terça-feira, 7 de maio de 2019

Educação Infantil. Livro Mães de Todos os Tipos. Origem do Dia das Mães. Dia das Mães no Brasil. Cravo: Símbolo da Maternidade



Achei o livrinho Mães de Todos os Tipos, da autora Chris Bueno, ilustrado por Cath Perez,  bem interessante para  trabalhar na Educação Infantil. 

Sua linguagem é simples e atual, facilitando a compreensão dos pequenos, além dos desenhos e designers muito bons. Suas jovens mães podem ser por eles identificadas em algum dos perfis apresentados, pois se enquadram em muitas realidades das nossas mamães.  

Origem do Dia das Mães

“Deus não podia estar em todo  lado, por isso criou as mães.” 
(Rudyard Kipling)

A celebração tem origem mitológica nas festas primaveris na Grécia e Roma Antiga, nos cultos de adoração às divindades que representavam as mães. Na Grécia antiga, a chegada da Primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses e Cibele, deusa-mãe romana.
Cibele,  a Deusa-Mãe
 (Magna Mater)

Com o passar do tempo, a celebração se estendeu pelo mundo. No início do século XVII, a Inglaterra dedicou o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com suas mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães,  tornando o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, a celebração  ganhou destaque com Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, onde teve inicio a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa.  
Ana quis que fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito aos pais.

A primeira celebração oficial nos EUA  foi em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado, e outros estados norte-americanos aderiram à festa.  Em 1914, o  presidente Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado  no Segundo Domingo de Maio. 

A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data, que se popularizou pelo mundo. Para Anna Jarvis, o caráter comercial da festa, distorceu os reais objetivos, e ela lutou por sua eliminação, sem sucesso. Anna morreu em 1948, aos 84 anos, sem ter sido  mãe.

Cravo branco

O Cravo:  Símbolo 
da Maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Por anos, ela enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo objetivo.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no Segundo Domingo do Mês de Maio, tal qual nos Estados Unidos, Japão e Itália.

Aqui, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então Presidente Getúlio Vargas oficializou a data  do Segundo Domingo de Maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fosse incorporada ao Calendário Oficial da Igreja Católica.

Agora que você já sabe como tudo começou, leia o livrinho e identifique a personagem que mais se parece com sua mãezinha. Feliz Dia das Mães! 


Fonte: Professora Josianne Lacerda. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Josy3011/me-de-todos-os-tipos      Acesso em 07/05/2019

Pratique: Qual dessas mães se parece com a sua? Por que? 

Escreva uma linda mensagem para sua mãezinha. Não esqueça de desenhar a foto dela. Sucesso!

Veja também: 

Amor de mãe: 12 encantadoras fotos de animais com seus filhotes

https://loucosportecnologias.blogspot.com/2014/05/amor-de-mae-12-encantadoras-fotos-de.html

Sites Pesquisados
Portal da Família
https://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto026.shtml
Site Toda Matéria

 https://www.todamateria.com.br/historia-do-dia-das-maes/
Site Rota Espiritual. O deusa Cibele
https://rotaespiritual.com.br/2017/04/04/dia-em-honra-da-deusa-cibele/

Todas as Imagens são do Google

sexta-feira, 1 de março de 2019

21 de Março, Dia Mundial da Infância. Origem da Celebração. Sugestões de Brincadeiras

Imagem. Reprodução da Internet /Município de  Pinhel

Origem do Dia Mundial da Infância. A UNICEF

O Dia Mundial da Infância é comemorado todo 21 de março.  Foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a defesa dos direitos da criança.

De acordo com a UNICEF, a data celebra e luta pela garantia dos direitos fundamentais da criança, para que, no futuro, sejam cidadãos integrados à vida social. O 21 de março reflete sobre os valores que influenciam na formação da criança e que podem impactar na sua vida adulta.

Refletir sobre o modo como  estão sendo formados os "adultos de amanhã". 
Conscientizar pais, responsáveis e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para a criança.


Refletir sobre suas condições de vida em todo o mundo, nos aspectos econômicos, sociais, educacionais, e propor soluções.   

