domingo, 24 de julho de 2016

Geografia com Brincadeiras de Criança. 14 lindas fotos mostram como as crianças brincam ao redor do mundo. Música brincadeira de criança. Mapa Múndi. Atividades

Foto 1- Gana, país da África 

Brincar é coisa séria. Há duas formas de brincar: o brincar dirigido e o espontâneo. Este último estimula a criatividade, a inteligência, o exercício coletivo e o protagonismo infantil. O brincar no Brasil é visto apenas como suporte para aprendizagem, enquanto em outros países, o brincar é aprendizagem.  Aqui, nós usamos frases como: “não gosta de estudar. Só quer brincar.”
O lazer infantil é uma forma de interação social e indispensável para desenvolvimento da criança - sobretudo na primeira infância (de 0 a 6 anos), e deve ser  estimulado pela família e pela escola, apesar das dificuldades, pois as  brincadeiras ao ar livre perderam espaços ocupados pelos carros, excesso de tecnologia e a violência urbana.

Apesar dos diferentes cenários e contextos, as crianças são as mesmas em qualquer lugar do mundo. Elas querem brincar, se divertir e conseguem isso com coisas simples, como podemos observar nas imagens publicadas no Site Hypeness, com fotos de vários repórteres ao redor do mundo, que mostram brincadeiras simples, praticadas por crianças na América, Ásia, África e Europa, provando que a tecnologia não vai destruir a infância.

Vendo as imagens lembrei da minha infância e fiquei impressionada ao constatar que brincadeiras comuns  no Brasil, são praticadas no mundo inteiro.  Não tem coisa melhor do que viver em um mundo em que tudo pode ser diversão e o mais simples dos objetos se transforma no melhor dos brinquedos.  Autorama, boneca que fala e anda, tablete, jogos eletrônicos, brinquedos supermodernos...  Mas, divertir-se com uma caixa de papelão, uma bola de pano, um balde de água, um carrinho de rolimã improvisado, pescar, tomar banho de cachoeira... Ah! que delícia!

Os alunos podem aprender com mais facilidade  sobre os continentes, vendo as diferentes imagens de crianças e seu cotidiano, ao redor do mundo, depois identificar seus paísess no mapa múndi, que postamos no final. Adaptei as imagens das fotos  com informações dos países mostrados e seus continentes. O vídeo com a música Brincadeira de Criança, com a turma do  carrossel vai tornar o estudo melhor ainda ( também em MP3). Veja a letra no final deste post
    https://www.youtube.com/watch?v=TLYqR8oST9M  MP3  http://www.4shared.com/mp3/bNKxJnLdba/14_Brincadeira_De_Criana_-_www.htm


Foto 1 (acima) -Gana. Nome Oficial:República de Gana, Capital: Acra. Continente: África. Nacionalidade: ganense. Idioma oficial: inglês e línguas regionais. Religião:  cristianismo (57,6%); islamismo (19,8%); crenças tradicionais (22,1%). 
Foto 2- Etiópia - Crianças da  etnia Karo na aldeia Kolcho. Seu povo   gosta  de pintar e enfeitar  o corpo.  Etiópia,   oficialmente República Democrática Federal da Etiópia, localiza-se a nordeste da África.  Encravado no chamado Chifre da África é um dos países mais antigos  do mundo. Sua capital é  Adis Abeba, onde fica a sede da União Africana (UA).  Limita-se ao norte com Eritreia; a oeste, com o Sudão; ao sul, com o Quênia; e a leste, com a Somália.  Apesar dos desafios, a Etiópia é um dos países que mais cresce na África Sub-Saariana, mostrando um crescimento econômico notável nos últimos 5 anos.   Leia 18 curiosidades sobre a Etiópia.
http://www.maiscuriosidade.com.br/18-pequenas-curiosidades-sobre-a-etiopia/



Fotos 3 e 4 - Indonésia, oficialmente República da Indonésia, Capital Jacarta, é um país localizado entre o Sudeste da Ásia e a Austrália (Oceania), sendo o maior arquipélago do mundo, composto pelas Ilhas de Sonda, a metade ocidental da Nova Guiné. Seu arquipélago (conjunto de ilhas) é formado por  mais de 13 mil ilhas, entre elas, a famosa Bali, a preferida de celebridades, como Leonardo de Capri. 
Foto 5 -  Myanmar -  Crianças jogando bola em  Myanmar
Myanmar ou Birmânia, oficialmente República da União de Myanmar  é um país do sul da Ásia continental,  limitado ao norte e nordeste pela China, a sudeste pela Tailândia e a noroeste por  Bangladesh e Índia.
Fotos 6 e 7 - Tailândia, oficialmente Reino da Tailândia, é uma  Monarquia Constitucional , anteriormente conhecida como Sião, fica  no centro da Península da Indochina, no Sudeste da Ásia. Sua Capital: é Bangkok. 
Fotos 8 e 9 - Índia, oficialmente  República da Índia, é um país da Ásia Meridional (Sul). 
É o segundo país mais populoso do mundo, o sétimo maior em área geográfica.  Sua 
Capital é Nova Deli. Línguas oficiais: Hindi e Inglês. 

