domingo, 10 de julho de 2016

Os Jogos Olímpicos Rio 2016. Valores e Símbolos Olímpicos. Significados da Bandeira e Anéis Olimpicos. Os Mascotes. História dos Jogos. Atividades

  
 “O mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é triunfar, mas lutar. O essencial não é conquistar, mas ter lutado bem”. Barão de Coubertin  (1863-1937)

A frase  acima representa a essência do espírito esportivo. Foi dita pelo bispo Ethelbert Talbot, do estado da Pensilvânia (EUA), durante um serviço religioso na Catedral de São Paulo, em Londres, capital da Inglaterra, em 1908,  e adotada pelo Barão de Coubertin.  

Exprime o contrário dos Jogos da Antiguidade, onde a vitória era tudo, e conquistar era o esperado. Há milhares de anos o esporte promove a união dos povos. Na Grécia, onde  tudo começou, as guerras eram suspensas para que atletas pudessem atravessar territórios inimigos e disputar os jogos. Era a chamada Trégua Olímpica, trazida para a Era Moderna. Hoje é um movimento mundial que incentiva a paz através dos jogos.

Quando e Onde Serão os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos  de 2016 


A cada quatro anos um país é escolhido como  sede  pelo  Comitê Olímpico Internacional (COI).  Os Jogos Olímpicos de 2016, oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, ocorrerão no período de  5 a 21 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. 

Os Jogos Paraolímpicos ocorrerão de 7 a 18 de Setembro,  também  no Rio de Janeiro (cidade-sede) Brasil, país da América do Sul. 

A escolha foi feira durante a 121ª.  sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2 de Outubro de 2009,  na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, pais do Norte da Europa (país nórdico)


O evento reunirá delegações de  206 países, que chegarão ao Brasil para participar dos Jogos Olímpicos e  Paraolímpicos. 

Os dois eventos envolvem 11 mil atletas, 42 modalidades esportivas, 306 provas, 37 arenas, 70 mil voluntários e  30 mil Profissionais de Mídias. 

      





Esportes Olímpicos Rio 2016


São 42 modalidades Olímpicas de 33 esportes

Você vai vibrar e se emocionar com a disputa de 42 modalidades Olímpicas. Em 19 dias de competição  306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.

Acesse os links:   http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades
                                http://www.saudemelhor.com/quais-sao-os-esportes-olimpicos-atuais/

Veja a Relação de todos os esportes e modalidades olímpicas 
Rio  2016  no final deste post

Assista ao vídeo que mostra os esportes olímpicos  e as modalidades disputadas
https://drive.google.com/file/d/0BwR9vWVgQ7UsLWpQd3hVMnQzaVU/view

Esportes Olímpicos  (Clique na imagem para ampliar


Pictograma Olímpico. Veja no vídeo as modalidades e escute  o som da 
pronúncia dos nomes. Clique no link 
https://www.youtube.com/watch?v=_yi1sk35vsQ



É a primeira vez que os Jogos Olímpicos ocorrem na América do Sul, e a segunda vez na América Latina,  depois da cidade do México, em 1968. Acontecerá pela terceira vez no Hemisfério Sul, depois de Melbourne em 1956 e Sidney, Austrália, em 2000. 
Cidades das competições
 
 

Há milhares de anos o esporte promove a união dos povos. 
Tudo começou na Grécia, numa época em que as guerras eram suspensas para que atletas pudessem atravessar territórios inimigos e disputar os jogos. 

A chamada Trégua Olímpica foi trazida para a Era Moderna e hoje é um movimento mundial que incentiva a paz por meio dos jogos.

               A Participação de Atletas Refugiados na Rio 2016

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos teremos a participação de atletas refugiados. 

São 60 milhões de pessoas expulsas de seus lares, de seus países, pelas guerras internas, espalhadas pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde a violência cresce cada dia. 

Será uma participação especial e muito comovente. Todo o nosso apoio a esses jovens. Para celebrar este evento universal, vamos cantar a música Normal é ser Diferente, de Jair Oliveira.      https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg 

Cante a Música Tema das Olimpíadas Rio  2016 -  RISE,    BY  Katy  Perry 

Katy Perry - Rise (Erguer) - NBC Olympics video.  CLIPE OFICIAL / ÁUDIO OFICIAL


Veja a letra em inglês na íntegra (vídeo e tradução) 
A Bandeira Olímpica .
Os Cinco Aros
Valores e Símbolos Olímpicos

O significado e os valores do Olimpismo são transmitidos pelos seus  símbolos, que  refletem  os ideais e a filosofia do Movimento Olímpico.  Transmitem a mensagem de uma  forma simples e direta. 