Chamar a atenção de que todas as crianças têm direito à liberdade, de viver em um ambiente familiar e pertencer a uma sociedade. Que devem ser protegidas contra a agressão, discriminação, exploração e descuidos.


A infância é a primeira etapa da vida, exigindo cuidados que garantam um bom desenvolvimento físico, mental, psicológico, social e econômico.  Salve o 21 de Março! Saúde e paz para todas as Crianças do Brasil e do Mundo! 


Sugestores de Brincadeiras



Imagem/Reprodução da Internet  (Escola de Futebol Artur Taira)
- Comece com uma Largada de Balões em frente à escola, ou área de convivência, ou na quadra, ou numa praça pública próxima da escola;


- Promova palestras, brincadeiras de crianças, com parlendas,  charadas, piadas, amarelinha, cordas, bambolê etc.

- Uma sessão de Zumba ou outros ritmos à escolha dos pequenos. 

- Oficinas de música, capoeira, práticas esportivas na quadra  etc.  

- Um lanche super especial. Sucesso ! 

Amplie Seus Conhecimentos. Veja também:

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha". Música Deveres e Direitos. Poema Musical é Bom Ser Criança, de Toquinho. Atividades

Sites Consultados

Arquidiocese de Curitiba
http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2016/11/11/em-sua-comunidade-ja-tem-a-infancia-e-adolescencia-missionaria/
https://www.calendariobr.com.br/dia-mundial-da-infancia#.XHNGBKJKiM8

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Alfabetização. Cartazes de Sinais de Pontuação. Como e Quando Pontuar? Atividades





É importante que os educandos  tenham contato com os Sinais de Pontuação desde cedo, uma vez que  estão presentes em qualquer texto escrito. 

Os sinais de pontuação são recursos fundamentais para uma boa escrita, e cada um tem uma função específica. A língua escrita não dispõe do ritmo e da melodia da língua falada. A pontuação é um meio de representar, na escrita, as pausas e entonações da fala, reproduzindo graficamente, nossas emoções, intenções e anseios. 

Vamos conhecer os DEZ sinais mais comuns, para que servem, como e quando utilizá-los. Tem ainda os COLCHETES {} e CHAVES [ ],  que são uma variedade de PARÊNTESES,  mas que têm uso restrito.  Espero que goste. 


Imagem




Conheça  os Dez Sinais de Pontuação Mais Comuns. Confira ! 


As aspas indicam uma citação ou transcrição, ou seja, indica que a frase ou ideia é de outra pessoa. Também devem ser colocadas em palavras de outra língua (estrangeirismo), em palavras novas (neologismos), ironias ou gírias. Exemplo: Aquele sapato  é muito “bacana”.



ATIVIDADES 


1- Escreva  os sinais de pontuação que você já conhecia. ............................
2- Escreva uma frase utilizando cada um dos sinais que  você já conhecia......
3- escreva os sinais que você não conhecia.............................. 
4- Relacione as colunas:

Qual o seu nome?                       ( ) 1- Ponto de Exclamação
O menino é bonito e muito ...      ( ) 2- Ponto Final
Que gato bonito !                        ( )                      3- Ponto de Interrogação
Estudo, brinco e como frutas      ( ) 4- Reticências
Gosto de banana, leite e batata. ( ) 5- Vírgula

6- Aspas

7- Ponto e Vírgula

Amplie Seus Conhecimentos. Veja também: 

Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista. POESIA Pontos de interrogação. Atividades



Todas as imagens são do Google e do Site Pinterest

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Cartazes dos Numerais de Zero a Dez Ilustrados, Coloridos, Contados nos Dedos. Atividades

Trazemos os numerais de zero a dez,  disponibilizados pelo Site Espaço Educar, mostrados de formas variadas, que você pode imprimir e encadernar ou colocar numa pasta,  além de um  vídeo com uma musiquinha.  Trabalhe com o vídeo,  ensine a musiquinha para as crianças. Espero que goste e que seja útil ao seu trabalho. Boa sorte, colega!  Compartilhe! Obrigada.


