sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalhando a Diversidade: Conto o Sol Azul. Música o Sol. Atividades

Unidade com diversidade
Achei esse conto de autoria da jornalista Liliane Prata bem interessante para   trabalhar em qualquer série do Ensino Fundamental I e na Educação Infantil. É curtinho e objetivo, abordando    a questão do respeito às diferenças e à diversidade humana, de uma forma inteligente e didática.  Pode ser trabalhado em Língua Portuguesa, Geografia (astronomia), Artes, as Cores etc. Confira! 

Conto o Sol Azul

A professora pediu para todo mundo fazer um desenho. O Beto abriu o caderno cheinho de folhas brancas. Bateu o olho no giz de cera azul, pegou e fez um Sol. E o sol pode ser azul? 


Claro! E sabe o que mais? Também pode ser verde, rosa, vermelho e até cinza com bolinhas roxas. No céu de verdade, o Sol parece que é amarelo, mas isso é no céu de verdade! No papel, pode de todo jeito.

O que não pode é ter preguiça de imaginar.

Na imaginação, o Sol pode ser diferente. A menina também. Ela pode ter laço de fita ou chapéu na cabeça. Pode ter cabelo comprido, curto, solto ou preso - e até ser careca! 
Sol amarelo 
O menino pode ser grande ou pequeno, sério ou risonho, colorido por dentro ou levar só um contorno de lápis preto.

A imaginação não dá muita bola para a realidade, não. Ela é mais amiga da fantasia, da liberdade, da arte e da vontade!

O Beto aproveitou o sol azul e fez uma árvore amarela. Ele achou que ficou bonito. E não é que ficou mesmo? Lembra até o quadro que tem na casa da tia dele. Para você que não viu o quadro, vou contar como é.

Diversidade cultural
Tinha o desenho de uma mulher - mas que mulher esquisita aquela! Além de amarela, ela voava! Mas espere um pouco: não era uma mulher, era um quadro. 

O quadro que ficava na casa da tia do Beto, lembra? E quadro é que nem papel que a gente usa para desenhar: pode ter as coisas do jeitinho que a gente costuma ver. Mas também vale ter gente amarela e que voa!

O Beto olhou para o papel: ele tinha agora um sol azul, uma árvore amarela e até uma nuvem em forma de flor. A nuvem parecia voar no caderno, mas ela voava na cabeça do Beto, onde cabia muito mais. 

Menina bonita
do laço de fita

- Professora,  Beto fez um sol azul! - gritou João do fundo da sala. 

Beto então contou para o João que já tinha visto um quadro com uma mulher amarela e que voava.  Quando a professora chegou até os dois, o João tinha desenhado uma montanha listrada. Aposto que você nunca viu uma montanha listrada. Mas o João, na cabeça dele, já.
Autora deste conto Liliane Prata, que é jornalista e escreve no blog Lili Prata. Em 2003, lançou o primeiro livro, O Diário de Débora, pela Editora Marco Zero. Fonte: Revista Nova Escola 
 http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/sol-azul-634177.shtml
Música:  O Sol        Autor:  Jota Quest                          
Ei dor...eu não te escuto mais,
Você, não me leva a nada.
Ei medo...eu não te escuto mais,
Você, não me leva a nada.
E se quiser saber pra onde eu vou,
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou,
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou.

Letra e vídeo disponíveis  em:
 http://www.vagalume.com.br/jota-quest/o-sol.html#ixzz3qerz258l
Vídeo o Sol Azul - Canal de vídeos da revista Nova Escola. A autora  Liliane Prata lê o conto - O Sol Azul. Assista !
https://www.youtube.com/watch?v=ix6eJJkI7Q8 

               Atividades

1. Você gostou do conto? Qual é o nome ? Quem é a autora? 
2. você assistiu a leitura do conto feito pela  autora no vídeo ? O que você achou? Tente ler como ela. 
3. Você gostou da música o sol ? De quem é a autoria? 
4. Observe as cores e complete  as lacunas. O texto diz que na nossa imaginação o sol pode ser  azul, ______, _____,  _____, _____  e até cinza com bolinhas ________. 
5. Releia o texto e complete a frase: Na imaginação, o sol pode ser diferente. A ......... também. O _______pode ser grande ou _________.     6. Você acha que deve respeitar as pessoas diferentes ? Por quê? ______
6. Observe a figura acima. Faça um círculo no menino pequeno  e dois círculos no menino grande;  7. Quantos círculos tem  no quadro abaixo? ____
Cores do círculo  cromático
Montanha colorida da China, país asiático
Sites Consultados
Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.