Eles dão aos Jogos e ao Movimento Olímpico uma Identidade. Vamos conhecer cada um deles:

1- Os aros  ou arcos ou anéis olímpicos e a bandeira
 olímpica -   Os cinco aros interligados sobre um  fundo branco, nas cores azul, amarela, preta, verde e vermelha, representam a união dos cinco continentes:  África, Ásia, América, Europa e Oceania. 
O lema olímpico em latim 
Os aros compõem a  Bandeira Olímpica, que é hasteada em todas as cerimônias oficiais dos Jogos. Essas cores foram escolhidas porque aparecem em todas as bandeiras nacionais.  Os cinco anéis  estão entrelaçados, demonstrando a universalidade do Olimpismo e a reunião de atletas de todo o mundo durante os Jogos Olímpicos. Constituem  a principal representação gráfica  dos jogos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional (COI). 

2- Lema:  o  lema olímpico é: Citius, Altius, Fortius (o mais rápido, o mais alto, o mais forte)– em latim, língua falada no Antigo Império Romano. 

O lema olímpico foi criado pelo Padre Henri Didon, amigo de Coubertin e adotado desde a primeira edição realizada em Atenas,capital da Grécia, em 1896. Traduz o ideal olímpico.  Resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seus objetivos e conquistar a medalha olímpica.

A Pira e o Fogo Olímpicos
Sua essência está na superação dos limites.  É um lema considerado sinônimo do espírito olímpico, pois define a ânsia do ser humano pela superação de limites através da prática desportiva.

3- A tocha ou chama é acesa em Olímpia, na Grécia. Representa  o elo (ligação) entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna.  O fogo é um símbolo sagrado desde os tempos da pré-história. Para os antigos gregos representava a criação do mundo e sua renovação.  

O fogo era o símbolo do deus Vulcano e considerado um presente do deus grego Prometeu,  para a humanidade, depois de tê-lo roubado de Zeus, segundo conta a mitologia grega.   O fogo sagrado tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrá-los em paz. 

A cada edição, a cidade-sede cria a sua própria Tocha, que ganha novos desenhos e formas, de acordo com a cultura do país sede.
A tocha olímpica Rio 2016,
com as  
cores do Brasil

No centro de cada cidade-estado grega havia um altar com uma chama que nunca se apagava, em homenagem à deusa Hestia ou Vesta, protetora da família. 

A pira olímpica queimou pela primeira vez nos Jogos de Amsterdã, capital da Holanda, país do centro da Europa,  em 1928. Depois, em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1932, ambas cidades-sedes.

O ritual de revezamento da tocha começa
na cidade de Olímpia, na Grécia
O ritual do revezamento da chama começa sempre com um corredor grego que recebe  a tocha acesa de uma jovem vestida com uma túnica branca, representando as antigas sacerdotisas gregas. 

A cerimônia é feita nas ruínas de  Olímpia, antiga cidade-estado grega, onde nasceram os jogos (foto  abaixo).  
O percurso deve ser feito, quando possível, por terra. O último atleta, aquele que vai acender a pira, precisa ser do país organizador. A pira fica acesa até o encerramento dos Jogos.

4- O hino olímpico: foi criado por dois músicos gregos: a letra por Costis Palamas e a música (a melodia) por Spirou Samara,  em 1896. Foi  executado pela primeira vez em Atenas, no dia 25 de março daquele ano,  durante a cerimônia de abertura da primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896,  por um grupo de músicos filarmônicos gregos. 

Em 1958, o Hino foi adotado oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).   Desde então,  é executado quando a bandeira olímpica é hasteada em todas as cerimônias oficiais e de abertura dos jogos olímpicos.

Letra do Hino Olímpico 



" Espirito imortal da Antiguidade,
Criador augusto da verdade, beleza e bondade,
Desça aqui, apresente-se, irradie sua luz sobre nós,
Por sobre este campo e debaixo deste céu
Que primeiro testemunharam sua chama  imperecível.
Traga vida e entusiasmo para estes nobres jogos!
Atire coroas de flores com frescor eterno aos vitoriosos
Da corrida e da luta.

E crie em nossos peitos corações de aço!
Em sua luz, planícies, montanhas e mares
Brilham em matizes rosados e formam um vasto  templo
No qual as multidões de todas as nações vão adorá-lo, 
Oh! Espírito imortal da Antiguidade!
O Juramento Olímpico.
Pequim,China 2008

5- O juramento dos atletas


O juramento é feito por um atleta anfitrião na abertura dos Jogos. 