Fonte: Espaço Educar. Acesso em 23/02/2019
https://www.espacoeducar.net/2019/01/lindos-cartazes-dos-numerais-de-0-zero.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+EspaoEducar+%28Espa%C3%A7o+Educar%29

Acesse ao vídeo  e ensine a musiquinha para as crianças:  Os Numerais São Fáceis Demais - Salpekas.  https://www.youtube.com/watch?v=sOURAwG2MYM

ATIVIDADES 


Imagem
Observe as imagens. Olhe para seus colegas e para você. Responda o que se pede. Quantos anos você tem? Mostre  nos dedinhos.


1- Você tem duas mãos e dois pés. Certo ou errado? 
2- Quantos dedos você tem em cada mão
3- Somando os dedos de cada mão,  quantos dedos você tem nas duas mãos?
4- Quantos dedos você tem em cada pé?
5- Somando os dedos de cada pé,  quantos dedos você tem nos dois pés?
6- Agora some o total dos dedos das duas mãos + o total de dedos dos dois pés. Qual o total de dedos que você tem no seu corpo?
7- Copie  as palavras: 
PÉ ..............    MÃO.............   DEDO.........   PERNA........ BRAÇO......

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sOURAwG2MYM
https://www.espacoeducar.net/2019/01/lindos-cartazes-dos-numerais-de-0-zero.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+EspaoEducar+%28Espa%C3%A7o+Educar%29
O corpo humano.      http://corpohumanoufpa.blogspot.com/

Todas as imagens são do Google

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Alfabetização. 5 Calendários 2019 com Personagens de Desenho Animado. Atividades com Calendário


Na perspectiva da   "Matemática em Toda Parte", trazemos esses calendários para facilitar a difícil e complexa tarefa de alfabetizar, recorrendo ao lúdico e à criatividade, para facilitar. A partir do recurso calendário, podemos chamar atenção dos aprendizes sobre a presença da matemática no nosso cotidiano   e em toda parte, desfazendo a ideia de "bicho papão" que nossos aprendizes carregam.   

O Calendário é uma ferramenta muito útil na sala de aula da Educação Infantil e da Alfabetização. Ele deve compor a decoração da sala de aula, ao lado do alfabeto. Coloque o alfabeto e o calendário na altura das crianças para que possam manipulá-los em um jogo pedagógico, por exemplo. Ademais, você pode recriar seu alfabeto e calendário, de acordo com seus objetivos.  Com o calendário pode-se desenvolver atividades como: 

1- Linguagem: Agenda do aluno.  As atividades da semana (geografia na segunda feira, por exemplo) Interpretação de datas comemorativas religiosas, cívicas, nacionais, regionais, locais. Destaque comemorações como o natal, carnaval, a páscoa, as festas juninas, as datas cívicas...


2- Matemática:  Continhas com os dias  e horas da semana. 
Quantidade de dias, semanas  e meses do  ano. Quantas horas tem um dia. Quantos minutos tem uma hora. Quantos segundos tem um minuto; quantos dias tem uma semana, um mês, um ano; meses de 30 e  31  dias. Fevereiro com 28 ou 29 dias. Por que?  



3- Geografia: Os dias da semana;  os meses do ano; as estações do ano; o clima e a temperatura; fusos horários. 

Imagem


Atividades com Calendário

1- Você gostou dos calendários e das imagens deste post? Qual foi o calendário que você mais gostou? Por que ?
2- Preencha o quadro abaixo com as datas importantes para você:
               
Ano do seu nascimento
O mês que você nasceu
Dia do seu aniversário
Data em que se comemora o Natal

Quantos anos você tem?
Dia da Criança
Dia do Professor
Dia da Bandeira do Brasil



3- Escreva a data de hoje por extenso (dia, mês, ano); 
4- Pinte o calendário abaixo. Destaque o mês e o dia do seu aniversário;  do aniversário da mamãe, do papai, da vovó, do vovô, da professora... 
5- Escreva os nomes dos dias da semana e dos meses do ano.

Imagem

Sites consultados
Calendário 2019 Jasmine
https://www.imagemlegal.com.br/calendarios/molduras-calendario-2019-personagens-de-desenho-animado/attachment/calendario-2019-jasmine/
https://br.pinterest.com/pin/780459810403918543/
https://br.pinterest.com/pin/296745062933611034/

Todas as imagens são do Google (Pinterest)