Foto 10 - Tajiquistão.  Localizado no continente asiático, o Tajiquistão ou Tadjiquistão, oficialmente República do Tajiquistão, é um país  montanhoso encravado na Ásia Central. Sua  Capital é Duchambé. Países Vizinhos: Quirguistão, Uzbequistão, Afeganistão, China.

Foto 11 - Rússia, país do Leste da Europa e Norte da Ásia (Eurásia) - Rússia, oficialmente Federação Russa é um país localizado em dois continentes: uma parte no leste da Europa e outra no norte da Ásia (Eurásia).  Sua Capital é Moscou. A Rússia é o maior país do mundo em extensão.   Climas da Rússia: subpolar  no extremo Norte do país,  temperado continental na maior parte e  de montanha no  centro. Fuso horário: + 6 horas em relação à Brasília. 

Foto 12  -  África do Sul -  África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul do Continente Africano, entre os Oceanos Atlântico e Índico. Tem três Capitais: Cidade do Cabo (Legislativa), Bloemfontein (Judiciária) e Pretória (Administrativa). O Inglês é a língua oficial somada a mais dez diferentes línguas oficiais, que variam conforme a região. Por  mais de trinta anos  o país sofreu com o Apartheid (política racista). Na cidade de Johannesburg está localizado o Museu do Apartheid, onde pode-se conhecer de perto, através de vídeos, fotos e objetos, essa triste história de preconceito racial.

Foto 13 - Estados Unidos da América (EUA/USA/US)

Nome Oficial: Estados Unidos da América (United States of America). Siglas USA, US e EUA.. Os Estados Unidos são divididos em 50 Estados e uma capital federal (Washington DC). Localização:  centro da América do Norte. Gentílicos: estadunidense, ianque, norte-americano e americano. Língua oficial: inglês. Moeda: dólar americano ; Fuso Horário:  
 2 horas em relação à Brasília; Site oficial: www.usa.gov
Llimites: ao norte - Canadá; ao sul - México; a oeste -  oceano Pacífico; a leste -  oceano Atlântico.  Religião: Protestantes 51,1%; católicos 23,8%. Clima dos Estados Unidos:
temperado continental (L), subtropical (SE), de montanha (centro e Montanhas Rochosas), árido tropical (SO), mediterrâneo (costa O), árido frio (NO).
Foto 14 -  .Itália, oficialmente República Italiana,  país do Sul da Europa, banhado pelo Mar Mediterrâneo, que separa o Norte da África do Sul da Europa,  é uma república parlamentar unitária. Ao norte faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Sua Capital é Roma. 
Fonte das fotos: Site  Hypeness
http://www.hypeness.com.br/2014/07/32-fotos-incriveis-que-mostram-como-criancas-brincam-ao-redor-do-mundo/ 
MAPA POLÍTICO DA ÁFRICA  (clique sobre a imagem para ampliar)

    
Letra da Música Brincadeira de Criança

Acorda criançada tá na hora da gente brincar
Brincar de pique-esconde pique-cola e de pique-tá, tá, tá, tá
Nessa brincadeira também tem pique-bandeira
Amarelinha pra quem gosta de pular
E aquela brincadeira de beijar
É essa? Não  (bis 2 vezes)
É essa? já falei que não
É essa? Não!
É essa? É !
Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom
Bom é ser feliz com Molejão
Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom
Bom é ser feliz com Molejão

Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom
Vem pro Carrossel que é muito bom.

Atividades 
Observe o Mapa Múndi acima  e responda o que se pede: 
1.  Complete o quadro com os nomes dos 14  países citados, suas capitais e continentes.
País
Capital
Continente
01



02...



2. Quais dos países aqui citados você nunca tinha ouvido falar?
3. Qual foi a brincadeira que você mais gostou ? Crie uma historinha, mas não esqueça de ilustrar.
4. Quantas capitais tem a África do Sul. Pesquise sobre cada ma delas.  
5. Faça uma pesquisa sobre o Apartheid (separação). na África do Sul.  
6. Atente para o mapa múndi. Cite: a) 4 países da Oceania e suas capitais; b) 4 países da Europa e suas capitais; c) 4 países da Ásia e suas capitais; d) 4 países da América e suas capitais; e) 4 países da Europa e suas capitais. Oceano que banha esse continente.  

Sites consultados
Música Brincadeira de Crianca para ouvir -  MP3
http://www.4shared.com/mp3/bNKxJnLdba/14_Brincadeira_De_Criana_-_www.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Myanmar
Etiópia
http://paa-africa.org/pt/countries-partners/ethiopia/
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2015/06/isolados-no-sul-da-etiopia-os-karo-ainda-pintam-e-enfeitam-o-corpo.html
Livro de brincadeiras infantis
http://www.4shared.com/zip/GZ2Q3wnL/EDUCAO_INFANTIL_-_O_Livro_dos_.html?locale=pt-BR
Todas as imagens são do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.