segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PIZZARIA GOOGLE: o Big Brother Que Você não Vê. Como a Tecnologia Controla a Sua Vida

Recebi este Email,  achei muito interessante e resolvi postar aqui no blog, para que você entenda como a vida deixou de ser exclusivamente nossa  e passou a ser compartilhada  através dos meios eletrônicos, como  num verdadeiro  "Big Brother - O Grande Irmão  que a maioria de nós não gostaria de ter na nossa companhia. O texto nos remete  às previsões futuristas  escritas no livro  de autoria do escritor  George Orwell (1903-1950), um dos  mais influentes do século XX, intitulado: 1984. É  um livro de ficção, onde  o autor  previu o controle do ser humano através dos meios eletrônicos, e que nos dias atuais é cada vez mais uma realidade. 
Simpatizante da proposta anarquista,  a  obra de Orwell  é inteligente  e bem-humorada, na qual  denuncia as injustiças sociais e faz  intensa oposição às ditaduras  totalitárias, enquanto defende a auto-gestão.  Orwell  retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no então imaginário ano de 1984, denunciando como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que a ela se oponha.    Para demonstrar como isso ocorre, narrada  a história do personagem  Winston Smith, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime por meio da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith era vigiado 24 horas por dia com equipamentos estratégicamente instalados por onde quer que andasse - as “teletelas”. 

Nada escapava aos olhos do “Grande Irmão”. Com o passar do tempo, Smith fica desiludido  e dá início a uma rebelião contra o sistema. O romance  ficou  famoso por retratar a difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos. Desde sua publicação termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua"  se popularizaram. Fale a pena ler.   Conheça outras obras interessantes  e famosas do autor, cuja leitura que lhe recomendamos: A Revolução dos Bichos (O Triunfo dos Porcos), Lutando na Espanha etc. Agora confira o texto do Email  abaixo e reflita sobre os cuidados que devemos ter com o excesso de exposição de nosso cotidiano na Rede Mundial de Computadores ( WWW ),  chamada internet. Ela foi  criada na década de 1960, nos EUA,  no período da Guerra Fria pelos militares, como   uma nova ferramenta de comunicação rápida e segura, mas só foi difundida a partir de 1981 com o lançamento do computador pessoal, adquirindo a popularidade que tem  nos dias atuais.
- Pizzaria Google, boa noite!
- De onde falam?
- Pizzaria Google, senhor. Qual é o seu pedido?
- Mas este telefone não era da Pizzaria do...
- Sim senhor, mas o Google comprou a Pizzaria e agora sua pizza é mais completa.
- OK. Você pode anotar o meu pedido, por favor?
- Pois não. O Senhor vai querer a de sempre?
- A de sempre? Você me conhece?
- Temos um identificador de chamadas em nosso banco de dados, senhor. Pelo que temos registrado aqui, nas últimas 53 vezes que ligou, o senhor pediu meia quatro queijos e meia calabresa.
- Puxa, eu nem tinha notado! Vou querer esta mesmo...
- Senhor, posso dar uma sugestão?
- Claro que sim. Tem alguma pizza nova no cardápio?
- Não senhor. Nosso cardápio é bem completo, mas eu gostaria de sugerir-lhe meia ricota, meia rúcula.
- Ricota ??? Rúcula ??? Você ficou louca? Eu odeio estas coisas.
- Mas, senhor, faz bem para a sua saúde. Além disso, seu colesterol não anda bom...
- Como você sabe?
- Nossa Pizzaria tem o banco de dados mais completo do planeta. Nós temos o banco de dados do laboratório em que o senhor faz exames também. Cruzamos seu número de telefone com seu nome e temos o resultado dos seus exames de colesterol. Achamos que uma pizza de rúcula e ricota seria melhor para sua saúde.