Foi escrito pelo Barão de Coubertin e proclamado em uma cerimônia de abertura pela primeira vez, em 1920, nos Jogos de Antuérpia
(segunda maior cidade da Bélgica, país europeu),  pelo esgrimista belga Victor Boin.  Leia  o texto. 


Coroa-de-louros

Texto do juramento 
dos atletas
 


"Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes." 

6- A medalha Olímpica -  toda medalha olímpica de premiação (ouro, prata e bronze) deve ter, no mínimo, 60 mm de diâmetro e 3 mm de espessura. 


Medalha olímpica
A medalha do 1º lugar deve conter, obrigatoriamente, 6 g de ouro puro, no mínimo. Além disso, todos os atletas e oficiais, recebem também uma medalha de participação, oferecida pelo comitê organizador local.

A coroa de louros

Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade. A premiação não se dava por medalhas e sim por uma coroa de ramos de oliveira. A oliveira era uma árvore sagrada na Grécia antiga, podendo durar até 2000 anos. Ela trazia significados como: sabedoria, harmonia, percepção, amplitude e paz.

Vinicius com seu amigo Tom
7-  Os Mascotes: o mascote  ou a mascote é uma espécie de embaixador dos Jogos e tem o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores do espírito olímpico para todas as pessoas,
 especialmente o público infanto-juvenil (as crianças e os jovens).

A palavra mascote é de origem francesa (mascotte). Para o dicionário do Aurélio (1986) é um substantivo feminino;  outros dizem ser um substantivo de dois gêneros: masculino e feminino. 

Significa pessoa, animal ou coisa que dá sorte, traz felicidade; animal ou objeto de particular estimação de uma pessoa ou de um grupo.   Retratados, geralmente, por animais, eles também ajudam a divulgar o país-sede  dos jogos olímpicos,  e expressam detalhes da cultura local.

 As Mascotes dos jogos Rio 2016

O  ou a mascote dos Jogos Olímpicos Rio 2016 chama-se Vinicius e tem como inspiração a fauna brasileira, ou seja, os animais.  De cor amarela, seu nome é uma homenagem ao poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes,  um dos precursores da Bossa Nova Brasileira.
Vinícius representa
os nossos animais

Nosso mascote  traduz a alegria dos brasileiros,  sentida por toda a natureza, quando na data histórica de 2 de outubro de 2009, foi anunciado que o Rio de Janeiro seria a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. 

Nosso  mascote nasceu dessa energia, que representa a diversidade dos animais da nossa fauna. Vinícius consegue se esticar o quanto quiser e imitar qualquer animal da fauna brasileira. 

Adora praticar todos as modalidades de jogos olímpicos, passear pela cidade e conversar com seu grande amigo Tom - o mascote dos jogos paraolímpicos. Seu passatempo favorito é fazer novos  amigos. 

O mascote Tom
representa as 
nossas
florestas
 
Vinícius mora na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, a maior floresta urbana do mundo. Adora conhecer gente do  mundo todo. Tom,  de cor azul, o mascote  dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, é o seu amigo de todas as horas. 

Tom - O Mascote dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016

Meu nome é Tom. Sou   uma criatura mágica,  mistura de todas as plantas das florestas brasileiras. Nasci   da explosão de alegria  do povo brasileiro, quando no dia 2 de outubro de 2009,  foi anunciado  que os Jogos Paraolímpicos de 2016 seriam no  Rio  de Janeiro. 

Minha  missão é inspirar todo mundo a usar a criatividade e a determinação  para ir sempre mais longe e se divertir. Tom ganhou o nome do cantor, compositor e maestro brasileiro, Tom Jobim.  Representa a nossa flora (as plantas), enquanto Vinícius representa a  nossa fauna (os animais). 

Historia dos Jogos Olímpicos - Origem

 A Olimpíada é uma disputa milenar, que já passou por diversos momentos e mudanças. Sua história divide-se em duas fases: Os  Jogos Olímpicos  da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna.

Imagem do Pinterest
Tudo começou há muito tempo atrás, na cidade de Olímpia, na Grécia.  O objetivo principal era homenagear os deuses, principalmente Zeus, o mais importante deus grego. Desde aquela época os jogos já eram realizados de 4 em 4 anos, porém só na cidade de Olímpia, por isso o nome Olimpíadas.  

Havia várias modalidades de esportes e a corrida foi a única a ser disputada nos 13 primeiros jogos olímpicos, pois a distância percorrida era de apenas 85 metros , mas com o tempo foi aumentando essa metragem.

