incluindo crianças.  

Veja o power point que postamos no Site Slidshare sobre o Coltan, um  metal que só  a República do  Congo produz, mas  que é motivo de guerra e exploração com trabalho escravo, envolvendo a Nókia, Dell, Microsoft, Sansumg etc. Nome original do arquivo - Realidades: Coltan. Confira !

Clique aqui e saiba mais. 

Veja também:

http://hemisferiozero.com/2012/04/02/sangre-en-nuestros-moviles-el-conflicto-del-coltan-en-el-congo/

14 comentários:

  1. Super Interessante essa matéria sobre Nióbio, ate porque muitas pessoas desconheciam esse precioso metal e tenho certeza que com a sua publicação muitos ficaram conhecendo essa preciosidade que tem no nosso pais . E saber também que o governo tens nos escondido isso a muitos seculos né? Continue assim mostrando a verdade pro povo Brasileiro, e que essa publicação também seja um alerta de quem você ira voltar pra governar nossa cidade ta bom? um grande beijo ! Que Deus te abençoe. Itana de Souza Leal 2º L ( Noturno) ( Colégio Raphael Serravalle)

    ResponderExcluir
  2. votar*
    errei sem querer na publicação. rs!
    - Itana

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Itana ! Parabéns !
    Gostei de ver sua conscientização política. rsrs Pode deixar. Vou votar certo.kkkkkkk ! Que garota politizada, além de muito estudiosa e muito inteligente. Nossa ! rsr Aguardo você voltando aqui muitas vezes. Aplausos ! Nota mil !
    Mil beijos, com muito carinho da sua Professora !

    ResponderExcluir
  4. massa essa reportagem sobre Nióbio, porque sem o nióbio não se fabricam: turbinas de aviões, naves espaciais, mísseis, centrais elétricas e super aços. Um fato grave é que seu preço para a venda, além de muito baixo, é fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum em seu território. TURMA: 2L NOTURNO NOME: VITOR LUIZ SILVA DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  5. Nióbio: metal nobre descoberto em 1801 é usado na fabricação de peças inoxidáveis e em outras ligas de metais não-ferrosos, como as utilizadas aqui no brasil com grande concentração desse material é inamidicivel que o Brasil deixe que multinacionai explorem esse material deixando mais rico ainda paises com Inglaterra! Acorda Brasil!!! 2ª L Danilo b.dos Santos de São Miguel.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto ver ler diferentes bom legal.mas eu ver sofrimento africano pessoa derrubado guerra,etc, tb animais derrubado horrivel pelo culpa fabricadores tb empresarios mandar procurar trabalho escravo como não pode porque cultura africano pertence coltan Africano só pertence trabalhor coisas só Melhor Deus abençoes amém. ( Surdo Philip Cedraz 2ano noturno)

    ResponderExcluir
  7. Olá, Vitor Luiz, Danilo Miguel, Philip Cedraz !
    Obrigada por suas participações no nosso blog. Gostei de saber que o grupo está atento às questões do nosso país e do mundo, já que o processo de globalização somado às tecnologias da informação e da comunicação, uniu a humanidade como numa pequena aldeia global, onde tudo afeta a todos. Parabéns ! Voltem sempre ! Forte abraço !

    ResponderExcluir
  8. Eu entrei na UFC em 83 e na primeira disciplina de física, o Prof. Jousé já dizia tudo isso.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante ! Agradeço sua preciosa informação. Volte sempre !
    Forte abraço !

    ResponderExcluir
  10. Diego Borges 2I
    Continuando á falar sobre a mídia que é ao mesmo tempo realista e ao mesmo tempo falsa.O Nióbio é um metal que o povo brasileiro não conhece ou nunca se ouviu falar,mas é um metal importante para a fabricação de várias coisas que nós usamos e não sabemos.
    É uma riqueza que é desconhecida do povo brasileiro.
    Já sobre o Coltan é um metal do mesmo nível de importância do nióbio.Mas é outro metal que da riqueza para aqueles que falam mal, mas se aproveitam daqueles que não da importância que esse metal tem,ou se sabe é explorados por aqueles que tem o poder.Se não houvesse esse metal como agente poderia se comunicar com outras sem precisar estar com elas ?.Pesquise um pouco e saiba o que é escondido do povo no geral.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Diego por sua participação qui. Só queria chamar atenção que a mídia tem um papel muito importante nas democracias. Temos que saber separar o joio do trigo. Em todos os agrupamentos humanos temos pessoas boas e más, portanto, temos que ter cuidado para não repetir o discurso de ditadores que não gostam de ter seus maus feitos denunciados pela imprensa livre e democrática. Sem a imprensa livre, sem a mídia não ficaríamos sabendo das quantias absurdas de dinheiro público que são desviadas da saúde, educação, transporte...A imprensa são os olhos e os ouvidos da Nação.Sem ela os ditadores se perpetuariam no poder. Parabéns ! Volte sempre !

    ResponderExcluir
  12. ANTES DE TUDO,CABE-ME AGRADECER E ELOGIAR O BLOG LOUCO POR TECNOLIGIAS,DA PROFESSORA CLAUDIA MARTINS,PELO ENFORQUE DE TEMAS MUITO INTERESSANTES,ATUAIS,CONTROVERSOS E PRICIPALMENTE DESCONHECIDOS PELA POPULAÇÃO EM GERAL.É MUITO IMPORTANTE QUE AS PESSOAS SE INTEREM DESSAS ABERRACÕES E REFLITAM A RESPEITO DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM,BUSCANDO UMA FORMA DE EXTERMINÁ-LA,OU NO MÍNIMO,ATENUÁ-LA.É INDISPENSÁVEL O CONHECIMENTO PARA QUE SE TOME QUALQUER MEDIDA, E OS BLOGS DA PROFESSORA CLAUDIA MARTINS CONNSTITUEM FERRAMENTAS QUE NOS TIRAMDA INÉRCIA E NOS INDUZEM Á AÇÃO.

    ANA CRISTINA RAMOS GONZAGA

    SERIE 1 ANO TURMA J

    ResponderExcluir
  13. Puxa, ana Cristina ! Fiquei emocionada ! rsr
    Muitíssimo obrigada por suas plavras de incentivo. Estou muio impressionada com a sua capacidade de expressão. Fico feliz por ter alunos assim, com espírito critico, com essa leituraa de mundo. Parabéns ! Uma pena que no laboratório da nossa escola apenas 5 computadores funcionam e a Internet é um terror. Não temos ninguem para ficar à disposição do professor e dar suporte ao seu trabalho naquela sala. Sei que vcs gostam dessas ferramentras. Elas fazem parte do tempo histórico da sua geração (Geração Net), mas os mentirosos e hipócritas que só sabem mentir no horário político, na prática não estão nem aí para a educação das classess populares. Fique de olho neles ! Volte sempre, querida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante e o assunto foi muito bem abordado parabéns .

    ResponderExcluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.