- Eu não quero pizza de queijo sem gosto e nem pizza de salada. Por isso tomo meu remédio para colesterol e como o que eu quiser...
- Senhor, me desculpe, mas acho que o senhor não tem tomado seu remédio ultimamente.
- Como sabe? Vocês estão me vigiando o tempo todo?
- Temos o banco de dados das farmácias da cidade. A última vez que o senhor comprou seu remédio para colesterol faz 3 meses. A caixa tem 30 comprimidos.
- Puxa! É verdade. Como vocês sabem disto?
- Pelo seu cartão de crédito...
- Como?!?!?
- O senhor tem o hábito de comprar remédios em uma farmácia que lhe dá desconto se pagar com cartão de crédito da loja. E ainda parcela em 3 vezes sem acréscimo... Nós temos o banco de dados de gastos com cartão na farmácia. Há 2 meses o senhor não compra nada lá, mas continua usando seu cartão de crédito em outras lojas, o que significa que não o perdeu, apenas deixou de comprar remédios.
- E eu não posso ter pago em dinheiro? Agora te peguei...
- O senhor não deve ter pago em dinheiro, pois faz saques semanais de R$ 250,00 para sua empregada doméstica. Não sobra dinheiro para comprar remédios. O restante o senhor paga com cartão de débito.
- Como você sabe que eu tenho empregada e quanto ela ganha?
- O senhor paga o INSS dela mensalmente com um DARF. Pelo valor do recolhimento dá para concluir que ela ganha R$ 1.000,00 por mês. Nós temos o banco de dados dos bancos também. E pelo seu CPF...
- ORA VÁ SE DANAR! (já gritando, descontroladamente)
- Sim senhor, me desculpe, mas está tudo em minha tela. Tenho o dever de ajudá-lo. Acho, inclusive, que o senhor deveria remarcar a consulta a que o senhor faltou com seu médico, levar os exames que fez no mês passado e pedir uma nova receita do remédio.
- POR QUE VOCÊ NÃO VAI À MERDA???
- Desculpe-me novamente, senhor.
- ESTOU FARTO DESTAS DESCULPAS. ESTOU FARTO DA INTERNET, DE COMPUTADORES, DO SÉCULO XXI, DA FALTA DE PRIVACIDADE, DOS BANCOS DE DADOS E DESTE PAÍS...
- Mas senhor...
- CALE-SE! VOU ME MUDAR DESTE PAÍS, PARA BEM LONGE. VOU PARA AS ILHAS FIJI OU ALGUM LUGAR QUE NÃO TENHA INTERNET, TELEFONE, COMPUTADORES E GENTE ME VIGIANDO O TEMPO TODO...
- Sim, senhor... entendo perfeitamente.
- É ISTO MESMO! VOU ARRUMAR MINHAS MALAS AGORA E AMANHÃ MESMO VOU SUMIR DESTA CIDADE.
- Entendo...
- VOU USAR MEU CARTÃO DE CRÉDITO PELA ÚLTIMA VEZ E COMPRAR UMA PASSAGEM SÓ DE IDA PARA ALGUM LUGAR BEM LONGE DE VOCÊ!!!
- Perfeitamente...
- E QUERO QUE VOCÊ ME ESQUEÇA!
- Farei isto senhor..
- O senhor ainda está aí?
- SIM, PORQUE? ESTOU PLANEJANDO MINHA VIAGEM... E PODE CANCELAR MINHA PIZZA.
- Perfeitamente, Senhor !  Está cancelada.
- Só mais uma coisa, senhor...
- O QUE É AGORA?
- Devo lhe informar um detalhe importante...
-Diga !
- O seu passaporte está vencido.


Autor presumido: Álvaro Vieira Marcondes
Veja o vídeo com a sinopse do filme 1984,  feito por alunos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco,  do curso de informática, enviado em 06/10/2011
https://www.youtube.com/watch?v=D4NyMoZHr1Y

Biografia de George Orwell.Clique aqui

Tudo Sobre George Orwell. Clique aqui
Atualização  em 09/07/2013

Vendas de "1984" crescem quase 7.000% após escândalo de monitoramento

As vendas de "1984", de George Orwell, aumentaram quase 7.000% em apenas um dia na Amazon, a maior varejista on-line de livros do mundo. O aumento se segue à revelação, feita na última quinta (6) pelos jornais "The Guardian" e "Washington Post", do gigantesco esquema de monitoramento de dados de telefone e internet realizado ilegalmente pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos --tratado por analistas como uma versão real do Big Brother, o Grande Irmão que tudo vê do livro de Orwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.