sábado, 28 de fevereiro de 2015

Educação Infantil. Livro "Dia e Noite", de Giselle Vargas. Noções de astronomia: os movimentos de rotação e de translação. As quatro estações do ano. Atividades

O livrinho  "Dia e Noite", de Giselle Vargas,  é um excelente recurso para o professor trabalhar na educação infantil  noções de astronomia, apresentando para seus pequenos  os movimentos de rotação e de translação e as Quatro Estações do Ano. Suas frases curtas e simples,  bem como as 
ilustrações  facilitam essa tarefa. 

 Por que  existe o dia e a noite?

Para expor esse tema para os alunos, o professor inicia a aula numa Roda de Conversa, escrevendo a pergunta acima na lousa (quadro de giz) ou num cartaz ilustrado com a temática, acompanhado do Globo Terrestre,  e  dialogando com a turma,  para que  exponham suas ideias sobre como surgem os dias e as noites. Em seguida, exibe o excelente vídeo de 4 minutos da TV Escola, que irá facilitar e  enriquecer a discussão:  
Tv Cultura -  De onde vem o dia e a noite - KIKA   
 https://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74

A Terra não está  parada no espaço. Ela gira a uma velocidade tal que nós nem percebemos. Observe  um ventilador girando, para ter uma ideia.  A terra  gira por meio de dois  movimentos, simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo:

a)   o movimento de  rotação, que  a Terra realiza ao redor dela mesma, que dá origem ao  dia e a noite.  Esse movimento dura 24 horas, ou seja, um dia para completar a sua volta ao redor da Terra.

b)  o movimento de translação, que a  Terra realiza  ao redor  do Sol. Este movimento dura 365 dias, ou seja, um ano. Chamamos de Ano a volta completa que a Terra dá ao redor do Sol.

Quantos anos você tem?  Quando a terra completar  o seu movimento de translação  ao redor do Sol, você estará completando mais um ano de vida. Vai ter bolo? Obá !  Também quero ! 

O sol ilumina a Terra, mas como ela está  girando sem parar,  os raios solares não atingem com a mesma intensidade toda a sua superfície, ao mesmo tempo. Na parte da Terra que se encontra virada para o Sol e que está totalmente iluminada, é dia.  Na outra metade que não está iluminada pelo luz do Sol  é noite, pois os raios solares não conseguem atingir toda a  superfície terrestre ao mesmo tempo, pelo fato dela ser redonda.

Durante o movimento de  rotação a Terra gira em torno dela mesma no sentido oeste para leste, dando-nos a impressão de que o Sol se movimenta.  Na verdade, a Terra é que se move. Você já teve a impresso de ver o sol se movimentando ? 
AS  QUATRO ESTAÇÕES DO ANO 

A Terra não é totalmente redonda, nem tão pouco  totalmente reta. Ela é inclinada cerca de 23º, e disso resultam  as  quatro estações do ano. Como? Por causa da inclinação, certas áreas do planeta recebem menos raios solares do que outras, e algumas estão quentes, e outras  frias.  Portanto, em razão do movimento de translação e da posição de inclinação do eixo da Terra, cada hemisfério fica, alternadamente, mais exposto aos raios solares durante um período do ano, resultando nas  quatro estações. Quais são elas?  


Os paralelos e os hemisférios norte e sul 
Depois de seis meses, nos meses de junho a setembro, a Terra já percorreu metade da sua órbita. O Hemisfério Norte - localizado ao norte da linha do Equador - fica mais exposto ao Sol e, assim, os raios solares incidem perpendicularmente sobre pelo menos alguns pontos do Hemisfério Norte. É verão no Hemisfério Norte. Os Estados Unidos e  Portugal ficam no Hemisfério Norte. Por isso, quando  no Brasil é inverno, para eles é verão. Quando aqui é verão para eles é inverno...

As Cinco  Zonas Climáticas da Terra, também chamadas Zonas Térmicas
Nos meses de dezembro a março, o Hemisfério Sul - localizado ao Sul da Linha do Equador - fica mais exposto ao Sol. É verão no Hemisfério Sul.  O Brasil está situado no Hemisfério Sul, portanto, de dezembro a Marco estamos no verão.

Vamos saber mais sobre o Dia e a Noite, através do livrinho da autora Giselle Vargas.  Leia com muita atenção ! 


Fonte:  Professora Alexandra Santana. Blog Educação: a arte de ensinar.
http://educacaoartedeensinar.blogspot.com.br/2010/09/livro-dia-e-noite.html


ATIVIDADES


Você gostou desse post? Qual é o tema que estamos discutindo aqui? Releia tudo para responder as questões. 
1. A Terra não está parada. Ela se move sem parar, através de dois movimentos. Quais são eles? Por que existe o dia e a noite? Qual é o movimento da terra que gera esse fenômeno? 

2. O sol não ilumina toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. A Terra demora um ano para completar seu movimento ao redor do Sol, fazendo com que existam quatro estacões no ano, com várias temperaturas. Faça um cartaz com as quatro estações do ano. 

3. Vamos entender o significado do que chamamos ano:   a) um ano tem 12 meses;   b) quantos dias tem a maioria dos meses do ano?   c) destaque os meses  do ano que têm  30 dias, 31 dias e o mês que tem 28 ou 29 dias. d) portanto, somando os doze meses, quantos dias tem um ano?   
e) Releia o texto e descubra: o que chamamos de Ano ?
4. Observe a figura ao lado. Identifique as quatro estações do ano.
5. Agora se localize nas quatro estações do ano. Em  que mês do ano você nasceu? Em qual estação do ano  você nasceu?  Produza um cartaz bem bonito para ilustrar  a estação do ano que você nasceu. Escolha um título bem bonito. Não esqueça de colocar a sua foto. 

Sites pesquisados
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/atividades-para-trabalhar-o-tema-dia-e.html
TODAS AS IMAGENS SÃO DO GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.