Gostei muito deste alfabeto ilustrado e com os nomes das figuras. Apresentamos uma série de sugestões que o professor e os alunos irão gostar muito.
As atividades estão agrupadas em animais, meios de transportes, alimentos... ou seja, tudo organizado por categorias exibidas nos slides. Veja no final.
Estratégias que sugerimos:
- imprimir os slides e colar no formato de cartões. Com eles os alunos irão fazer uma série de atividades.
Iniciar trabalhando as vogais e depois as consoantes.
- Formar uma roda e pedir que os alunos montem um painel com o alfabeto para expor na sala de aula;
-pedir que os alunos separem as vogais e montem a centopeia das vogais. Que separem os cartões com as consoantes. Recortar as vogais de jornais e revistas, colando-as em cartolinas; - fazer adivinhas com palavras que comecem com as vogais. Os alunos irão tentar desenhar as figuras correspondentes a cada vogal e depois escrevê-las.
Usar essas estratégias com as consoantes, após perceber que os alunos já conhecem as vogais. Veja as atividades no final. Estão muito ricas. Espero que goste. Bom trabalho!
Centopeia das vogais |
Fonte: Blog da Tia Jaque. Acesso em 06//04/17.
ATIVIDADES
1. Você gostou dos desenhos ? Qual gostou mais ? Por que?
2- Separe os cartões com animais; 3- Quantos animais você identificou?
4- Quais são eles? Copie os nomes dos animais encontrados no quadrinho abaixo.
Nomes de animais
|
||||
5. Separe os cartões com alimentos. Qual você gosta ? E qual você não gosta ?
Alimentos
|
|||
Frutas
|
|||
Outro
|
6. Separe os cartões com meios de transportes. Você já viajou em algum deles? Comente.
Meios de Transportes
|
||
7. Separe o restante dos cartões com o que se pede para preencher o quadro.
Partes
do corpo
|
|||
Está no céu
|
|||
Nome de gente
|
|||
Começa
com a letra E
|
|||
Começa
com a letra J
|
|||
Outros
objetos
|
Todas as imagens são do Google.
Muitíssimo obrigada por seu comentário, Bia Almeida. Deixou-me muito feliz. Volte sempre! Compartilhe! Grande abraço
ResponderExcluir