  Os  Jogos Olímpicos   da Antiguidade

Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos, ainda na Era Antiga, por volta de 2.500 a.C. (antes de Cristo). Segundo a mitologia, os Jogos nasceram pelas mãos de Hércules, para homenagear seu pai, Zeus,  o maior dos deuses na mitologia grega.

A  competição reunia várias cidades para disputar os jogos no santuário da cidade de Olímpia – de onde  vem o nome olimpíada. Antes das disputas eram selados acordos de cessar-fogo para suspender  as guerras  entre cidades inimigas. Disputavam provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Os vencedores eram cingidos por uma coroa de folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória.

Podiam participar das competições apenas os cidadãos livres, sendo proibida a participação das mulheres. Apenas mulheres virgens – as sacerdotisas de Dêmetra,  podiam entrar no estádio para assistir aos jogos. Mas elas tinham um torneio próprio, disputado pouco antes das Olimpíadas, no mesmo estádio de Olímpia, batizado de Heraea, em homenagem a Hera, a esposa de Zeus.

A tradição das Olimpíadas sofreria um duro golpe com a invasão da Grécia pelos romanos, em 456 a.C., quando o imperador Teodósio I proibiu a adoração aos deuses. Finalmente, os Jogos  que uniram  os gregos até o ano 394 D.C. (depois de Cristo), chegam  ao fim. 

 O imperador romano Teodósio II, convertido ao cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos, pondo fim a um período de competições notáveis da história grega.  Segundo historiadores, até a invasão da Grécia pelos romanos,  foram disputadas quase 300 edições dos jogos em Olímpia.

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna -1896


Após mais de 1500 anos adormecidos, os jogos foram ressuscitados pela iniciativa do pedagogo e historiador francês Pierre de Fredy (1863-1937), o Barão de Coubertin, a quem coube a tarefa de levar adiante o sonho de que o mundo pudesse juntar-se  a cada quatro anos em um grande evento esportivo.

Convencido  de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, em 23 de junho de 1894 (final do século XIX), ele propôs  a criação de uma competição internacional entre atletas amadores, na tentativa de
resgatar uma competição nos moldes das Olimpíadas dos gregos antigos. 

Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas, capital da Grécia, participaram 285 atletas de 13 países, em provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.


Com as muitas  modalidades de esportes surgiram  o termo no plural - “olimpíadas” e constituiu-se o Comitê Olímpico Internacional (COI), a fim de regular e conduzir a competição da melhor forma.

Um dos maiores destaques da história dos jogos, no entanto, foi a inclusão das mulheres em 1912 como participantes oficiais das Olimpíadas.

Desde a primeira edição em Atenas, em 1896, até Londres, em 2012, os Jogos Olímpicos cresceram a ponto de se transformarem no maior evento do planeta, e o único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade.  Nem mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU) consegue agregar tantas nações.

DESTAQUES  NEGATIVOS


Desde a sua volta na Era Moderna,  os Jogos Olímpicos não ocorreram apenas
durante a Primeira (1914-1918)  e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).  Nas Olimpíadas de Berlim (capital da Alemanha), em 1936, o chanceler alemão Adolf Hitler não reconheceu as vitórias de um atleta negro,  
o norte-americano Jesse Owens. 

Nas Olimpíadas de Munique,   11 atletas de Israel morreram em um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro. Os  soviéticos se recusaram  a disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em  1984.   Mas em 1992, durante os jogos de Barcelona, a competição voltou  a ser destaque mundial,  e  o objetivo inicial tinha sido retomado – a celebração  da amizade entre os povos. A competição  se tornou o maior evento de toda a história, superando  a Copa do Mundo. 

ATIVIDADES

Agora, vamos conferir o que você aprendeu. Complete os espaços  com as palavras que  representam os símbolos olímpicos:

1.O atleta anfitrião faz o _____ na abertura dos Jogos. 
2. “Mais rápido, mais alto, mais forte” -  é o _____ Olímpico. 
3. O Olímpico sempre é executado quando a bandeira Olímpica é hasteada. 
4. A Olímpica anuncia o começo dos Jogos Olímpicos. 
5. A_Olímpica é hasteada em todas as cerimônias oficiais dos Jogos.
6. Dê os significados das palavras flora e fauna. Escreva  uma frase usando cada palavra. Uma terceira frase em  que as duas  palavras aparecem ao mesmo tempo. Ex:  A flora e a fauna do Brasil são muito ricas. 

7. Em que país, cidade e continente ocorrerão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016?   

8. Quem são os mascotes dos Jogos Olímpicos de 2016?
9. Onde e quando surgiram as Olimpíadas Escreva um texto de no mínimo 5 linhas falando sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade e da Era Moderna. 

