Li esta matéria assinada por Mariana Tokarnia, publicada no último dia 06/07 pela Agência Brasil e resolvi reproduzi-la aqui, por sua importância para todos aqueles que de alguma forma têm acesso a crianças.
Não
pode haver melhor incentivo à leitura e ao desenvolvimento da fala e do vocabulário
de uma criança, do que ler para elas. Estímulos
na escola são fundamentais, mas os pais podem contribuir para a
incorporação do hábito de leitura ao cotidiano de seus filhos.
Pais e filhos sentados juntos e lendo em voz alta, alternando os parágrafos, ajuda a criança a dominar melhor o processo de desenvolvimento da leitura e facilita a compreensão da história, o que também favorece o prazer de ler.
Descubra o tema que mais agrada seu filho. Ao comprar livros infantis, deixe-o folhear livremente, olhar figuras... Ir a livrarias e deixar o filho folhear diversas obras é um bom estímulo. Pais
e filhos compartilhando momentos de leitura, conversas, cânticos infantis e contações
de histórias superam o melhor tratamento de fonoaudiologia que possa existir, para ajudar aquelas crianças que tenham dificuldades
na fala, por exemplo, além de melhorar a disciplina.
A
escola costuma dar o sinal de alerta quando há indícios de que a criança
apresenta problemas mais sérios com a leitura, que podem estar associados a
distúrbios auditivos e até a doenças, como anemia.
Fique
atento a problemas como dislexia, distúrbio de origem genética que afeta cerca
de 2% da população, e para a qual há tratamentos eficientes.
As principais características da dislexia são: dificuldades em relacionar a letra ao som correspondente e em escrever as
sílabas na ordem correta. Leia a matéria na íntegra:
Pais que leem para os filhos ajudam a aumentar o
vocabulário e a memória
O
hábito dos pais de ler para as crianças em casa pode trazer mais benefícios do
que se imagina. Um estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o
IDados e o Instituto Alfa e Beto, divulgado hoje (6), mostra um aumento de 14%
no vocabulário e de 27% na memória de trabalho de crianças cujos pais leem para
elas pelo menos dois livros por semana.
O
estudo concluiu ainda que a leitura frequente dos pais para as crianças leva à
maior estimulação fonológica, o que é importante para a alfabetização, à maior
estimulação cognitiva em casa e a um aumento de 25% de crianças sem problemas
de comportamento.
"Esses
dados são bastante impressionantes. Estamos comparando dois grupos que estão
dentro do sistema de creches, dentro de um sistema com professores treinados
para ler para as crianças. Acrescentamos a leitura dos pais e, quando isso é
feito, da forma como foi feito, tem grande impacto", diz o presidente do
Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.
Ele
explica que o momento de leitura é também um momento importante de interação
entre pais e filhos. "Esse é o ponto central, levar os pais a conversar
com os filhos. Eles podem também levar as histórias para o real, quando
estiverem na rua, podem mostrar para os filhos algo que apareceu na história.
Essa forte interação tem impacto em outras dimensões cognitivas".
A
pesquisa foi feita em Boa Vista (RR), onde a prefeitura desenvolve um programa
chamado Família que Acolhe, voltado para a primeira infância, que acompanha as
crianças desde a gravidez até os 6 anos de idade. O acompanhamento inclui
atendimento integrado nas áreas de saúde, assistência social e educação para as
famílias, com prioridade para as famílias de baixa renda, que constituem dois
terços da população do município.
Para
participar do estudo conduzido pelo professor associado de pediatria e saúde
populacional da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, Alan
Mendelsohn, e pela cientista da mesma instituição Adriana Weisleder, foram
selecionadas 1.250 mães com 1.250 crianças de 1 a 4 anos, todas beneficiárias
do Bolsa Família.
Parte
das crianças recebe apenas o atendimento em creche, o que inclui leitura
interativa diária pelos educadores. Outra parte, além da creche, leva para casa
dois livros por semana para serem lidos pelos pais.
Esses pais participam
também de sessões de capacitação a cada três semanas, onde recebem orientações
e participam de exercícios e análises de vídeo sobre como conversar e interagir
com as crianças no momento da leitura e em situações do cotidiano. Foi
analisado ainda um terceiro grupo que não tinha acesso a nenhuma das
atividades.
Ao
final do estudo, além dos benefícios constatados nas habilidades das crianças,
houve também aumento de 50% no número de famílias que passaram a ler com os
filhos pelo menos três dias na semana e um aumento de 50% na leitura
interativa.
O
programa é implementado em Boa Vista há quatro anos e inclui a capacitação dos
pais para a leitura desde o berço, segundo a prefeita da cidade, Teresa Surita.
Ela conta que implementou o programa após temporada em Harvard, nos Estados
Unidos, onde fez um curso voltado à primeira infância.
"É impressionante
como os estudos de neurociência apontam a importância dessa etapa. Investir na
primeira infância é pensar também economicamente no desenvolvimento do
país".
Por Mariana Tokarnia. Edição: Graça
Adjuto
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-07/pais-que-leem-para-os-filhos-ajudam-aumentar-o-vocabulario-e-memoria
Link do Instituto alfa e Beto na face:
https://www.facebook.com/alfaebeto
As imagens são do Google
Link do Instituto alfa e Beto na face:
https://www.facebook.com/alfaebeto
As imagens são do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aceitos palavrões nem ofensas.