10. Pinte os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. 
11. Pinte as figuras com os esportes olímpicos, bem como  os anéis olímpicos. 
12. Painel Olímpico Rio 2016. Obá! Tamo junto e misturado!

- Formar  04 equipes com até 10 integrantes.

-   escolher  dois símbolos olímpicos por equipe. Fazer cartazes/banners  em equipes sobre os símbolos olímpicos   para  expor os melhores no painel da sua série,   nas áreas de convivências.  Entrega dos cartazes  até 01/08/16. 

13- Painel dos Esportes Olímpicos.  As equipes irão produzir um cartaz/buner com 4 esportes e suas  modalidades, cobrindo o total de 42. 
Título: Esportes Olímpicos Rio 2016. 42 Modalidades de 33 Esportes para você se emocionar !
Basquete 
Os 5 anéis olímpicos. Pinte nas suas cores: verde, vermelho, preto, amarelo e azul.
O fundo é branco.  

O emblema é formado por  cinco anéis  ou  arcos entrelaçados,  nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos Modernos. 

Esses cinco anéis representam os cinco continentes habitados, conquistados pelo  Olimpismo e dispostos a aceitar uma concorrência saudável. São eles: África, Ásia, América, Europa e Oceania

           Esportes Olímpicos - Serão disputadas  42 modalidades de 33 esportes

Você vai vibrar e se emocionar com a disputa de 42 modalidades Olímpicas.  Em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.

Relação de todos os esportes e modalidades olímpicas Rio  2016

1 - Atletismo -  São 24 provas no masculino e 23 no feminino:  provas de corrida,  provas de campo,  provas de rua;  2- Badminton  - é disputado em cinco categorias.   Os equipamentos para a prática deste esporte são a peteca e a raquete.     3- Basquetebol;  
 4- Boxe  - são  14 categorias: onze no masculino e três no feminino;    
5- Canoagem:   Canoagem Slalon  e  Canoagem Velocidade;
6- Ciclismo: Ciclismo de Estrada;        Ciclismo Pista;    Ciclismo Montain Bike; 
7- Esgrima;      8- Futebol ;     
 9- Ginástica:  Ginástica Artística;         Ginástica Rítmica;       Ginástica de Trampolim
10- Golfe      11 - Handebol;  12- Hipismo: Hipismo Adestramento; Hipismo Salto; Hipismo CCE (concurso completo de equitação);   13- Hóquei sobre Grama;  14- Judô;    15 - Levantamento de Peso; 16- Lutas Olímpicas: Luta  Estilo Livre  e   Luta Greco-romana; 17- Maratonas aquáticas
18-Nado Sincronizado;  19-Natação – são quatro estilos de nado: Livre ou Crawl, borboleta, peito e costas. Existem também competições denominadas como Medley -  provas que combinam os quatro estilos;  
20-  Pentatlo Moderno - competições no individual masculino e no individual feminino. 
A prova acontece na seguinte ordem: Tiro, Esgrima, Natação, Hipismo e Corrida.
21- Pólo Aquático;     22- Remo;    23- Rugby;    24- Saltos Ornamentais;   25 -Taekwondo;       
26- Tênis;  27- Tênis de Mesa;              28- Tiro com arco;     29- Tiro Esportivo;   30- Triatlo -  a prova de triatlo olímpico exige muito preparo físico para suportar os 1,5  km de natação, mais 40 km de ciclismo e  10 km de corrida.       31- Vela        32- Voleibol      33- Vôlei de Praia.

Adaptado da fonte abaixo. Acesso em 26/07/16 
Imagem do Pinterest 
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades
https://www.rio2016.com/noticias/publico-escolhe-os-nomes-vinicius-e-tom-para-os-mascotes-dos-jogos-olimpicos-e-paralimpicos-rio-2016
http://norio2016.blogspot.com.br/2011/04/simbolos-olimpicos-o-juramento.html
Esportes Olímpicos
http://www.saudemelhor.com/quais-sao-os-esportes-olimpicos-atuais/
DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. "Origem dos Jogos Olímpicos"; Brasil Escola.
http://www.espacoeducar.net/2012/08/os-simbolos-olimpicos-aneis-olimpicos-e.html
A medalha olímpica       https://linhadosnove.wordpress.com/2012/05/

Esta é uma publicação simultânea com o blog Saberes da África, antigo blog  Serravalle na África do Sul. Clique  no link abaixo

https://loucosportecnologias.blogspot.com/2016/07/os-jogos-olimpicos-rio-2016-valores-e.html

Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.